Finanças Governamental/Legal

Comissão aprova suspensão de regra que converte CNH em cartão

Comissão aprova suspensão de regra que converte CNH em cartão

Parece que a ideia de transformar a carteira nacional de habitação de papel-moeda por plástico em forma de cartão não deve ser de fato efetivada. Bom, pelo menos é isso que a Comissão de Viação e Transportes quer evitar, ao aprovar uma resolução que anula os efeitos da Resolução 718/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Por meio desta, a partir de 2022, a conhecida CNH deixa de ser um documento em papel-moeda para se converter em um cartão magnético e eletrônico, como o de uso bancário ou de crédito, por exemplo.

A Resolução 718/17 estabelece que essa alteração seja feita para reduzir as chances de fraude do documento, que permite ao cidadão conduzir veículos automotores dentro e fora do país (em nações onde é reconhecido).

Pela disposição, a tecnologia da CNH “de plástico” permite o armazenamento de todos os dados essenciais do condutor para efeito de registro e fiscalização, tanto na parte impressa quanto na eletrônica. O modelo é parte de um projeto do governo federal que visa centralizar todos os documentos e serviços (ou a maior parte deles) num único cartão.


VEJA TAMBÉM:

Comissão aprova suspensão de regra que converte CNH em cartão

Com chip, ele permitirá até mesmo pagamentos através de seu cadastro, incluindo pedágios, estacionamentos, transporte público, entre outros. Outro ponto da Resolução 718/17 é que a cada cinco anos, os motoristas seriam obrigados a renovar a “carta”, porém, sem a necessidade de pagamento de taxa, enviar documento ou mesmo tirar nova foto.

Dessa forma, a ideia é reduzir os custos para o motorista com a nova CNH, mas, no entendimento do relator da Comissão de Viação e Transportes, deputado Sanderson (PSL-RS), o custo para fazer o cartão será maior que o atual, gerando transtornos para os Detrans do país.

O deputado disse: “O Brasil é um País de grandes desigualdades, e medidas de âmbito nacional, como essa, geralmente não são adequadas para todos. Certamente os departamentos de trânsito dos estados das regiões Norte e Nordeste terão mais dificuldades operacionais para implantar o novo modelo de CNH do que aqueles das demais regiões”.

Sanderson disse que o custo maior da nova CNH seria repassado aos motoristas, o que impactaria aqueles de baixa renda, em especial. O que você acha disso?

[Fonte: Câmara]

 

 

Comissão aprova suspensão de regra que converte CNH em cartão
Nota média 3.4 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Andre Vicente da Cunha

    Se é de baixa renda e não tem dinheiro para pagar um pouco mais pela CNH, não tem dinheiro para ter veiculo automotor também. Se a fonte de renda do cidadão for um veículo automotor, então não terá tanto impacto assim. Isso aí tá parecendo protecionismo do funcionalismo público, onde o aumento de eficiencia poderia reduzir a máquina pública, portanto ficam fazendo mimimi e tentando colocar a culpa no pobre.

    • Marcos Souza

      Ou protecionismo dos falsificadores de CNH

      • Alexandre Aleixo Santos

        O que faz mais sentido kkkk

      • Guilherme Batista

        Ou protecionismo do pessoal que faz carteiras verdadeiras por meios ilicitos..
        Jâ trabalhei e setor publico e sei bem como é.

  • renanfelipe

    Mas já não tem a lei que não é obrigatório mais o porte da CNH que está tudo em aplicativo, etc?

  • sigma7777777

    Cadê os 10 anos de validade da CNH?

    • th!nk.t4nk

      Resolvi esse problema fazendo a carteira em outro país. Uso normalmente no Brasil, mas tem 15 anos de validade. Esse prazo de renovação curtíssimo no Brasil é só mais um caça-níquel, totalmente desnecessário pra quem tá abaixo dos 60-70 anos.

  • Zé Mundico

    Então se existem pessoas que não tem condição de pagar pelo cartão, as pessoas que podem pagar terão que ficar sem o cartão?
    Pior do que ser pobre é pensar como pobre……lamentável isso…

  • Gamaliel Wiest

    É que não dá pra superfaturar, nem ganhar por fora com esse governo, vamos adiar mais uns 3 anos, quem sabe no próximo governo a gente consiga roubar, daí aprovamos né?

    • Antonio Falm

      Esse governo ganha dinheiro é com milícia. Vão mexer com cartão não.

      • Jefferson Ferreira

        Esses comentários são o exemplo perfeito da falta de conhecimento a respeito do funcionamento do Estado. O governo (executivo) através do CONTRAN fez a resolução e o PODER LEGISLATIVO (Deputados Federais e Senadores) querem barra! Pergunto ao senhores em quem vocês votaram para deputado federal e senador ? É importante vocês entenderam as funções de cada um para não ficarem tão perdidos nas próximas eleições e saberem realmente de quem cobrar!

      • FrankTesl

        Celso Daniel, Toninho de Campinas, Eduardo Campos, Teoria Zavascki talvez não concordem

  • Eduardo Eddie C. Feitosa

    Ateh a Argentina Paraguay ja adotaram o sistema. Esse Sulista ai esta atrasando o resto do Brasil. PSL-RS Deve ter ganho nas costas do Nome Bolso17. Agora q ganhou… Se o pobre nao pode pagar um extra, q entao nao tenha carteira.

    • Paulo Lustosa

      Só declarar pobreza que é isento de taxas.

  • Rodrigo

    Desculpa esfarrapada, heim. Qualquer cidadão que comprove não poder arcar com os custos de um documento tem o direito de pleitear isenção da taxa. É o famoso atestado de pobreza.
    Está na cara que eles querem manter o modelo atual para fins diferentes da proposta. Não vou nem dizer o que penso sob risco de ser preso, hehehe. Mas é isso, Brasil é o país do futuro (que nunca chega) graças a gente desse nível.

  • Marcus Vinicius

    Isso deveria ser opcional porque quem paga pela habilitação é o cidadão , que tem direito de escolha

  • Andre Henrique Melo

    A máfia das CNH piratas agradecem.

  • João Carlos Ribeiro Previdi

    um passo a frente e três atrás

  • Eduardo Campos

    Enquanto tivermos um congresso e um judiciário repleto de canalhas, não vamos conseguir sair do buraco.
    Lamentável

    • Paulo Lustosa

      Tá tudo cheio de canalhas, desde executivo, judiciário e legislativo… nenhum escapa

  • Gustavo França

    Eu tenho dupla nacionalidade, brasileiro e português. Tem coisas que estamos anos-luz atrás em termos de comodidades. Eu tenho um único cartão, que serve como documento cívil, cpf, segurança nacional, título de eleitor, usuário do serviço de saúde e cnh. Igualzinho aqui. E olha que isso já ocorre a bastante tempo. Viajo muito a trabalho para fora e sempre ficam olhando com estranhamento para esse documento jurássico de papel!

    • th!nk.t4nk

      Pois é, na maior parte do mundo é assim (1 ou 2 cartoes só, que valem pra tudo). Mas sabe o que é pior? Alguns países da América do Sul, tal como o Uruguai, já usavam esse documento tipo cartão nos anos 90! Tem noção do atraso no Brasil? Tenho até vergonha de mostrar meus documentos brasileiros, porque parecem coisa de museu!

      • Guilherme Batista

        Paises da américa latina, sul africanos entre outros bem menos desenvolvidos ja usam cartão.
        é sempre um momento constrangedor mostrar a carteira de motorista quando alugo carro no exterior.

        Se vai em locais onde não estão acostumados com brasileiros, acham que é fraude

    • Bruno Alves

      No caso desse cartão único com todas as informações pessoais, está previsto para acontecer no Brasil, se não me engano o presidente atual ou o anterior assinaram decreto prevendo isso. Mas muita gente se revoltou dizendo que é um prato cheio para bandidos, golpistas e afins terem facilidade na aquisição de suas informações pessoais.

  • BuffyDawn Summers

    Manter a mamata dos Detrans.

  • Gabriel Rocha da Silva

    Quando decidiram que TODOS deverão trocar as placas dos veículos, não pensaram em custas, pois quem banca é o proprietário… Agora dizem que os CIRETRANS do nordeste não terá condições de implantar o sistema…

    • Paulo Lustosa

      Só esqueceram de salientar que plástico com chip é mais barato do que imprimir em papel-moeda

  • Marcus Vinicius

    Isso deveria ser opcional quem quiser e ter condição de pedir para converter a CNH em cartão poderia fazer.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email