Como fica o funcionamento do ar-condicionado em um carro com sistema start-stop?

start stop ar condicionado
start stop ar condicionado

O sistema start-stop está equipando muitos carros hoje em dia. Ele é um sisteam que desliga o motor quando o carro para.

Ele liga de novo quando o motorista acelera ou tira o pé do freio. Isso ajuda a economizar combustível e é bom para o meio ambiente, pois reduz a emissão de CO2.

Também diminui o barulho dos motores quando o carro está parado. Cada vez mais, os fabricantes melhoram o start-stop para carros. Isso faz a experiência de dirigir ser mais eficiente.

Mas, isso não impede que o ar-condicionado seja afetado por esse desligamento do motor.

Infelizmente, quando o motor do carro para, o compressor do ar-condicionado também fica desligado, e com isso ele não resfria o interior do veículo.

A ventilação continua funcionando, mas não tem jeito, em apenas alguns segundos, dá para perceber que a cabine já está ficando mais quente, principalmente se o dia estiver muito quente lá fora.

No trânsito parado ou com pausas frequentes, o sistema do ar-condicionado pode não funcionar bem. Se ficar ligando e desligando várias vezes, devido ao start-stop, o ar-condicionado não consegue esfriar direito.

Nestes casos, é melhor desligar o start-stop. Ou, se no seu carro, ele não tiver essa opção, como infelizmente acontece com alguns modelos, basta soltar o freio e pressioná-lo de novo, rapidamente.

Assim, o motor liga de novo e o ar-condicionado volta a funcionar.

Aqui temos tabela que mostra como o sistema start-stop afeta o ar-condicionado em diferentes situações de tráfego:

Condição de Tráfego Funcionamento do Ar-Condicionado Efeito na Climatização
Trânsito Fluído Breves Paradas do Compressor Climatização Mantida
Congestionamentos Desligamentos Frequentes do Compressor Redução no Conforto Térmico
Altas Temperaturas Externas Impacto Significativo na Climatização Necessidade de Desativação do Start-Stop

A inovação na indústria automotiva trouxe soluções avançadas. Elas garantem que o ar-condicionado funcione em carros com sistemas start-stop. As tecnologias híbridas e de 48V são avanços importantes nesse sentido.

Os sistemas híbridos e o meio 48V são grandes passos no setor. Eles usam um motor elétrico junto com baterias 48V. Assim, o ar-condicionado e outros sistemas elétricos podem funcionar, mesmo quando o motor principal está desligado.

Ou, se você comprar um carro elétrico, não precisará mais se preocupar com isso tudo, pois com o carro parado, o motor elétrico não está sendo exigido, e a única coisa a usar um pouco de energia das baterias do carro será mesmo o ar-condicionado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.