Manutenção Matérias NA

Como higienizar o carro?

Como higienizar o carro?

A limpeza do automóvel é algo importante para manter a estética do veículo e sua conservação. Afinal, trata-se de um produto caro e que ao menor sinal de desgaste, seu valor de revenda cai rapidamente. Assim, para manter o visual existem muitas dicas aqui no Notícias Automotivas. Mas e o interior? Como higienizar o carro?


Manter o ambiente interno limpo não significa apenas deixa-lo visualmente agradável, mas é de suma importância eliminar fungos e bactérias que são nocivas à saúde humana. Não parece, mas conforme o uso do veículo, tanto sua utilização no dia a dia rodando, quanto o que os passageiros fazem dentro do carro, um acúmulo de substâncias e elementos que podem prejudicar o ser humano é enorme.

Como higienizar o carro?

Danos à saúde

Este artigo tem como objetivo dar dicas sobre como higienizar o carro, mas antes disso, devemos considerar um alerta sobre a contaminação a bordo dos automóveis, que pode causar doenças bem graves aos ocupantes. Em nossa rotina de trabalho, estudo, compras e até mesmo no lazer, acumulamos no habitáculo uma quantidade enorme de sujeira.

Mesmo os que se consideram limpos nesse aspecto, também não estão livres de sujar seu próprio carro. Um estudo da Faculdade de Biomedicina da Devry Metrocamp, analisou 26 carros em Campinas-SP e verificou que em 76 partes do interior do veículo, podem ser acumulados até 10 mil fungos e bactérias.

Mas o pior não é isso e sim o que eles causam à saúde. Nesse caso, o estudo apontou para doenças que iam de renite e micose até disenteria, doenças pulmonares, convulsões e infecção de urina, sendo os que mais sofrem são crianças e bebês, que possuem imunidade baixa diante de tantos micro-organismos.

 

Pessoas idosas, gestantes e doentes em tratamento também ficam expostas aos agentes causadores de enfermidades diversas, algumas mais graves, outras nem tanto. Mesmo quem tem hábito de limpar o carro, muitas vezes se esquece de alguns detalhes e lá se acumulam bactérias que posteriormente se multiplicam.

Com o uso diário, a contaminação é constante – especialmente em carros compartilhados por muita gente no trabalho ou na família – bastando coçar a cabeça, tossir, espirrar ou coçar o nariz é suficiente para infectarmos o habitáculo com germes e bactérias. Isso sem contar a alimentação a bordo, desde uma simples bolacha até um lanche rápido completo.

Gordura, restos de alimentos e embalagens, entre outros, mesmo que por pouco tempo, permitem que os micro-organismos se alimentem deles e se multipliquem. Isso sem contar o ambiente externo, que envia outros agentes contaminantes através do ar, seja pelas janelas abertas ou sistema de climatização. Por isso, este também deve ser bem limpo e dotado de filtro de partículas.

Como higienizar o carro?

Como higienizar o carro?

Alerta dado, agora é hora de higienizar o interior do carro. Existem diversas dicas para fazer um bom trabalho e deixar o ambiente do automóvel limpo, agradável e longe dos micro-organismos que tanto nos prejudicam. Para começar, o habitáculo pode ser dividido em partes, com limpeza específica de painel, teto, cintos de segurança, estofados, tapetes, vidros e revestimentos diversos.

Como higienizar o carro?

Painel

Com um pano úmido e detergente neutro, passe suavemente pelas diversas partes do painel, mas na área de acrílico da instrumentação, tenha muito cuidado para evitar riscos à superfície, pois isso não tem como retirar depois. Limpe bem especialmente volante e também a alavanca de câmbio.

Também não se pode esquecer dos difusores de ar na parte externa, pois internamente é preciso fazer um serviço de higienização do sistema de ar-condicionado, que é mais extenso e eficaz. O porta-luvas deve ser esvaziado e limpado completamente. Outro ponto que deve ser observado na limpeza é o sistema de áudio ou multimídia, onde toca-se muito com os dedos, muitas vezes bem sujos.

Não esqueça as hastes de setas e limpadores ou os botões do ar-condicionado. Evite o uso de silicone, pois além de engordurar o para-brisa com sua evaporação, também ajuda a acumular sujeira nas superfícies.

Como higienizar o carro?

Teto

Assim como feito no exterior, o teto interno precisa ser limpo de cima para baixo, mas utilizando um pano seco ou escova macia para remoção da sujeira pesada inicialmente. Depois, aplique com borrifamento a mistura de água, desinfetante e detergente neutro, passando imediatamente em seguida um pano para remoção.

Como higienizar o carro?

Cintos de segurança

No caso do cinto de segurança, é necessário lava-lo com uma solução de água morna com sabão neutro. Para faze-lo, é preciso puxar totalmente o cinto e assim aplicar a mistura sobre a superfície. É preciso mante-lo assim para secar e não se pode utilizar produtos químicos de outras origens sob risco de alterar a resistência do material e comprometer a segurança.

Como higienizar o carro?

Estofados

Se os bancos e revestimentos forem em tecido, use frequentemente um aspirador de pó, alguns portáteis são ligados na fonte 12V e facilitam a vida de quem limpa. Depois, passe um pano úmido com pouco sabão neutro para eventuais sujeiras superficiais.

No caso do couro, use sempre pano seco, mas se houver sujeira aparente, use pano úmido com sabão neutro, mas secando bem depois. Use produto para hidratação do material uma vez por ano e evite quaisquer outros produtos para a limpeza, pois podem comprometer o revestimento.

Como higienizar o carro?

Tapetes

Para limpeza de tapetes de borracha, o serviço é mais fácil, bastante retira-los do veículos e lava-los com água, sabão neutro ou detergente. Pode-se utilizar uma mangueira para lava-los com escova ou utilizar máquina de jato de pressão, secando-os para que então possam ser colocados no interior.

Se os tapetes forem de tecido, a limpeza é mais delicada. Antes de mais nada, retire-os e passe um aspirador de pó. Em seguida, passe um pano úmido para retirar a sujeira mais grossa e deixe secar antes de recoloca-los.

Como higienizar o carro?

Vidros

Pelo menos uma vez por semana deve-se limpar os vidros, mas não use qualquer solução. Utilize produtos específicos nesse caso, como um bom limpa-vidros. Passe um pano seco para remover o produto, a fim de eliminar gordura e poeira.

Revestimentos diversos

Limpe com um aspirador de pó e pano úmido os porta-copos, porta-moedas, porta-objetos/garrafas, puxadores, maçanetas, comandos de vidros e retrovisores, capas dos alto-falantes e outras superfícies do acabamento para higienizar o carro.

 

 

 

 

 

 

Como higienizar o carro?
Nota média 3.5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email