Como fazer o controle da embreagem?

sistema

Saiba como fazer o controle da embreagem.

Fazer o controle da embreagem é um tanto complexo, principalmente para os novatos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que ainda estão no processo de aprendizagem e se acostumando com o veículo.

Todavia, realizar esse jogo dos pés pode ser simples e fácil para alguns, e nem tanto para outros, mas nada que um bom treino não resolva.

Esse é um processo muito importante para quem está na Auto Escola, isso porque o avaliador do Detran pode solicitar que você faça o controle da embreagem.

O nervosismo acompanhado do medo poderão lhe prejudicar e reprovar. Antes de entrar nos detalhes sobre o controle, conheça brevemente a função da embreagem em um carro.

Qual a função do sistema de embreagem?

A embreagem é um equipamento que fica localizado entre o motor e a caixa de câmbio.

Esse instrumento é responsável por transmitir a força produzida pelo motor para caixa de câmbio. E assim, fazendo o repasse para os demais componentes do sistema de transmissão.

Um desses repasses é a força levada para as rodas.

Conhecendo seus componentes, podemos destacar três principais: o disco; o rolamento e o platô.

  • Platô: é formado pela mola membrana e pela placa de pressão, isto é, faz parte da carcaça da embreagem;
  • Disco: é uma peça fundamental que faz interligação de transmissão e motor. Também tem como função o amortecimento, diminuindo os ruídos e desgaste na transmissão;
  • Rolamento: outro instrumento importante, ele é quem aplica força extra, resultando no afastamento das placas de pressão do disco. O movimento faz a interrupção da transmissão da rotação para a caixa de câmbio. Assim, auxilia o motorista a fazer troca de marcha com mais suavidade e sem erros.

Como fazer o controle da embreagem corretamente?

Como mencionamos anteriormente, controlar a embreagem é recurso importante, pois, pode ser pedido na avaliação prática do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Esse controle nada mais é do que manter o veículo parado em aclive ou declive. Logo, para saber realizar, é preciso antes entender como trabalhar com cada uma delas.

No Aclive você usará a primeira marcha. Já no declive, será necessário utilizar a ré. O passo a passo a seguir, serve tanto para descida quanto para subida. Só lembre de deixar a marcha no ponto certo.

Na prática, primeiro, mantenha a aceleração com o carro parado e encontre o ponto da embreagem, obviamente sem pisar no freio.

Como fazer o controle da embreagem?

Atenção à falta de aceleração. Esse é um erro corriqueiro.

No momento da avaliação do Detran, o aluno pode ficar tão preocupado em achar o ponto da embreagem, que acaba movimentando o pé do acelerador, fazendo a rotação cair, e, por falta de aceleração, o carro morre.

Portanto, atenção, enquanto encontra o ponto da embreagem, mantenha o automóvel acelerado (sem movimento).

Se o veículo estiver subindo (indo para frente), é um sinal de que você pisou pouco na embreagem, então, pressione mais pouco devagar que certamente ele irá parar.

Caso esteja descendo, significa que você pisou com excesso na embreagem. Ao identificar isso, basta reduzir suavemente até que fique no ponto certo.

Uma dica valiosa para você que está na subida é identificar pelo volante. Ao sentir que ele está trepidando, é porque você chegou à posição certa da embreagem.

A manobra de controle de embreagem exige muito treino. Em vista disso, se você pretende praticar para o exame do Detran, não deixe de ir fazendo até se sentir seguro.

Fazer um longo controle da embreagem pode danificar o sistema?

Como fazer o controle da embreagem?

Segundo alguns especialistas, o controle da embreagem pode gerar problemas futuros.

Enquanto o disco fica parado, o platô segue girando. Nesta situação, o material de contato do disco sofre com o atrito e consequentemente ocorre o desgaste do equipamento.

O disco suporta modulação de dois a três seguros; se porventura, o motorista ficar fazendo o controle, o desgaste chega a ser de 100 partidas em uma única vez, ou seja, um grande risco.

Além do mais, é gerado um aquecimento, correndo o risco de gerar superaquecimento do sistema.

Por fim, é recomendado o controle apenas para colocar o carro em movimento. O indicado é sempre fazer a modulação na embreagem com mais rapidez, o que é possível após alguns treinos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011