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Como fazer uma ultrapassagem correta?

ultrapassagem caminhões - Como fazer uma ultrapassagem correta?

Embora seja algo totalmente descomplicado para boa parte dos motoristas, a tarefa de dirigir um veículo em rodovias (sobretudo aquelas mais movimentadas) pode ser motivo de preocupação para outros condutores. Esse procedimento requer uma atenção extra, sobretudo em situações de ultrapassagem. De acordo com dados, a ultrapassagem incorreta é um dos principais motivos de acidentes com vítimas nas estradas do nosso País. Afinal, uma ultrapassagem envolve um ou mais veículos e exige o aumento da velocidade.


Caso o processo de ultrapassagem seja realizado de maneira incorreta, o motorista pode perder o controle da direção e sair da pista (provocando um capotamento, por exemplo) ou até mesmo colidir com algum outro veículo ou objeto fixo (gerando uma colisão traseira, lateral ou frontal). Sendo assim, todo cuidado é pouco e o indicado é seguir uma série de dicas e regras para fazer uma ultrapassagem segura e sem complicações.

Separamos abaixo algumas boas dicas para que você realize boas ultrapassagens nas estradas do nosso País. Algumas podem parecer “bizarras” para os bons condutores, mas acredite: há muito motorista que não segue a legislação e, por isso, são causadores de muitas desavenças e acidentes no trânsito. Confira:

Ultrapasse somente em locais permitidos

Se você prestou atenção nas aulas teóricas da autoescola, provavelmente deve saber que não é possível e permitido fazer uma ultrapassagem em qualquer lugar. Além de verificar as condições da via (como os veículos que estão a sua frente ou na parte de trás, a situação da via e também a situação do seu automóvel), você deve ficar atento às linhas que compõem toda a extensão de uma rodovia.


Conforme indica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na faixa simples e contínua (amarela que divide a via em dois fluxos opostos e branca que divide a via em fluxos de mesmo sentido) a ultrapassagem não é permitida. Quanto à faixa dupla contínua nas cores amarela, a ultrapassagem também não é permitida. Já na faixa simples e tracejada ou seccionada, a ultrapassagem é permitida. Por fim, mas não menos importante, a faixa dupla contínua e seccionada permite a ultrapassagem de acordo com o sentido – caso você esteja no fluxo com a faixa seccionada, poderá fazer a ultrapassagem, mas não deverá retornar a outra faixa antes do término da outra faixa contínua).

Caso você ultrapasse em faixas contínuas e tenha sido flagrado, poderá ser autuado com multa de nada mais, nada menos que R$ 1.915,40 e sete pontos na CNH. Fora isso, há a possibilidade de perder o direito de dirigir.

linha tracejada continua pista - Como fazer uma ultrapassagem correta?

Mantenha atenção constante

Você deve sempre prestar atenção na via em que trafega. Fique de olho a todo instante para verificar se a ultrapassagem naquele local é segura ou não, além de prestar atenção em curvas e ladeiras, visto oque nessas condições é um pouco mais complicado identificar se algum outro veículo vem em sentido contrário.

É preciso ainda manter a calma, mesmo que aqueles motoristas “engraçadinhos” te desrespeite no trânsito. Outra dica que pode contribuir para a sua atenção é manter uma distância segura em relação ao veículo da frente, o que assegura que você ficará distante de acidentes caso o carro da frente venha a frear bruscamente ou reduzir sua velocidade de forma intensa.

Utilize os sinais luminosos numa ultrapassagem

Nunca faça uma ultrapassagem sem fazer a sinalização correta. Segundos antes de iniciar o processo, ligue a seta para a esquerda para indicar aos demais motoristas que você vai fazer uma ultrapassagem. É indicado ainda emitir um sinal de luz para o que o carro da frente perceba a sua presença. Aí basta olhar pelos retrovisores para analisar as condições da via e, aí sim, realizar a ultrapassagem. Para retornar à faixa anterior, repita o mesmo processo, porém de maneira inversa.

placa ultrapassagem proibida - Como fazer uma ultrapassagem correta?

Ultrapasse somente pela esquerda e nunca pelo acostamento

Jamais ultrapasse pela direita numa rodovia! Faça a ultrapassagem somente pela esquerda, salvo em alguns casos, quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando para fazer uma conversão à esquerda, por exemplo. Neste caso, aguarde a conversão e realize a ultrapassagem.

Ah, nunca utilize o acostamento para ultrapassar. Este espaço é destinado exclusivamente para situações de emergência. Não se deve ainda ultrapassar em curvas, aclives e declives, sem visibilidade suficiente; em viadutos, pontes e tuneis; parado em fila com sinais luminosos, cruzamentos ou porteiras, entre outros.

Caso você esteja realizando uma ultrapassagem na cidade, é proibido ultrapassar pela direita os veículos de transporte escolar ou de transporte coletivo, parado para embarque ou desembarque de passageiros. Não é permitida ainda a ultrapassagem de veículo em movimento que integre cortejo, desfile e formações militares, a não ser que você tenha autorização dos agentes de trânsito.

Utilize a marcha correta

Uma ultrapassagem também exige mudanças de marcha para que o seu carro não perca a força e, consequentemente, haja uma perda de velocidade, podendo resultar em “falhas” no processo e acidentes em casos extremos. Sendo assim, analise a situação e promova a redução de marcha para fazer uma ultrapassagem correta e segura. Por exemplo, se o seu carro estiver com o ar-condicionado ligado e carregado com cinco pessoas, além das bagagens, é recomendado reduzir para a quarta ou até a terceira marcha antes de fazer uma ultrapassagem.

No entanto, se você estiver conduzindo um automóvel equipado com transmissão automática, provavelmente ele deve contar com a função “overdrive”, que reduz a marcha para melhorar as respostas do motor. Caso você tenha problemas com trocas lentas por parte do câmbio automático, assuma o controle posicionando-o no modo manual e faça as passagens de marcha seguindo o conta-giros – neste caso, o recomendado é elevar a rotação do motor para garantir mais entrega de potência e torque.

Além disso, conheça o veículo que você está dirigindo antes de pegar uma estrada. Pode ser que no momento da ultrapassagem você seja surpreendido por uma força extra ou a menos e aí a situação pode ficar um pouco mais delicada.

ultrapassagem veiculos - Como fazer uma ultrapassagem correta?

Seja “humilde”

Você provavelmente deve se deparar com aqueles motoristas “egoístas” toda vez que pega uma estrada nos quatro cantos do nosso País. Se você é um deles, simplesmente PARE! Seja “humilde” no trânsito e permita a ultrapassagem de algum outro veículo, seja ele um automóvel, motocicleta, caminhão ou ônibus. Ainda de acordo com o CTB, todo condutor, ao reparar que outro que o segue tem a intenção de ultrapassa-lo, deverá se deslocar para a faixa da direita caso esteja circulando pela faixa da esquerda e, se estiver circulando pelas demais faixas, terá que se manter naquela na qual está circulando sem aumentar a velocidade.

Fora isso, os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

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  • 110anosimigraçaojapa

    tem 1 monte de caminhoes nas rodovias

  • Felipe Alves

    Na teoria…. a prática é outra! rs

    • Igor Pricandi

      E ainda faltou um pouco de “teoria prática”. Por exemplo, para ultrapassar nunca deve-se estar colado no veículo à frente. Primeiro porque você terá menos visão do carros em sentido oposto, que estarão encobertos pelo carro ou caminhão à frente. Segundo que não saberá se há espaço após a ultrapassagem entre o veículo à frente e o próximo. Terceiro e mais importante, você não terá velocidade. Então o correto é deixe o veículo a frente avançar uns dois ou três segundos (use como referência uma placa ou qualquer objeto fixo na estrada), vá levemente à esquerda para visualizar o há depois do veículo à frente, vejo o que vem em sentido contrário. Dá tempo para concluir a manobra? ok, acelere tudo que der, quando chegar próximo à traseira do veículo à frente já estará numa velocidade bem superior e poderá concluir sua manobra. Quem faz diferente, bate.

      • João Guilherme Fiuza Lima

        Perfeito, meu caro! Ter espaço para ganhar velocidade antes da ultrapassagem acontecer efetivamente é crucial. Além dos pontos que você citou, acrescento apenas mais um: com maior distância do veículo da frente, caso, por qualquer motivo, você precise desistir da ultrapassagem, haverá mais tempo e espaço para isso.

  • Unknown

    Corrijam o texto: “Caso o processo de ultrapassagem seja realizado de maneira correta, o motorista pode perder o controle da direção e sair da pista”… “Jamais ultrapasse pela direita numa rodovia! Faça a ultrapassagem somente pela direita”

  • Unknown

    Dicas básicas que todo motorista deveria saber, não só saber mas ter perícia para executar, fato que não corresponde à realidade!

  • Luiz Fabri

    Um dos grandes problemas que vejo dentro das cidades é justamente a transposição de faixas contínuas, principalmente as brancas. A galera não faz a mínima ideia de que as brancas continuas também não são para ultrapassagem, e isso gera uma série de problemas…
    Enfim, se nem dentro da cidade a galera manja dos paranauês, imagina nas estradas…

  • Fernando

    Eu resumiria a reportagem com a seguinte frase: Revise seu material da auto escola (ou pesquise por um material na internet) e tenha bom senso.
    Bom senso é algo que falta para um monte de condutor por aí, infelizmente.

  • Mauro Banqueiro

    “Caso o processo de ultrapassagem seja realizado de maneira correta, o motorista pode perder o controle da direção e sair da pista (provocando um capotamento, por exemplo) ou até mesmo colidir com algum outro veículo ou objeto fixo (gerando uma colisão traseira, lateral ou frontal). Sendo assim, todo cuidado é pouco e o indicado é seguir uma série de dicas e regras para fazer uma ultrapassagem segura e sem complicações.”

    Se ultrapassagem de forma correcta já pode criar acidentes, imagine de forma incorrecta, Notícias Automotivas. 😀😀😀😀😀

    • celso

      Texto padrão NA, rsrsrsrs.

  • Carlos

    Em hipótese alguma eu ultrapasso próximo a curvas ou aclives/declives. Mesmo de noite, quando vc percebe o facho de luz do carro no sentido oposto, eu não arrisco por não saber se está vindo um “campeão” com os faróis queimados na curva seguinte.

  • Carlos

    Em estradas com fluxo intenso, e geralmente a noite, eu costumo ficar atento ao mapa do gps para prever curvas e retas longas. É uma forma de me acalmar e de certa forma planejar a ultrapassagem, aguardando a chegada de retas. Aqui no sul tem muita serra sinuosa…

  • Diego

    Eu sempre tive uma dúvida, se eu ultrapassar em local permitido, mas no momento da ultrapassagem exceder a velocidade da via onde ocorre fiscalização eletrônica, posso ser multado ? Nunca tive acesso sobre a velocidade de ultrapassagem, se pode exceder a velocidade da pista.

    • “Perguntador”

      Se exceder a velocidade permitida pode ser multado, independente de estar ultrapassando. Não existe exceção, não existe “velocidade para ultrapassar”.

      • Diego

        Obrigado pela resposta.

    • carloscomp

      Peguei uma assim este mês…

  • Fabio Marquez

    E pelo amor que tenham a Deus, caso a ultrapassagem foi mal calculada não jogue seu veiculo para o acostamento da pista contrária, a primeira coisa que o motorista que vem no sentido oposto (correto) vai fazer é procurar o acostamento da pista dele… Já vi acidentes graves ocorrerem (geralmente a pancada é muito violenta) por esta manobra burra.

    • afonso200

      e se tiver 20 carros vindo, todos 20 carros vao jogar pro acostamento pra desviar do “esperto” que ta ultrapassando

    • Zé Mundico

      Isso mesmo, fazendo isso você estará tirando dele a única (quem sabe última) alternativa de salvação. Vai morrer todo mundo junto.

  • Mario Souza

    Nem precisamos ler o post. Enquanto existir no país imbecis que ficam do lado esquerdo “ensebando” o tráfico, não temos como realizar ultrapassagens corretamente. Além disso, temos os apressadinhos que adoram jogar o carro em cima dos outros ou que imaginam curvas com os retas. Entretanto com a bondade do senhor eles logo estarão em sua companhia.

    • MMM

      Pior é quando pega os dois juntos. Uma lesma segurando o transito e um outro atrás de vc te dando farol e colando na traseira, como se você conseguisse andar mais rápido.

      • Marcelo Alves

        Isso é o que mais incomoda… As vezes tem um caminhão fazendo ultrapassagem logo a frente (trancando a pista toda, em rodovias com pista duplicada) e os caras ficam grudados atrás, vai se formando aquela fila de carro e pra acontecer de alguém reduzir a velocidade lá na frente e causar um engavetamento lá atrás é facinho.

        O pior é que se manter uma distância do carro da frente, sempre vem alguém, passa pela direita e entra no espaço da frente como se isso fosse resolver alguma coisa…
        Eu já fico é esperto olhando nos carros que estão mais a frente e olhando nos retrovisores, se o pessoal da frente reduzir a velocidade muito rápido eu já jogo pra pista da direita ou pro acostamento e escapo de um possível engavetamento.

  • afonso200
  • Edivaldo Vieira

    Em pista simples onde a velocidade máxima é 100 km/h seria seguro ultrapassar um veículo longo que se desloca a 80 ou 85 km/h sem superar a velocidade máxima permitida? Alguém se atreveria?

    • carloscomp

      acabei de postar isso, amigo, peguei uma multa nessa situação que vc descreveu…

  • El Gato Negro

    Um dos maiores problemas nas estradas são aqueles caminhões ultrapassando uns aos outros. O caminhão que está sendo ultrapassado anda a 50 km/h, e quem está ultrapassando anda a 50,0001 km/h… aí fica difícil…

  • carloscomp

    Citando aqui uma situação de ultrapassagem que ocorreu comigo em uma viagem mês passado: sempre ando na velocidade da via, que no meu estado é 100km/h com piloto automático por haver somente pistas simples, porém não perco tempo para ultrapassar e sempre vou pelo “kickdown” pra ter força sobrando, seguindo, chegou num ponto da pista que tinha uma Ecosport na minha frente com pisca alerta ligado (não percebi o motivo), penso que a uns 80km/h, como estava já no limite da faixa seccionada eu decidi esperar a próxima oportunidade, quando surgiu eu pisei para ultrapassar e acho que no fim da ultrapassagem estava a 120km/h já sem o pé no acelerador e voltando para a minha faixa, pois bem, neste exato momento tinha um “PRF” com a “pistola” apontada na minha direção!! Achei uma sacanagem mas é lei…Paguei a multa com 40%, 80 e poucos reais.

    PS: Meu carro é um Cruze Sport6 AT 2014

    • Pai Nosso

      Um veículo A deslocando-se a 100 km/h necessita 4 segundos e 112 m para ultrapassar outro automóvel B que esteja rodando a 85 km/h. Aqui supõe-se uma pista plana, sem irregularidades e sem vento contrário. A manobra segura deve iniciar 10 m atrás do veículo B e o retorno à mão correta 10 m adiante. Se a velocidade for 120 km/h são necessários 2 segundos e 66 m para executar o procedimento. Qual é o mais seguro?

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