Combustíveis Manutenção

Combustíveis: na falta, álcool de limpeza ou bebida alcoólica servem?

Combustíveis: na falta, álcool de limpeza ou bebida alcoólica servem?

Índice


Posso abastecer o carro com álcool de limpeza ou bebida alcoólica?

Bem, vimos esses dias que a falta de combustíveis nos postos de São Paulo por causa da greve dos caminhoneiros gerou uma onda de piadas nas redes sociais, onde muitos sugerem o uso de álcool de limpeza ou bebida alcoólica como alternativa ao etanol e à gasolina.

O que essas pessoas nem mesmo sabem é que na prática álcool de limpeza faz sim um motor Flex ou a álcool funcionar, mas apenas no formato líquido e na graduação 90º GL e apenas em casos em que você precise rodar poucos quilômetros e em caso extremo.

Abastecer o carro com álcool de limpeza

O álcool de limpeza pode ser usado em carros flex ou carros movidos a etanol por breves períodos, visto que além do próprio álcool etílico, a água misturada na composição seria evaporada dentro do motor, mas a graduação deve ser 90º GL, e não pode ser álcool gel de jeito nenhum, apenas o líquido.


Lembre-se de que colocar álcool de farmácia ou de limpeza no carro pode ser arriscado, pois o nível de água na composição do álcool etílico tem suas variações e pode danificar o motor se for usado prolongadamente.

Isso também não será muito bom para o bolso do motorista em questão, pois se a pessoa fizer isso, o consumo ficaria na casa dos 4 ou 5 km/litro, pois não se trata de um álcool otimizado para uso em motores. Mas pode sim ser usado para chegar até em casa ou para chegar até o posto mais próximo.

Abastecer o carro com bebida alcoólica

Já no caso das bebidas alcoólicas a situação é mais complicada, pois não é álcool puro. Elas possuem menor teor alcoólico e são menos indicadas, porque visto que além de menor autonomia, provocariam danos ao motor semelhantes ao de combustível adulterado.

Nesse caso, a bebida alcoólica colocada no carro sujaria o tanque e também as mangueiras, provocando ainda uma batida de pino no motor (que é a queima irregular no cilindro). Ou seja, o efeito para o motor seria pior do que a ressaca do proprietário depois de uma bebedeira…

Por isso, colocar alguma outra coisa no tanque só em último caso mesmo.

Abastecer carro a gasolina com álcool de limpeza?

Carros movidos exclusivamente a gasolina não podem ser abastecidos com álcool de limpeza. Mesmo o álcool normal vendido nos postos já faria com que o motor falhasse e tivesse problemas, imagine com álcool de farmácia ou de limpeza.

Combustíveis: na falta, álcool de limpeza ou bebida alcoólica servem?
Nota média 4.8 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email