Tática infalível: Comprar carro pelo menor preço possível

bruce bueno mesquita

É incrível como muitas pessoas acabam comprando um carro e pagando um preço alto demais por ele. Isso acontece por vários motivos, como falta de pesquisa, erros em negociações, ir até a concessionária, etc.

Opa, espere aí. Seria um erro ir até a concessionária? Em um primeiro momento, sim. Veja porque dizemos isso.

Bruce Bueno de Mesquita (acima) escreveu o livro “The Predictioneer’s Game”, que é um guia para as pessoas conseguirem o que querem na vida usando um estudo de modelos matemáticos de conflito e cooperação entre tomadores de decisão inteligentes. Parece complicado, mas na prática é algo que nos ajuda no dia-a-dia.

Ele publicou também um vídeo mostrando como devemos agir para conseguir comprar um carro pelo menor preço possível. Para aqueles que não entendem muito de inglês, o método dele é o seguinte:

1) Decida exatamente que carro você quer, incluindo equipamentos, cor, etc

2) Não vá até nenhuma concessionária

3) Ligue para várias concessionárias perto de onde você mora

Faça isso em um raio de 20, 30, 50 quilômetros, até a distância que você achar apropriada. Aqui, para quem mora no interior, cabe pesquisar em concessionárias da capital, mesmo que isso signifique viajar uma distância longa para comprar o carro. Em estados próximos de São Paulo ou do Rio de Janeiro, ir até estas cidades também é uma boa pedida.

4) Diga que você irá comprar o tal carro hoje às 5 horas da tarde

Além disso, diga que você quer saber o preço dele pelo telefone, que você comprará o carro da concessionária que te der o melhor preço.

5) A pessoa da concessionária lhe dirá que não é possível comprar um carro pelo telefone

Então você argumenta que é possível sim, que já viu várias pessoas fazerem isso, usando este exato método (o que não é mentira, pois você viu o vídeo aqui no NA). E diga que se ainda assim o vendedor não quiser lhe dar o preço, você entenderá que aquela loja sabe que não tem o melhor preço e que ela prefere ficar fora dessa negociação.

6) Então a pessoa lhe dirá uma coisa ou outra

Ou ela te dirá “obrigado, tenha um bom dia”, ou falará o melhor preço possível. Talvez mesmo falando o melhor preço possível a pessoa reclame que você talvez comprará o carro de uma loja que der um preço muito parecido, de por exemplo 50 reais a menos.

7) Fale que a compra será feita na loja com o melhor preço

Mesmo que seja 50 reais abaixo das outras. Por isso, é bom o vendedor falar o melhor preço mesmo, o menor valor possível, para ganhar a venda.

8) Deixe claro que você quer o preço final

Esse preço inclui quaisquer taxas e frete, pois você chegará na loja com um cheque no valor combinado, e se lá o preço acabar sendo maior, você irá para a próxima loja, com o segundo melhor preço.

Logo em seguida, Bruce comenta que chegou a comprar um carro com preço de 6.000 dólares a menos que em outra loja, graças a este método. Uma jornalista europeia fez um teste e conseguiu comprar um carro pagando 2.500 euros a menos do que imaginava.

Nota do editor: pessoalmente comprovei no passado que as concessionárias sempre querem que você vá até lá para comprar um carro ou saber um preço, e que se você for firme, os vendedores acabam falando o preço por telefone.

Muitos comentam também que a melhor época do mês para comprar um carro é no final dele, dias 29, 30, 31… pois os vendedores tem metas a bater e estão mais dispostos a dar descontos nessa época, a fim de conseguir vender aquele último veículo que falta em sua cota.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.