Finanças

Como comprar carro com desconto

jeep-renegade-europa-1-1024x628 Como comprar carro com desconto

Como comprar carro com desconto – dicas importantes

Sabemos que o Brasil cobra diversos impostos altíssimos de seus cidadãos, portanto, sempre estamos de olho, tentando reduzir ao máximo a cobranças destes. É direito do consumidor obter reduções nos valores dos impostos em vários casos e é exatamente isso que veremos a partir de agora.



São detalhes simples, mas que certamente farão a diferença no final de suas parcelas do carro. O tema principal deste artigo é como comprar um carro com desconto. São dicas valiosas e que realmente valem a pena dar uma olhada.

Levamos vários anos para conseguirmos descontos em nossos carros, então, porque não facilitar um pouco o nosso trabalho? Você sabia que uma em cada duas pessoas podem ter vários benefícios em isenções de impostos? Vamos ver se você se enquadra nestes perfis das pessoas quem possuem estes direitos.

Quem tem direito a comprar carro com desconto?

Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou familiares tem direito a isenção de impostos. Estes são apenas alguns exemplos, mas vamos ver agora alguns impostos e quem tem direito a grandes descontos.

Deficientes físicos

O deficiente físico está isento de IPI, IOF, ICMS, IPVA e também do rodízio municipal. Quem não é motorista e possui e possua deficiências visuais, físicas, ou autismo, está isento de IPI e está livre também se estiver no veículo onde houver rodízios municipais.

O que é necessário fazer para conseguir a isenção?

É necessário fazer um agendamento em uma clínica credenciada pelo Detran a fim de obter um laudo médico. Este laudo sendo aprovado o IPVA é isento de um carro usado, bem como na compra de carro novo, zero quilômetro.

Algumas doenças também permitem a isenção de impostos na aquisição de carros: câncer, próteses interna e externas, doenças degenerativas, doenças neurológicas, tendinite crônica, encurtamento dos membros, paralisia, paraplegia, hérnia de disco, Parkinson, AVC, problemas na coluna, autismo, paraplegia, entre diversas outras. Vale a pena dar uma verificada a fim de obter mais detalhes. A isenção de impostos nestes casos também pode valer para o IPVA, portanto, consulte os órgãos competentes para maiores informações.

Passo a passo de como conseguir o carro com desconto e isenção de impostos

Em primeiro lugar, você necessita do laudo médico. Assim que obtiver o laudo, é possível fazer a alteração na carteira de habilitação. Basta ir a uma clínica autorizada pelo Detran ou a uma autoescola que tenha participe do processo. A pessoa precisa passar por dois médicos a fim de obter um laudo se ele pode dirigir algum tipo de carro especial e adaptado as suas circunstâncias.

Logo depois ele faz um exame prático aplicado pelo Detran com um carro adaptado aos problemas físicos. Se ele passar, ele tira a carteira de habilitação que mostra o tipo de carro que ele pode conduzir.

O motorista volta a clínica e são feitas sete cópias do laudo e mais seis da habilitação que são enviados a um delegado que irá autenticar.

Isenções de IPI e ICMS

Motoristas com necessidades especiais devem pedir a isenção antes da compra do carro.

A isenção do IPI é feita na Receita Federal bastando levar documentos pessoais e a carteira de habilitação e preencher um formulário no site da Receita Federal. Esta isenção pode ser renovada a cada dois anos.

ICMS

A Secretaria de Fazenda te dá a isenção do imposto do ICMS, bastando que o motorista leve os documentos pessoais e a CNH. O motorista precisa dizer qual carro pretende comprar e apresentar uma carta da concessionária. Esta isenção pode ser renovada a cada três anos, sendo apenas carros novos e nacionais abaixo de R$ 70.000 que não sejam utilitários.

Como fazer a aquisição do carro com desconto?

O cliente leva as duas isenções até a concessionária onde está o modelo do carro desejado.

Para obter a isenção do IPVA

Basta que leve o carro novo ao Detran com todas as cópias dos documentos pessoais, do veículo, bem como a nota fiscal da compra. A partir daí, é dada a entrada na isenção do IPVA. Enquanto o carro estiver no nome desta pessoa esta isenção é válida. Finalmente deve-se levar cópias das isenções até a Receita Federal e Secretaria da Fazenda.

Quanto é o desconto total do veículo?

Se o condutor tiver direito a isenção de IPVA, IPI, IOF ou ICMS, este desconto chega a 30%. A Lei 8.989 de 1995 é que garante este direito aos cidadãos brasileiros.

Outras informações

No caso de isenção de IPI este direito vale por dois anos e em caso de ICMS são três anos. Se o motorista vender o carro antes do fim do prazo ele é obrigado a quitar o pagamento de todos os impostos que teve isenção no momento da aquisição do carro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend