Matérias NA Trânsito

Como dirigir carros?

Como dirigir carros?

Dirigir um carro não é difícil, basta ter prática e muita atenção. A prática você vai ganhando ao longo do tempo, já a atenção deve se manter sempre que entrar num automóvel. Mas, para quem tem dúvidas e nunca dirigiu, a única forma de aprender é pegando o carro, fazendo tudo como a lei determina.


Preparamos um passo a passo básico com instruções para quem está começando. É importante lembrar que dirigir em via pública sem a habilitação, é contra a lei, sendo infração gravíssima.

É indispensável conduzir um veículo passando por uma Auto Escola. Vai tirar a sua primeira habilitação? Conheça o passo a passo. Daremos ênfase para veículos com câmbio manual, já que é o tipo usado em praticamente todas as Auto Escolas.

Antes de começar o “tutorial”, passaremos algumas dicas para quem está iniciando já ir se familiarizando.


Como dirigir carros?

Diferente do manual, o carro automático não possui pedal de embreagem. Antes de virar a chave, o câmbio deve estar no “P” de Park/estacionar. Após ligar, é só mudar, colocando a alavanca no “D” de Drive/Dirigir.

Ao usar os pedais, é aconselhável continuar utilizando o pé direito para o acelerador e freio, deixando assim o esquerdo livre. Nunca use o pé esquerdo para frear. Na hora de parar, é só pisar no freio com o pé direito mesmo.

Os carros manuais terão sempre três pedais: embreagem, freio e acelerador (nesta ordem, da esquerda para a direita).

– Acelerador: basicamente é o que faz o carro andar, é com ele e o câmbio que será possível aumentar a velocidade.
– Freio: é com freio que você irá parar o carro.
– Embreagem: são duas placas de metal que conectam o motor às rodas motrizes. É ela que recebe a força que o motor produz e transfere isso para as rodas do carro. Não é possível mudar de marcha com o veículo em atividade, por esse motivo que a embreagem corta a comunicação entre roda e motor. Obviamente que o carro continua andando porque ele já está em movimento.

Para começar – é importante saber:

– Nem todo mundo consegue se acostumar com o câmbio logo no primeiro contato, por isso continue praticando.

– Aprenda a reconhecer o som do motor, assim ficará mais fácil na hora de mudar de marcha.

– Ao passar em uma lombada, diminua a velocidade.

– Caso tenha dificuldade para sair com o carro, lembre-se de soltar a embreagem devagar.

– Se perceber que o carro está tremendo/vibrando, pise na embreagem para que o motor não “morra”.

– Sempre que for utilizar a ré, pare o carro completamente antes, se fizer isso com ele em movimento poderá danificar a transmissão.

1 – Ajustes antes de dirigir

Como dirigir carros?

Todo mundo que passou pela Auto Escola deve lembrar do instrutor dizendo para verificar os retrovisores, ajustar o banco e por fim colocar o cinto de segurança. Com esse procedimento você pode ganhar mais comodidade e segurança, evitando assim certos desconfortos enquanto conduz o veículo.

Então, lembre-se:
– Confira todos os retrovisores.
– Ajuste o banco.
– Nunca saia sem antes colocar o cinto de segurança.

Agora, você irá sair com o carro: coloque o câmbio em ponto morto que fica na parte central. Nunca mexa nele sem estar pisando na embreagem. Coloque a chave na ignição e gire para que o motor seja ligado.

2 – Saindo com o veículo

Você já fez todos os procedimentos anteriores, agora é a hora de andar com o carro. Quando estiver preparado, solte o freio de mão. Pise na embreagem e mova o câmbio colocando-o para a “marcha 1” ou “primeira”. Logo após, você irá soltar lentamente a embreagem até ouvir ele “vibrando”, parecendo que irá morrer. Ao mesmo tempo, pise aos poucos no acelerador fazendo com que ele ande.

3 – E se o carro morrer?

É importante saber que você não pode soltar a embreagem de uma vez, caso faça isso, o veículo irá morrer. Uma dica que damos é a seguinte: se sentir que ele irá desligar volte a pisar um pouco mais (na embreagem).

Se mesmo assim não adiantar e ele morrer, não precisa se desesperar, para quem está começando isso normal. É só fazer o procedimento anterior novamente.

Ao longo do tempo, você vai se acostumar com a embreagem de um carro e ter uma boa compreensão de onde é seu ponto. Parece complicado, mas você desenvolverá uma sensação natural para isso com a prática.

4 – A hora certa de trocar de marcha

Assim que o ponteiro de RPM (rotações por minuto) ficar entre 2500 – 3000, é o momento de mudar a marcha. Esse número varia um pouco entre os carros, se trata apenas de uma idéia inicial. A maioria dos motoristas já reconhece a hora da troca de marchas pelo som do motor. Em alguns veículos fica ainda mais fácil pois ele indica no painel a hora certa da mudança.

Ao trocar para a segunda marcha, pise até o fim na embreagem e coloque o câmbio no “2”, depois, pise um pouco mais no acelerador e retire o pé da embreagem.

Como dirigir carros?

5 – Diminuindo a velocidade

Para diminuir a velocidade do carro, vá trocando de marchas uma de cada vez. Nunca desacelere completamente enquanto o carro está em marcha alta, senão ele perde força e morre.

6 – Parando o carro

Caso deseje parar e estacionar, primeiro comece a diminuir a marcha até chegar na primeira. Na hora de parar o veículo, tire o pé direito do acelerador e coloque no freio. Pressione a embreagem até o fim e coloque o câmbio em ponto morto novamente.

Como dirigir carros?

Para começar a dirigir, é necessário tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), todo o processo leva alguns meses.

Para iniciar, é necessário confirmar os seus dados pessoais com o Detran do seu estado, em seguida realizar o exame médico físico e mental. Com tudo certo e aprovado, vem às aulas, começando pela teórica, assim que finalizar, é necessário passar por um prova para que o DETRAN certifique que você aprendeu a teoria e está pronto para começar na prática.

Em seguida, você iniciará às aulas práticas, aquelas em que você pega o veículo e começa um treinamento junto com um instrutor da Auto Escola credenciado no Departamento Estadual de Trânsito.

Boas aulas de direção para você!7

Como dirigir carros?
Nota média 5 de 3 votos

  • Luciano RC

    Sério isso? KKKKK

    • Louis

      kkkkkkkkkk

    • Pedro Henrique

      daqui a pouco sai o curso técnico de engenharia mecânica aqui no NA, diretamente de um post vc já sai com o diploma na mão kkkkkkkkkkk

      agr entrando no tema do post, você novato que começou a pegar o carro agora, não se desespere se ele morrer, dirijo a 5 anos e volta e meia em algumas situações acaba acontecendo comigo e não é nada de mais, na maioria foi alguma falta de atenção mesmo e POR FAVOR EM UMA ROTATÓRIA A MÃO É DE QUEM TA NA ROTATÓRIA, ESQUECE OS CARROS DA DIREITA ESPERANDO PRA ENTRAR, FOCA EM QUEM TA NA ROTATÓRIA E EM QUEM VAI ENTRAR NELA LOGO ANTES DE VOCÊ.
      a e pelo amor de deus não vai dar uma de bom samaritano e parar na maldiT@ rotula pra dar a vez pra alguém, já vi isso acontecer e é uma suplica por acidentes.
      parece que as auto escolas não ensinam rotatória pros novos motoristas, conheço muita gente que se desespera e trava.

      • Marcelo Alves

        Outra dica da embreagem é ir se acostumando aos poucos a usar somente o acelerador e a embreagem para controlar o carro nas saídas, sem ficar dependendo do freio para fazer o controle de embreagem, quanto mais cedo o novato aprender a fazer isso, mais rápido ele ganha habilidade controlando os pedais do carro e menos irá deixar o carro morrer.

        Não estou dizendo para ficar segurando o carro no acelerador-embreagem (isso desgasta o disco de embreagem), é para fazer isso só no momento de sair com o carro: tirar o pé do freio e ao mesmo tempo soltar meia embreagem e acelerar, esperar o motor responder a aceleração (em torno de 1 segundo, cada carro tem seu “tempo”) e soltar o resto de embreagem que falta para o carro começar a andar sem se preocupar quando acontecer do carro voltar 10-20 centímetros para trás em subidas. Com o passar do tempo você conseguirá usar isso até em subidas fortes sem depender de freio para fazer o controle de saída e o carro dificilmente morrerá, já que o motor estará com aceleração acima de 1000-1500rpm.

        • Mateus Carlos

          Eu me acostumei exatamente assim acho muito mais prático.

      • Guedes

        Rotatória é a pior coisa mesmo muitos nao tem noção, muitos

        • invalid_pilot

          Aqui em SP são simplesmente ignoradas .

    • Guilhe

      Tá faltando pauta…
      Lembrei de quando era jovem e logo no inicio da internet a gente conseguia fazer e editar uns sites próprios, eu criava sites e ficava postando artigos como esses… hahahaha.

      • th!nk.t4nk

        A próxima matéria será: “O que são carros?”, com os tópicos “1. Por que têm quatro rodas”; “2. Para que serve o volante” e “3. Direção avançada: para que serve a seta, este misterioso dispositivo”.

        • Pedro Henrique

          esse de direção avançada vai bombar de acessos
          kkkkkkkkkkkkk

        • klaus

          eu ri

        • Luciano RC

          Hahahahaha… só falta. Explicar pra que ser um pneu.

        • Gil de Piento

          Reliant Robin não tinha quatro rodas. XD

        • Olha, eu trabalho com internet. Na verdade esse tipo de matéria é direcionado para buscas do google. Hoje existem ferramentas para saber quantas pessoas buscam por algo especifico no google, e provavelmente o editor do site viu uma oportunidade para conseguir acessos, mesmo que seja em cima de uma busca por palavras toscas para a maioria, mas parte da população (creio eu adolescentes) realmente usam o google para tudo nos dias atuais. Ou seja, o site entrega ao publico o que o público busca.

          • Falou tudo André. Engraçado ler comentários aqui falando que “tá faltando pauta”, que o site tá sem ter o que publicar, que o site hoje não é mais o que era antes. O NA existe há 13 anos e a cada ano cresce mais. Hoje temos 250.000 visitantes por dia, e o pessoal falando que o site tá afundando… chega a ser engraçado rsrs…

        • Lucas MTB

          Rapaz, tem uma massa enorme de motoristas que precisam da matéria sobre direção avançada!

          Adiciona uma área de curiosidades: Dar seta gasta gasolina? Cai a mão?

      • Luciano RC

        Saudade do NA viu. O Eber vendeu o site? Pq ele cuidava tão bem.

      • Caio

        O site não é feito só para você,campeão.

        • D136O

          Quem é que quer ler isso?
          Alem de ser uma b… de texto tem coisas erradas.

          • joao vicente da costa

            Eu quero.

          • Lhes faço o seguinte questionamento, você sabe quantas pessoas por mês digitam no Google Como dirigir carros? Provavelmente o editor do site pesquisou essa informação (existem ferramentas para isso) e viu uma oportunidade de aumentar a audiência do site (e o site precisa de audiência). Em suma, o site entrega o que as pessoas buscam no google.

            • Nós estudamos muito SEO e estamos o tempo todo pensando em assuntos para abordar. Diferente do que os leigos pensam, um site automotivo não cresce apenas por publicar os assuntos do momento, avaliações, videozinhos fraquíssimos (como os publicados por portais como UOL) e comparativos. Existe muito mais por trás de criar e manter um site grande, com mais de 250.000 acessos por dia. É uma ciência, e a pessoa tem que estudar muito mais do que muito curso “superior” que existe por aí como administração e outros que qualquer um consegue se formar.

      • D136O

        Nem leio mais essas postagens onde o título tem interrogação. Esse vim só pra ler a zoeira.

        • Luciano RC

          Exatamente… porque a postagem já é zoeira.

          • Cirdan, você já foi banido daqui tantas vezes, lá do Fórum NA também… não aprende nunca não? Leia o que o leitor André Lunkes falou, aprenda um pouco sobre SEO e pare de falar besteira.

      • Muito pelo contrário meu caro. Você realmente acha que um site que existe há 13 anos e que hoje está mais forte do que nunca, com mais de 250.000 visitantes por dia, publica coisas à toa, coisas que não são meticulosamente planejadas?

    • Rapaz… basta andar uns 10 km pelas ruas de qualquer cidade um pouco maiorzinha do Brasil para ver como esse tipo de matéria é necessária. Tem muito nego que arrota regra por aí e sequer sabe dar uma seta.

      • Luciano RC

        Mas ensinar a dirigir num site? Que isso… pra mim isso é matéria pra encher coluna.
        Quer aprender a dirigir, vá fazer aula. O que você está citando é problema de auto-escola e quem acompanha um site gosta de carro e tem conhecimento no volante.

        • Ah, faz parte. Qualquer site tem matéria para encher página.

          • Luciano RC

            Mas aqui está superando todos os limites. E as reportagens boas com um monte de vídeos e fotos nada né?

            • Gil de Piento

              Eu detesto os malas sem alça do AutoBostejatas e os burricos metidos a sabe-tudo do Motorpum. O que eu fiz? Parei de acessar. Simples.

              • Pois é, todo mundo reclama do NA mas continua acessando. Centenas que foram banidos dos comentários ficam falando mal do NA em outros sites, por que será? Porque querem voltar.

            • Vídeo não vai ser feito mais. Nosso canal do Youtube não será mais atualizado. Leia um pouco sobre a saída da Folha de São Paulo esses dias do Facebook que vc vai entender. Site não tem como objetivo ficar dando conteúdo de graça para sites sociais, temos que ter nossa contrapartida, ou seja, o lucro.

              O mundo chegou a um ponto onde o sonho de todo adolescente é ser um “youtuber” que nada mais é que um gerador de lucros para o Google… quer ganhar dinheiro na internet, faça isso em um site que é seu, não que é de uma multinacional que vai te controlar como um cavalo é controlado por quem o monta.

              A partir do momento em que algo que está sendo feito e não dá mais lucro, paramos de fazer aquilo. É assim em qualquer empresa, e nos sites é assim também. Todo mundo acessa de graça e fica reclamando que não tem o conteúdo X ou conteúdo Z.

              O NA tem muito mais inscritos que vários canais automotivos menores, mas nossos vídeos tem menos visualizações… por que será? Não tem nada a ver com a qualidade de um vídeo e do outro, e sim do favorecimento que o Google dá a certos canais em detrimento de outros, assim não tem quem aguente ficar trabalhando de graça.

              Quer vídeo no Youtube? Se inscreva em um canal de lá que faça vídeos do seu gosto e aproveite enquanto ele também não fecha as portas. Youtube só dá dinheiro para o Google, mais ninguém.

              • Luciano RC

                Concordo contigo que o Youtube não é uma plataforma de vídeos e sim um site que visa lucrar com o trabalho dos outros. Tanto que hoje são raras as pessoas que ganham alguma coisa postando vídeos lá.
                Mas que faz falta os vídeos do NA isso faz. Pode ter certeza.

                Não vou ficar aqui discutindo contigo, pois não aceita críticas e daqui a pouco vai me bloquear, porém muitos migraram para cá por causa do fim de inúmeros sites automotivos. Hoje, somente o Motor 1 e o NA mantem postagens diárias e colocam novidades. Antes, não faltavam opções.

                Mas é isso ai… vai visando o lucro e pensando somente no dinheiro. Por experiência própria eu falo: um dia a conta chega.

    • Rodrigo

      Também não entendi…

  • Itamar

    hahaha começou com os carros automáticos.

    Galera, parece besteira, mas só pra quem já manja.
    Aposto que tem gente que realmente precisa dessas informações, vamos levar na boa..

    • Unknown

      Quem precisa destas informações vai à uma auto-escola ou pesquisa no google, não vai procurar em um site especializado no mundo automotivo.
      Totalmente sem pé nem cabeça esta matéria!

      • Itamar

        tem mais de 5 mil paginas com outras matérias pra voce ler.

        • Luciano RC

          Vai nas mais antigas, porque recentemente apareceu muita coisa sem noção.
          Gostava das matérias com vários vídeos e principalmente detalhes dos carros testados. Era excelente e um grande diferencial. Foi a época que mais cresceu.

          • Lucas Alves

            Também sinto falta desta época, época que eu descobrir o NA.

            • Luciano RC

              Época que ele era referência e tinha seus diferenciais que tanto admirávamos. Hoje está igual o Motor1.

          • Não, a época em que mais crescemos foram os últimos 6 meses, onde passamos de pouco mais de 100.000 visitantes por dia para 250.000. Justamente na época em que deixamos de fazer avaliações com fotos profissionais, deixamos de fazer muitos vídeos no Youtube, deixamos de fazer um monte de coisa que todo mundo diz que ia ser o nosso fim, mas foi justamente o contrário.

            Então, fica a lição de que quem mais entende de um negócio é quem está 24 horas trabalhando nele, não quem entra aqui por 20 minutos e fica falando o que devia e não devia ser feito.

            • Unknown

              Parabéns pelos acessos crescentes do site. Mas tratar bem os seus visitantes leitores também é uma das melhores maneiras de manter a fidelização…

              • Leitores que nos tratam com educação, teremos prazer em tratá-los da mesma maneira de volta. E obrigado pelo elogio.

                • Unknown

                  Ainda acho o NA um dos melhores sites de informações sobre o mundo automobilístico, mas acredito que vocês poderiam melhorar o relacionamento com o leitor, mesmo as vezes tendo que engolir alguns ignorantes… rs

            • Luciano RC

              Ui…. vai me bloquear novamente? KKKKK
              Hoje eu só entro pelos comentários, leio as noticias no Motor 1 que em fotos está bem melhor.

        • Tinha 60.000 páginas até o ano passado. Deletamos mais de 95% delas.

          • Itamar

            ta explicado hehe, direto eu clicava na ultima pagina só pra ver os flagras da epoca rs

            • 2005, 2006… rsrs… faz muito tempo…

              O que foi apagado é porque não tinha quantidade suficiente de visitantes por dia, de acordo com um critério que criamos… mas o melhor do site foi mantido.

              • Itamar

                Exato, eram desses anos mesmo.

                Acesso à página todo Santo dia, trabalho no setor automotivo, informações de importação e exportação são valiosas pra mim.

                Gosto muito daqui, parabéns pelo trabalho.

      • Luciano RC

        Quem não sabe dirigir não vive em sites automotivos. Você só frequenta aquilo que gosta e entende.

      • Estude um pouco a respeito de SEO para não passar vergonha, amigo.

  • Ricardo

    Parece piada essa matéria, mas o NA deve ter notado a grande quantidade de comentaristas de internet que infestam os blogs automotivos e que sequer tem carro ou sabem dirigir e ficam repetindo feito papagaios testes amadores de youtube e/ou opiniões baseadas em sites tendenciosos e ridículos como o blog da VW que todos conhecem. Pelo menos essas pessoas já vão lendo a matéria e se preparando para quando puderem dirigir….

  • Fanjos

    Como dirigir carro:
    1 – DE A PORCARIA DA SETA QUANDO FOR VIRAR OU TROCAR DE FAIXA

    fim

    • Louis

      Odeio este tipo de gentalha, folgada, que acha que os outros motoristas devem adivinhar seus movimentos. O cara que não dá seta é o mesmo que joga lixo na rua, não está nem aí para o convívio em sociedade.

      • Pedro Henrique

        pior é os que viram dando a seta, porque dai se você reclamar ele vai dizer “eu dei a seta”

        • Rodrigo

          Pior mesmo é da seta pra um lado e virar para o outro.
          Um dia quando for muito rico vou bater de propósito e ainda fazer a outra pessoa pagar porque não sinalizou adequadamente. Ah é vou pedir reparação moral também.

          • Pedro Henrique

            meu sonho um toyota bandeirante diesel, andar bem fod@-se

      • Túlio Ribeiro

        Aproveitando o “joga lixo na rua”, presenciei um desse seu exemplo na Marginal Tietê. Não sinalizava para nada. Certo tempo depois vejo ele com uma embalagem plástica (parecia de bolacha, aquelas metalizadas) em uma das mãos, e colocando o braço para fora. O cara tentou de todas as formas se desfazer da embalagem, chacoalhando a mão pra fora da janela, mas algum lacre grudou da palma dele e o plástico “infelizmente” não foi jogado fora (na rua, claro).

        Dei boas risadas dentro do carro depois de assistir à cena. Pensei em passar do lado dele e tirar um sarro, mas resolvi continuar meu caminho. De um cidadão desse nível você pode esperar de tudo… Se é que me entende

    • Samluzbh

      Em Belo Horizonte quando liga a seta o carro do lado acelera instantaneamente, é incrível isso, parece que tem algum medo oculto de alguém passando na frente com a seta ligada, aqui ou você entra na frente ou liga a seta e reza pra algum motorista de fora deixar você passar porque os belo-horizontinos não vão deixar.

      • th!nk.t4nk

        Cara, infelizmente até em alguns países de primeiro mundo é assim. São poucos os países onde o povo é realmente educado e pensa no próximo. A humanidade é um negócio doido, é difícil cultivar caráter e respeito nas pessoas.

        • Eron Lopes

          Pode citar por favor quais países o povo realmente é educado e pensa no próximo?

    • Geraldo Xavier

      No rj se der seta o cara simplesmente passa a disputar uma corrida com você e cola na traseira do veículo a frente e não te deixar trocar a faixa. Nem pense em diminuir a velocidade que o que vem atrás já percebeu a disputa e já colou na traseira do teu adversário.
      Aqui vale do fator surpresa. Troque a faixa antes do motorista perceber que você tem tal intenção.

      • Fanjos

        Esse tipo de gente eu nem considero como gente, é abaixo de babuíno

      • Guedes

        kkk exatamente. Botou seta, já era. kkkk

      • Herbert

        Estive no RJ e percebi uma diferença dos motoristas de São Paulo. Me pareceram um pouco mais agressivos/sem paciência, aceleram em espaços curtos e não não dão seta para trocar de faixa.
        Foi só impressão ou realmente são assim?

        • Geraldo Xavier

          É isso mesmo. O medo de ser assaltado tem contribuído e muto pra agravar isso.

    • Victor Porto

      2 – Quando for dobrar, não precisa abrir o giro pro lado oposto, salvo se você estiver dirigindo uma carreta.

  • joao vicente da costa

    Tô vendo um monte de comentários irônicos, mas pessoalmente achei ótimo o texto e mandei para minha filha que acabou de tirar a carteira.
    Muitos dos pontos abordados são exatamente as conversas que sempre tenho com ela e o texto é bem explicativo.

    Parabéns ao NA por lembrar que nem todo motorista é familiarizado desde que nasceu com automóveis!

    • Guedes

      Mas para isso existe AUTO ESCOLA. Achei meio sem propósito esse post…

      • Caio

        a AUTO ESCOLA ensina tudo direitinho,né? hahahah no meu caso eu aprendi a passar no teste e não a dirigir e é isso que a maioria esmagadora das escolas fazem

        • Unknown

          De qualquer forma o que foi dito na matéria é tão básico que é até menos do que a auto escola ensina!

          • Guedes

            Esse é meu ponto. Parece difícil de as pessoas entenderem isso

        • joao vicente da costa

          Exatamente: a autoescola hj em dia ensina SOMENTE o necessário para passar na prova – como as escolas só ensinam os alunos a passar no vestibular (e olhe lá) e não a viver.

      • Nicolas_RS

        Você não deve ter chegado nem perto da Auto-Escola, só tem um proposito a auto escola, passar no Detran e não ensinar a dirigir!

        • Guedes

          Dirigir é uma coisa. Dominar o pleno funcionamento do carro, outra. Esse último, envolve prática e experiéncia, coisas que só vem com o tempo…é como fazer faculdade. Vocé se forma mas só a experiencia lhe tornará um bom profissional. Não tem mágica.

          • Nicolas_RS

            Quem que dirige a 40km/h? Quem que nunca tira as duas mãos do volante até mesmo parado no semáforo? Ou pior, que faz 2 paradas na placa “PARE”? Que não reduz da 4 para a 2 marcha? Só estou falando das aulas praticas, pq com aulas teóricas e aquela berração de “simulador desenvolvido na Europa” da para fazer um livro.

            • Guedes

              Isso não vem ao caso. Aliás, vai ao encontro do que eu disse. A auto escola não ensina a dirigir, de fato. O que ensina é a prática e a experiência. Nada substitui isso.
              Repito, qual informação relevante o post deu?

              • Gil de Piento

                Guedes, mande o texto para alguém que não saiba dirigir ainda e pergunte se teve alguma informação relevante.

                • Guedes

                  Quem não sabe dirigir vai aprender na auto escola.
                  O ponto é a relevância do post em relação a quem tem carteira, vulgo “sabe dirigir”. Quem tem carteira de motorista/ sabe dirigir, aproveita o que do texto?

                  • Gil de Piento

                    Quem não tem 100 mil reais para gastar aproveita o quê da maioria das matérias publicadas aqui? Por exemplo, a recente avaliação do Jaguar E-Pace?

                    • Guedes

                      Cultura automobilística.

                    • Gil de Piento

                      Cultura de produtos comerciais? Então aprender a dirigir faz parte dessa “Cultura”.

                    • Guedes

                      cultura nada mais é do que conhecimento, sem juízo de ser conhecimento bom, ruim, melhor, ou pior. não é porque é comercial que deuxa de ser cultural.

              • Nicolas_RS

                Tu lê o que escreve? Primeiro disse que a auto escola serve para ensinar, depois que só com o tempo realmente se aprende as coisas e por ultimo que a auto escola não serve para nada e logo abaixo voltou a dizer que a auto escola serve para ensinar.
                Assim fica difícil…Decide ai de uma vez pra que serve a auto escola na sua opinião.

                Tudo que se aprende na auto escola se aprende com um pai, tio ou até mesmo vizinho…Inclusive a primeiro coisa que fiz depois que peguei minha CNH provisoria, foi esquecer tudo que aprendi na auto escola.

                • Guedes

                  Vou repetir:

                  A auto escola serve para ensinar a dirigir, no sentido AMPLO de ensinar leis e funcionamento do carro.

                  A experiência e prática servem para você dominar o funcionamento do veículo.

                  Entendo em partes o que você quer dizer. a Minha esposa dirige “como uma velha” com as duas mãos no volante pra fazer curva, como ensinam na auto escola. Tento mostrar como faz curva na vida real mas ela se recusa. Nisso vc tem razão.

                  Mas o meu maior ponto, repito, é a relevância do post. Se tivesse algum ‘pulo do gato”, mas não, é tudo muito básico que toda auto escola ensina.

          • Unknown

            E acrescento aí um pouco de habilidade natural, dom, talento ou como quiserem chamar… pois tem pessoas que dirigem a vida toda e nunca vai ser um bom motorista/piloto! rsrs

      • Estude um pouco sobre SEO, creio que vc nunca ouviu falar disso….

  • sigma7777777

    O jeito certo é acelerar de leve galeraaaa, mas o povo é estressado, gerando mal consumo de combustível e daí depois vai no mecânico dizer que não entende o por quê do veículo estar consumindo tanto… ê Brasil!

  • TT 230

    Eu só queria que os seres humanos não fechassem os cruzamentos e que não ficassem buzinando atrás de mim para que eu também feche.

  • Caio

    Que galera chata! essa matéria não é para todo mundo. Eu adoraria ter lido algo assim quando estava aprendendo a dirigir e aposto que quem está aprendendo vai curtir ler algo do tipo. Parabéns pela postagem,o site não deve ser apenas para os ‘mestres do automobilismo’.

    • Unknown

      Deve ser sim, quem entra em um site deste não busca este tipo de informação!

      • joao vicente da costa

        Busca sim, piloto.

      • Itamar

        meu amigo, não entendo nada de carro se comparado com muitos membros daqui.
        NA ja me tirou uma porrada de duvida, me lembro do post sobre catalizador.

        Não quer ler a matéria, passa pra próxima e todo mundo fica feliz, cara.

        • Luciano RC

          Catalisador é uma coisa… fundamental que explique. Deveriam falar mais de vários equipamentos que os carros possuem.
          Mas ensinar a dirigir é zoeira, só pode. Poderia fazer falando do ESP, Controlador Adaptativo, Corretor de Faixa e até mesmo do funcionamento dos air bag.

      • Gil de Piento

        Então quem busca informações para dirigir bem um carro deve entrar num site do quê? De culinária?

        • Unknown

          Quem busca informações para aprender a dirigir, que procure uma auto escola!

          • Caio

            Quanto radicalismo desnecessário e falta de empatia mas fico na torcida que vc seja radical assim na hora de lutar pelos seus objetivos e seja bastante feliz.

      • As pessoas não entram no NA somente por digitar o endereço dele no navegador, meu caro, elas pesquisam por coisas no Google. Tem idéia de quantas pessoas pesquisam o assunto desse post por mês no Google? Faça a pesquisa no Google e verá que esse artigo já está lá, na primeira página (não, não dá para conseguir isso fazendo um texto desse em qualquer site, tudo depende da força que o site tem naquele assunto).

        Nada aqui é feito sem propósito, tudo é meticulosamente preparado, tanto que dobramos os nossos acessos nos últimos meses graças a nossas pesquisas.

  • invalid_pilot

    Pior que tem gente que precisa aprender, apesar de circular por ai…

  • Michel Soares Pintor

    Acho que deveriam fazer um artigo sobre rotatórias pois em Mogi/SP é um absurdo mas vejo em diversas cidades por onde passo que o pessoal não tem a menor noção de como se comportar em uma rotatória.

    • Túlio Ribeiro

      Mogi das Cruzes ? Se for, a situação está pior a cada dia. A maior rotatória da cidade já recebeu semáforos há alguns anos por causa disso. Não duvido que as demais também recebam.

      O povo não quer nem saber, vem a 60 km/h e ****-se quem já entrou nela e está fazendo a manobra. A real é que se todos reduzissem a velocidade (não parar, pois ai a vantagem da rotatória iria embora) antes de entrar nela, o fluxo de carros fluiria muito melhor, principalmente para quem está aguardando para ingressar, pois teria oportunidade de executar a rotatória sem cortar nenhum “Felipe Massa”. 70% das vezes que diminuo para uns 30km/h antes de ingressar, mesmo sem haver carros se aproximando nas outra 3 extremidades (por cautela), recebo uma buzinada ou farol atrás. A direção nesse país está cada vez mais agressiva, sei lá onde isso vai parar

      Num país onde a lei tem que “pegar” pra valer e ser respeitada, não se pode esperar muita coisa

      • Michel Soares Pintor

        Mogi das Cruzes/SP mesmo. Cidade onde tem farol em rotatória e as que não tem vão precisar colocar ahahaha

  • Lex

    Sinceramente viu.

  • Mr. On The Road 77

    Um montão de comentários numa matéria sem sentido.
    Valeu NA!

    • Vá estudar SEO meu caro… você acha mesmo que um dos maiores sites automotivos do Brasil publica coisas assim sem qualquer tipo de pesquisa? Tem idéia de quantas pessoas pesquisam esses assuntos básicos por dia no Google?

      • Mr. On The Road 77

        É só a minha opinião. Que bom que um dos maiores sites automotivos do Brasil se importa tanto com a minha opinião a ponto de me responder.

  • afonso200

    se o carro é 2.0 troca marcha antes

  • Alessandro

    Gostava mais do NA na época em que eles postavam aqueles test-drives com camera onboard… o que aconteceu que pararam?
    Bora inovar galera. kkkkkk

    • Inovar somos a favor. Fazer vídeo no Youtube para render míseros trocados no final do mês já é burrice.

      • Alessandro

        Não é por nada não, mas na época era referência, tivessem persistido com certeza era o maior portal automotivo hoje, com direito até quem sabe a programa na TV. Olha a Giu Brandão por exemplo, naquela época não era ninguem e os vídeos eram toscos, hoje ganha rios de dinheiro.

        • Rios de dinheiro? Tem certeza? Você acha que se canal de Youtube rendesse rios de dinheiro, nós não continuaríamos a investir nele?

          O nosso canal do Youtube tem tamanho que até poucos meses atrás era semelhante ao dela e não rende nem 10% do que nosso site rende. Nem. 10. porcento.

          Não se iluda, Youtube só dá dinheiro para quem tem 5 milhões de inscritos ou mais… e ainda assim, esses não vivem só de Youtube, ganham mais dinheiro ainda em outras coisas, usando a fama que tem. Veja o Felipe Neto, Whindersson, por exemplo, você acha que a maior renda deles é o Youtube?

          De qualquer maneira, o modelo do Youtube não é ideal, muitas vezes alguém é referência em uma certa área, mas não ganha dinheiro. Nosso canal nunca cresceu, mesmo tendo sido “referência” por algum tempo, como vc comentou. Por outro lado, um certo canal aí de dois adolescentes que só falavam besteira chegou a 600.000 inscritos fácil.

          E maior portal automotivo, de uma certa maneira somos. Depois dos grandes portais, estamos entre os 3 maiores sites do Brasil. E dentre os sites que não são ligados a nenhum portal, somos sem dúvida o maior de todos.

  • Leandro

    Deveria ter um curso avançado para as pessoas aprenderem a identificar a placa “dê a preferência”. Ninguém sabe o que significa aquele triângulo invertido, simplesmente ignoram. Acho que é uma das placas mais desrespeitadas, ao lado da proibido estacionar, óbvio, rs.

    • Tem razão… e a regra da preferência para quem vem da direita em cruzamentos sem placa pare também, ninguém conhece.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email