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Como reduzir o consumo do carro

consumo-combustivel Como reduzir o consumo do carro

Como reduzir o consumo do carro? Em tempos de crise e com a gasolina na casa dos R$ 3,50 e o etanol ultrapassando os R$ 2,30 (tendo como base os valores praticados em São Paulo), qualquer dica é válida para reduzir o consumo de combustível do seu carro. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que não é necessário realizar grandes mudanças no veículo ou no modo de dirigir para diminuir o gasto de combustível.



Por outro lado, se você estiver em busca de um carro novo, dê preferência para aqueles que entregam um conjunto mecânico mais moderno e eficiente, em especial aos modelos que aderiram ao downsizing (motores menores, mas com potência e torque equivalentes ou até superiores à de seus anteriores e consumo de combustível e emissão de poluentes menores).

Além de motorização mais moderna, há diversos modelos que são equipados com start/stop, um sistema que desliga o veículo em paradas curtas, como em semáforos, e liga-o novamente ao retirar o pé do freio. A nova geração do Chevrolet Cruze é um dos exemplos de carros recém-lançados que são equipados de série com o recurso.

Confira uma lista com algumas dicas que podem ajudar você a reduzir os gastos mantendo o seu carro atual na garagem:

fiat_toro_freedom_flex_NA-54 Como reduzir o consumo do carro

1) Modere o uso do ar-condicionado

Essa é uma das dicas que pode desagradar muitos motoristas, em vista do calor que avassala boa parte do território brasileiro. Todavia, é fato que o ar-condicionado aumenta significativamente o consumo de combustível. De acordo com dados, o equipamento pode aumentar o consumo de 10 a 20 por cento.

Portanto, caso seja possível, desligue o ar-condicionado quando estiver rodando na cidade ou em trajetos curtos e abra as janelas do seu carro (desde que não comprometa sua segurança). Em velocidades acima de 80 km/h, porém, o equipamento pode ser usado com menos preocupação, já que andar com as janelas abertas acabam resultando em um maior arrasto aerodinâmico.

É importante ainda sempre lembrar em estacionar o carro em uma vaga com sombra, já nestes casos o ar-condicionado acaba sendo ligado na velocidade máxima para retirar o mormaço da cabine. O uso de insulfilm também é válido.

2) Desligue os acessórios

Hoje em dia os carros estão mais equipados, seja pela lista de itens de série das montadoras ou personalizações realizadas pelos proprietários. Todavia, o uso excessivo de equipamentos pode aumentar o consumo de combustível em até 25%, devido ao aumento de corrente elétrica. Logo, desligue itens como faróis auxiliares, sistema de som e sistema de ventilação interna quando não necessário, em especial na partida do veículo.

3) Troque as marchas de maneira correta

A troca de marcha também influencia (e muito) no consumo de combustível. O manual do proprietário de todos os veículos traz informações exatas de troca de marcha. Esticar as marchas, por exemplo, além de prejudicar a vida do motor, irá aumenta consideravelmente o consumo de combustível.

Portanto, para carros com propulsor 1.6 litro ou 2.0 litros, não ultrapasse os 3 mil giros. Mas se caso o seu veículo não tiver conta-giros no painel de instrumentos, interprete o som do motor e troque as marchas conforme o necessário.

4) Reduza a velocidade

Trafegar em uma velocidade superior ao usual também pode aumentar significativamente o consumo de combustível. De acordo com uma pesquisa, reduzir a velocidade de 110 km/h para 90 km/h pode diminuir o consumo de gasolina, etanol ou diesel em cerca de 25 por cento.

Portanto, caso você não esteja com pressa, é recomendado que o motorista viaje sempre em uma velocidade constante mais baixa (mas é claro, sempre respeitando os limites de velocidade) para fazer o carro “beber” menos.

transito-sao-paulo-1 Como reduzir o consumo do carro

5) Tente evitar congestionamentos e trechos com muito semáforos

Evitar congestionamento e trechos como muito semáforos pode parecer uma dica absurda para quem mora em grandes cidades, em especialmente na capital de São Paulo, mas fica a dica para quem puder se esquivar de tal situação de trânsito. Afinal, trafegar em marchas baixas e realizar paradas frequentes podem elevar bastante o consumo de combustível. Mas se caso isso não for possível, observe o trânsito, evitando frenagens repentinas e otimizando as acelerações, retomadas de velocidade e frenagens.

6) Mantenha distância

Além de aumentar a segurança, já que oferece possibilidade de antecipar as manobras e acompanhar o fluxo do trânsito, andar com uma distância razoável do veículo à sua frente é outra medida que pode diminuir o consumo de combustível. Manter distância segura evita acelerações desnecessárias e freadas que acabam gastando mais combustível.

Para dirigir com uma distância segura em relação ao veículo da frente, o motorista deve manter uma distância de cerca de dois segundos.

7) Fique atento às condições dos pneus

Os pneus devem estar calibrados sempre dentro do recomendado pelo fabricante no manual do proprietário do veículo. Trefegar com pneus calibrados de forma incorreta aumenta o atrito do pneu no solo, ocasionando aumento do consumo de combustível. Lembre-se de verificar a pressão dos pneus (eles perdem 0,15 bar de pressão em 30 dias), mas apenas quando eles estiverem frios.

Além disso, o alinhamento deve ser realizado sempre que necessário. Além de beneficiar o consumo de combustível, tais medidas são validas para aumentar a segurança dos ocupantes do carro.

Outro ponto que deve ser levado em conta são os “pneus verdes”. Caso seu carro seja equipado de fábrica com eles, no momento da substituição dos pneus tente manter esse mesmo tipo mais eficiente. Trata-se de um composto de sílica (10% mais leve que a borracha sintética) e polímeros multifuncionais, que atuam como agentes de reforço na banda de rodagem. Com eles, o consumo de combustível cai de 10% a 30%.

8) Diminua o peso do veículo

Quem nunca se deparou com um familiar ou amigo que carrega uma série de tralhas no interior do veículo? Cargas adicionais também podem contribuir para um maior consumo de combustível. Segundo informações, um excesso de 48 quilos consegue aumentar o consumo em 2 por cento. Logo, se você estiver andando com itens desnecessários dentro do seu carro, experimente retira-los para sentir um peso menor também na sua conta no posto de combustível.

Todavia, obviamente, mantenha os equipamentos de segurança do veículo, como o estepe e o triangulo.

9) Evite andar na “banguela”

Aquela prática de deixar o carro em ponto morto em descidas, também conhecida como “banguela”, deve ser eliminada, sobretudo para alcançar um menor consumo de combustível. Esse método, além de aumentar o consumo, implica em certo tranco ao engatar a marcha ao fim do trecho, maior esforço dos freios (afinal não há freio-motor) e risco de perder a assistência dos freios e da direção. Além disso, andar na “banguela” é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Nas descidas, o indicado é sempre usar o freio-motor, com o carro engrenado e sem acelerar.

chevrolet-onix-prisma-2017-NA-94 Como reduzir o consumo do carro

10) Troque as velas periodicamente

As velas de ignição (responsáveis por gerar a faísca que origina a combustão do motor) devem ser verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados ou caso o veículo apresente dificuldade de partida, falha em marcha lenta ou perda de desempenho. Além disso, a vela também pode influenciar em um maior consumo de combustível do veículo.

Se as velas estão ruins, a queima de combustível apresenta anomalias, o que acaba refletindo no aumento do combustível injetado. Verifique as recomendações dadas pela fabricante do seu carro para saber a quilometragem indicada para a troca desse componente.

11) Verifique o filtro de ar

A função do filtro de ar é separar e eliminar pequenas partículas e impurezas do ar aspiradas pelo motor, permitindo que somente o ar livre de impurezas seja utilizado pelo motor para realizar a mistura ar/combustível. Se o componente estiver desgastado e, com isso, aumentando o excesso de sujeira no ar, o propulsor vai precisar fazer força extra para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas.

Assim, é importante realizar sempre a troca do filtro de ar a cada cerca de 10 mil quilômetros rodados, podendo variar de acordo com o veículo.

12) Lembre-se também do filtro de combustível

O filtro de combustível também deve ser verificado sempre. Tal componente é responsável por reter as impurezas da gasolina ou do etanol que saem do tanque para o motor. Caso ele esteja entupido, poderá influenciar na mistura ar/combustível e, com isso, acarretará em um maior consumo. Em média, a não substituição do item ocasiona uma alta de 20% no consumo.

A troca do filtro de combustível deve ser realizada a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros.

13) Fique de olho em combustíveis adulterados

Com o preço dos combustíveis mais altos, é normal que os motoristas passem a buscar por valores mais em conta. No entanto, desconfie se o preço for baixo demais, já que você pode cair numa fria e abastecer seu carro com combustíveis adulterados. Há três tipos de adulteração: adição de etanol na gasolina, adição de água no etanol e adição de solventes na gasolina e no etanol, sendo este último o mais grave, afinal agride todo o sistema de alimentação, entupindo a bomba de combustível e danificando também todos os componentes de vedação.

Com o uso de combustíveis adulterados, o rendimento do veículo vai cair e o consumo de combustível terá um aumento. Um combustível “estranho” interfere diretamente na mistura ar/combustível que chega à câmara de combustão.

  • Jessica DOliveira

    Muito boa a matéria. Faço sempre em dia a manutenção do meu carro, mas trocar velas a cada 20 mil km acho desnecessário. Faço a cada 40 mil km a troca de velas e nas duas vezes que fiz elas estavam muito boas ainda podendo ser usadas por mais tempo.

    • Rodrigo

      Não existe isso de trocar velas a cada 20 mil km… Tem que respeitar o que está descrito no manual do carro: verificar na quilometragem X e trocar na quilometragem Y.
      Mesmo porque existem alguns tipos de velas (Iridium) que a troca ocorre com 80 mil km ou mais, dependendo do carro.

      • fschulz84

        Exato, as Iridium ou Platinum, já ouvi recomendações de trocar somente a cada 100000kms

        • João Cagnoni

          Se for Iridium dura 100 mil, mas Platinum é metade disso.

        • Fábio

          No manual do Cruze indica a troca de velas com 100 mil, elas são de Iridium

        • DougSampaNA

          NO manual da Honda o Fit tem troca das iridium cada 60 mil kms; mas com 30 eu mandei tirar e averiguar inclusive com o propósito de não deixar as velas travarem no cabeçote; coisa muito comun nos fits que só rodam usando alcool; aí o cara leva na ccs pra trocar na revisão dos 60 mil e existem casos em que o excesso de força pra tirar a vela faz com que ela quebre no cabeçote…delícia né?
          Tirar vela travada é solução de paciencia de muitas horas, e nem sempre a ccs tem esta paciencia, acaba acontecendo que o mecanico de saco cheio força a vela e ela quebra.

          O meu fit de bosta está com 43 mil kms, se der certo antes dos 50 mil …tchau!

          Interessante que no HB20 1.6 a troca está indicada cada 30 mil kms, junto com a troca da correia poly.
          Deve se tratar de velas comuns.

        • zekinha71

          No manual do March manda trocar com 100k.

          • Jose Silva

            Tenho um amigo que usa um Linea 1.8 16v a trabalho, roda 300 a 400 km por dia viajando a trabalho pela empresa. Na revisão de 30 mil ele colocou as velas iridium para não ter que ficar na trocação de vela a cada 30 mil. Carro dele já está com 180 mil km e a danada da vela está lá firme e forme e de acordo com mecânico dele roda mais 50 mil tranquilamente. Claro que o uso dele é rodoviário, o desgaste é bem menor que cidade.

      • Vangelis Matos Medina

        O certo é medir a abertura da vela, e verificar se está no limite do fabricante.
        Não importa se for 5 mil km ou 200 mil km.

        • Rodrigo

          O certo é seguir o que está no manual de serviço. Afinal, engenheiros das montadoras dedicaram muitas horas de trabalho para chegar à conclusão de quando e como deve ser feita a manutenção do carro. Se o proprietário não possui mais o manual (por qualquer razão) há formas de obtê-lo, seja pela internet ou ligando no SAC da empresa e solicitando. Às vezes o custo é bem baixo e eles mandam pelo correio.

          • Vangelis Matos Medina

            Ai uma vela que se desgastou antes do tempo vai ser usada só porque o manual disse que duraria mais. Parabéns.

            • Rodrigo

              Se vc não sabe, vou te contar: quando um item de manutenção preventiva tem sua troca recomendada, digamos, aos 60 mil km significa que a durabilidade estimada pelo fabricante daquele item vai um pouco mais além dessa tal km. E na maioria dos casos a montadora recomenda verificação do item na metade do valor indicado.
              Ou seja, a menos que vc utilize seu carro em modo severo ou tenha excesso de preciosismo com a manutenção, não há razão lógica pra trocar as velas em uma km inferior à indicada no manual. Simples assim.
              Agora se vc não concorda, não tenho nada a ver. Afinal o dinheiro é seu e vc sabe bem como deve gasta-lo.

              • Vangelis Matos Medina

                Vc precisa se atualizar, existem ferramentas para medir desgaste do eletrodo da vela.
                Isso que vc fala é achismo.

    • CharlesAle

      O ideal é retirá-las a cada 10 mil KM, limpá-las e regular o gap do eletrodo. E bom também pois evita que ficam presas no cabeçote(sim, as vezes emperra e só retificas consegue retirá-las, ou seja,, tem de desmontar o motor!!)..A troca varia de acordo com o manual do veículo, mas, via de regra, é em torno de 40 mil rodados, caso seja vela comum.Junto com os cabos também!!

      • automotivo

        no caso do gol mi 1.0 97/ os famosos cabos ngk stv25 vendem que é uma beleza aqui na loja.

  • Castle_Bravo

    As velas também acho demais troca-las a cada 20 mil quilômetros, principalmente se for usado combustível aditivado, etanol ou algum detergente para limpeza misturado ao combustível, o mesmo vale para o filtro de combustível. Em tese, pode-se ajustar o software de injeção para enriquecer a mistura e compensar a falta do catalisador para se ganhar um pouco mais de potência. Não é bem o mais ecologicamente correto a se fazer, mas é uma saída.

  • luiz oliveira

    Carro a gasolina troca o filtro de combustivel a 40.000km

    • Marcos Souza

      Acho que isso depende do que o manual fala…certos filtros são menores e tem capacidade filtrante menor do que outros

    • Daniel

      Cara, o filtro de combustivel é tão barato, que não vejo problema nenhum em troca-lo a cada 10mil km…

      • Marcos Souza

        Pode ser o seu barato. O filtro de combustível do meu custa 195 reais…rs

  • Franco da Silva

    Muito bom começar a informar e incentivar essas práticas. Mesmo o público “apaixonado” se deixa levar por falsas economias e renega a manutenção, tendo que correr atrás depois, quando já é tarde e o carro apresenta problemas crônicos e caros. Aí, a saída é “enrolar um otário” e passar o problema a diante. Por isso o mercado de usados é tão complicado e quem quer garantia precisa pagar caro por um 0 KM.

  • Derek

    Estou meio neurótico com manutenção… Depois de ver tantos vídeos do ADG (Canal High Torque) não confio mais em nenhuma oficina mecânica, muito menos nos mecânicos das concessionárias. Acabei aprendendo algumas coisas e estou tentando usar este conhecimento para, pelo menos, evitar alguns problemas com meu carro.

    Outro dia levei para balancear e me incomodou o faot do mecânico não usar torquímetro para colocar as rodas de volta… Neura? Não sei, rs.

    • DougSampaNA

      Derek, ver videos é bom mas não deve te deixar assim, eu tive uma época de neura de qualidade de óleo; acho que fiz uma pesquisa de umas 30 horas num perido de 2 meses lendo dezenas de boletins tecnicos e etc; até estava começando a sonhar que estava pondo óleo errado; larguei pra lá…hehehe..a gente fissura mesmo se exagera..mas fiquei craque em óleo..

      • CharlesAle

        Sobre óleo, e a questão dos produtos molikote, militec, tufoil etc. Eu usava molikote(bissulfeto de molibdênio) na frota da locadora que trabalhei, e uso no meu carros e de parentes..recomendo muito.Além de ser o que as montadoras usam
        https://www.hondarandd.jp/point.php?pid=555&lang=en

    • CharlesAle

      Mas vc faz o certo! Se informar sobre a manutenção básica do seu veículo deveria ser obrigação de todos.Reparos complicados, que exigem scanner e ferramentas especiais, deve ser feito por um bom reparador.E, via de regra, fuja dos mecânicos “baratinhos” pois podem até danificar gravemente o veículo..Uma boa indicação é o site do Sindirepa( o sindicatos dos reparadores.)..
      http://portaldareparacao.com.br/index.php/2015/07/28/encontre-uma-oficina/

    • Lobo

      Neura não, vc está certo.
      Meu tio foi trocar o pneu do carro dele, e algum tempo depois esse pneu acabou furando, e quem disse q ele conseguiu tirar os parafusos?
      A parafusadeira pneumática da loja estava desregulada, aplicou muito torque nos parafusos.
      OBS: Tbm assisto aos vídeos.

    • Rodrigo Alves Buriti

      Também assisto os vídeos. Final do ano vou fazer a manutenção e, cara, eu tô já para elouquecer com amortecedores, freios, fluido/aditivo do radiador…..é tenso mesmo que a neura é grande. Só não faço a manutenção em casa por falta de elevador.

      Ah, a única coisa que faço na concessionária é a troca de óleo, o resto faço com um amigo que é mecânico (e sim, eu acompanho e sujo a mão durante a manutenção).

    • carroair30

      Agora vai todo mundo achar que ese tal de ADG é o mestre dos mestre na mecanica o pesoal vamo parar com isso ,existem milhares e milhares de mecanicos excelentes por ai e tem mais carro é um objeto uma hora ele quebra ou vai terminar sua vida util como tudo e todos nessa vida

      • Janduir

        Ele tem mais acertos que erros. No início metia o pau nas correias Dayco, depois voltou a trás. Velas Bosch eram lixo, depois voltou atrás. Óleo Castrol não presta (ainda não voltou atrás), recomenda aditivos de polímeros (quando todos os fabricantes recomenda monoetilenoglicol)… mas como disse, tem mais acertos do que erros… Inclusive hoje desmascarou mais produto da engenharia Tupiniquim (ou dupiniquinho como maldosamente diz minha esposa) um tal de Ecopower que prometia aumento de potência e economia de combustível.

        • carroair30

          O problema desse ADG é que esta “vendido” para a publicidade subliminar no inicio de tudo ainda tinha uma certa coerencia depois se perdeu nos conceitos ai vem um monte de gente que se encanta com tudo e acredita nas besteiras que ele fala

    • cepereira2006

      Cheguei à conclusão de que o carro sai de fábrica como um reloginho. O que estraga ele são os mechânicos. Quanto mais manutenção tu inventar, pior ele vai ficar. Só se, obviamente, ele precisar. Nunca faço balanceamento por fazer. Só se o volante treme. E depois do primeiro, nunca mais fica igual. Exceção: correia dentada.

      • carroair30

        vou te dizer que vc tem toda razao ja percebi isso tambem!!

  • zenbudismo.

    na ccs é muito mais caro

    • Jaderson

      muito mais, coloquei uma lista minha de gastos com a ultima revisão feita semana passada, aqui nessa enquite. Se tivesse feito na ccs teria ficado mais de 800 reias

  • Zé Mundico

    Fazendo essa manutenção preventiva (filtros, óleos e eventuais ajustes) e usando o carro dentro da sua capacidade dá para rodar até os 100 mil km tranquilo sem problema. Isso vale até para carro chinês.
    O problema é que devida as más condições financeiras da maioria dos proprietários, o pessoal deixa a peça comer até o osso ou até quebrar. Aí o prejuízo sempre será maior.

    • automotivo

      conhece realmente que andou 100k com um carro chinês?

      • Zé Mundico

        Não estou falando de casos específicos mas sim de manutenção, que deve ser a mesma para carro japonês, chinês, brasileiro ou alemão. Acredito que um carro chinês possa fazer 100 mil km com manutenção e uso adequado. Não vejo nenhum empecilho nisso. Tenho 2 colegas que tem carros chineses, um Chery o outro é JAC. Não sei a quilometragem exata mas já devem ter passado dos 70 mil tranquilo.

        • Daniel

          Já andei de carona num Chery Face com mais de 60mil km. Ainda tá inteiro… mas tinha muito barulho e peças de acabamento parecendo de carros com 20 ou mais anos de uso.
          Talvez com um dono mais cuidadoso estivesse mais inteiro… agora, a questão é: vale a pena investir tanto dinheiro e cuidado num carro chines simples?

      • Daniel

        Acho que foi a Jac que disponibilizou um carro deles com mais de 100mil km para os jornalistas testarem…
        Eles só não falaram que os 100mil km foram puxados por um guincho! :P hehehe

  • Racer

    Controlo estes itens na ponta da caneta…e troco eu mesmo.

    • DougSampaNA

      eu controlo com planilha eletronica ja faz uns 15 anos, sempre tenho uma ideia de quanto vai custar a proxima facada baseado no historico anterior das ultimas, alem de eu saber exatamente quanto gastei com o carro durante a minha posse dele.

  • gustavo

    O problema no brasil e que tem muito mechanico que usam maretas de pedreiro para sacar peças, montam peças sem graxa, colocam porcas e parafusos espanados no seu carro tem a capacidade de esquecer de apertar os parafusos das rodas, depois do serviço, isso quando não ficam com as peças novas e instalam peças velha, que eles nunca jogam fora e ficam escondidas na oficina !! mexer com carro no Brasil e dor de cabeça, ótima matéria NA.

  • Louis

    No texto está escrito que a carbonização é o efeito da falta de troca do óleo, mas acredito que seria a formação de borra.
    Carbonização ocorreria de combustível de má-qualidade, problema em vela, queima incorreta, etc.
    Me corrijam se eu estiver errado, pois não sou mecânico.

    • Zé Mundico

      Na verdade a carbonização é a CONSEQUENCIA da falta da troca de óleo, pois o óleo queimado e velho vai acumular detritos nas partes do motor. A borra é o acúmulo desses detritos e as vezes fica aquela graxa preta que entope tudo.

    • DougSampaNA

      Oi Louis, lembrando da antiga gasolina comum cheia de enxofre, agora segundo o que a Petroroubabras diz, reduziram 90% do enxofre nela…da pra confiar?

      • Louis

        Eu não confio em nada que venha da PTbras. Eu não compraria ação PETR nem sem caísse para R$ 1,00 (US$ 0,5)…

    • SDS SP

      Enxofre contribui muito para acúmulo de resíduos, em especial em motores com injeção direta.

      Nossa gasolina comum de hoje possui menos ppms de enxofre, o que reduz bastante.

  • Bruno Wendel Marcolino

    Parabéns a 4 Rodas pelo belo texto e muito bom a noticias automotivas divulga-lo.

  • Ricardo

    Faço quase tudo isso, só velas não troco com tanta frequência assim, só se o mecânico falar que está na hora de trocar!
    Acho sacanagem o Catalisador ser tão caro, o governo deveria dar incentivos para ser mais barato e incentivar a troca, já que exige carros menos poluentes!!

  • Gavlan The BeerMaster

    Maneiro, já vou fazer isso…

  • Jaderson

    E tem mais gente, fica a dica. Compre essas peças separadas e peçam desconto em tudo, procurem na internet que a diferença no final pode chegar a 50% que nem foi no meu caso.
    E eu tenho um Fox 1.6

  • Jaderson

    Nunca faça o serviço no local e deixe por conta deles trocarem as peças.
    Na minha ultima compra gastei 100 reais com Kit Filtro (de óleo, de ar motor, de gabine ar-condicionado, de combustivel ) + a granada de Higienização.
    Depois mais 120 reais com óleo 5w40 da castrou.
    Mais 70 reais de alinhamento e balanceamento computadorizado.
    Aproveitei e troquei as fibras de freio por 120 reais (isso eu fiz na oficina, depois achei as mesma pastilhas de freio por 70 reais na net.)

    • Robson Rogerio

      Também costumo comprar as peças por minha conta, após pesquisar e comparar os preços, mas tenho consciência de que se alguma destas peças apresentar problemas e precisar troca-la terei que pagar novamente a mão de obra da oficina.
      Quando a oficina fornece as peças a mão de obra entra na garantia, e além disso tem que dar um lucro para a oficina, devido a compra, estoque, etc., por isso eles tem que cobrar um pouco a mais,

  • Rafael Santos

    É o sonho de todo bom dono de carro fazer a manutenção em dia, o único problema é os preços das peças e a qualidade da mão de obra que a cada dia está caindo…

  • Jens Lachenmeier

    Otimo mate

  • GPE

    Dizer que velas são trocadas a cada 15mil KM em uso severo é, no mínimo, amador. Muitos carros tem velas que são trocadas em situação normal acima de 60mil KM, chegando a 100mil KM em alguns casos. Se reduzisse pela metade no caso de 60mil KM, teríamos a troca aos 30mil km…

  • Anderson Trajano

    Excelente matéria. É uma pena que o Brasileiro não tenha o habito de fazer revisões periódicas nos seus veículos.

    Infelizmente para nós o Carro é um bem caríssimo, o que leva a maioria das pessoas a deixar a manutenção de lado e recorrer ao “jeitinho brasileiro”, comprando peças em desmanches e arrumando o carro num “mexanico”.

    Esse é motivo pelo qual alguns bons modelos acabam sucumbindo a esse sistema, e são mal vistos no mercados de usados.

    Uma vez assisti uma entrevista com um executivo da Honda, e ele disse que o segredo deles no Brasil, é fazer carro para Brasileiro, se referindo ao fato de usarmos o carro sempre no limite e com a mínima manutenção.

    • João Felipe Machado Silvestre

      e depois dizem que somos “fãs de carros” se, de fato, fôssemos, faríamos a manutenção como deve ser…sem o maldito “jeitinho” (que raiva que me dá essa palavra!!!)

    • T1000

      O calcanhar dos honda é a regulagem periódica de válvulas.

  • lgustavomp

    Alguém tem uma explicação do por que o motor perder torque ao rodar sem catalizador?

    • Que eu saiba catalisador é para diminuir emissões, e só.

    • Angelo_RSF

      A retirada do catalizador acaba por liberar demais o fluxo de gases do escape em rotações mais baixas o que diminuí o torque.

    • Rodrigo Alves Buriti

      Pesquisa sobre contra-pressão no sistema de escape… vai tirar sua dúvida.

  • Creio que o que pode mais dar problema em carro usado é quando o antigo dono não usou o óleo correto ou no período certo. E eis algo muito difícil de perceber ao comprar um usado.

  • Pedro Henrique

    só essas velas ai que achei meio cedo de mais pra trocar…
    20 mil km…
    acho que de 40 em 40 mil ou 50 em 50 mil é ideal, claro, fazendo um check up nelas por volta dos 20 mil km pra ver o estado.

  • Rodrigo

    Valeu pela dica. Vou pedir pra revisarem a condição das velas na revisão de 30 mil km do meu Civic (ainda está um tanto longe) para evitar essa dor de cabeça.

    • saosao

      No meu Civic troquei com 130 mil, mas ainda estavam boas.

  • Trocar velas a cada 15 ou 20 mil km? que carro é esse!?

  • RyanSX

    Um item simples de manutenção que sempre reparo e que ajuda muito, porém muitos motoristas simplesmente ignoram, são o pneus vazios. Até mesmo onde ou vou encher os pneus do meu carro, a bomba do lado do carro da pessoa e ela não enche aquilo, mesmo estando visivelmente mal calibrados.

    • T1000

      eu coloco 1 ou 2 lbs a mais, aumenta 1km/l a autonomia do tanque.

  • renato dantas

    No caso de velas Iridium vai tranquilamente a 100.000 k.

    • Vitão

      Infelizmente com a nossa mijolina, vejo o pessoal tendo que substituir aos 60 K… Aqui é Huesil…

  • Daniel

    Não falaram de outra coisa basica: Calibrar os pneus!

    • Maycon Farias

      Pior que falou kkkk heheh

  • Daniel

    Troca de correia com 30mil km? tá certo isso?

    • T1000

      correia de acessórios, até pq o hb20 não usa correia dentada.

  • Pedro Henrique

    dicas boas
    aqui vai o meu uso comum do carro, sem ser focado especificamente em consumo, até pq sei que vou gastar de qualquer jeito…

    USE e ABUSE do freio motor, sério, além de manter distancia do carro da frente, vc ve o sinal fechado a 300 metros, use o freio motor pra ir freiando o carro, como o carro corta a injeção sem o pé no acelerador e giro mais alto, use o freio motor.
    eu uso o freio só pra “parar” mesmo, porque uso e abuso do freio motor, e comparado ao meu irmão que não usa, nossos consumos no mesmo carro difere bastante (ele é do tipo que anda colado na frente, freia em cima, tem o pé pesado no freio)
    além de andar em velocidades constantes, procure a velocidade que seu carro mais “gosta” que é quando o consumo é bom, você tem força se precisar (o giro n ta muito baixo) e a velocidade é boa (exemplo meu fire gosta de andar de 60 a 90 sendo 90 se eu tiver com pressa pq o consumo melhor mesmo é a 70~80)
    andar muito devagar pode consumir mais também, ja que qualquer toquinho no acelerador vai fazer o carro exigir força pra se mover se o giro estiver baixo… se estiver alto (marcha menor) o consumo vai ser ruim também. Então conheça seu carro, leia o manual ele não foi feito pra bonito e dizer que tem manual na hora de vender.

    e não se preocupe, você não vai se tornar uma pata choca no meio do transito por isso, eu permaneço no fluxo normal, e odeio patas chocas passeando pela cidade também kkkkkkk

    • T1000

      sem falar que usando freio motor, minhas pastilhas e discos estão durando pouco mais de 50mil km. Em compensação, vejo gente trocando esse conjunto em menos de 30mil km. Então, além de combustível, a pessoa vai economizar em outros itens de desgaste.
      Outra coisa que dá pra fazer, se a pessoa for maníaca por consumo, é desligar o ar condicionado nas subidas e liga-lo nas descidas. Então vc aproveita o corte na injeção, aumenta a capacidade do freio motor e ainda fica fresco :-)

      • Pedro Henrique

        meu carro ta com 90 mil km, peguei com 44 mil e elas nunca foram trocadas, do jeito que veio pra mim, está..
        e nem sinal delas arregarem…
        continuam bom boa quantidade de material e o disco nem formou aquela “panela”…

    • Victor Bicudo

      Muito legal o prisma “manutenção” para diminuir o consumo. Mas são ganhos marginais. O real ganho está no modo de condução mesmo, conforme o excelente comentário acima. Essa galera que fica no acelera/freia joga gasolina no chão! Sinal ficou vermelho, tire o maldito pé do acelerador! Vai acelerar pra meter o pezão no freio em cima do sinal? Tenha o olhar voltado à frente no trânsito, procure a faixa onde vc vai poder desenvolver uma velocidade média razoável sem grandes freadas ou aceleradas. Sempre que vc precisar diminuir a velocidade, seu consumo vai aumentar, então a dica é antecipação. No final das contas, as velocidades médias de um gastão e de um poupador de combustível serão parecidas, mas o poupador vai ficar ali mais perto da média, gastando menos, pois freia menos, e consequentemente, usa menos combustível para retomar a velocidade.

  • Douglas

    O uso das películas escuras baratas (sacos de lixo) nos vidros faz o carro esquentar mais e não trás nenhuma proteção contra UV e infravermelho.
    Só películas mais caras, como algumas da 3M, que protegem de tudo isso e ainda tem a vantagem de poderem ser claras.

    • T1000

      o proprio vidro dos carros já tem proteção UV. Sei disso pq eu usava óculos transitions e eles não escureciam dentro do carro.
      Acho que o mais importante numa película é ela distorcer menos a visão. Tem umas que, literalmente, fazem parecer que você está olhando através de um saco de lixo.

  • Tosoobservando

    E quando o carro é automático?

    • Edson Fernandes

      Aí dá para adaptar a situação.

      Claro que nesses casos, tente rodar em giros baixos ou rodar tentando manter os giros baixos. No meu caso que ainda é CVT, é meu normal andar entre 1500rpm a 2500rpm (90% do tempo entre 1500rpm e 2000rpm). Para freio motor, se utiliza a função overdrive ou opção sequencial.

      Quando um cambio “comum” ele sempre tem faixa de troca de marchas e claro… não necessariamente rodar sem acelerar que irá adiantar. O negocio é manter um ritmo que ele ande em baixo giro. Dessa forma se economiza bem. O que gasta no arrnaque do carro é a maior atuação do conversor de torque que leva um tempo para ter o seu deslizamento limitado.

      Então qdo o cara sai mais forte, com certeza essa perda de potencia em entregar o que o motor pode dar, consome muito mais. Quando a pessoa sai suavemente sem exigir o mesmo esforço, ele não precisa fazer toda aquela multiplicação que faz perder muita potencia para botar na roda o que foi solicitado.

      E perceba que os carros com motores menores porém automaticos hoje sofrem de outro mal: O ajuste eletronico para avançar a aceleração. Então vc sente aquela força tremendo para sair em arranque, mas ao invés de sair suave, o carro sempre sai forte, pq o sinal do acelerador pode ser +2 ou +3 (Hyundai faz esse) que quer dizer que é como se estivesse pisando 20 a 30% a mais no pedal. Só que isso na pratica faz vc gastar mais combustivel. Ou seja… conheça o carro e tente adaptar de uma maneira que vc gaste menos.

      Só a titulo de exemplo, eu na semana passada fiz um consumo NA GASOLINA do meu carro (2.0 CVT) de 7,1km/l. Pessimo consumo. Mas nessa semana andando tranquilo sem pisar forte, estou fazendo 9km/l.

      • Zé Mundico

        Realmente o câmbio CVT precisa de umas manhas. Aprendi que não adianta pisar forte e sim ir aumentando a aceleração gradativamente. É deixar o carro desenvolver e você ir “pisando atrás”.
        Sabendo usar, não tem coisa melhor na vida, pois não tem tranco e é super econômico, ainda mais com um motor 2.4.

        • Edson Fernandes

          Exatamente! O negocio do cambio CVT é a progressividade! Ainda estou para aprender com o controle automatico de velocidade faz tão melhor que eu o aproveitamento de potencia do motor… mas que eu acho otimo, eu acho! rs

  • Franco da Silva

    Fiz muito tudo isso em vários carros. A diferença foi mínima. Como a matéria mesmo fala, o negócio é comprar um novo, econômico de verdade. Só assim saí dos sempre 10/l (carros 1.0, 1.4 e 1.6) na cidade para 15 (14 c/ar).

  • Marcos Souza

    Sobre o ar condicionado,
    Não adianta ligar ele é deixar fraco, gelando pouco. A maioria dos automotivos ficam girando o compressor até congelar o condensador e o que controla a temperatura é o aquecedor do carro…
    Então se quer economizar é usar o ar condicionado, tem que ficar ligando e desligando ele…

  • HelderV6

    Na duvida, compra um V oitao e pisa fundo.

  • Ricardo Blume

    Vou te dizer como se economiza combustível. Para com essa mania de colocar cada vez mais etanol na gasolina que isso só favorece usineiro. Associado a isso, fiscalize e multe os postos que insistem em batizar nossa gasolina.

  • DougSampaNA

    Conclusão… Use Uber. Muito mais em conta.

    • klaus

      tem na internet uma experiência de um brasileio q trocou o carro pelo uso do Uber, por um ano. A economia foi grande, mas tem um detalhe: o darro dele era uma BMW.

  • afonso200

    ok, todos filtro sempre,,,,, como é um V6 nem sente o AC, a 80km/h faz 14,1km/l COM AC e Piloto automatico ligado e 14,25km/l SEM AC e Piloto automatico ligado…….geometria a cada 5mil km (suspensao independete aqui no BR é um INFERNO abre tudo a cada 5mil km)…….. https://uploads.disquscdn.com/images/1ec80b88a23836fc6a980dca587d793debf798801044cab4076b41f3bea4df1c.jpg

    • Louis

      Carrão, parabéns.

    • T1000

      V6 14km/l só se for o consumo instantâneo.
      O que vale é a media de um tanque completo, ou de um trecho longo a partir de uns 100km.

      • afonso200

        sim amigo, hoje ele esta com 92mil km e tenho todos, isso mesmo TODOS tanques cheios anotados e sim 80km/h nessas condiçoes é sem ultrapassagens, apenas 2 pedagios com paradas de 30-40seg. ir e vir ao litoral aqui do RS, ou seja 2x 146km, chego e completo novamente no mesmo posto e na mesma bomba,,,,,,,essa media é em gasolina COMUM…..gasolina podium ele ja fez 14,65km/l. ……tranquilo, abraço men

        • Leonardo Enomoto

          Comprei o kit correia dentada, correia de acessórios, tensores, tensionador e bomba d’água nos EUA por U$297,00 e vou fazer o serviço em uma oficina especializada em Honda, me cobraram R$800,00. Total: R$1.780,00

          Na Honda Dealer (SP), só em pecas (sem a bomba d’água) o valor foi de R$3.653,47 + mão de obra de R$1320,00. Total R$4.973,47.

          Meu Accord é 2008, mas é basicamente o mesmo motor do seu, está com 64 mil km.. Faço média de 8,3km/l na cidade (avenidas planas, ac 30% do tempo) e 11,4km/l na estrada (andando entre 130-160km/h ac 100%) sempre com gasolina aditivada.

    • Lucas de Lucca

      Absurdo os preços das revisões diga-se de passagem. Me recuso a pagar R$ 1376,00 num jogo de velas, sendo que um jogo NGK Iridium para ele custa na casa dos R$ 500,00.
      Fora que pra quê ficar trocando junta da tampa de válvulas se não há vazamento? Rasgar dinheiro esses planos de revisões de concessionária.

      • afonso200

        carro de luxo….. revisoes mais em conta é no Azera 2008-até 2011. esse sim é barato de se manter

        • Lucas de Lucca

          Pois é. Eles aproveitam que o veículo é de um segmento superior e aproveitam para enfiar a faca.
          E parabéns pela máquina, nunca tive a oportunidade de dirigir esse Accord V6 mas com certeza deve ser uma delícia =D

          • afonso200

            melhor que C180, que nem banco eletrico tem direito…… fora que o Accord tem sistema de som que emite sons/frequencia opostas aos ruidos, reduzindo assim o barulho na cabine….. espetaculo, dai vem a Honda e lança CIVIC a 126mil reais, kkkkkk

  • arzanette

    gostei da placa cam 3847 unico vermelho da foto hehehehe

  • Edson Fernandes

    Realmente o consumo pode sentir com o ar condicionado. Mas sinceramente? Eu uso sem dó. É um item que está ali para ser usado e na realidade espero que as fabricantes melhorem essa relação com o uso dele.

    Mas realmente são dicas importantes que inclusive me farão pesquisar sobre a troca das velas do meu carro.

  • Hernan Carlos Granda

    pergunta quanto cuesta hoje podium de petrobras no rio grande de sul o santa catarina? meu carro em ferias no pode usar otra gasolina

    • Lucas de Lucca

      Por volta de uns R$ 4,60 o litro acredito eu.

  • Willian

    Etanol por 2,30? Que sonho. Tá 3,20 aqui por aqui.

    • Fernando S.

      Esse 2,30 é posto pirata (sem bandeira) com toda certeza.

      • Lucas de Lucca

        Aqui no interior de SP ta esse preço mesmo em postos Shell, Ipiranga e BR.

  • zekinha71

    Simplificando, não compre carro, vc economiza na compra, no seguro que não vai fazer, nos impostos que não vai pagar, no combustível que não vai gastar e outros gastos que não vai ter.
    Pega essa grana toda e aplica.

    • Zé Mundico

      Isso mesmo, aplica na poupança, mantem o dinheiro parado sem valor, que você ganha muito mais.

      • Lucas de Lucca

        Poupança não né… pelo menos um Tesouro Direto hehehe

    • Vitão

      Pois é, eu vendi o meu a uns meses atrás. Só nessa brincadeira não tenho mais gastos com combustível, estacionamento, seguro, manutenções periódicas, as supresinhas (diga-se multas) e com o pagamentos de impostos. Fora que deixei o valor rendendo na poupança.

      Estou muito bem servido com o transporte público. É meio desconfortável se adequar de início, mas depois que pega o jeito, acho bem melhor (principalmente em dias de trânsito caótico). Em situações em que seja necessário um veículo, vou de Uber que é baratinho, senão compensa mais alugar um carro.

      Com os preços de estacionamentos (avulso) que é praticado na capital de SP, é bem mais barato gastar com Uber do que ter o seu próprio veículo. Infelizmente acho que ficarei assim por um bom tempo… Amo muito o meu suado dinheirinho kkk…

  • Fernando S.

    A troca dos filtros é algo q me intriga bastante. Eu sempre troco todos os filtros a cada 9-10 mil km, até pq um filtro de ar + combustível não dá 50 reais. Mas o que mais vejo qdo vou trocar óleo são pessoas só trocando o óleo, com sorte trocam o filtro de óleo junto. E os demais q se dane.

    No meu modo de ver é uma economia absurdamente porca e q prejudica o próprio carro.

    O filtro do ar condicionado troco vez sim vez não.

    • Lucas de Lucca

      Concordo contigo. Trocar o óleo e não trocar o filtro do óleo é o cúmulo do absurdo. Igual tomar banho e não trocar de cueca. Filtros são componentes tão baratos que não justifica deixar de fazer sua troca periodicamente.

    • cepereira2006

      Fora que dentro do filtro velho fica meio litro de óleo velho, que passa a contaminar o novo instantaneamente.

  • Lucas de Lucca

    No inverno faço média mista de 10,5 km/l sem uso do ar condicionado e no verão, usando quase 100% faço 10 km/l. Veículo 1.6 AT, sempre com etanol. Para mim não compensa deixar de usar o ar por uma melhora quase nula no consumo.

  • zeh

    ecomonizar?…tinham que acabar com a máfia( cartel)…o alcool estava 2,17( cidade onder resido)…na semana que se falou em redução, eles aumentarm 0,20 por litro….

    • vinicius

      Vdd, depois aderir a redução, abaixam os 0,20 por litro… Tenso…

  • vinicius

    Moro no Norte de Minas Gerais, Etanol aqui está a R$ 2,90 e Gasolina R$ 3,90, um assalto a população.

    • kravmaga

      Pago 4,35 na gasolina aditivada (não é podium) aqui na zona sul do Rio de Janeiro…

      • Matozao

        Pago 3,49 na grid em contagem mg

        • cepereira2006

          Pago 3,20 na comum em Floripa.

  • Retrato do Papai

    faltou o item principal: o pé… pisar menos faz mais diferença que todos os itens citados na matéria juntos… pisar até uns 70% faz a central ainda trabalhar da forma mais otimizada, acima disso ela entende que você quer desempenho e joga o consumo pra ponte que partiu

    se pegarem um up tsi com a manutenção em dia com um motorista pé de chumbo de um lado, e de outro um gol 1.8 com a manutenção toda atrasada mas com um motorista pé de pluma, não duvido que o gol 1.8 seja mais econômico…

  • Jose Silva

    Pais tropical que a média de temperatura das cidades deve passar de 30 graus tirando poucos estados e cidades… E tem gente que não usa ar condicionado para economizar uma merreca de gasolina. Está certo que a nossa gasolina está com preço fora da realidade mundial graças as nossas e nossos políticos, mas pelo amor de deus, me ajuda ai. Carro em pais tropical ar condicionado deveria ser de série sem mimimi. Agora, cadê a tecnologia para lançar um sistema de ar condicionado que não rouba potência do motor e nem aumenta consumo de combustível ? Pessoal está dormindo no tempo…

    Não vejo a hora de motores a combustão acabar e passarem a ser todos elétricos com excelente autonomia. Aquele Model 3 é meu sonho de consumo, já da uma autonomia de uns 500km, poderiam investir em carros com motores mais simples, não precisa de 0-100 em 3, 4, 5, 6s, um que faça em 10s e chegue a 180 km/h está ótimo e melhor ainda que autonomia chegue perto dos 1000km.

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