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Como reduzir o consumo do carro

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Em tempos de crise e com a gasolina na casa dos R$ 3,50 e o etanol ultrapassando os R$ 2,30 (tendo como base os valores praticados em São Paulo), qualquer dica é válida para reduzir o consumo de combustível do seu carro. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que não é necessário realizar grandes mudanças no veículo ou no modo de dirigir para diminuir o gasto de combustível.

Por outro lado, se você estiver em busca de um carro novo, dê preferência para aqueles que entregam um conjunto mecânico mais moderno e eficiente, em especial aos modelos que aderiram ao downsizing (motores menores, mas com potência e torque equivalentes ou até superiores à de seus anteriores e consumo de combustível e emissão de poluentes menores).

Além de motorização mais moderna, há diversos modelos que são equipados com start/stop, um sistema que desliga o veículo em paradas curtas, como em semáforos, e liga-o novamente ao retirar o pé do freio. A nova geração do Chevrolet Cruze é um dos exemplos de carros recém-lançados que são equipados de série com o recurso.

Confira uma lista com algumas dicas que podem ajudar você a reduzir os gastos mantendo o seu carro atual na garagem:

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Modere o uso do ar-condicionado

Essa é uma das dicas que pode desagradar muitos motoristas, em vista do calor que avassala boa parte do território brasileiro. Todavia, é fato que o ar-condicionado aumenta significativamente o consumo de combustível. De acordo com dados, o equipamento pode aumentar o consumo de 10 a 20 por cento.

Portanto, caso seja possível, desligue o ar-condicionado quando estiver rodando na cidade ou em trajetos curtos e abra as janelas do seu carro (desde que não comprometa sua segurança). Em velocidades acima de 80 km/h, porém, o equipamento pode ser usado com menos preocupação, já que andar com as janelas abertas acabam resultando em um maior arrasto aerodinâmico.

É importante ainda sempre lembrar em estacionar o carro em uma vaga com sombra, já nestes casos o ar-condicionado acaba sendo ligado na velocidade máxima para retirar o mormaço da cabine. O uso de insulfilm também é válido.

Desligue os acessórios

Hoje em dia os carros estão mais equipados, seja pela lista de itens de série das montadoras ou personalizações realizadas pelos proprietários. Todavia, o uso excessivo de equipamentos pode aumentar o consumo de combustível em até 25%, devido ao aumento de corrente elétrica. Logo, desligue itens como faróis auxiliares, sistema de som e sistema de ventilação interna quando não necessário, em especial na partida do veículo.

Troque as marchas de maneira correta

A troca de marcha também influencia (e muito) no consumo de combustível. O manual do proprietário de todos os veículos traz informações exatas de troca de marcha. Esticar as marchas, por exemplo, além de prejudicar a vida do motor, irá aumenta consideravelmente o consumo de combustível.

Portanto, para carros com propulsor 1.6 litro ou 2.0 litros, não ultrapasse os 3 mil giros. Mas se caso o seu veículo não tiver conta-giros no painel de instrumentos, interprete o som do motor e troque as marchas conforme o necessário.

Reduza a velocidade

Trafegar em uma velocidade superior ao usual também pode aumentar significativamente o consumo de combustível. De acordo com uma pesquisa, reduzir a velocidade de 110 km/h para 90 km/h pode diminuir o consumo de gasolina, etanol ou diesel em cerca de 25 por cento.

Portanto, caso você não esteja com pressa, é recomendado que o motorista viaje sempre em uma velocidade constante mais baixa (mas é claro, sempre respeitando os limites de velocidade) para fazer o carro “beber” menos.

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Tente evitar congestionamentos e trechos com muito semáforos

Evitar congestionamento e trechos como muito semáforos pode parecer uma dica absurda para quem mora em grandes cidades, em especialmente na capital de São Paulo, mas fica a dica para quem puder se esquivar de tal situação de trânsito. Afinal, trafegar em marchas baixas e realizar paradas frequentes podem elevar bastante o consumo de combustível. Mas se caso isso não for possível, observe o trânsito, evitando frenagens repentinas e otimizando as acelerações, retomadas de velocidade e frenagens.

Mantenha distância

Além de aumentar a segurança, já que oferece possibilidade de antecipar as manobras e acompanhar o fluxo do trânsito, andar com uma distância razoável do veículo à sua frente é outra medida que pode diminuir o consumo de combustível. Manter distância segura evita acelerações desnecessárias e freadas que acabam gastando mais combustível.

Para dirigir com uma distância segura em relação ao veículo da frente, o motorista deve manter uma distância de cerca de dois segundos.

Fique atento às condições dos pneus

Os pneus devem estar calibrados sempre dentro do recomendado pelo fabricante no manual do proprietário do veículo. Trefegar com pneus calibrados de forma incorreta aumenta o atrito do pneu no solo, ocasionando aumento do consumo de combustível. Lembre-se de verificar a pressão dos pneus (eles perdem 0,15 bar de pressão em 30 dias), mas apenas quando eles estiverem frios.

Além disso, o alinhamento deve ser realizado sempre que necessário. Além de beneficiar o consumo de combustível, tais medidas são validas para aumentar a segurança dos ocupantes do carro.

Outro ponto que deve ser levado em conta são os “pneus verdes”. Caso seu carro seja equipado de fábrica com eles, no momento da substituição dos pneus tente manter esse mesmo tipo mais eficiente. Trata-se de um composto de sílica (10% mais leve que a borracha sintética) e polímeros multifuncionais, que atuam como agentes de reforço na banda de rodagem. Com eles, o consumo de combustível cai de 10% a 30%.

Diminua o peso do veículo

Quem nunca se deparou com um familiar ou amigo que carrega uma série de tralhas no interior do veículo? Cargas adicionais também podem contribuir para um maior consumo de combustível. Segundo informações, um excesso de 48 quilos consegue aumentar o consumo em 2 por cento. Logo, se você estiver andando com itens desnecessários dentro do seu carro, experimente retira-los para sentir um peso menor também na sua conta no posto de combustível.

Todavia, obviamente, mantenha os equipamentos de segurança do veículo, como o estepe e o triangulo.

Evite andar na “banguela”

Aquela prática de deixar o carro em ponto morto em descidas, também conhecida como “banguela”, deve ser eliminada, sobretudo para alcançar um menor consumo de combustível. Esse método, além de aumentar o consumo, implica em certo tranco ao engatar a marcha ao fim do trecho, maior esforço dos freios (afinal não há freio-motor) e risco de perder a assistência dos freios e da direção. Além disso, andar na “banguela” é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Nas descidas, o indicado é sempre usar o freio-motor, com o carro engrenado e sem acelerar.

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Troque as velas periodicamente

As velas de ignição (responsáveis por gerar a faísca que origina a combustão do motor) devem ser verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados ou caso o veículo apresente dificuldade de partida, falha em marcha lenta ou perda de desempenho. Além disso, a vela também pode influenciar em um maior consumo de combustível do veículo.

Se as velas estão ruins, a queima de combustível apresenta anomalias, o que acaba refletindo no aumento do combustível injetado. Verifique as recomendações dadas pela fabricante do seu carro para saber a quilometragem indicada para a troca desse componente.

Verifique o filtro de ar

A função do filtro de ar é separar e eliminar pequenas partículas e impurezas do ar aspiradas pelo motor, permitindo que somente o ar livre de impurezas seja utilizado pelo motor para realizar a mistura ar/combustível. Se o componente estiver desgastado e, com isso, aumentando o excesso de sujeira no ar, o propulsor vai precisar fazer força extra para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas.

Assim, é importante realizar sempre a troca do filtro de ar a cada cerca de 10 mil quilômetros rodados, podendo variar de acordo com o veículo.

Lembre-se também do filtro de combustível

O filtro de combustível também deve ser verificado sempre. Tal componente é responsável por reter as impurezas da gasolina ou do etanol que saem do tanque para o motor. Caso ele esteja entupido, poderá influenciar na mistura ar/combustível e, com isso, acarretará em um maior consumo. Em média, a não substituição do item ocasiona uma alta de 20% no consumo.

A troca do filtro de combustível deve ser realizada a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros.

Fique de olho em combustíveis adulterados

Com o preço dos combustíveis mais altos, é normal que os motoristas passem a buscar por valores mais em conta. No entanto, desconfie se o preço for baixo demais, já que você pode cair numa fria e abastecer seu carro com combustíveis adulterados. Há três tipos de adulteração: adição de etanol na gasolina, adição de água no etanol e adição de solventes na gasolina e no etanol, sendo este último o mais grave, afinal agride todo o sistema de alimentação, entupindo a bomba de combustível e danificando também todos os componentes de vedação.

Com o uso de combustíveis adulterados, o rendimento do veículo vai cair e o consumo de combustível terá um aumento. Um combustível “estranho” interfere diretamente na mistura ar/combustível que chega à câmara de combustão.

[Matéria publicada em 28 de junho de 2016 e atualizada em 17 de outubro de 2016]





  • Jessica DOliveira

    Muito boa a matéria. Faço sempre em dia a manutenção do meu carro, mas trocar velas a cada 20 mil km acho desnecessário. Faço a cada 40 mil km a troca de velas e nas duas vezes que fiz elas estavam muito boas ainda podendo ser usadas por mais tempo.

    • Rodrigo

      Não existe isso de trocar velas a cada 20 mil km… Tem que respeitar o que está descrito no manual do carro: verificar na quilometragem X e trocar na quilometragem Y.
      Mesmo porque existem alguns tipos de velas (Iridium) que a troca ocorre com 80 mil km ou mais, dependendo do carro.

      • fschulz84

        Exato, as Iridium ou Platinum, já ouvi recomendações de trocar somente a cada 100000kms

        • João Cagnoni

          Se for Iridium dura 100 mil, mas Platinum é metade disso.

        • Fábio

          No manual do Cruze indica a troca de velas com 100 mil, elas são de Iridium

        • zekinha71

          No manual do March manda trocar com 100k.

      • Vangelis Matos Medina

        O certo é medir a abertura da vela, e verificar se está no limite do fabricante.
        Não importa se for 5 mil km ou 200 mil km.

        • Rodrigo

          O certo é seguir o que está no manual de serviço. Afinal, engenheiros das montadoras dedicaram muitas horas de trabalho para chegar à conclusão de quando e como deve ser feita a manutenção do carro. Se o proprietário não possui mais o manual (por qualquer razão) há formas de obtê-lo, seja pela internet ou ligando no SAC da empresa e solicitando. Às vezes o custo é bem baixo e eles mandam pelo correio.

          • Vangelis Matos Medina

            Ai uma vela que se desgastou antes do tempo vai ser usada só porque o manual disse que duraria mais. Parabéns.

            • Rodrigo

              Se vc não sabe, vou te contar: quando um item de manutenção preventiva tem sua troca recomendada, digamos, aos 60 mil km significa que a durabilidade estimada pelo fabricante daquele item vai um pouco mais além dessa tal km. E na maioria dos casos a montadora recomenda verificação do item na metade do valor indicado.
              Ou seja, a menos que vc utilize seu carro em modo severo ou tenha excesso de preciosismo com a manutenção, não há razão lógica pra trocar as velas em uma km inferior à indicada no manual. Simples assim.
              Agora se vc não concorda, não tenho nada a ver. Afinal o dinheiro é seu e vc sabe bem como deve gasta-lo.

              • Vangelis Matos Medina

                Vc precisa se atualizar, existem ferramentas para medir desgaste do eletrodo da vela.
                Isso que vc fala é achismo.

    • CharlesAle

      O ideal é retirá-las a cada 10 mil KM, limpá-las e regular o gap do eletrodo. E bom também pois evita que ficam presas no cabeçote(sim, as vezes emperra e só retificas consegue retirá-las, ou seja,, tem de desmontar o motor!!)..A troca varia de acordo com o manual do veículo, mas, via de regra, é em torno de 40 mil rodados, caso seja vela comum.Junto com os cabos também!!

      • automotivo

        no caso do gol mi 1.0 97/ os famosos cabos ngk stv25 vendem que é uma beleza aqui na loja.

  • Castle_Bravo

    As velas também acho demais troca-las a cada 20 mil quilômetros, principalmente se for usado combustível aditivado, etanol ou algum detergente para limpeza misturado ao combustível, o mesmo vale para o filtro de combustível. Em tese, pode-se ajustar o software de injeção para enriquecer a mistura e compensar a falta do catalisador para se ganhar um pouco mais de potência. Não é bem o mais ecologicamente correto a se fazer, mas é uma saída.

  • luiz oliveira

    Carro a gasolina troca o filtro de combustivel a 40.000km

    • Marcos Souza

      Acho que isso depende do que o manual fala…certos filtros são menores e tem capacidade filtrante menor do que outros

    • Daniel

      Cara, o filtro de combustivel é tão barato, que não vejo problema nenhum em troca-lo a cada 10mil km…

  • Franco da Silva

    Muito bom começar a informar e incentivar essas práticas. Mesmo o público “apaixonado” se deixa levar por falsas economias e renega a manutenção, tendo que correr atrás depois, quando já é tarde e o carro apresenta problemas crônicos e caros. Aí, a saída é “enrolar um otário” e passar o problema a diante. Por isso o mercado de usados é tão complicado e quem quer garantia precisa pagar caro por um 0 KM.

  • Derek

    Estou meio neurótico com manutenção… Depois de ver tantos vídeos do ADG (Canal High Torque) não confio mais em nenhuma oficina mecânica, muito menos nos mecânicos das concessionárias. Acabei aprendendo algumas coisas e estou tentando usar este conhecimento para, pelo menos, evitar alguns problemas com meu carro.

    Outro dia levei para balancear e me incomodou o faot do mecânico não usar torquímetro para colocar as rodas de volta… Neura? Não sei, rs.

    • DougSampaNA

      Derek, ver videos é bom mas não deve te deixar assim, eu tive uma época de neura de qualidade de óleo; acho que fiz uma pesquisa de umas 30 horas num perido de 2 meses lendo dezenas de boletins tecnicos e etc; até estava começando a sonhar que estava pondo óleo errado; larguei pra lá…hehehe..a gente fissura mesmo se exagera..mas fiquei craque em óleo..

  • zenbudismo.

    na ccs é muito mais caro

    • Jaderson

      muito mais, coloquei uma lista minha de gastos com a ultima revisão feita semana passada, aqui nessa enquite. Se tivesse feito na ccs teria ficado mais de 800 reias

  • Zé Mundico

    Fazendo essa manutenção preventiva (filtros, óleos e eventuais ajustes) e usando o carro dentro da sua capacidade dá para rodar até os 100 mil km tranquilo sem problema. Isso vale até para carro chinês.
    O problema é que devida as más condições financeiras da maioria dos proprietários, o pessoal deixa a peça comer até o osso ou até quebrar. Aí o prejuízo sempre será maior.

    • automotivo

      conhece realmente que andou 100k com um carro chinês?

      • Zé Mundico

        Não estou falando de casos específicos mas sim de manutenção, que deve ser a mesma para carro japonês, chinês, brasileiro ou alemão. Acredito que um carro chinês possa fazer 100 mil km com manutenção e uso adequado. Não vejo nenhum empecilho nisso. Tenho 2 colegas que tem carros chineses, um Chery o outro é JAC. Não sei a quilometragem exata mas já devem ter passado dos 70 mil tranquilo.

        • Daniel

          Já andei de carona num Chery Face com mais de 60mil km. Ainda tá inteiro… mas tinha muito barulho e peças de acabamento parecendo de carros com 20 ou mais anos de uso.
          Talvez com um dono mais cuidadoso estivesse mais inteiro… agora, a questão é: vale a pena investir tanto dinheiro e cuidado num carro chines simples?

      • Daniel

        Acho que foi a Jac que disponibilizou um carro deles com mais de 100mil km para os jornalistas testarem…
        Eles só não falaram que os 100mil km foram puxados por um guincho! :P hehehe

  • Racer

    Controlo estes itens na ponta da caneta…e troco eu mesmo.

    • DougSampaNA

      eu controlo com planilha eletronica ja faz uns 15 anos, sempre tenho uma ideia de quanto vai custar a proxima facada baseado no historico anterior das ultimas, alem de eu saber exatamente quanto gastei com o carro durante a minha posse dele.

  • gustavo

    O problema no brasil e que tem muito mechanico que usam maretas de pedreiro para sacar peças, montam peças sem graxa, colocam porcas e parafusos espanados no seu carro tem a capacidade de esquecer de apertar os parafusos das rodas, depois do serviço, isso quando não ficam com as peças novas e instalam peças velha, que eles nunca jogam fora e ficam escondidas na oficina !! mexer com carro no Brasil e dor de cabeça, ótima matéria NA.

  • Louis

    No texto está escrito que a carbonização é o efeito da falta de troca do óleo, mas acredito que seria a formação de borra.
    Carbonização ocorreria de combustível de má-qualidade, problema em vela, queima incorreta, etc.
    Me corrijam se eu estiver errado, pois não sou mecânico.

    • Zé Mundico

      Na verdade a carbonização é a CONSEQUENCIA da falta da troca de óleo, pois o óleo queimado e velho vai acumular detritos nas partes do motor. A borra é o acúmulo desses detritos e as vezes fica aquela graxa preta que entope tudo.

    • DougSampaNA

      Oi Louis, lembrando da antiga gasolina comum cheia de enxofre, agora segundo o que a Petroroubabras diz, reduziram 90% do enxofre nela…da pra confiar?

      • Louis

        Eu não confio em nada que venha da PTbras. Eu não compraria ação PETR nem sem caísse para R$ 1,00 (US$ 0,5)…

  • Bruno Wendel Marcolino

    Parabéns a 4 Rodas pelo belo texto e muito bom a noticias automotivas divulga-lo.

  • Ricardo

    Faço quase tudo isso, só velas não troco com tanta frequência assim, só se o mecânico falar que está na hora de trocar!
    Acho sacanagem o Catalisador ser tão caro, o governo deveria dar incentivos para ser mais barato e incentivar a troca, já que exige carros menos poluentes!!

  • Gavlan The BeerMaster

    Maneiro, já vou fazer isso…

  • Jaderson

    E tem mais gente, fica a dica. Compre essas peças separadas e peçam desconto em tudo, procurem na internet que a diferença no final pode chegar a 50% que nem foi no meu caso.
    E eu tenho um Fox 1.6

  • Jaderson

    Nunca faça o serviço no local e deixe por conta deles trocarem as peças.
    Na minha ultima compra gastei 100 reais com Kit Filtro (de óleo, de ar motor, de gabine ar-condicionado, de combustivel ) + a granada de Higienização.
    Depois mais 120 reais com óleo 5w40 da castrou.
    Mais 70 reais de alinhamento e balanceamento computadorizado.
    Aproveitei e troquei as fibras de freio por 120 reais (isso eu fiz na oficina, depois achei as mesma pastilhas de freio por 70 reais na net.)

    • Robson Rogerio

      Também costumo comprar as peças por minha conta, após pesquisar e comparar os preços, mas tenho consciência de que se alguma destas peças apresentar problemas e precisar troca-la terei que pagar novamente a mão de obra da oficina.
      Quando a oficina fornece as peças a mão de obra entra na garantia, e além disso tem que dar um lucro para a oficina, devido a compra, estoque, etc., por isso eles tem que cobrar um pouco a mais,

  • Rafael Santos

    É o sonho de todo bom dono de carro fazer a manutenção em dia, o único problema é os preços das peças e a qualidade da mão de obra que a cada dia está caindo…

  • Jens Lachenmeier

    Otimo mate

  • GPE

    Dizer que velas são trocadas a cada 15mil KM em uso severo é, no mínimo, amador. Muitos carros tem velas que são trocadas em situação normal acima de 60mil KM, chegando a 100mil KM em alguns casos. Se reduzisse pela metade no caso de 60mil KM, teríamos a troca aos 30mil km…

  • Anderson Trajano

    Excelente matéria. É uma pena que o Brasileiro não tenha o habito de fazer revisões periódicas nos seus veículos.

    Infelizmente para nós o Carro é um bem caríssimo, o que leva a maioria das pessoas a deixar a manutenção de lado e recorrer ao “jeitinho brasileiro”, comprando peças em desmanches e arrumando o carro num “mexanico”.

    Esse é motivo pelo qual alguns bons modelos acabam sucumbindo a esse sistema, e são mal vistos no mercados de usados.

    Uma vez assisti uma entrevista com um executivo da Honda, e ele disse que o segredo deles no Brasil, é fazer carro para Brasileiro, se referindo ao fato de usarmos o carro sempre no limite e com a mínima manutenção.

    • João Felipe Machado Silvestre

      e depois dizem que somos “fãs de carros” se, de fato, fôssemos, faríamos a manutenção como deve ser…sem o maldito “jeitinho” (que raiva que me dá essa palavra!!!)

  • lgustavomp

    Alguém tem uma explicação do por que o motor perder torque ao rodar sem catalizador?

    • Que eu saiba catalisador é para diminuir emissões, e só.

  • Creio que o que pode mais dar problema em carro usado é quando o antigo dono não usou o óleo correto ou no período certo. E eis algo muito difícil de perceber ao comprar um usado.

  • Pedro Henrique

    só essas velas ai que achei meio cedo de mais pra trocar…
    20 mil km…
    acho que de 40 em 40 mil ou 50 em 50 mil é ideal, claro, fazendo um check up nelas por volta dos 20 mil km pra ver o estado.

  • Rodrigo

    Valeu pela dica. Vou pedir pra revisarem a condição das velas na revisão de 30 mil km do meu Civic (ainda está um tanto longe) para evitar essa dor de cabeça.

  • Trocar velas a cada 15 ou 20 mil km? que carro é esse!?

  • RyanSX

    Um item simples de manutenção que sempre reparo e que ajuda muito, porém muitos motoristas simplesmente ignoram, são o pneus vazios. Até mesmo onde ou vou encher os pneus do meu carro, a bomba do lado do carro da pessoa e ela não enche aquilo, mesmo estando visivelmente mal calibrados.

  • renato dantas

    No caso de velas Iridium vai tranquilamente a 100.000 k.

  • Daniel

    Não falaram de outra coisa basica: Calibrar os pneus!

  • Daniel

    Troca de correia com 30mil km? tá certo isso?



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