Matérias NA

Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas

Para alguns motoristas, lavar o carro em casa é sinônimo de tarefa prazerosa, para outros é mais compensável contar com os serviços de um lava-rápido. O que realmente importa é deixá-lo sempre limpo tanto no interior quanto na parte externa.

Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas


Manter a limpeza do veículo ajuda a conservar a pintura evitando danos permanentes, na higienização, em geral, e, por fim, auxilia na economia financeira.

Com o hábito frequente de zelar do seu carro, você ajudará na conservação e poderá obter vantagens na hora de vender, além de passar mais segurança já que se preocupou em cuidar dele. Afinal, ninguém quer comprar um carro usado em péssimo estado.

Água de reúso x Lavagem a seco

Muitos lava-rápidos começaram a trabalhar com água de reúso, principalmente nos estados brasileiros que sofreram e ainda sofrem com crise hídrica. Em São Paulo, por exemplo, criou-se uma lei que obriga postos de gasolina e as empresas de lavagem de veículos a reutilizar a água.


Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados, a de reúso pode conter substâncias que poderão deixar a lataria do seu carro com manchas, mesmo utilizando o detergente junto. Se isso ocorrer com frequência causará prejuízos na pintura ficando presas e impedindo a remoção depois, salvo com polimento, ou seja, mais gastos.

Por isso é importante conhecer se a empresa que você leva seu carro para limpeza usa água de reúso corretamente. Para tomar ciência, é fácil, verifique se o posto ou lava-rápido tem uma estação de tratamento, o equipamento garante água de reúso limpa.

Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas

O líquido que sai junto com o sabão de uma lavagem anterior desce para uma valeta, ao chegar no reservatório, junto com areia, é realizado a separação de água e óleo e, a partir daí, começa um tratamento nos cilindros: corrigindo o potencial hidrogeniônico – pH, separando as substâncias e na etapa final ela passa por um filtro e, depois, é adicionado cloro.

Pronto, com todo esse processo feito, você poderá lavar o carro sem preocupações. Lembrando que essa água é entregue às empresas via caminhão pipa.

Lavagem a seco é outra opção e assim como a de reúso, está muito em alta. De seco só nome, no fim das contas ela nada mais é do que um líquido. O produto ficou popular, principalmente, após a escassez de água em São Paulo a partir de 2014 e durou até 2016.

Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas

Hoje é possível encontrar facilmente em qualquer estabelecimento, inclusive em mercados. O produto é colorido e é preciso obter um kit de lavagem a seco para realizar a limpeza completa. Os valores variam de R$ 15 a R$ 50.

Para usá-lo corretamente e conseguir resultados positivos é fundamental seguir algumas regras.

Dicas: como lavar o carro em casa de forma correta?

Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas
O Notícias Automotivas preparou algumas dicas essenciais para você lavar o carro em casa da melhor maneira, de forma correta e evitando o gasto excessivo de água e dinheiro.

1) Fuja do sol

Em primeiro lugar, não lave sob sol. Se ocorrer do sabão secar, ele poderá deixar manchas e fixar na carroceria comprometendo a pintura. O recomendado é executar o serviço em locais fechados como em garagens.

2) Use os produtos corretos

Utilize sempre produtos de qualidade para remover as sujeiras. Produtos específicos podem auxiliar a trazer resultados positivos. Atualmente é possível encontrar facilmente e utilizar shampoos automotivos, pano de algodão, esponja e troque o detergente por sabão neutro. Para a parte interna, use um aspirador de pó, que já é possível adquirir com exclusividade para veículos.

Aplicar detergente de cozinha, faz o carro perder o brilho podendo gerar até manchas. A bucha é outro item não recomendado, isso porque junto com o pó acumulado nela, ocorrerá os riscos na pintura.

3) Por onde começar?

Limpeza interna, externa, portas, capô ou vidros? Por onde começar a lavar o carro? É simples, o ideal é de cima para baixo. Comece pelo teto, indo pelas laterais, vidros, portas até chegar na parte inferior. Fazendo ao contrário pode acontecer da sujeira acumulada debaixo ir parar na parte superior do carro.

Não esqueça de realizar o mesmo nos locais de difícil acesso, onde geralmente acumula sujeiras. As rodas e pneus são um dos itens mais sujos por isso pode até ser mais difícil de efetuar a higienização. A dica aqui é manusear com bucha e água. Ao final, para deixar brilhando, você pode usar o famoso “pretinho”.

Para secar, não esqueça de um pano macio / luva de microfibra.

4) A lavagem na prática

Nunca realize a lavagem do seu carro passando o pano com movimentos circulares, como é comum vermos por aí. Você já reparou que em alguns momentos nota-se círculos parecidos com teia de aranha na lataria? Isso acontece devido ao movimento, em especial para quem usa a bucha.

Então, lembre-se, sempre em movimentos diretos/retos usando o pano de microfibra.

Ainda para evitar os riscos, é crucial fazer a pré lavagem, que nada mais é do que passar uma água, em geral no automóvel eliminando as sujeiras acumuladas.

5) Lavando o motor

O motor também precisa de cuidados e limpamento evitando problemas e ferrugens. Você mesmo pode fazer a lavagem, mas tomando alguns cuidados. Utilize uma mangueira ou lavadora, o motor deve estar totalmente frio e com uma pressão moderada, assim evita a danificação dos componentes.

Caso o seu carro não possa receber água sobre o motor, use uma esponja com pouco líquido apenas para remover as sujeiras. Lembrando que esse tipo de serviço não deve ser feito com periodicidade. Para o motor, uma vez por ano ou a cada semestre já é o suficiente.

Se houver dúvidas, procure um mecânico de confiança ou informações com a montadora do seu automóvel. Veja também no manual do proprietário.

6) Com que frequência devo lavar o carro?

Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas

Uma das grandes dúvidas sobre lavar o carro é de quanto em quanto tempo isso deve ser feito. A resposta certa é a cada duas semanas (15 em 15 dias). Mas há algumas exceções, vamos supor que um ocorra um excremento de pássaro ou substância de alguma árvore que caiu no seu carro, o ideal é limpar o mais rápido possível.

O mesmo vale para produtos químicos que venha cair sobre a lataria como querosene ou piche de asfalto. Maresia de praia também pode prejudicar e isso obriga a lavagem o mais rápido possível.

Não há muitos segredos em lavar o carro, utilizando os produtos certos e realizando da forma como passamos acima, não tem como errar, e assim consegue manter tudo limpo além de preservar o estado do seu veículo.

O Notícias Automotivas apoia a economia de água, é essencial não desperdiçar água e se possível opte pela reutilização.

Como lavar o carro corretamente? Veja aqui 5 dicas
Nota média 4.6 de 10 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email