Manutenção

Como trocar pneu

manutenção-pneus-carros-1024x682 Como trocar pneu

Como trocar pneu do seu carro, você sabe?

Trocar o pneu do carro pode ser algo complicado e difícil para quem nunca fez isso antes. Vamos ver agora algumas dicas práticas para te ajudar neste sentido. Não há nada mais chato do que você ser obrigado a parar o carro no acostamento ou até mesmo no meio do trânsito pesado de uma grande cidade para trocar o pneu. Aqui vão dicas preciosas para você que não tem muita experiência ou para o motorista que conhece bastante a respeito do tema que queira rever algum detalhe.



O pneu está murcho, como agir

Em primeiro lugar procure um lugar seguro para estacionar o veículo e ligue o pisca alerta. É importante se preocupar com a segurança dos outros motoristas também. Procure se possível parar em uma rua ou estrada plana sem qualquer tipo de aclive ou declive, longe do trânsito. Deixe o seu veículo com o freio de mão puxado e estacionado.

Procure um objeto grande e pesado para colocar na frente das rodas dianteiras e atrás das rodas traseiras, como por exemplo tocos de madeira. Este passo é essencial para garantir a integridade do seu veículo e proteger também outros que estejam passando por perto, evitando que o carro ande para frente ou para trás.

Vamos trocar o pneu

O próximo passo é pegar o estepe e o macaco. Coloque o macaco na canaleta apropriada para estas ocasiões. Tenha cuidado ao manusear o macaco para não se ferir.

Procure o lugar certo para colocar o macaco caso contrário o plástico do fundo do seu veículo cederá. Na maioria dos carros há uma marca de uma seta mostrando para baixo indicando onde o macaco deve ser encaixado no momento da troca. É sempre interessante ter o manual de instruções do seu veículo com você em caso de qualquer dúvida.

Depois basta levantar o macaco com firmeza a fim de manter o carro firmemente apoiado. Assim que sentir que o carro está seguro tire a calota e desparafuse usando uma chave de roda (rode no sentido anti-horário, ao contrário do relógio). Deixe o pneu em uma posição próxima ao chão que facilite a retirada da calota. Use a chave de roda da forma correta para afrouxar os parafusos mesmo que estes pareçam duros de girar. Cuidado para não espanar os parafusos apertando ao invés de desapertar!

Levante o macaco um pouco mais para retirar o pneu furado e encaixar o estepe. Sinta que o macaco ofereça estabilidade no seu veículo para que a troca seja feita em maiores problemas. Remova todos os parafusos e tire o pneu furado e coloque o estepe no eixo do veículo.

Colocando o estepe no lugar do pneu furado

Observe a posição correta de encaixá-lo e procure se certificar e está tudo ok com a posição do pneu novo. Aperte os parafusos usando as mãos até onde for possível. Não aperte todos os parafusos de uma só vez. Aos poucos use a chave de roda para apertar igualmente todos eles. Com o carro no chão, descendo um pouco o macaco, faça um pouco mais de força nos parafusos.

Coloque o pneu furado no porta malas e depois quando for possível, leve ele ao borracheiro para ver se há solução para ele ou se será necessário comprar outro pneu.

Dicas extras ao trocar pneu

  • Verifique os cinco pneus sempre! Não apenas os quatro que usa todos os dias, mas o estepe também.
  • Troque os pneus de lugar conforme recomendação do fabricante. Isso é chamado de rodízio de pneus.
  • Procure ter todas as ferramentas dentro do veículo nestas emergências.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend