Comprando e Vendendo

Como financiar um carro

financiamento-2-1024x682 Como financiar um carro

Como financiar um carro passo a passo

Aprenda como você pode financiar o seu veículo

Financiar um carro é uma opção se você não tem dinheiro para comprar um carro à vista. O financiamento é outra excelente alternativa a ser considerada, mas é necessário ter em mente que há vantagens e desvantagens quando escolher financiar um carro, mesmo que seja na melhor instituição financeira.



Quando você for financiar um carro, adquirir um veículo, é essencial que faça as contas na ponta do lápis a fim de entrar em dívidas desnecessárias. Claro que nossa vida financeira muda a todo instante, portanto, fique atento e tente quitar o financiamento da forma mais rápida possível para que possa ter o carro em seu nome em um período menor de tempo. Existe todo um processo burocrático envolvido, portanto, vamos ver a partir de agora todos os procedimentos de como financiar um carro.

Como escolher onde financiar o carro

Após aquele longo e prazeroso processo de escolher um veículo, chegou o momento de escolher a forma de pagamento. Vamos ver agora quais os procedimentos necessários para financiar um carro.

A primeira coisa a ser feita é escolher a instituição financeira que melhor te atenda. É importante fazer uma pesquisa de mercado a fim escolher aquela que melhor te atenda, com as menores taxas de juros para o financiamento. Peça descontos e certamente poderá obter boas propostas, afinal de contas há uma boa concorrência.

Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Banco do Brasil são apenas alguns dos principais bancos que oferecem bons serviços de financiamento. É claro que as taxas de juros de todos os bancos são altíssimas no Brasil, mas estes bancos tem bons serviços. Também existem financeiras que emprestam o dinheiro para você comprar o carro, mas as taxas de juro delas costumam ser maiores que as dos bancos.

Você pode ir ao banco e conversar com o gerente, bem como pode fazer uma simulação online nos sites das instituições financeiras. Faça uma análise de acordo com a sua renda e proponha descontos e melhores condições de pagamento.

O ideal é negociar no banco onde você tem conta aberta. Fale abertamente sobre os juros e escolha a melhor forma e valor. Negocie todas as taxas e preste atenção em todas as linhas do contrato oferecido. Se possível, consulte um especialista para maiores orientações.

Financiar o carro por Leasing

Este é um tipo de contrato diferente do financiamento comum (CDC). No Leasing, o cliente assume as prestações e o carro fica de posse da instituição financeira durante a vigência do contrato. Assim que a última parcela for paga, o carro é transferido para o nome do cliente, ou ele pode devolver o carro.

Comprar pelo consórcio

Se você não tem tanta pressa para adquirir um carro e nem tanto dinheiro assim, o consórcio é uma boa opção. Você entra em um grupo de compradores e paga as parcelas todos os meses. A empresa organizadora faz sorteios mensais e se você for contemplado fica com o carro e continua pagando as parcelas. Caso não seja sorteado até o fim do contrato recebe o veículo após quitar a última prestação. Estes sorteios são feitos mensalmente.

Financiamento por Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Pelo CDC, o tipo mais comum de financiamento, o consumidor faz  um empréstimo junto ao banco para aquisição de um veículo. Este fica de posse do comprador, mas fica alienado ao banco, portanto, este não pode ser vendido. Ao final do pagamento de todas as parcelas, aí sim, a transferência é feita para o nome do comprador.

Financiar um carro – documentos necessários

  • RG – cópia e original
  • CPF – cópia e original
  • Comprovante de estado civil – documentos e registros – original e cópia
  • Comprovantes de rendimentos (holerite) – original e cópia
  • Comprovantes de imposto de renda – original e cópia
  • Comprovante de endereço – original e cópia

Multas por atrasar parcela do financiamento

  • O ideal é não atrasar com as parcelas, mas caso haja necessidade, fique atento aos seguintes detalhes:
  • A multa nunca pode ser maior do que 2% do total da dívida.
  • Os juros por mês de atraso não podem ultrapassar 1% do total da dívida.
  • Nos consórcios a multa cobrada é de 2%.

Taxa de juros do financiamento do carro

  • No CDC e leasing as taxas de juros são fixadas no momento da realização do contrato e as parcelas são fixas durante toda a vigência contratual.
  • Se você optar pelo consórcio é cobrada uma taxa administrativa. Os valores das parcelas podem variar conforme os preços do veículo escolhido.

Valores de parcela do financiamento

Antes de fazer o financiamento do veículo pense em sua renda, pois, durante a vigência contratual podem ocorrer problemas como perda de emprego ou redução de renda e isto pode afetar sua capacidade de pagar as parcelas. Os valores são negociados diretamente com você e de acordo com sua realidade financeira e salarial.

Financiar um carro usado

Se quiser financiar um carro usado, seguem algumas dicas:

  • Analise o estado do carro preferencialmente durante o dia.
  • Verifique se há ondulações na lataria e se o carro já sofreu algum acidente.
  • Nunca dê nenhuma entrada antes de ter certeza sobre a procedência do veículo.
  • Observe se o valor é justo. Se for cobrado um valor muito baixo ou alto fique de olho e não faça negócio nestas condições.
  • O ideal é que o carro tenha peças originais ainda instaladas.
  • Verifique se os impostos e taxas (IPVA, DPVAT, CRLV e DUT) estão pagos.
  • Verifique se está tudo correto também o recibo ou contrato de compra e venda, e o número do chassi.
  • Quando comprar de pessoas desconhecidas procure fechar negócio em locais abertos e públicos para evitar problemas maiores.

Se você seguir todas estas dicas realmente terá sucesso em seu financiamento do carro, mas lembre-se de fazer uma negociação de acordo com suas reais condições financeiras. Não extrapole suas condições de pagamentos mensais, desta forma, fica muito mais fácil ir até o final do contrato e passar o carro para o seu nome.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend