Dá para enganar o bafômetro?

bafometro 2

O bafômetro é um aparelho muito preciso que mede a quantidade de álcool no organismo do condutor. Desta forma, muitas pessoas que bebem e logo em seguida pegam o carro e dirigem procuram formas de enganar o aparelho, para fugir das consequências do que fizeram.

Será que existe um jeito de enganar o bafômetro? Vamos ver agora se há reais possibilidades para enganar o bafômetro. São algumas técnicas tentadas por motoristas e especialistas no setor.

Primeiramente, o que podemos dizer é que enganar o bafômetro é totalmente impossível. Isso ocorre pois o álcool presente no sangue vira vapor em seus pulmões, e os aparelhos são sensíveis a ponto de identificar pequenas quantidades de bebida alcoólica.

Há várias teorias e todas se mostraram contrárias a enganar:

  • A primeira teoria de como enganar o bafômetro é tomar um pouco de vinagre antes do teste, uma ideia disseminada como uma das formas de enganar o bafômetro. Este aparelho mede a presença de cetona e se o motorista tomar um gole de vinagre, ele reage resultando em acetato, que não é identificado no bafômetro. Os testes com o vinagre dizem que não faz sentido, pois você pode mascarar o “bafo”, mas os sinais de embriaguez ainda estarão presentes.
  • Mascar chiclete para que possa entupir o cano no qual o motorista sopra. Esta teoria também é falsa, pois certamente o policial vai reparar se houver um chiclete no tubo e o aparelho não vai acusar a medição.
  • Tomar refrigerante e encher a boca de gelo. Segundo estudos esta teoria também não funciona para enganar o bafômetro, pois o hidrogênio liberado não chega a anular o álcool nos pulmões. Esta tentativa também é falsa, pois para isto ocorrer outras atitudes precisam ser tomadas, como catalisadores e reagentes extras.
  • Carvão ativado é outra tentativa feita pelos motoristas. O carvão absorve as moléculas do álcool, mas não em quantidade suficiente para burlar o teste, portanto, mais uma teoria que pode ser considerada falha.
  • Inspirar e expirar o ar diversas vezes também foi testado. A ideia desta técnica é encher os pulmões com o máximo de oxigênio possível antes de soprar o canudo do bafômetro. Isso pode até funcionar se o motorista bebeu muito pouco ou quase nada, mas em quantidade maior de bebida alcoólica esta tentativa certamente é frustrante.
  • Comer banana com a bebida alcoólica. Segundo os especialistas também não funciona, pois a banana é uma fruta com outras funções e não funciona para enganar o bafômetro.
  • Há muitas outras teorias que os motoristas tentaram sem qualquer tipo de sucesso, como tomar certos medicamentos, colocar um comprimido de permanganato de potássio na boca, fazer o teste sentado, praticar atividades físicas para oxigenar os pulmões antes de soprar o canudo, entre outras totalmente ineficazes.

A melhor forma de “enganar” o bafômetro é só uma: não beba antes de dirigir. Além de ter uma viagem segura, você não precisará pagar nenhuma multa, perder sua carteira de habilitação ou até mesmo ir para a prisão. O importante é ter consciência dos riscos de beber e dirigir.

Lembrando que fazer qualquer coisa para tentar enganar o bafômetro e consequentemente enganar o policial é um crime, e pode fazer com que você seja preso na hora. Então, cuidado! Vamos fazer as coisas dentro da lei sempre.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.