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Como aumentar a vida útil dos pneus do seu carro

pneu-tyre Como aumentar a vida útil dos pneus do seu carro







Hoje em dia os pneus melhoraram bastante. Tem cada vez mais tecnologia, a sua borracha se gasta com menor velocidade, eles tem mais aderência na chuva, etc. Mas tudo isso pode ser jogado fora se a pessoa não fizer uma coisa simples como uma calibragem.

O gerente de marketing da Michelin América do Sul, Renato Silva, menciona que se a pessoa andar com 20% menos pressão nos pneus do que o recomendado pela fábrica, ele vai gastar cerca de 3% mais de combustível, e seus pneus vão ter cerca de 30% menos vida útil. E a segurança dos ocupantes do carro fica comprometida.

O melhor para a saúde dos pneus do seu carro é calibrar eles a cada 15 dias. Inclusive o estepe. E isso deve ser feito com os pneus frios, pois se eles já tiverem rodado um pouco, estarão quentes, e as libras de pressão serão medidas de maneira errada, por causa da temperatura.

Coisas pequenas como um furo, um prego que ficou no furo, uma válvula com problemas, etc, podem mudar a pressão dos pneus de maneira rápida. E isso compromete o desempenho do pneu. Os fabricantes de pneus dizem que se deve olhar no manual do carro para ver a pressão exata a ser usada. Lembrando que se você for pegar estrada, deve colocar pelo menos duas libras a mais.

Muitos usuários de longa data de fóruns automotivos na internet já ouviram muitos dizerem que rodam com bem mais pressão do que o indicado pelo manual, ás vezes 32 ou 34 libras, para melhorar o consumo. Isso é realmente verdade. Muitos notam que com uma pressão maior que o normal, seu carro faz cerca de 1 km/l a mais na estrada. Mas, pelo outro lado, nesse caso o pneu tem contato com o solo apenas por meio da parte central da banda de rodagem e se desgasta com muito mais rapidez. As distâncias de frenagem também são maiores.

Um item que muitos nunca fazem é o rodízio de pneus. Ele aumenta a vida útil do mesmo. A operação deve ser feita a cada 10 mil quilômetros e os pneus devem ser calibrados logo em seguida. Roberto Falkenstein, da Pirelli, recomenda que o proprietário faça também o alinhamento da rodas, juntamente com a cambagem, ou seja, o ângulo de inclinação das rodas.

Esse é um bom momento para dar uma checada mais detalhada nos pneus, procurando por cortes ou furos. Examine também os pneus na sua casa, a cada três meses. Se ele estiver se desgastando de maneira irregular, pode ser que esteja precisando de alinhamento ou calibragem. Para verificar o desgaste, observe periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que existe em todo pneu e mostra o limite certo para se efetuar a troca.

E a famosa pergunta: onde colocar os pneus novos?? Na frente ou atrás?? Muitos os colocam na frente, mas o gerente da Michelin diz que o certo é deixar os pneus novos na parte traseira do carro, porque ela precisa mais de aderência, uma vez que não conta com a força motriz.

E, finalmente, apesar de trocar dois pneus de cada vez pesar menos no bolso, o melhor é se trocar os quatro de uma só vez. Ao longo da vida eles ficam com a mesma concentração de desgaste e comportamento similar.

Você tem alguma outra dica para os leitores do NA??

[Fonte: G1]



  • sebastiao

    Uma vez eu calibrei os pneus do meu Siena com 36 libras e ele chegou a fazer incríveis 19Km/l. Estava acostumado a fazer no máximo 17Km/l…Uma melhora de quase 2Km/l… Só que eu sabia q desgastava os pneus por isso não fiz mais ( E o preço da gasolina na época não compensava). Acho que hoje em dia ta valendo a pena.

    PS: Média feita andando a 80Km/h

  • sebastiao

    Ahn sim. Um outro incoveniente era que todo resalto que havia no asfalto, o carro levantava a quase 20M de altura. :upp:

  • Pneu em bom estado é: Carro alinhado e dinheiro no bolso.

  • Ali

    Minha dica: Nunca compre pneu usado ou remold! Deveria ser proibido comercializar esses pneus.

  • ALE

    Sim aumentar a pressão realmente melhora o consumo, porém, no meu caso q uso 195/50/r15 a batessão era muita, apareu ‘grilos’ aonde nao tinha. Por isso voltei a usar 2 libras a mais do q o manual diz; e é oq recomendo no maximo.

  • alfredo_araujo

    [Comentario #87292 sera citado aqui]

    Tenho varios amigos q so compram remold..
    Pq vc nao recomenda o uso deles ?? Quando vc fazer esse tipo de comentario, por favor, diga o porque.. ;)

  • Ali

    [Comentario #87308 sera citado aqui]

    1. Vc provavelmente estará comprando tipos diferentes de pneus com construcoes diferentes e usos mais nebulosos ainda para colocar no seu carro e viajar com sua familia.

    2. A diferença de preço nos aros menores (13 e 14) é amortizada pela durabilidade maior do pneu novo.

    3. Pneus remold possuem um dificil ponto de equilíbrio que permite um balanceamento adequado.

    4. Em países sérios, se seu pneu tem qualquer problema (furo, bolha) vc compra um novo imediatamente, e sabe como reciclam os pneus?? Fazendo asfalto, queimando para fazer combustível ou vendendo para países pobres…

    Enfim, compre um pneu novo e cuide bem dele com as dicas aí de cima.

  • Lene

    :rolleyes: :??:

    Tenho um siena e devo calibrar os quatro pneus com 30 libras? No máximo 32 libras para que eu tenha economia tanto no pneu quanto no combustível?
    Obrigada!!!


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