Manutenção

Como lavar o carro

como-lavar-o-carro-1024x683 Como lavar o carro

Dicas de como lavar o carro

Como lavar o carro corretamente? Como podemos fazer para preservar um dos bens mais preciosos que temos que é o nosso carro? Há várias formas de lavar o carro, então vamos ver neste artigo algumas dicas que podem te ajudar.



É importante manter o carro sempre limpo e cuidar dos detalhes da aparência dele porque tudo isso o valoriza no valor de revenda, e também te deixa mais satisfeito com ele no dia-a-dia. Lavar o carro em casa pode ser uma atividade prazerosa e você economizará muito dinheiro que seria gasto com lava jatos.

Alguns produtos comerciais podem danificar o seu carro arranhando ou estragando a pintura. Junte a família no final de semana e divirta-se! Vamos ver agora as melhores dicas de como lavar o carro.

Como lavar o carro

Seja lá qual for a marca do seu carro ou ano de fabricação, a paixão que você tem dele é muito grande, então você precisa ter em mente que todo cuidado é pouco para evitar desvalorizar o seu carro que te ajuda a ir e vir. Vamos ver os detalhes na prática:

Coloque o seu carro na sombra

Para evitar que o seu carro fique manchado, o ideal é que você o estacione na sombra, desta forma, o seu carro não secará antes da hora. Se o seu veículo estiver exposto ao sol, o calor poderá acelerar a evaporação da água, consequentemente dificultando a limpeza.

Outro detalhe importante é fechar todas as janelas, desta forma você protegerá o interior do carro da água. Recolha a antena para evitar surpresas desagradáveis como quebrá-la, por exemplo. Não se esqueça também de cuidar do limpador de para-brisa deixando-o na posição vertical.

Deixe tudo que vai usar perto do carro

Não se esqueça dos itens que você vai usar durante a limpeza, pois, eles são essenciais. Compre um bom detergente automotivo, deixe os baldes para enxaguar e lavar também por perto e a mangueira na distância correta para o seu uso de forma confortável.

Escolha os panos e toalhas para lavar e depois enxugar o seu carro. O ideal é que você tenha também luvas para não ter problemas em suas mãos, uma esponja é importante, bem como um bom esfregão. Com relação aos pneus, escolha uma boa escova.

Escolha roupas leves como bermudas e chinelos para o seu conforto. Muito cuidado com os detergentes automotivos, então, siga as recomendações do fabricante com relação a quantidade e modo de usá-lo.

Prepare um balde com o detergente

Separe um balde especial para este detergente. Se for necessário lavar o para-lama em separado, procure ter outro balde a disposição, para não colocar sujeira na água limpa do balde. O detergente automotivo pode ser comprado em lojas de autopeças. Busque informações a respeito da marca para ter a garantia que é de qualidade.

Use a mangueira

Use a mangueira sem muita pressão de água, pois, alta pressão poderá danificar a pintura e até mesmo entrar um pouco de água pelas janelas caso a vedação não esteja perfeita. Encontre a pressão correta para retirar os resíduos de sujeira. Sem dúvidas a mangueira é muito útil, mas muito cuidado para não desperdiçar muita água durante a lavagem. Tome o cuidado de fechá-la enquanto não estiver usando.

Use as luvas para lavar o carro

O ideal é que você molhe as luvas no balde com detergente e água e esfregue com muito cuidado a lataria. Não exagere na força, pois, poderá arranhar a pintura. Lave um pouco e depois enxague e molhe novamente com detergente. Não deixe o sabão secar na lataria. Quando suas luvas estiverem sujas, o ideal é que você coloque-as na máquina para lavá-las.

Comece pela parte de cima do carro

Começando pela parte de cima o detergente irá escorrer pela lataria facilitando o seu trabalho. Deixe a água e o detergente automotivo atuando por um curto período de alguns segundos para que soltem as sujeiras mais difíceis. Lembre-se de não esfregar com muita força para não danificar a pintura.

Cuidado com fezes de pássaros

Muito cuidado com as fezes de pássaros que podem se acumular em seu veículo. O recomendado é usar um pano úmido ou então uma esponja com água morna para soltar tudo. Muito cuidado para não danificar a pintura com a força que usar nas mãos. Limpe bem as luvas e as esponjas nos baldes perto de você. Se a água estiver muito suja, troque-a imediatamente e lave o balde também.

Enxágue com cuidado

Enxágue todas as partes que estão limpas. Pegue uma mangueira sempre de cima para baixo e siga parte a parte do seu carro. Não se esqueça das fechaduras e observe todos os detalhes e refaça o processo em algum ponto se achar necessário.

Use a mangueira para lavar

Use a mangueira para lavar evitando assim que a água seque na pintura o que não é bom. O recomendado é limpar o carro com pano antes que ele fica totalmente seco.

Deixe as rodas por último

Use uma esponja ou suas luvas para a lavagem final das rodas. Esfregue com cuidado e procure observar se toda a sujeira se foi.

As laterais do carro merecem outra atenção

Uma escova de plástico é muito boa para limpar as laterais do seu veículo, portanto, aquelas fuligens da estrada que estão agarradas em seu carro, na parte inferior das laterais, poderão sair com facilidade.

Finalmente a parte inferior do seu carro

Lave com mangueira a parte de baixo do seu carro, pois, ele poderá ter passado por terrenos com pedras, areia, entre outros.

Seque com panos limpos

Use panos de microfibra que são essenciais para secar as superfícies do veículo. Finalmente você terá um carro “novo” e poderá continuar o seu trabalho ou estudo normalmente com muito mais prazer ao dirigir!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend