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Com queda de 36% até abril, importados seguem bloqueados por cotas

novo-kia-sportage-2017-impressões-NA-8 Com queda de 36% até abril, importados seguem bloqueados por cotas

Embora estejam pleiteando o uso de cotas não utilizadas em 2016, os importadores da Abeifa continuam bloqueados pela limitação imposta pelo governo, onde cada representante pode trazer no máximo 4.800 carros/ano sem a adição do IPI de 30%.



Com essa limitação, as vendas de importados caiu 36,1% de janeiro a abril com 8.128 emplacamentos. No mês passado, as vendas somaram 2.044 unidades, o que representa uma queda de 28,4% em comparação com o mesmo período de 2016.

O IPI adicional de 30% vem sendo aplicado mesmo com a queda nas vendas internas e com a cotação do dólar acima de R$ 3,00, o que torna as operações de importação muito caras, elevando assim os preços e reduzindo os lucros.

Mesmo com a condenação por parte da OMC, o IPI majorado continuou a ser aplicado por parte do governo. A esperança para o setor agora é o Rota 2030, que provavelmente extinguirá o “super IPI”. A nova política será anunciada em 30 de agosto e visa criar regras definidas para os próximos 13 anos. Ainda não se sabe como os importados serão tratados na nova regra.

Ainda dentro da Abeifa, existe um grupo de marcas com plantas no país, que somaram 1.128 unidades emplacadas no mês de abril, queda de 8,3% em relação à março. No entanto, o mês passado representou alta de 34,1% na comparação com abril de 2016. Já o acumulado do ano soma 4.184 unidades, alta de 54,6%, mas motivada em parte do início da produção da Land Rover em Itatiaia/RJ.

[Fonte: Automotive Business]

Agradecimentos ao Lorenzo de Carvalho.

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