Comprando e Vendendo Finanças

Como comprar um carro

mercado-comprar-carro-1024x683 Como comprar um carro

Como comprar um carro

Como comprar um carro sem ter problemas? Hoje nós vamos ver neste artigo como comprar um carro com dicas essenciais para você que está pensando em ter um carro que com certeza é um bem que será muito útil no seu dia a dia.

São muitos itens a serem analisados, então, vamos colocar aqui para você uma série de questões que são essenciais na decisão de comprar o carro da marca X ou da Y. Leve em consideração vários aspectos como o financeiro, custo benefício, até mesmo satisfação pessoal, entre outros.



Antes de comprar um carro, você precisa ter em mente o que você deseja e simplesmente não sair desesperado atrás da melhor oferta ou marca. Não compre o primeiro que ver e nem por impulso. Com certeza, vale a pena uma pesquisa a fim de buscar o carro que melhor te atenda de acordo com os seus objetivos, e que você possa pagar por ele um preço justo sem apertar o orçamento. Vamos ver então as melhores dicas de como comprar um carro.

Como comprar um carro com segurança

Carro usado

Vamos falar primeiramente sobre carros usados.

  • Não tenha pressa de comprar. Quando você faz uma visita a uma concessionária, com certeza o vendedor fica com muita vontade de vender para você um modelo a fim que ele ganhe a comissão, mas pense em seu benefício em primeiro lugar. Faça pesquisas pela internet e visite várias concessionárias a fim de conseguir o melhor carro pelo preço mais justo.
  • Pense na marca e no valor de revenda. Um carro usado não tem tanto valor quanto um zero, então analise se este veículo já saiu de linha ou não, quais as dificuldades que você poderá ter na manutenção e substituição de peças, e pense na cor também, pois algumas são mais desvalorizadas.
  • Opte pelos veículos com menos desvalorização, sendo assim, caso queira fazer um novo negócio no futuro não perderá tanto assim. Analise qual foi a depreciação que ele sofreu e faça as contas corretamente.
  • Faça um test drive com o carro e observe todos os detalhes que o vendedor pode não comentar com você. Preste atenção aos barulhos que ele possa fazer, fique atento a dirigibilidade, conforto e segurança que te proporciona. Converse com os responsáveis pela concessionária para que você faça este teste drive por um tempo maior possível.
  • Se o carro usado que você desejar tiver uma alta quilometragem, fique de olho nos pneus, estepe, motor, etc. Se a quilometragem for mais baixa há o mesmo cuidado, mas as chances de problemas são menores.
  • Leve o carro a um mecânico de sua confiança. Ele poderá observar o seu carro com mais detalhes que passaram despercebidos por você.
  • Observe se o carro passou por algum acidente ou não anteriormente. É um detalhe importante porque você poderá ter uma desvalorização ainda maior no veículo.
  • Procure saber se ele ainda está alienado a algum banco, e verifique a origem do veículo e detalhes como se já foi roubado algum dia, etc.
  • Observe se o estofamento e o carpete estão em bom estado. Se o veículo enfrentou qualquer enchente alguns sinais são claros, portanto, fique atento.
  • Preste atenção nas garantias oferecidas pela concessionária e olhe no manual do proprietário se as revisões estão em dia e o que ainda precisa ser feito.
  • Outra boa recomendação seria comprar o carro de um amigo, pois, você o conhece e sabe se ele cuida bem do veículo ou não.

Dicas de como comprar um carro novo

Agora ver as melhores dicas de como comprar um carro zero quilômetro:

  • Verifique se a concessionária é idônea e pesquise maiores detalhes se houve problemas com outros clientes anteriormente. Há sites na internet que podem te auxiliar com certeza. O segredo é pesquisar.
  • Visite as concessionárias no final do mês. Neste período os vendedores precisam bater meta de vendas, portanto, fica mais fácil conseguir melhores negociações. No começo do mês a tabela pode ficar mais cara um pouco dependendo das autorizações de aumento.
  • Se você for dar o seu carro usado como entrada, vale a pena fazer um laudo técnico e falar com os responsáveis pela concessionária antes de fechar a venda. Se você quiser vender para particulares pode ser financeiramente melhor, mas pode haver problemas de pagamento também, portanto, analise com cautela.
  • Peça descontos no carro e também em acessórios na compra do seu carro, pois, você poderá economizar um bom dinheiro ou ter mais facilidades quando for pagar o IPVA. Pense nos acessórios extras que gostaria e pechinche com vontade!
  • Se o carro é novo, mas está saindo linha, avalie se vale a pena a aquisição do mesmo. Normalmente os vendedores dão maiores descontos para estes veículos. Verifique o índice de desvalorização e tome a decisão correta. Pense se deseja também acessórios extras no carro e peça descontos.
  • Sobre o financiamento do veículo, procure antes de fechar a venda que eles te deem o CET (Custo Efetivo Total) que mostra para você em detalhes todos os valores, taxas e impostos que são cobrados no momento da venda.
  • Preste atenção em algumas taxas que ninguém pode cobrar de você. TAC – (Tarifa de Emissão de Carnês), TEB (Tarifa de Emissão de Boleto), TLA (Tarifa de Liquidação Antecipada), e outras tais como taxa de retorno, tarifa de análise de crédito, e até mesmo tarifas de cessão. O CET detalhe tudo isso com precisão.
  • Pesquise onde realizará o financiamento, pois, cada banco tem uma taxa diferente oferecendo parcelas próximas de zero e outras com percentagens na casa de dois dígitos como 10%, por exemplo. Negocie muito bem esta parte para que não passe por apertos financeiros em sua aquisição do carro.

Independente do tipo de carro que você queira comprar se é usado ou novo, tenha em mente o que há de melhor para você. Pense em todos os detalhes sugeridos e se proteja contra golpes que possam te prejudicar no futuro. O importante é que você fique satisfeito com o seu carro novo e tenha total segurança de dirigir e sem problemas financeiros ou legais!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend