Combustíveis Ecologia Governamental/Legal Mercado

Comissão rejeita projeto para uso de biodiesel em carros e picapes

Comissão rejeita projeto para uso de biodiesel em carros e picapes

O PL 3029/11, de autoria do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), teve um pedido de rejeição feito pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal. O projeto de lei autorizava o uso de biodiesel em automóveis, picapes e caminhões leves de até 3 toneladas.


Arnaldo Jardim ainda pediu que outros seis projetos semelhantes sejam rejeitados pela comissão. Segundo o relator da comissão, o argumento para a rejeição do PL 3029/11 é que o Brasil vem aumentando gradativamente a porcentagem de óleos vegetais misturados ao diesel comum, evoluindo assim em termos ambientais.

Jardim disse: “Nosso caminho é ampliar a mistura do diesel, fortalecendo o uso do biodiesel, ampliar o uso do etanol e de outras fontes renováveis, e não autorizar que o diesel seja utilizado por veículos de passeio”. O relator ainda esclarece que o PL 3029/11 e seus “apensados” estimulariam a importação de biodiesel para atender a demanda.

Comissão rejeita projeto para uso de biodiesel em carros e picapes


Com isso, o preço do combustível acabaria subindo. Ele enfatiza que a produção nacional é limitada nesse caso. O relator também ressaltou que, mesmo após a apresentação desses projetos, outras medidas foram tomadas no sentido de baratear o combustível vegetal, em especial programas de incentivos ao biodiesel.

O RenovaBio é um desses programas, que incentiva a produção de biocombustíveis, como o biodiesel. Uma análise conclusiva será feita ainda pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Proibido no Brasil desde 1976, mesmo ano em que as importações de veículos foram encerradas no Brasil, o uso de diesel em automóveis de passeio é uma das poucas regras que ainda não foram alteradas no setor automotivo nacional e dificilmente será, ainda mais por conta da presença do etanol como combustível mais ecológico e renovável.

Com isso, o biodiesel continua liberado apenas para caminhões e ônibus, sendo ainda vetado para picapes e comerciais leves.

[Fonte: Câmara]

Comissão rejeita projeto para uso de biodiesel em carros e picapes
Nota média 3.6 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • T1000

    Biodiesel não pega fogo, não deveria nem ser considerado combustível.

  • Natán Barreto

    E continuamos reféns desses que só legislam em causa própria.

    Somos o único país do mundo que proíbe o diesel em favor da gasolina e do etanol. Favorecer de verdade carros elétricos e híbridos ninguém quer. Ajudar a baratear os carros ninguém quer.
    Mas deixar o biodiesel nos carros pra população economizar não pode. É uma máfia

    • Joao Victor

      Em causa própria, para os para os produtores de cana de açúcar e para os sócios da Petrobrás…

    • Diego Lip

      As eleições para deputados foram ano passado, sempre a mesma lenga-lenga. Em vez de melhorarmos o quadro de deputados, colocamos um verdadeiro zoológico lá. Vamos ter que aguentar mais quatros anos.

      • Guedes

        começando pelo presidente, que é um desqualificado total.

        • LL

          pois é, eram 13 candidatos, escolheram o pior de todos…

        • BuffyDawnSum

          Pq os 3 que vieram antes eram qualificadéééérimos. kkkkkk

          • Guedes

            Pelo menos tinham traquejo político. o Bolso é uma piada política.

    • Costarlc

      E o cartel dos usineiros se dando bem. O Etanol é para custar a metade do preço, mas o país se tornou refém dessa classe.

  • Ricardo

    Mas um biodiesel 100% ou aqueles 5%? Será que é por causa da máfia do petróleo!?

  • Mário Leonardo Pires

    Calma pessoal! Qualquer hora dessas eles liberam… Onde que as grandes marcas vão desovar essas tecnologias dos motores a diesel?
    Só tá faltando o lobby da maneira correta.
    Ou vocês estão na esperança de em 2025 termos mais que 10% de elétricos?

    • leitor

      Com esses preços de elétricos, duvido muito.

    • LL

      nem em 2045… $$$

  • Fellipe Z

    Pq um filho da puta desse se julga no direito de dizer o que milhões de pessoas vão usar no seu dia a dia? Canalhas.nojentos.

  • Alberto Rodrigues

    Por essas e outras que me mudei ha 11 anos pro Paraguay , Tenho carros em nossa frota que fazem atè 25 km por litro de Diesel

    • Guedes

      E que se dane o meio ambiente!

      • Alberto Rodrigues

        A briga com o Diesel nao tem nada a ver com a poluiçao , tem a ver com o tema que um carro que faz 25 km por litro vai consumir menos litragem de combustivel ,consumindo menos litragem de combustivel recolhe-se menos impostos , nada mais que isso , ou vc acredita que um carro Flex que faz 6 ou 8 km por litro polui menos que um carro a diesel que faz 25 km ? Te desafio a vir aqui e colocar a tua mao na saida do escape do meu Citroen pra vc ver se sai fumaça ou algum cheiro … os motores diesel modernos nao tem nada a ver mais com aquela velha imagem de fumaça que povoa a maioria do imaginario das pessoas , alem da economia tem tb o fato de um motor desses rodar 500.000 km antes da primeira retifica o que permite que se use muito mais tempo do que um carro a gasolina ou flex , isso reduz a necesidade de troca de carro a curto prazo … entre outros beneficios …

        • Guedes

          Mas me diga, se o diesel é tão bom, me explica o porquê da Europa estar abolindo.
          òbvio que motores novos a diesel não soltam fumaça preta.O fato de não soltar fumaça preta não quer dizer que não polua.
          Seu carro faz 25 km/ litro na cidade? Consumo de estrada o meu TSI faz 19 km/ litro tbm, quero saber do consumo em cidade.

          • Alberto Rodrigues

            Na cidade faz entre 15 y 18 km por litro
            e o fato que estao abolindo o diesel na Europa (o que eu acho dificil)
            è o que eu expliquei querem carros que consumem mais para gastar mais km por litro e consequentemente arrecadar mais impostos

            • Guedes

              Eo diesel gate da VW? a fumaça dos motores da VW tbm é clarinha, poderiam ter usado esse argumento para não pagarem as multas bilionárias

              • Alberto Rodrigues

                Diesel Gate foi um erro da volkswagen , eles ofereciam algo que nao entregavam … esse foi o erro deles , quiseram entregar carros mais potentes que a concorrencia e seguir tendo niveis baixos (fraudulentos) de emissao e assim ganhar o mercado de maneira desonesta . Vai ver se a Peugeot ou a Citroen tiveram esse problema ?
                E ano foi so a Vw que teve esse problema , BMW e Mercedez tb tiveram e dentro da propia Europa , infelizmente parece que a orden dos alemaes è jogar sujo …. mas isso ja è questao de carater e nao o tipo de combustivel

                • Guedes

                  você está equivocado. PSA tbm está sendo acusada. dá um google

          • Vitor

            Bom já que o diesel é tão ruim pra ser abolido por que estão abolindo a gasolina e o álcool também!??

            • Guedes

              qualquer pessoa com um mínimo de cultura automobilística sabe que o diesel é o pior dos três. o alccól é o que polui menos. Se informe melhor e para de pensar apenas em você mesmo…

              • Vitor

                E o que tem a ver com o que eu falei????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

                • Guedes

                  Tem a ver porque um dos motivos de não fazer sentido carros a diesel a essa altura no campeonato no Brasil é que o diesel é que polui mais, simples assim

        • Danilo Pelucio

          Após 2021, oito grandes cidades europeias proibirão circulação de diesel em suas ruas.

  • konnyaro

    A pura verdade é que um carro compacto que faça 25 a 30 km/l a diesel seria uma ameaça aos carros a álcool e gasolina, além de que inviabilizaria a introdução dos elétricos.

  • Léo Dalzochio

    Lembrem-se em quem irão votar no próximo pleito. O atual Congresso é uma mistura de casinha de luzes coloridas, circo e penitenciária. A renovação foi mínima. O modus operandi homologado continua o mesmo desde 1985.

  • RKK

    Com a atual aversão dos europeus pelo motor diesel, seria um bom momento para trazer estes propulsores para o Brasil.

    • Guedes

      Discordo! Se o mundo todo está indo contra o diesel, qual seria o sentido de abraçarmos esse combustível agora? viramos lixão do mundo? não faz sentido.

      • RKK

        A urbanização na Europa é muito superior ao Brasil, então a rigidez no controle de poluente é também superior. Portanto, motores diesel no Brasil não é tanto problema como na Europa, exceto em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, que podem ter tratamento específico quanto à questão.

        • Guedes

          os grandes centros urbanos são os maiores consumidores de carros. Veja o exemplo de Santiago no Chile. Lá eles tem carro a diesel, tem dia que tem emergência que proíbem a circulação dos carros por conta do ar “intragável”.

          • RKK

            A população deste 2 grandes centros (Rio e São Paulo) representa 9% da população do Brasil.

            • Guedes

              E qual é a porcentagem de brasileiros com carros? cerca de 1 carro par cada 4,4 habitantes, grosso modo, 25% da população teria carro. 9% é quase a metade disso.

              • RKK

                Que matemática doída é esta ? Quer dizer que nas cidades do Rio e São Paulo 100% das pessoas possuem carros ?? kkk….

                • Guedes

                  Certo, me equivoquei. Mas entendo que a proporção de quem tem carro no RJ e SP é muito maior do que em cidades e estados mais pobbres.

    • Alberto Rodrigues

      Na verdade a maioria do Europeos quer os carros a diesel , quem nao quer è uma minoria barulhenta ….

      • Guedes

        Mentira. Pelo o que eu saiba, carro a gasolina tem até mais status lá do que os a diesel.

  • leitor

    Temos o GNV que economiza bastante e não polui tanto. Os maiores problemas também estão em lei da mesma forma. Vistoria anual obrigatória ainda com taxa a pagar, registro no detran e perda de garantia dos motores. Deveria mudar tudo isso, tirando essa vistoria anual obrigatória e registro no detran e não permitir que as montadoras tirem as garantias dos motores. Em pouco tempo já serão prontos a receber o GNV. Sobre a manutenção do veículo, é bom saber que motor a diesel também precisa de outros cuidados e o custo também é maior.

    • Ananias Anacleto

      O grande problema (na minha insignificante opinião) é no longo prazo. Caso veículos de passeio a diesel forem liberados, potencialmente teremos problemas de emissão (particulados em especial), Ou acham que todos vão pagar pra substituir o DPF quando esses veículos a diesel estiverem velhos e com o DPF inoperante? Vão fazer o que muitos já fazem, “deletar” o DPF.

    • Vitor Meireles

      Se altera o modo de funcionamento original, então não há condições de se manter a garantia. A questão é que as montadoras (com exceção da Fiat) não veem viabilidade de desenvolver projetos próprios.

      • leitor

        Pelo que sei há condições sim. Muitos carros andam normalmente com o GNV. Já houve carros somente a gasolina e somente a álcool. E hoje os flex usam os dois. É acertar para o GNV e combustível líquido. A Fiat fez. As outras que façam. E ajustem o motor para que não tenham problemas pelo menos no período da garantia. Não é só o Brasil que usa o GNV. Creio que é muito menos custos que outras adaptações e condições para os carros e os seus mercados.

        • Vitor Meireles

          O que estou dizendo é que não há base legal para forçar legalmente as montadoras a manter a garantia de um produto que sofreu alterações por parte de terceiros. Isso é inquestionável.

          • leitor

            No momento que a lei diga que devem ser fabricados prontos pra isso, a partir de um certo prazo, o motor deverá estar pronto para receber e a fábrica deverá garantir. Não pode ser para o que se vende hoje nem antes do prazo para o ajuste.

  • Vitor Meireles

    Perdemos o timing. Já está bem claro que carros de passeio à diesel, mais do que os motores em combustão em geral, estão em declínio. Já defendi o uso do óleo, mas hoje com os investimentos em eletrificação e com novas metas de emissão não faz mais sentido continuar defendendo.

    Só serviríamos para comprar o diesel que os países desenvolvidos estão deixando de consumir, o que além de detonar a balança comercial, implicaria em perdas de arrecadação e jogaria para nós os problemas que o Primeiro Mundo está tentando se livrar.

    O que nós precisamos agora é de uma política de incentivo ambiental e econômica voltada para híbridos e elétricos.

    • BuffyDawnSum

      O problema é que não há incentivo que faça o preço do prius, leaf e outros eletricos por aqui ficarem com preço de “popular” para que as pessoas possam comprar. Posso estar errada, mas carro elétrico será sempre carro de nicho para quem tem muito dinheiro e pensamento ecológico. O brasileiro mal de preocupa com a segurança do carro que compra..

  • Ananias Anacleto

    Proibido no Brasil desde 1976, mesmo ano em que as importações de veículos foram encerradas no Brasil, o uso de diesel em automóveis de passeio é uma das poucas regras que ainda não foram alteradas no setor automotivo nacional e dificilmente será, ainda mais por conta da presença do etanol como combustível mais ecológico e renovável.

    Sendo assim, qual foi a “brecha” que a VW encontrou pra vender a Saveiro com motor diesel nos anos 80?

    • Samluzbh

      A Saveiro não sei mas, a Kombi a VW disse que tinha 1 Ton de capacidade de carga.

  • FrankTesl

    DieselGate, o verdadeiro bug do milênio automotivo, já matou o diesel em carros de passeio na Europa e EUA. Só falta enterrar.
    Ressuscitar aqui, por que?

    • Guedes

      pq a galera aqui gosta de “economizar”. tem uma galera que também defende importação de carros usados por esse mesmo motivo, só pensam no micro não no macro.

      • Cromo

        Seria interessantíssimo poder importar uma Lamborghini Gallardo usada. Defendo maior flexibilidade na importação de usados.

        • Guedes

          Temos um dos maiores parques automobilísticos do mundo, nada justifica importar carro usado. Isso é coisa de país que não tem fábrica de carro que supra a demanda.

          • Cromo

            Justifica para o Gallardo q citei e similares.

            • Guedes

              Por que justifica? não tem Gallardo no Brasil no mercado de usados?

              • Cromo

                a que preço?

  • FrankTesl

    Enquanto isso, painéis fotovoltaicos cada vez mais baratos.
    Até mesmo quem nunca na vida vai querer um carro elétrico, deveria pensar em instalar geração fotovoltaica em casa.
    Por R$12.000 já se compra um kit de 3,0 kW p, que gera em torno de 450 kWh/mês no verão e 280 kWh/mês no inverno (Sudeste)
    Com a tarifa de eletricidade nos valores atuais, se paga em menos de 6 anos com vida útil de 25 anos.

  • jfontes

    Pois é, para utilizar diesel em automóveis de passeio, o único caminho continua sendo infelizmente a ilegalidade.

  • Samluzbh

    8 anos para falar não.

  • Vitor

    Pessoal fala do diesel que polui e o escambau mas esquecem que se você sair na rua e olha a cada 10 carros 5 queimam óleo de motor que não foi feito pra isso e polui muito mais.

    • Guedes

      Falou pouco, mas falou bobagem

  • LL

    Porque ao invés do diesel não vamos para o hibrido flex, ou hibrido a alcool??? eletrico além do tamanho continental do nosso país, da falta de estrutura, ainda tem o fato da nossa limitação energética.

  • Alberto Rodrigues

    Por essas e outras que eu Amo o Paraguay …

  • Eduardo Zacchi

    Estamos nas mãos de advogados burocratas e inescrupulosos!!! Sujeitos que nunca fizeram por onde incentivar o aumento da produção de Diesel e o fomento de biodiesel no país. O biodiesel sai no BR literalmente porque há milhares de teimosos

  • Ederson Lima

    Eu era a favor, mas depois de pensar melhor infelizmente tenho que concordar com o Arnaldo. O Brasil na era Kubitscheck optou pelo transporte de carga via caminhões ao invés do ferroviário e com isso os caminhoneiros dominaram o setor. Se aprovada essa lei permitindo que veículos de passeio usem o diesel o consumo vai aumentar de forma exorbitante resultando em aumento do preço do combustível, aumento do preços dos produtos em geral que são na sua grande maioria transportados por caminhões e ate greves no setor!
    Infelizmente não temos mais condições de implantar o diesel por aqui, o mundo ja evoluiu a ponto de que os combustíveis fosseis estão na reta final!

  • Gilvan Mendes

    A coisa é tão boa ambientalmente que até polue mais que o petróleo

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email