Como lavar o motor do carro?

Lavar o motor do carro, quer saber como fazer?

Bem, se você faz parte daqueles motoristas que estão sempre preocupados com a limpeza do carro, ver o motor sujo não deve ser nada animador. A higienização veicular deve ser levada a sério não apenas na parte externa.


Embora seja comum muitos brasileiros manterem os seus carros brilhando, falar em lavar o motor pode parecer um pouco assustador, mas é de extrema importância mantê-lo sempre limpo, além de seguir com todas as manutenções periódicas.

Essa preocupação surge quando falamos de veículos carburados.

Os carburadores foram desenvolvidos lá no século 19, período que ficou marcado também pelo início da era automotiva. Trabalhando de forma totalmente mecânica, ele tem como objetivo misturar ar e combustível, entenda o funcionamento na prática.

Aqui no Brasil o último veículo carburado foi a Volkswagen Kombi de 1998.

Nestes modelos, carburados, ao lavar o motor, o carro depois não pegava. Para o alívio de muitos motoristas, isso acabou quando houve a chegada da injeção eletrônica.

Com conectores e módulos eletrônicos, os motores ficaram mais tecnológicos, contudo, quando em contato com a água, ainda assim esses equipamentos podem ser danificados.

Lavar o motor, pode?

Agora você deve estar confuso, posso ou não lavar o motor do carro?

Pode, sim! Para aqueles modelos com injeção eletrônica, o problema não está em molhar a motorização e sim na pressão da água.

Para você entender, nós podemos comparar com os relógios à prova d’água, eles aguentam até uma determinada pressão, como chuva e banho. O mesmo vale para o motor do seu carro equipado com injeção eletrônica.

Executado da forma correta, você mesmo pode lavar o motor do seu automóvel. Explicaremos como isso funciona em seguida, mas, de outra forma, é possível contratar empresas especializadas em limpeza técnica do motor, como é chamado por algumas pessoas.

O custo pode variar muito dependendo do modelo e estado em que se encontra o motor, podendo iniciar em R$ 100 e chegando a R$ 400 ou mais. A realização do serviço dura cerca de 2 a 3 horas.

Como lavar o motor do meu carro de maneira correta?

Alguns postos de gasolina e serviços de lavagem oferecem o serviço de lavar o motor, porém o preço praticado pode não ser tão vantajoso, ainda há a necessidade de verificar se os funcionários têm pleno conhecimento e se estão aptos para realizar a lavagem do motor. Por isso, é preciso se atentar a esses detalhes.

Como informamos anteriormente, é possível lavar o motor na sua própria garagem desde que seja feito da forma apropriada. Para isso, criamos a seguir um passo a passo com dicas importantes para você fazer isso sozinho.

Como lavar o motor do carro?

1) O motor deve estar frio

Inicialmente deve-se aguardar o motor esfriar para lavar o motor. Isso evita que ocorra choque térmico, em seguida manuseie com uma luva para não machucar as mãos em peças pontiagudas. Projeta as áreas vulneráveis, peças que devem ter preservação pois contém chicote com eletricidade: alternador, caixa de fusíveis ou relés, módulo do freio ABS, de carroceria, da injeção eletrônica, velas, terminais de bateria e bobina.

Esses equipamentos não devem receber água, para garantir a proteção, utilize sacos plásticos sobre eles, inclusive na bateria.

2) Verifique os reservatórios

Certifique-se que as tampas dos reservatórios de direção hidráulica e óleo do motor estão bem fechadas ao lavar o motor.

O mesmo cuidado vale para as varetas. Não é recomendado desligar as conexões da bateria, caso desconecte, correrá o risco de perder algumas informações e programações do veículo, dependendo do modelo.

3) Os produtos corretos que devem ser usados

Tome muito cuidado ao usar produtos na hora de lavar o motor.

Mostraremos aqui o que pode e o que não deve ser usado. Se optar por lavar com uma lavadora de alta pressão (lava jato), deixe na menor pressão possível para evitar o contato nos equipamentos eletrônicos.

Como lavar o motor do carro?

Outra dica de ouro é não utilizar balde com água, isso porque há o acúmulo de sujeira no próprio balde e na água, posteriormente, toda aquela sujeira retirada voltará para o motor do carro.

Cuidado com os itens químicos, eles podem ressecar e danificar as correntes e mangueiras. Jamais use sabão em pó, solvente, desengraxantes, ácidos e outros elementos à base de petróleo, como querosene.

Agora, entre os produtos recomendados para lavar o motor, use aqueles que são específicos para este fim. Você pode encontrá-los à venda em lojas de autopeças.

Com esponja macia, pano e uma escova de nylon, passe cuidadosamente para não desprender nenhum componente.

4) Finalização da lavagem do motor

Após lavar o motor e secar, você pode aplicar produtos exclusivos para o brilho das partes plásticas se desejar.. Retire os sacos plásticos de proteção e com um pano totalmente seco, faça uma limpeza final nos componentes elétricos.

Reforçamos que não é aconselhado o uso de receitas caseiras, elas podem ser prejudiciais ao motor.

Lavagem à seco ou a vapor: como funciona?

Atualmente podemos considerar três métodos de limpeza na hora de levar o motor, a mais tradicional, com água, a vapor e, por fim, a lavagem à seco, cada vez mais utilizada.

A lavagem à seco requer alguns líquidos e muita paciência. Como o próprio nome apresenta, não é necessário a utilização de muita água e sim materiais exclusivos para o limpamento de borrachas, componentes elétricos, metais e plásticos. Eles não afetam negativamente as peças do automóvel, sendo assim, não há problemas em passar mais de uma vez com uma flanela microfibras e pincéis.

Como lavar o motor do carro?

Não podemos negar que existem muitas vantagens em optar por lavar o motor no sistema da lavagem à seco, tem a economia de água e menos riscos de estragar as peças ligadas aos sistemas elétricos, contudo, você deve tomar alguns cuidados, mesmo sendo “à seco”, tem de se utilizar um pouco de água, em média 300 ml apenas para umedecer o pano.

Já a lavagem a vapor é uma das novidades neste segmento, ela consiste em vapor de água em alta temperatura removendo as impurezas mais pesadas, e, além disso, não há necessidade de fazer muita força. Outra vantagem é que o risco de afetar o sistema elétrico é baixíssimo.

Ele também não gera problema de choque térmico já que o vapor é aquecido.

Como lavar o motor do carro?

Em modo geral ela é bem mais vantajosa, pois, a limpeza chega a ser mais eficaz, com economia de água se comparado com a comum.

Quando devo lavar o motor?

Na verdade não há um prazo exato para lavar o motor. Inclusive, muitas montadoras nem mencionam a prática. Portanto, no olhar, você pode ter uma noção se está na hora de lavar. Se tiver dúvidas, procure um mecânico de confiança.

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011