Combustíveis Manutenção

Combustíveis: na falta, álcool de limpeza ou bebida alcoólica servem?

abastecendo-com-alcool-de-limpeza1 Combustíveis: na falta, álcool de limpeza ou bebida alcoólica servem?

Posso abastecer o carro com álcool de limpeza ou bebida alcoólica? Bem, vimos esses dias que a falta de combustíveis nos postos de São Paulo por causa da greve dos caminhoneiros gerou uma onda de piadas nas redes sociais, onde muitos sugerem o uso de álcool de limpeza ou bebida alcoólica como alternativa ao etanol e à gasolina.



O que essas pessoas nem mesmo sabem é que na prática os dois produtos fazem sim um motor funcionar, mas apenas em casos em que você precise rodar poucos quilômetros e em caso extremo.

Abastecer o carro com álcool de limpeza

O álcool de limpeza poderia ser usado em carros flex ou carros movidos a etanol sem causar danos ao motor, visto que além do próprio álcool etílico, a água misturada na composição seria evaporada dentro do motor. No entanto, se a pessoa fizer isso, o consumo ficaria na casa dos 3 km/litro, pois não se trata de um álcool otimizado para uso em motores.

Abastecer o carro com bebida alcoólica

Já no caso das bebidas alcoólicas a situação é um pouco mais complicada, pois não é álcool puro. Elas possuem menor teor alcoólico e são menos indicadas, visto que além de menor autonomia, provocariam danos ao motor semelhantes ao de combustível adulterado.

Nesse caso, a bebida alcoólica sujaria o tanque e mangueiras, provocando ainda batida de pino (queima irregular no cilindro). Ou seja, o efeito para o motor seria pior do que a ressaca do proprietário depois de uma bebedeira…

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

  • AventadorMan

    Não dá ideia que amanhã os postos estarão socando as bombas de alcool de cozinha kkkkkkkkkk

    • thales_sr

      Alcool de cozinha é mais caro que alcool de posto, não rola de adulterar com ele não.

  • YoOdEx

    Eu ando apé mas não divido minha pinga com o carro!!

    • Julianoross

      kakakakakkaka… nada como cemeçar um dia de trabalho dando um bela gargalhada…
      Parabéns YoOdex pela posição firme em defesa dos valores da sociedade…

    • eeeeeeedu

      hasuhuasuaushas tem cada carro "cachaceiro" por aí!!!

    • Cil

      kkkkkkkkkkkk… sem contar que depois vai ter que dividir a grana também… e com um gasto tão ridículo (o conserto é claro).

    • Você me lembrou o Homer agora: num determinado episódio ele para num posto e vê: "Carro a álcool, e imagina… 1 dose para o carro, 1 para ele" bem naquele estilo de abasteça você mesmo dos EUA, é ilário…
      Abraços

  • WagnerRalloFerreira

    O Fusca também anda com óleo de cozinha…… Uma dúvida porque de uns anos pra cá, foi alterado o nome do álcool pra etanol ?

    • ericsp

      talvez para se alinhar ao resto do mundo que conhece esse tipo de combustível como etanol e não álcool.
      houve lobby dos usineiros tb, por relacionarem o nome "álcool" nos postos com o álcool das bebidas .

      • DCald

        Exatamente… alem da "globalização" ainda evitou sofrer com o famoso slogan "alcool e direção não combinam"…

        • Pedro_Rocha

          Mas estragou o outro slogan -> "carro a álcool, você ainda vai ter um".

    • GuilhermeD.

      Etanol é o nome químico do álcool utilizado como combustível.
      Fora isso a mudança foi para padronizar o combustível internacionalmente. Pois dentro de algum tempo o etanol deve estar dentre as commodities.

      • Castle_Bravo

        Acho um tanto quanto desnecessária esta padronização, comparando à gasolina, cada país tem um nome diferente (gas, petrol, benzina, nafta, etc…) e ninguém se importa com isto. =/

        Embora às vezes eu escreva etanol, até hoje nunca usei este nome no dia-a-dia, pra mim será sempre o álcool mesmo.

        • zetobato

          O que acontece é que dizer álcool é o mesmo que dizer carro… Existem vários tipos! Como o Metanol por exemplo, que também é utilizado como combustível de performance e para carrinhos de controle remoto a combustão… Ouvi dizer que há muito tempo atrás, nos primórdios do álcool combustível, o metanol era o que se achava nos postos e era melhor que o etanol atual (em octanagem, o que se reflete em desempenho do motor e consumo), mas ingeri-lo poderia causar a morte, como aconteceram algumas vezes, aí resolveram mudar para o etanol pois apesar de ser pior que o metanol, não é tão venenoso para o homem…

          • Castle_Bravo

            Acho que é apenas pela toxicidade mesmo, e talvez pelos riscos do "fogo invisível" também, além do mais o metanol possui menos energia que o álcool, ou seja na prática um carro precisaria "beber" mais para gerar o mesmo trabalho.

            A "octanagem" ou resistência a compressão no etanol já é altíssima em comparação à gasolina, não sei como é com o metanol, mas não deve ser significativamente maior, e mesmo que seja, os motores "normais" não saberiam lidar com uma octanagem muito alta do combustível, o que deixaria irrelevante esta possível vantagem.

            • Pedro_Rocha

              Exatamente. O metanol é bem mais tóxico e os motoristas de caminhão tinham que usar máscaras contra gases quando das operações de abastecimento, além de isolar a área para proteger os que não dispunham do EPI em apreço.

              Lembro-me dessa cena em um posto e eu fiquei chocado de ver o sujeito trabalhando com máscara de gás. Talvez por causa da guerra do Golfo na época onde essas máscaras viraram ícone de barbárie.

            • zetobato

              Eu não conheço muito sobre o metanol, apenas algumas coisas que ouvia de um amigo que fazia motores de performance, mas a redução do consumo seria devido a downsizing e uso de turbo compressor com compressão maior que no etanol, aproveitando melhor a energia disponível no combustível… na época daria para usar um v6 turbo a metanol no lugar de um v8 a gasolina… isso gerava uma grande ganho em consumo, mantendo potência… agora com os flex de hoje, se o metanol tivesse seguindo em frente, o consumo certamente seria pior, porque exige taxa de compressão maior ainda e a diferença entre a taxa ideal seria maior! Talvez teria até inviabilizado o flex na sua concepção!

              PS: Não sabia do "fogo invisível"… Outro motivo para não tê-lo disponível por aí para qualquer louco com uns trocados no bolso! Hehehe!

        • bittcorp

          Não é desnecessário…
          Veja abaixo.

        • bittcorp

          parece que meu comentário anterior foi removido…
          Respondendo a sua pegunta: "mas achas que o consumidor precisaria deste detalhamento? :) "
          Sim
          Existem estudos para produção de iso-propanol ou n-butanol a partir da biomassa… digamos que isso se torne viável, teremos 2 ou 3 tipos de álcool à venda, com características diferentes (esses 2 últimos são mais "parecidos" com a gasolina que o etanol)… E aí, como faria a diferença entre eles ???
          E se voltarmos a utilizar metanol ???

          • Castle_Bravo

            Obrigado pela correção e pelo esclarecimento. ;)

    • Porcodio

      É que existem milhares de tipos de alcool, etanol é um deles. A gente chama etanol de alcool pq é o mais comum do dia a dia. Mas, por exemplo, se vc mandar encher um tanque com "alcool" poderia ser metanol, propanol, butanol, etc

    • bittcorp

      Na verdade, se corrigiu um erro…
      álcool é o nome de uma classe de compostos orgânicos… existem diversos tipos de álcool: etílico (etanol), metílico (metanol), iso-propílico (propanol), iso-propílico (propanol), etc.
      Chamar o álcool combustível de Etanol, signica indicar de que álcool estamos falando: CH3CH2OH

      • Castle_Bravo

        Entendo sim, mas achas que o consumidor precisaria deste detalhamento? :)

        É o mesmo caso dos outros nomes que citei acima, cada mercado chama cada coisa do que mais lhe convém, e o nome "álcool" já é extremamente popular, aposto que muitos nem sabem o que é etanol.

  • 430scuderia

    Eike Batista ao ler esta noticia não irá mais abastecer o tanque de seu SLR com Blue Label.

    • GuilhermeD.

      Hahaha…essa foi boa, mas o cara é dono de petroleira e refinaria.
      Ele deve ter uma bomba de combustível exclusiva na garagem dele!!!

      • radiobrasilcombr

        E com gasolina de verdade, não essa JOÇA que empurram pra nós brasileiros rsss

      • Pedro_Rocha

        Para falar a verdade ele não tem "quase nada" ainda. Vive mais de especulação e de roubar conhecimento técnico da Petrobras.

        Isso para não entrar no mérito da teoria de que ele é apenas um testa-de-ferro da SINOPEC no Brasil, assim como Roberto Marinho era do grupo Time-Life.

        • GuilhermeD.

          É…..com certeza rola muita coisa por trás de tudo isso que a gente nem imagina…….

      • bittcorp

        Eike não tem nenhumar refinaria ainda…

  • Ughadoo

    Dependendo do alcool de limpeza utilizado até pode funcionar bem.

    O alcool da marca Zulu, por exemplo, tem os seguintes percentuais de alcool (em peso): 46°, 70°, 92,8° e 99,3°. Os com 40° e 70° não dá nem para arriscar, mas o 92,8° já deve funcionar razoavelmente e o de 99,3° (o alcool "absoluto") é até mais puro que os das bombas.

    • DCald

      O Etanol do posto é 96o se não me esgano.. hehe

      • radiobrasilcombr

        Duvido muito que seja 96o… tem "certos postos" que nem 50o é….

    • thales_sr

      Pois é, não entendi a parte do consumo de 3 km/l, sendo que o alcool combustível é alcool etílico, assim como o alcool de farmácia 92,8º GL.

    • bittcorp

      o etanol combústivel ou "hidratado" tem 96° GL e o anidro 99,3º

  • bandaxadibar

    só gambiarra…

  • eltonPE

    Quem quiser exporto gasolina e alcool de Recife. E cobro 2,99 o litro …. hehehehhehe

  • Castle_Bravo

    Das bebidas alcoólicas acho que a vodca é a mais pura, ou melhor a que em tese deixaria menos resíduos no sistema, o problema é a graduação alcoólica baixa demais (39%) o motor ficaria fraquíssimo e beberrão demais.

    • thales_sr

      Cachaça mineira 50% :P

    • zeuslinux

      Não, acho que a bebida com maior teor alcoólico é o absinto.

  • adriano1989

    Existe nos EUA uma spirit (pinga feita de cereais) chamada Everclear que tem uma graduação alcoólica que varia de 75 a 95%, essa sim da pra por no carro sem preocupação,mas vai sair um pouco caro!!!

  • oliveirajc

    O álcool doméstico de 96 dá no mesmo que o de posto, não faz gastar mais. Mas o 46 é bom nem arriscar.

  • Lord Krauser

    Meu pai tinha um fusca movido a gás de cozinha…. andava muito !!!

    um vizinho meu tinha um chevette e via ele colocar garrafas e garrafas de alcool zulu…. o.O

  • Bikudin

    melhor deixar o carro na garagem

  • semaforonte

    Alcool gél seria um diesel dos Flex?

  • Castle_Bravo

    Lembrei disto agora:

    [youtube hMpalek_1zk http://www.youtube.com/watch?v=hMpalek_1zk youtube]

  • Magno_p10

    Meu carro já esta calejado de tanta gasolina de ma qualidade que eu colocar uma gasolina pura e boa e arriscado ele passar mal kkkkk.

  • jpmocellin

    Finca no tanque um Absinto com graduação alcoólica de mais de 90 que funciona direitinho…

  • andremoises

    Meu pai quando precisava ir ao posto de Gasolina que ficava um pouco longe da cidade colocava Álcool Etílico no Antigo Gol velho que ele tinha. Dava pra chegar tranquilo com alguns litros.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend