Manutenção

Como pintar carro

como-pintar-carro-1024x682 Como pintar carro

Como pintar carro? Dicas para você pintar o carro sem necessidade de levá-lo ao funileiro

Pintar o carro é algo que geralmente é feito apenas por profissionais da área, os funileiros ou lanterneiros. Mas muitos de nós pensam em economizar um dinheiro e pintar o carro nós mesmos, será que dá certo?

Sabemos da importância da pintura no veículo e isto te dá uma melhoria na condição do veículo para uma possível revenda. Você vai aprender neste artigo importantes dicas de como pintar o próprio carro. São dicas preciosas que valem a pena ter guardadas para que um dia você possa utilizá-las. Um novo visual faz toda a diferença para o seu conforto e satisfação.



Pintar o carro em um local apropriado

Em primeiro lugar, você deve levar em consideração que a escolha do lugar é primordial para o sucesso da pintura. O recomendado é que você escolha um local bem iluminado, sem qualquer tipo de poeira, um espaço bom para você trabalhar e tomadas ao seu dispor. Verifique se sua garagem possui estas condições, caso contrário, analise outro local. Cubra o piso com plástico para evitar sujeiras.

Compre os materiais adequados para pintar o seu carro

Verifique quais são os equipamentos de pintura que te servirão melhor na pintura. Escolha uma tinta de qualidade, então faça um pesquisa a respeito. Você necessitará de ferramentas e suprimentos de polimento e lixa. Um detalhe essencial são os equipamentos de segurança necessários para a boa execução do serviço.

Conserte os problemas no veículo

Antes de pintar, conserte os amassados que porventura tenham em seu carro. Outro detalhe é remover toda ferrugem que houver nele. Estes passos são muito importantes para que o trabalho fique o mais perfeito possível. Os amassados são consertados por se tentar desamassar a lataria naquele lugar e o acabamento final é feito com a famosa “massa”, não tem jeito.

Remova os acabamentos

Remova os acabamentos de cromo ou plástico e depois da pintura você pode recolocá-los. Os frisos podem também ser retirados e recolocados para facilitar ainda mais o seu trabalho. Se você tiver qualquer dificuldade em fazer isso, peça ajuda a um profissional que este orientará com o uso das ferramentas corretas.

Lixe a pintura

O próximo passo é lixar a pintura com todo cuidado até chegar ao metal. Assim que conseguir aplique um primer automotivo e logo em seguida coloque a tinta de acabamento. Faça este trabalho de lixar observando todos os detalhes do seu veículo e procure ver se não se esqueceu de nenhum ponto.

Use álcool

Limpe todas as superfícies usando aguarrás ou até mesmo álcool desnaturado. Estes dois produtos garantem a ausência de óleos em seu carro. Eles vão tirar as manchas de óleo dos seus dedos e mãos, portanto, observe todos os cantos para ver se não se esqueceu de nenhum ponto ou detalhe. Na verdade é um trabalho detalhista que merecem horas de dedicação, pois, qualquer erro pode deixar o seu carro sem a aparência que deseja.

Proteja a área que não será pintada

Pegue uma fita crepe para cobrir todas as superfícies que não receberão a tinta, como por exemplo, os vidros, janelas, maçanetas, e não se esqueça nem dos espelhos e nem das grades.

Como pintar o carro

O primeiro passo é aplicar um primer resistente a corrosão de qualidade. Tenha certeza que tirou a tinta até o metal e reveja se há algum sinal de ferrugem. Comece pintando as bordas e procure pelos arranhões tampando todas as partes. Observe se há alguma depressão durante a preparação e faça os devidos reparos.

Deixe secar

Siga todas as instruções da embalagem e o tempo de secagem varia conforme a marca. Alguns primers exigem aplicação de tinta de acabamento, portanto, leia com atenção para que tudo saia perfeito.

Lixe todas as superfícies

Verifique os respingos de tinta e passe uma lixa úmida / seca 600 polindo-os. Faça com cuidado para que o metal não fique exposto novamente. Faça devagar observando todos os cantos do seu carro.

Limpe bem a superfície

O próximo passo é limpar bem a superfície retirando todo o óleo ou poeira que se acumulou durante todo o seu trabalho. Use um removedor de cera para limpar.

Pulverize a tinta

Agora chegou o momento de pulverizar a tinta de acabamento no seu carro de acordo com as instruções do fabricante. Verifique se é possível usar um catalisador ou um endurecedor a fim de obter melhores resultados na sua pintura. Dilua a tinta da forma correta para que não haja redução de brilho na superfície, que pode causar escorrimento da tinta. Preste atenção no que diz a embalagem do produto e siga corretamente.

Aguarde a tinta secar totalmente

A secagem completa dependendo do produto demora sete dias.  Se você usar um catalisador a tinta deverá estar seca em até um dia. Durante este período o seu carro deverá estar totalmente livre de poeira.

Termine de lixar o carro

Use uma lixa úmida 1200 até deixar a camada totalmente lisa. Enxague qualquer resíduo que a lixa tenha deixado e espere secar. Use o verniz para obter uma aparência mais brilhante. Use uma lixa úmida 1500 para no verniz e preste atenção nos pequenos corrimentos.

Use um composto para terminar o trabalho

É recomendado usar máquinas de polimento ou polidores elétricos para fazer este acabamento final. Cubra todas as extremidades com fitas. O trabalho com estas máquinas facilitarão muito a sua vida e certamente, ficará muito mais fácil resolver o problema da sua pintura que terá muito mais qualidade se fosse feita a mão.

Mais dicas para pintar o carro

  • Seja paciente e detalhista. Este trabalho requer tempo e dedicação, portanto observe todos as partes do seu carro em todo o processo para evitar pequenas falhas que possam porventura ocorrer.
  • Outra dica importante é observar se o clima está ajudando para executar a pintura.
  • Peça ajuda a um profissional ou alguém que tenha mais experiência para te ajudar. Não tente fazer tudo sozinho.
  • Execute todo o trabalho de preparação com perfeição, portanto, não tenha pressa para terminar.
  • Siga todas as recomendações dos fabricantes lendo tudo com toda atenção.
  • Você necessitará também além dos materiais citados acima: compressor de ar, pulverizador de tinta, lixadeiras elétricas com serras, solventes para limpar superfície e equipamentos de proteção.

Como você pode ver, pintar o carro demanda tempo e atenção, mas vale a pena dar aquele toque especial ao seu carro. Procure maiores informações com os profissionais de sua confiança.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend