Como lavar o motor do carro?

limpeza motor

Lavar o motor do carro, quer saber como fazer?

Nos modelos carburados, lavar o motor era sinônimo de problema, pois depois o carro simplesmente não pegava. Para o alívio de muitos motoristas, isso acabou quando houve a chegada da injeção eletrônica.

Com conectores e módulos eletrônicos, os motores ficaram mais tecnológicos, contudo, quando em contato com a água, ainda assim esses equipamentos podem ser danificados.

Veja também: lavadora de alta pressão estraga a pintura?

É bom lavar o motor?

Com tudo isso que citamos acima, você deve estar confuso. Afinal, posso ou não lavar o motor do carro?

Pode, sim! Para aqueles modelos com injeção eletrônica, o problema não está em molhar a motorização, mas sim na pressão da água.

Para você entender, nós podemos comparar com os relógios à prova d’água. Eles aguentam até uma determinada pressão, como chuva e banho, mas podem estragar caso um jato de água seja direcionado a seus mecanismos. O mesmo vale para o motor do seu carro equipado com injeção eletrônica.

Executado da forma correta, você mesmo pode lavar o motor do seu automóvel. Explicaremos como isso funciona em seguida, mas, de outra forma, é possível contratar empresas especializadas em limpeza técnica do motor, como é chamado por algumas pessoas.

O custo pode variar muito dependendo do modelo e estado em que se encontra o motor, podendo iniciar em R$ 100 e chegando a R$ 400 ou mais. A realização do serviço dura cerca de 2 a 3 horas.

Quando devo lavar o motor?

Na verdade não há um prazo exato para lavar o motor. Inclusive, muitas montadoras nem mencionam a prática. Portanto, no olhar, você pode ter uma noção se está na hora de lavar. Se tiver dúvidas, procure um mecânico de confiança.

Como lavar o motor do meu carro de maneira correta?

Alguns postos de gasolina e serviços de lavagem oferecem o serviço de lavar o motor, porém o preço praticado pode não ser tão vantajoso.

Além disso, é bom verificar se os funcionários têm pleno conhecimento e se estão aptos para realizar a lavagem do motor. Por isso, é preciso se atentar a esses detalhes.

Como informamos anteriormente, é possível lavar o motor na sua própria garagem desde que seja feito da forma apropriada. Para isso, criamos a seguir um passo a passo com dicas importantes para você fazer isso sozinho.

Como lavar o motor do carro?

1) O motor deve estar frio

Inicialmente, espere o motor esfriar para iniciar a lavagem, evitando que ocorra choque térmico. Em seguida, use uma luva para não machucar as mãos em peças pontiagudas.

Projeta as áreas vulneráveis e peças que devem ter preservação, pois contém chicote com eletricidade. Esse é o caso do alternador, caixa de fusíveis ou relés, módulo do freio ABS, de carroceria, da injeção eletrônica, velas, terminais de bateria e bobina.

Esses equipamentos não devem receber água. Para garantir a proteção, utilize sacos plásticos sobre eles, inclusive na bateria.

2) Verifique os reservatórios

Certifique-se que as tampas dos reservatórios de direção hidráulica e óleo do motor estão bem fechadas ao lavar o motor.

O mesmo cuidado vale para as varetas. Não é recomendado desligar as conexões da bateria, caso desconecte, correrá o risco de perder algumas informações e programações do veículo, dependendo do modelo.

3) Os produtos corretos que devem ser usados

Tome muito cuidado ao usar certos produtos na hora de lavar o motor.

Mostraremos aqui o que pode e o que não deve ser usado. Se optar por lavar com uma lavadora de alta pressão (lava jato), deixe na menor pressão possível para evitar o contato nos equipamentos eletrônicos.

Como lavar o motor do carro?

Outra dica de ouro é não utilizar balde com água, isso porque há o acúmulo de sujeira no próprio balde e na água, posteriormente, toda aquela sujeira retirada voltará para o motor do carro.

Cuidado com os itens químicos, eles podem ressecar e danificar as correntes e mangueiras. Jamais use sabão em pó, solvente, desengraxantes, ácidos e outros elementos à base de petróleo, como querosene.

Entre os produtos recomendados para lavar o motor, use aqueles que são específicos para este fim. Você pode encontrá-los à venda em lojas de autopeças.

Com esponja macia, pano e uma escova de nylon, passe cuidadosamente para não desprender nenhum componente.

4) Finalização da lavagem do motor

Após lavar o motor e secar, você pode aplicar produtos exclusivos para o brilho das partes plásticas se desejar. Retire os sacos plásticos de proteção e com um pano totalmente seco, faça uma limpeza final nos componentes elétricos.

Reforçamos que não é aconselhado o uso de receitas caseiras, pois elas podem ser prejudiciais ao motor.

Lavagem à seco ou a vapor: como funciona?

Atualmente podemos considerar três métodos de limpeza na hora de levar o motor: com água (a mais tradicional), a vapor e a lavagem à seco, esta última cada vez mais utilizada.

A lavagem à seco requer alguns líquidos e muita paciência. Como o próprio nome apresenta, não é necessário a utilização de muita água, mas sim materiais exclusivos para a limpeza de borrachas, componentes elétricos, metais e plásticos.

Eles não afetam negativamente as peças do automóvel, sendo assim, não há problemas em passar mais de uma vez com uma flanela microfibras e pincéis.

Não podemos negar que existem muitas vantagens em optar por lavar o motor no sistema da lavagem à seco, como a economia de água e um risco menor de estragar as peças ligadas aos sistemas elétricos.

Por outro lado, você ainda deve tomar alguns cuidados, mesmo sendo “à seco”, como utilizar um pouco de água, em média 300 ml apenas para umedecer o pano.

Já a lavagem a vapor é uma das novidades nesse segmento, consistindo em vapor de água em alta temperatura para remover as impurezas mais pesadas. Além disso, não há necessidade de fazer muita força.

Outra vantagem é que o risco de afetar o sistema elétrico é baixíssimo. Ele também não gera problema de choque térmico, já que o vapor é aquecido.

Como lavar o motor do carro?

Em modo geral ela é bem mais vantajosa, pois a limpeza chega a ser mais eficaz, com economia de água se comparado com a comum.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011