Manutenção

Como evitar o desgaste excessivo do motor

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Na primeira partida do seu veículo, o motor pode sofrer desgaste de até 50%. Isso ocorre pelo fato do óleo lubrificante estar concentrado no cárter. Portanto, quando o motor é acionado, o óleo é sugado pelo pescador de óleo e encaminhado aos dutos de lubrificação. Até o óleo chegar, as peças funcionam em atrito.



Os óleos modernos foram desenvolvidos para ter mais aderência e mais tempo em pequenas quantidades nas partes do motor, tanto nas rotativas (comando de válvulas, virabrequim) como nas alternativas (pistões).

Um dos maiores problemas do desgaste prematuro do motor é a contaminação do óleo gerada pela mistura ar/combustível muito rica (quando o veículo está frio ou quando está desregulado) e também pelo combustível adulterado (o que mais encontramos hoje). Existem algumas soluções para evitar o desgaste prematuro do motor. Foram desenvolvidos sistemas que mantém a pressurização independentemente. Outra solução é o aditivo de óleo. O único homologado pelo INMETRO é o aditivo da Bardahl B12.

O Bardahl B12 foi usado na segunda guerra mundial para os jipes, pois o motor precisaria percorrer alguns quilômetros caso tivesse o cárter furado. Ele mantém as peças lubrificadas na primeira partida formando uma película protetora.

Mas o fato é que nenhum aditivo de óleo é homologado pela Concessionária, além de o aditivo ajudar a criar a borra no motor. Faltam testes específicos para saber se o aditivo realmente funciona. No salão do automóvel em São Paulo eu vi o teste do óleo, mas o teste que fazem não dá para considerar como verídico para o uso do motor. Talvez a Proteste pudesse fazer uma avaliação sobre os diversos tipos de óleo existente no mercado. No mais aconselho a que você coloque o óleo mais moderno, e que seja homologado pelo fabricante do seu veículo. E sempre coloque combustível de qualidade. Você tem o direito de mandar testar o combustível.

  • Elio Jr.

    Uma dica antiga e sempre válida: aguarde alguns bons segundos com o carro ainda parado após acionar o motor, para só depois partir/deslocar. Isso já ajuda um pouco na redução do atrito das peças ainda sem lubrificação suficiente.

  • Robson Iecker

    O NA precisa de mais materias assim oh……. materias como essas ajudam muito……….

    • Rah990

      Na verdade ficou claro CTRL+C CTRL+V da matéria. As letras do primeiro parágrafo estão diferentes das restantes e o espaço entre eles, também. Simples, texto original: http://www.opresente.com.br/caderno.php?id=8968
      Mas realmente seria bom mais textos como esse.

      • Eduhsc

        É sim uma cópia. Li essa mesma matéria semana passada em algum meio de comunicação que não me recordo agora.

        • Veja meu comentário abaixo, para o Rah990, com uma explicação detalhada, mostrando com provas que o NA fez o artigo original e o site citado é que copiou. Não faça afirmações assim sem ter provas.

      • Na verdade, o site que você postou aqui é que copiou o contéudo do NA, mudando apenas um pouco o texto. Este texto foi enviado para mim pelo Metal Omega há alguns dias, e eu agendei a postagem apenas para hoje. Veja que no referido site, no final, tem uma espécie de crédito mal feito (NAutomobilisticas), onde a pessoa errou o nome do NA, chamando de automobilísticas e não automotivas. Seria bom uma análise mais detalhada antes de sair fazendo afirmações deste tipo.

        Veja outra matéria do tal site, que aliás, só faz cópias de notícias de outros sites: http://www.opresente.com.br/caderno.php?id=8969

        No final tem um crédito entre parênteses, mostrando de onde veio o texto original. O site inteiro é assim. Cópias mal feitas, sem espaços entre parágrafos. Vários sites deste tipo existem por aí, falando de tudo e não falando de nada, com o único objetivo de atrair visitantes para que eles cliquem em anúncios. Já o NA não faz isso.

        Tive o trabalho de assinar o feed RSS do site que você citou, na seção Geral, feed esse que pode ser encontrado aqui: http://www.opresente.com.br/rss/noticias10.xml

        Veja que a matéria do site foi postada às 13:13 horas, ao passo que minha matéria foi feita ás 10 da manhã. E aí, quem copiou quem?

      • SeuCanalha

        Metal Ômega, a matéria ficou boa, mas essa parte ficou estranha :

        """"""""""""""Na primeira partida do seu veículo, o motor pode sofrer desgaste de até 50%. """"""""""

        Quer dizer que em 2 partidas posso perder o motor, já que desgastou 50% + 50% = 100% ? ? ?

        abç !

        • Ficou um pouco difícil de entender realmente, mas o que eu quis dizer é que em toda vida útil do motor, 50% do desgaste foi causado pelas primeiras partidas do veículo

  • 3dimensional

    Pesquisei sobre e resolvi usar MILITEC (que se adiciona no óleo) no meu carro e gostei muito!
    Pesquisem sobre a tecnologia no Youtube e verão.

    Abraços!

    • Duda1565

      Ouvi falar tb do tal vídeo…meu medo é que crie borra…

    • Leosena

      Tenho alguns amigos que competem em provas de arrancada e certa vez vi um colega deles afirmando que esse tal Militec é muito bom mesmo. O cara usava em um motor 6 cilindros aspiradão de mais de 400 cavalos de potência.

    • Briciobs

      Tambem sou doido para usar, mas agente ve tanto pessoas falando bem quanto mal dele…

    • mouraleo

      Já usei Militec, inclusive reduz um pouco o barulho de atrito. O Militec é um produto americano, desenvolvido pelo exército americano para uso em veículos militares, para que os mesmos pudessem rodar no caso algum problema com a lubrificação do motor. Há uns 2 anos atrás, última vez que usei, um frasco com 200ml custava em torno de R$ 70,00. É um produto na mesma linha do Bardal

  • VeNtO

    Nos carros mais modernos, é recomendado óleos mais finos, creio que um dos motivos seja a lubrificação mais rápida na primeira partida e no uso diário no trânsito, não é?

    • Rah990

      Sim, que são os sintéticos, originalmente mais "finos".

      • SeuCanalha

        E o primeiro número antes do W (Winter – Inverno) . . . Quanto menor esse número, mais fino o óleo quando frio, facilitando o trabalho da bomba de óleo na primeira partida . . .

  • bilharinho

    Essa questão de pedir o teste do combustível é uma bogagem. Jogar a responsabilidade da qualidade do combustível em cima do consumidor que não possui conhecimento técnico para tal é mais uma omissão do nosso governo inútil. Se você pede o teste como vai poder interpretar os resultados?

    Este nosso país tem um poder público ridículo. Combustível adulterado é o cúmulo do absurdo pois alia a falta de ética dos comerciantes com a ausência de fiscalização. No final da estória quem toma a bucha é sempre quem? Somos nós, os "abestados" que pagamos um valor absurdo nos carros e combustíveis e ainda temos que fiscalizar postos. Estamos largados a própria sorte mesmo.

    • Augustoo_

      É hoje em dia é muito dificil achar um posto que tenha combustiveis de boa qualidade, nem em marcas famosas podemos confiar mais !

      • Viper559

        A começar da nossa gasoroba com 25% de álcool, nenhum combustível comercializado no Brasil é de boa qualidade.

    • mouraleo

      Concordo com vc, ficar pedindo teste é um saco, o que eu faço e evitar esses postos sem "bandeira, sem marca conhecida" e abasteço preferencialmente nos postos Shell ou BR, mas ainda prefiro Shell com Gasolina VPower, álcool tb só em postos assim. E se o preços estiver muito abaixo dos demais, nem arrisco pois tem m… na certa..

  • Gsvieira

    muito boa materia, informação boa nunca é demais

  • Indianopolis

    Daqui a pouco eu vou ter que pedir teste até pra comida…..BRASIL

  • Leosena

    Metal Omega sempre demonstrando conhecimento técnico aprofundado. Parabens por mais um otimo texto. Abraço.

  • ivoacosta

    Boa iniciativa do NA. Melhor ainda se pudesse disponibilizar um engenheiro mecânico para escrever e responder perguntas dos leitores. Parabéns NA !

  • KzR

    É impressão minha ou os links dos tópicos desapareceram?
    Por sorte, está claro que este texto é da parte de manutenção.
    Ótimo texo, ótimas informações.

  • Auto_Verdade

    Apesar dos fabricantes aconselharem sair com o veículo logo após a partida do motor, o que faço é ligar o motor sem acelerar e deixar funcionando por cerca de uns 30 a 60 segundos, após, acelero gradativamente, aí sim sigo o restante do conselho do fabricante, usando marchas mais fortes e rotações medianas até o aquecimento ideal. Nunca tive problemas com motores agindo dessa forma, Ford zetec 1.8 16v, GM 1.8 8v. e Fiat 1.0 8v, além de outros.

    • Viper559

      É isso oq eu faço tbm!
      Quase todo mundo diz que não se deve deixar o motor "esquentar", mas eu acho que sair acelerando por aí com o motor frio, sem um certo calor que dilate corretamente as peças internas acaba com o motor, eu sempre deixo uns minutos o carro ligado pela manhã para que o óleo possa "subir" para as peças internas, principalmente pelo fato de que o meu motor (GM 8v 1.0) têm um cabeçote alto e demora mais a ser lubrificado, além do enchimento dos tuchos.

  • ahansei

    todos os oleos lubrificantes no brasil tem a mesma base, fornecida pela BR. O que muda é o pacote de aditivos.

  • ahansei

    o pior e o melhor na verdade eh:

    1) nao "completar" o nivel do oleo com varios tipos diferentes (coisa q frentista faz) …a nao ser q vc tenha um fusca com motor de geladeira.
    2)trocar sempre oleo em 7.000km se vc roda na cidade
    3) trocar filtro
    4) usar especificacao recomendada pelo fabricante e nao MARCA….o que importa é o tipo ex: 15w40, as montadoras dizem q TAL marca eh melhor pq ganham $$$$ de comissao.
    5) so verificar nivel do oleo com carro FRIO !!!

    • Hodney

      7000km se for sintético não é?

      Outra!

      Nem todos ou a grande maioria dos proprietários de automóveis ("apaixonados por carro") coloca óleo sintético em seus automóveis. O mais comumente usado são os famosos 20W50 e se não duvidar o famoso óleo reciclado ambiental que considero um "veneno" para a durabilidade do motor.

      • Óleo Reciclado Ambiental?
        Nunca ouvi falar…
        Deve ser usado em boquetas, só pode

  • Gustavo

    Tbm é bom sempre que trocar o oleo, trocar junto o filtro.

  • SilasCoul

    Gasolina podium eh a mesma coisa que aditivada? ja procurei bastante essa gasolina nos postos BR na minha cidade e nao encontro. Sempre falam que so tem aditivada.

    • 3dimensional

      Não!
      Pódium é aditivada + alta octanagem.
      Difícil de encontrar em alguns lugares e custa por volta de R$3 o litro aqui em BH.

      Abraço!

      • Podium é gasolina pura, não é aditivada, pois a aditivada contém aditivos, ao contrário da Podium

        • 3dimensional

          Nenhuma gasolina no Brasil é pura.
          Segue as especificações direto do site da http://www.br.com.br

          Principais características da Gasolina Podium:

          Contém detergentes/dispersantes (aditivos!) que mantêm limpo todo sistema de combustão (bicos injetores, válvulas de injeção, etc);
          Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
          É menos poluente, apresentando Teor de Enxofre = 30 ppm;
          É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro;
          Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem;

          • Hodney

            Se fosse realmente pura, sem a adição de alcool anidro, essa gasolina seria a mais recomendada a motores de carros importados mais antigos.

            • E se a Podium não é a mais recomendada, então qual é???

              • SeuCanalha

                Gasolina de Aviação, se não tiver o catalisador ? ? ?

                Pode ?

              • 3dimensional

                O que eu entendi que o usuário afirmou é que se a nossa gasolina fosse pura (sem álcool anidro) ela seria a mais recomendada para os carros antigos pois seus motores não foram preparados para lidar com o álcool!
                :-)

          • Legal, sempre me disseram que era pura, mas nunca pesquisei.
            Achei também que fosse pura por ter maior durabilidade que as comuns

  • alyalysson

    tem gente que tem cacuete de dar uma aceleradinha quando liga o carro.
    isso deve aumentar ainda mais o desgaste na primeira partida…

    • SeuCanalha

      Pior ainda é a aceleradinha antes de desligar, pq fica combustível não queimado na câmara de combustão e acaba com a camada protetora de óleo que deveria estar na parede da camara, piorando o atrito na hr de ligar o motor frio . . .

  • Hodney

    No meu Mille EP uso o Shell Helix 15W50 mineral. Como é um motor de conceito antigo, esse óleo é o que considero o mais indicado por ter um intervalo de viscosidade maior que os tradicionais 20W50.

  • mouraleo

    Muita gente tem o hábito de já ligar o carro e mandar o pé no acelerador, jogando o giro do motor lá em cima e sai acelerando…aí não se pode esperar muito de um motor tratado dessa maneira. Eu ligo, sem acelerar, espero 1 minuto…e saio devagar.

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