Como lavar carros a seco

Há algum tempo atrás, a cidade de São Paulo enfrentou a maior escassez de água de sua história, fazendo com que milhões de pessoas repensassem o uso da água. Nesse ambiente hostil para a vida urbana moderna, a lavagem de automóveis se tornou quase como um crime, diante do desperdício de água. Mas, uma alternativa que já existia tornou a tarefa mais ecológica e viável, lavagem quase sem uso de água. Mas, como lavar carros a seco?

A lavagem de carros tradicional envolve muita água. São centenas e centenas de litros do precioso líquido que são despejadas sobre o automóvel durante o processo de limpeza e isso é muita coisa numa situação de calamidade pública, como a que enfrentou a capital paulista. Calcula-se que são necessários 300 litros para carros pequenos e 600 litros para carros grandes, por exemplo.


O uso de máquinas de jato de água torna o serviço mais rápido e econômico em termos de consumo, mas ainda assim exige uma determinada quantidade de água que não é reaproveitada em muitos casos.

Tanto em casa como no lava rápido, o processo também toma algum tempo e molha bem o local. Mas o que dizer da lavagem de carros a seco. É recomendável? É rápido de fazer? Realmente deixa o carro limpo? Bom, essas perguntas responderemos nesse artigo, que trata de como lavar carros a seco.

Como lavar carros a seco

Como lavar carros a seco?

No início, apenas algumas empresas prestadoras de serviço possuíam material e pessoas treinadas para fazer a lavagem de carros a seco. Mas, como o mercado é dinâmico e hoje em dia você aprende muita coisa pela internet ou tem acesso a produtos que realmente cumprem a tarefa, então esse tipo de serviço pode ser feito em casa.

Bom, antes de começar, é preciso ter em mãos um kit de lavagem a seco. O conjunto de itens é fácil de encontrar no mercado e pode ser adquirido até pela internet. Você precisa de pouca coisa e também de pouquíssima água, que nem mesmo mataria a sede de uma pessoa durante um dia, por exemplo.

No caso dos materiais para lavar carro a seco, tenha em mãos um produto específico para esse serviço, que tem diversos preços no mercado. Os preços variam de R$ 15 a mais de R$ 50. Ou seja, custa o mesmo que mandar lavar o carro fora de casa. Além desse produto, você precisará de panos de microfibras (3 pelo menos) de 40 x 40 cm ou mais. Além disso, compre um pulverizador específico para esse tipo de lavagem, com volume máximo de 1,2 litro.

Não encontrou? Então compre um kit de lavagem a seco para autos, que vem o produto de aplicação, o pulverizador e os panos de microfibra. Custa a partir de R$ 99. Você também precisará de um pincel para detalhamento, que se encontra no mercado. Para fechar o pacote de materiais, tenha também um limpa vidros para carros e um produto para limpeza de roda e pneus, exclusivamente com desengraxante.

No mercado também existem kits para o serviço de maior demanda, caso queira ganhar um dinheiro extra ou ter isso como fonte de renda para lavar carros a seco para terceiros. Também existem produtos para limpeza a seco que são vendidos já com spray para ser borrifado direto no carro e com um pano de microfibra, fazer a limpeza, mas não é o mais indicado.

Como lavar carros a seco

 

Lavando o carro a seco

Para se efetuar a lavagem de carro a seco, é necessário algumas recomendações. Em primeiro lugar, o local precisa ser abrigado de sol e chuva, um espaço em que os raios solares não esquentem a carroceria. O carro precisa estar frio e com a lataria devidamente na temperatura ambiente. Também o local precisa estar limpo ou livre de poeira.

Depois, misture em 1,2 litro de água – a quantidade recomendada é essa, mas pode-se utilizar de 500 ml até 2 litros – a quantidade de produto recomendada na embalagem, sempre faça na proporção indicada pelo fabricante. Então, o exemplo citado não servirá para alguns tipos de produto, que requerem mais ou menos água na diluição.

Para aplicação, molhe bem a lataria com o produto pulverizado num espaço de no máximo meio metro quadrado. Após isso, passe suavemente e em círculos, o pano de microfibra para retirar a sujeira. Não aplique força, apenas deixe o pano deslizar sobre o produto na carroceria. Faça movimento num único sentido e apenas uma vez em cada área.

Como lavar carros a seco

Feito isso, então pegue um segundo pano de microfibra e passe novamente, da mesma forma suavemente e num só sentido. Isso é necessário para dar o acabamento ao local onde o produto foi aplicado e a sujeira foi retirada. Se a sujeira for muita, então deixe o produto agindo por meio minuto e então passe o pano.

Caso seja necessário, passe novamente o pano, mas de um lado onde ainda esteja limpo. Faça isso em toda a carroceria, mas quando o pano de apresentar sujo, lave num balde, torça e continue o processo de lavar o carro a seco.

Use o pincel para ajudar a retirar a sujeira de certas partes da carroceria, ele ajuda bastante onde o pano simplesmente não pode chegar. Até aqui, a carroceria está limpa. Mas existem outras partes. Se o carro estiver sujo de barro ou lama, lave-o com uma lavadora a jato antes do serviço.

Como lavar carros a seco

No caso dos vidros, utilize o produto específico com a diluição recomendada pelo fabricante do limpador e utilize um spray para borrifar sobre a superfície do material. Nesse caso, não use os panos de microfibra comuns, utilizados na carroceria, mas compre um especialmente feito para vidros. Limpe por dentro e por fora, nessa ordem.

Depois é a vez dos pneus. Mas antes, é recomendável limpar primeiro a caixa de rodas. Nessa hora, pensamos numa lavadora a jato, mas como é a seco, use uma escova para remover a sujeira mais pesada e depois um pano de microfibra bem sujo.

No pneu, use o produto para limpeza com mais panos e depois passe para a roda, pulverizando o máximo de produto possível e ir limpando com pano de microfibra sujo ou escuro para dar acabamento. Pronto, o carro já está limpo e seco.

 

 

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.