*Destaque Matérias NA Segurança

Como usar corretamente os faróis do carro?

chevrolet-onix-prisma-2017-impressões-NA-45 Como usar corretamente os faróis do carro?

Sobretudo em situações de condução noturna, as luzes são alguns dos elementos essenciais de um automóvel, ainda mais para garantir a segurança dos ocupantes e também de terceiros, além de evitar infrações com multas e pontos na carteira de habilitação. Portanto, é necessário manter as luzes em boas condições e bem reguladas. Um farol mal regulado, por exemplo, pode causar o ofuscamento da visão do motorista do carro da frente e provocar acidentes graves.



No entanto, será que você realmente sabe utilizar todas as luzes do seu veículo de maneira correta? Separamos abaixo algumas recomendações a respeito das luzes do carro. Confira:

O que diz a legislação sobre as luzes dos veículos?

Há uma definição específica sobre as mais diversas luzes dos veículos no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Confira:

Luz alta – facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo;



Luz baixa – facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário;

Luz de freio – luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço;

Luz indicadora de direção (pisca-pisca) – luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda;

Luz de marcha à ré – luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré;

Luz de neblina – luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó;

Luz de posição (lanterna) – luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.

chevrolet-onix-prisma-2017-impressões-NA-45 Como usar corretamente os faróis do carro?

Quando usar adequadamente o farol alto e o farol baixo?

Como mostra o tópico acima, o farol alto é recomendado em vias não iluminadas ou em túneis também sem iluminação, visto que ele consegue iluminar um espaço até uma grande distância do veículo. O item pode ser ativado momentaneamente através de uma alavanca posicionada na parte de trás do volante ou no botão interruptor dos faróis, que normalmente está localizado à esquerda do volante ou na própria alavanca.

Além disso, é necessário trocar o farol alto pelo farol baixo ao se aproximar de veículos que trafegam em sentido contrário ou ao ficar atrás de um veículo que trafega no mesmo sentido. Tudo isso para, justamente, evitar o ofuscamento da visão dos outros condutores. O farol alto pode ser usado ainda para alertar sobre riscos na via ou para indicar uma ultrapassagem, por exemplo, piscando a luz uma ou mais vezes.

Já o farol baixo é o mais utilizado, justamente por ter como função iluminar a via, seja ela com ou sem iluminação. Afinal, ele não causa o ofuscamento da visibilidade dos demais motoristas e também torna o seu carro mais visível para os outros condutores, além de pedestres e até animais. Ele é obrigatório para veículos durante a noite, independentemente do horário e da via (o que inclui os túneis), ou mais precisamente do pôr-do-sol até o amanhecer. Porém, você pode usa-lo também durante o dia na cidade ou sob a chuva, além de espaços restritos, como estacionamentos e garagens. A respeito do farol baixo durante o dia nas rodovias, iremos comentar sobre logo abaixo.

O uso indevido ou o não uso de farol baixo ou farol alto pode acarretar em multa de R$ 130,16 e quatro pontos, como infração média.

O que são e quando usar os faróis de milha e neblina?

Muita gente acaba tratando os faróis de milha e os faróis de neblina como um mesmo item. Entretanto, na verdade, tratam-se de dois recursos com funções diferentes. Em primeiro, os faróis de milha possuem um facho mais estreito e de longo alcance (para dar mais visão ao condutor em distâncias mais longas), sendo permitidos nas vias brasileiras somente onde não há iluminação pública, bem como outros veículos trafegando à frente ou no sentido contrário. Eles normalmente usam lâmpadas brancas de luz mais intensa e com facho reto.

Por outro lado, os faróis de neblina contam com um facho mais largo e alcance mais curto, além de serem posicionados num espaço mais baixo (entre 40 cm e 80 cm em relação ao solo). Eles têm como função iluminar a via por baixo da neblina, que é formada a cerca de 30 cm. Os faróis de neblina normalmente são brancos ou amarelos e devem ser utilizados em situações como chuva, neblina, nuvem ou poeira.

chevrolet-onix-prisma-2017-impressões-NA-45 Como usar corretamente os faróis do carro?

É obrigatório usar o farol baixo em estradas durante o dia?

Você já deve saber que a resposta é positiva, porém, ainda assim vale ressaltar. O farol baixo passou a ser obrigatório durante o dia também em rodovias há quase dois anos. A obrigatoriedade vale tanto para carros de passeio, como para utilitários, motocicletas e veículos de transporte coletivo. Caso você desobedeça a lei, pode cometer uma infração média, com multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na CNH.

Se o seu veículo contar com luzes diurnas de LED (DRL), você não precisará acionar o farol alto nessas condições, conforme regulamentou o Contran.

Luzes com defeito ou queimadas dá multa?

Por serem itens essenciais, todas as luzes, incluindo os faróis, lanternas, piscas e freio devem estar funcionando de maneira adequada. Um condutor flagrado por um agente de trânsito circulando com um carro com lâmpadas queimadas ou com defeito no sistema de iluminação ou de sinalização pode ser punido com infração média, com multa de R$ 130,16 e perda de quatro pontos na carteira.

No caso de veículos com faróis desregulados ou com o facho de luz alta capaz de perturbar a visão de outro motorista, a infração é grave, com multa de R$ 195,23, quatro pontos a menos na carteira e retenção do veículo para regularização.

Sendo assim, para evitar situações desagradáveis, cheque sempre o funcionamento de todas as principais luzes do seu veículo e as mantenha sempre reguladas de forma adequada.

COMPARTILHAR:
  • Artigo muito bom. Espero que todo motorista carioca leia, pois muitos aqui passaram a andar com farol alto ligado o tempo inteiro durante a noite e junto do farol baixo, incomodando qualquer pessoa que esteja adiante… Isso pra não citar os infelizes que, por não cuidarem da iluminação do farol baixo, precisam mantém o alto aceso pra enxergar alguma coisa. Se a grana estiver curta, pede uma lâmpada genérica na autopeças por 5 reais e pronto; só vai tomar uma pinguinha a menos e já vai melhorar bastante a sua vida e a dos colegas de trânsito.

  • rkimwb

    O que eu vejo de motorista ligando luz de posição+neblina ao invés de ligar o farol baixo não é brincadeira…

    • Douglas

      Coisa de maloqueiro irresponsável.

    • Luciano RC

      Diminuiu muito desde a lei do farol baixo. Tinha época que isso era comum nas rodovias.

    • Louis

      Se usar o neblina como DRL de dia, não vejo problema, apesar de não estar seguindo a lei. Mas de noite realmente somente o neblina não ilumina como deveria.

    • Marcelo Alves

      Eu ligo assim durante o dia (na cidade somente) nessa época do ano quando o tempo está bem nublado por causa de chuvas e o dia acaba ficando menos claro que o normal, já que não vejo necessidade de ligar o farol baixo antes das 17h30 do dia.

  • Alessandro

    só faltou falar da lanterna traseira de neblina que vejo um monte de gente usando a noite e fica ofuscando quem vem atras, muito comum em peugeot e VW que o farol de neblina liga junto com a lanterna e o pessoal liga sem chuva nem nada pq o carro fica “bonitão” coisa mais idiota que já vi.

    mais perigoso que isso só o pessoal que anda de farol de neblina e sem o farol ligado tambem alegando que fica bonitão mesmo que ninguem a volta dele consiga ver o carro no espelho principalmente pedestres.

    • Luciano RC

      Aqui no Brasil, onde a Neblina é em casas restritos, nem deveria ser ofertado. Isso é pior que ligar o pisca-alerta na rodovia com neblina.

      • Alessandro

        e pisca alerta na chuva tambem inferno

        • Luciano RC

          Ninguém merece… da vontade de bater no carro da pessoal de propósito.

      • fsjal

        discordo. onde eu moro tem e muito. É muito útil. Sempre senti falta nos carros que não tinha.
        Cabe ao animal que compra o carro saber usar.

        Também é muito útil sob chuva forte durante o dia.

        • Luciano RC

          O dianteiro sim, agora o traseiro eu nunca senti falta e prefiro que o carro a minha frente não use.

          • fsjal

            Já peguei neblina onde a única coisa que se via era a lanterna de neblina.
            É melhor ter e não precisar, mas o que sabem usar não podem pagar pelos que não sabem.

            • Luciano RC

              Respeito sua opinião.

              • fsjal

                Obrigado. Respeito a sua também.

        • Edson Fernandes

          Eu tbm uso e acho util.

          Ta certo que o traseiro eu uso muito pouco, mas se a neblina essa bem forte, eu uso mesmo. A pessoa me ve em distancia, mas prefiro assim do que a pessoa quase bater para me ver.

      • ObservadorCWB

        Nós aqui do Sul também somos Brasil. E neblina é MUITO COMUM no outono e principalmente no inverno. Deixar de ofertar um item do carro apenas pelo MAU uso de alguns proprietários é um absurdo.

        • Luciano RC

          Eu acho a lanterna traseira de neblina totalmente errada. A dianteira sim, mas a traseira não tem necessidade. Inúmeros carros não usam e não vejo problema nas estradas.

          • Edson Fernandes

            Se a neblina é muito cerrada, é bom sim. Talvez vc esteja dizendo isso porque mtas vezes pegou uma neblina que não tinha uma cerração mto forte e diz isso.

            Mas quer ver um exemplo bom? Pega a Imigrantes ou Anchieta de madrugada…. te garanto… vc não enxerga um palmo a sua frente. Quem está com luz de neblina nessas horas, faz o cara enxergar com uma distancia prudente. Sem ela vc só vê a pessoa em cima do carro.

            Se o seu está mto rapido é acidente na certa.

            Alias, outro item que não entendo. Tá aquela neblina absurda e gente “que enxerga” andando no limite da via. Sério… é um absurdo tal imprudencia.

            • Luciano RC

              É a Imigrantes que eu pego constantemente a noite… principalmente em dia de chuva. E todo mundo que estava com lanterna de neblina acessa, só atrapalhava ou fazia besteira.
              A Tamoios também fica triste com neblina, mas mesmo assim acho a lanterna traseira ruim.

    • Ricardo

      Manés!

    • Renato L

      Alessandro, saí de um Peugeot e estou num VW agora. Os faróis de neblina e as lanternas de neblina são independentes nos dois modelos. Quem acende a lanterna de neblina faz isso porque é imbecil, não porque elas ligam juntas.

      • Alessandro

        Nao sao todos os modelos. Lembro q o 207 era assim e se nao me engano algumas versoes do fox e do polo antigo. Nao vejo apenas nesses carros mas noto que é mais frequente e vi que tinha esse detalhe. Um carro q vejo muito ligado e q sei q o acendimento é separado é o stilo que o pessoal liga pq acha bonito.

        • fsjal

          No 206, 207 e 208 ele tem o seletor na haste da seta. Gira uma vez, acende o farol de neblina, gira de novo, acende a lanterna de neblina.

          Nos Polo antigo, onde o farol é no botão seletor do lado esquerdo (como todos os carros da VW) precisa puxar pra fora uma vez pra acender o farol de neblina e mais uma vez pra acender o de neblina.

          Na verdade, o retardado que acende isso nem sabe o que está fazendo.

          • Marcelo Alves

            Nos VW o problema é maior porque eles retiraram a luz indicadora dos faróis de neblina do painel do carro, deixaram a luz apenas no interruptor (você puxa no 1° estágio e a luz do interruptor muda de vermelho para verde), mas eles mantiveram a luz indicadora da lanterna de neblina no painel do carro, daí eu acredito que muitas pessoas puxam o interruptor até o 2° estágio porque acende a luz amarela no painel, mas não sabem que aquilo é para alertar que a lanterna de neblina está ligada.

            • fsjal

              Não me atentei a isso.
              Temos um Jetta em casa. Vou ver isso

            • Edson Fernandes

              todo carro poderia fazer como era o Polo anterior ao atual: Só liga farol de neblina conjugado com farol baixo. Não ligou o farol baixo, não liga o farol de neblina. Assim param com essa bobeira.

              • Marcelo Alves

                Na verdade os carros da VW deixam vc ligar o farol de neblina com a lanterna ligada (não precisa ligar o farol baixo). No caso do Polo anterior, eu tenho um sem função AUTO nos faróis, ele deixa ligar os neblinas com a lanterna ligada, mas no caso dos que tem o botão com função AUTO, você tem que girar até acender o farol baixo, puxar até o 1° estágio para ligar os neblinas e então girar o interruptor para a posição das lanternas, assim você consegue usar os neblinas com o farol baixo desligado.

          • Fabão Rocky

            Tem mta gente c/ CNH comprada e q tem o “peixe” lá dentro e n entendem nada de leis de trânsito e qdo saem p/ dirigir pelas ruas e estradas ficam cometendo essas gafes. Eu pensava q só aqui em Salvador-BA q o povo n sabia dirigir e era mal-educado no trânsito. Aqui tem um ditado: “Quem dirigem em Salvador, dirige em qq lugar do mundo”.

    • Gil de Piento

      Na verdade muita gente faz a ligação entre ambos, não saiu assim de fábrica.

  • ricardo

    Acho que o artigo faltou falar uma coisa, para mim, importante. É sobre o uso incorreto da laterna de neblina traseira sem condições de chuva ou neblina. É muito comum ver nas estradas essa luz acesa sem a mínima necessidade. Essa luz é forte e incomoda o motorista que vem atrás do carro que está com essa lanterna acesa. Acho que NA poderia ser mais técnico e preciso em seus artigos.

    • Rodrigo

      Eu acendo quando vem os paunoku colando na minha traseira.

      • Louis

        Eu também fazia isso, mas não adianta nada.
        Hoje, quando vem colando sem necessidade, eu diminuo a velocidade, pro caboclo ficar mais p… ainda.

        • Rodrigo

          Se eu estiver na faixa da esquerda e tiver condições de deixar o apressado passar, eu deixo.

  • Rodrigo

    “Se o seu veículo contar com luzes diurnas de LED (DRL), você não precisará acionar o farol alto nessas condições, conforme regulamentou o Contran.”

    Corrige aí N.A. DRL é a sigla em inglês para Luz de Circulação Diurna. Tanto faz se é em LED ou com lâmpadas halogenas.
    Inclusive há diversos modelos que possuem LED mas que não tem função de DRL (ex. Onix, Prisma, S10, 208, EcoSport antes do 2018, C4 Lounge anterior ao facelift etc.). Nesses carros essa luz é chamada de assinatura luminosa, só tem finalidade estética.

    • Alessandro

      Inclusive o ford ka fabricado no brasil quando exportado para a Argentina vai com DRL de lampada halogena ao lado do farol de neblina.

      • Davi Millan

        Sério que o Ford Ka na Argentina tem DRL? Eu vi muitos aqui mas não reparei.

        • Alessandro

          sim, so nao lembro se ele tem 1 lampada adicional ou sé uma lmapada como o de farol alto e baixo unica.

          quando acende o farol e diminui a intensidade da lampada e com o farol desligado ele fica na intensidade de DRL

      • Jaspion

        item obrigatório na Argentina

        • leitor

          Lá deve ter mais neblina.

          • Alessandro

            no BR será a partir de 2020.

      • Rodrigo

        Tem vários carros que vem com DRL halogeno: Golf, Tiguan, Jetta, Renegade, 500…
        Mas muita gente confunde isso

    • Thiago

      E já aproveitem e troquem farol alto por baixo.

    • Essa frase se referiu ao fato de que é apenas sendo de LED que vc não precisa acender os faróis, não que seja o significado do nome.

  • Alexandre Maciel

    “Luz de neblina – luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó;”

    Deveriam incluir a função de iluminar as crateras nas cidades, quando trafegando em baixa velocidade. Hahahaha..

    • Fanjos

      “a função de iluminar as crateras nas cidades, quando trafegando em baixa velocidade”
      Mas aqui em SP essa é basicamente a unica e exclusiva função desses faróis, alias é basicamente obrigatório ter se não quiser quebrar o eixo do seu carro em uma semana nas crateras daqui.

      • Alexandre Maciel

        Imagina aqui em Fortaleza, onde neblina, de fato, é chuva fina (garoa)… hehehehe…

        Eu, particularmente, nunca deixo de usar esses faróis. Também não dou uma de “garotão” e sempre mantenho a luz baixa acesa. Infelizmente, é muito comum encontrar veículos usando apenas as luzes de posição e os faróis de neblina.

        • Alessandro

          So nao acende a lanterna de neblina pq isso que mata o farol de neblina mantendo o farol baixo ligado nao é tanto problema.

          • Alexandre Maciel

            Meu carro não tem essa lanterna; ele só tem aqueles refletores na parte de baixo do para-choque traseiro. Ademais, honestamente, ainda que tivesse eu não usaria, visto que, basicamente, só utilizo o que tem alguma utilidade para a condução… hehehe…

        • Davi Millan

          Também não vejo problemas em acender as luzes de neblina, desde que junto ao farol baixo. Até porque ela é a que menos incomoda, sendo muitas vezes menos pior que qualquer farol baixo desregulado de Palio (depressãomóvel).

      • Geraldo Xavier

        Asfalto lunar

      • zekinha71

        Isso é mentira o prefake resolveu todos os problemas, o “jestor” gastou uma fortuna em propaganda na rede globolo com seu asfalto novo, que é só uma camada mais grossa de asfalto pra esconder crateras.
        Cobriu uma avenida que não precisa na ZN e resolveu todos os problemas da região, viu a mágica asfalta uma avenida e automaticamente todas as outras consertam sozinhas.

  • Henrique12

    “Por serem itens essenciais” , hahaha não parece pra PM do Rio que não possui sequer uma viatura com os dois faróis funcionando, além de lanterna queimada, giroflex quebrado, etc. E circulam “normalmente”, multando o cidadão pelos mesmos motivos, quem vai multar o poder público?

    • Davi Millan

      Aqui em Floripa eu vejo várias vezes os policiais andando igual maloqueiro com neblina + posição. Talvez seja uma tática para disfarçar a distância haha.

    • Geraldo Xavier

      Os voyages da pm nem andam. Ficam parados nas calçadas o tempo todo.

  • Ediomar

    Se tem alguém com farol alto atras eu só ligo os neblinas do Stilo e já já o cara baixa não tem erro.

  • Luciano RC

    Tenho como hábito andar com os faróis baixos e de neblina acesso o tempo todo (dia e noite). Acho que fica bonito, respeito a lei e ainda aumenta a segurança.

    • Louis

      Dependendo do local, o neblina ajuda mesmo, principalmente em vias em péssimo estado e com buracos. Mas para a neblina mesmo, acho mais útil a lanterna traseira, em que o carro que vem atrás vê seu carro mais fácil.

      • Luciano RC

        O neblina traseiro eu nunca usei em carro algum meu. Confesso que nem sei se tem no HR-V e Tracker… vou lá na garagem olhar e respondo aqui. Agora o dianteiro, eu uso sempre.

        • REDDINGTON

          Os atuais Honda nenhum oferece, a nova CRV não sei te falar.

          • Luciano RC

            Não oferece mesmo… só o dianteiro.

    • ObservadorCWB

      “Aqui no Brasil, onde a Neblina é em casas restritos, nem deveria ser ofertado. Isso é pior que ligar o pisca-alerta na rodovia com neblina.” e depois “Tenho como hábito andar com os faróis baixos e de neblina acesso o tempo todo (dia e noite). Acho que fica bonito, respeito a lei e ainda aumenta a segurança.” ???????? EXPLICA ???

      • Luciano RC

        Neblina dianteiro. O traseiro eu nunca ligo.

    • Gil de Piento

      Segundo um colega comentou ali em cima, você seria um maloqueiro irresponsável. E segundo seu próprio comentário acima, dá vontade de bater no carro de gente como você de propósito.

      • Luciano RC

        Porque no meu, se eu não uso o neblina traseiro? Nem mesmo em dias de neblina eu uso, porque acho o resultado péssimo.

  • Luiz M

    Resumindo pontos importantes dos comentários e matéria:
    * Farol alto não pode se tiver outro carro na frente ou outro carro no sentido inverso (pois ofusca).
    * Farol de neblina e de milha não são a mesma coisa. De neblina ilumina por baixo e tem facho aberto. De milha é como se fosse um farol alto adicional (facho fechado e forte para iluminar longe).
    * À noite tem que usar farol baixo. Não pode usar somente farol de neblina.
    * Farol baixo + neblina pode, pois o facho do de neblina é baixo e aberto (não ofusca).
    * Lanterna traseira de neblina só pode com neblina ou chuva, pois é forte (e alguma vezes alta) e atrapalha bastante quem vem atrás.
    * DRL (tanto faz qual tecnologia) serve para o papel do farol baixo de dia em rodovias.
    * Luz de assinatura não é DRL (é só estético)

    • REDDINGTON

      Discordo de vc sobre o DRL. Se vc ver por exemplo um C3 DE LONGE vc vai perceber ligado suas DRL, já no caso do Renegade com as luzes que não são brancas vc só percebe a poucos metros, o mesmo se aplica com os faróis ligados nas estradas, dependendo da hora/posição do sol vc só percebe o farol ligado a pouquíssimos metros, diferente do DRL com luzes de led.

      • Luiz M

        Não sei te responder especificamente sobre estes exemplos, mas o que entendo é que DRL, que são Luzes de Circulação Diurna, não tem função estética (pelo menos não é o objetivo principal), sendo a o objetivo aumentar a visibilidade do automóvel de dia. Então, entendo que deve haver critérios técnicos que para defini-los, assim como há para farol baixo, por exemplo. Então, todos os DRL deveriam ser bem visíveis de dia. Se não são, ou não são DRL (podem ser só assinatura visual ou luz de posição), ou não seguem corretamente os critérios.. ou prior ainda, os critérios técnicos não são adequados ou até inexistentes.
        Ah.. num ponto você tem razão, luz branca chama mais atenção que luz amarelada, ainda mais de dia. Contudo ainda acho que mesmo a amarelada deveria ter intensidade suficiente para melhorar a visibilidade do carro.

        • REDDINGTON

          É isso mesmo que vc disse, não tem função estética, tem função de vc ver um carro de longe, e as amarelas não cumprem essa função a contento. Estavam discutindo no CONTRAN se as DRL obrigatórias aqui serão brancas de LED ou podem ser as comuns. Discussão sem sentido, na Europa usam há quase 10 anos e só tem a LED branca justamente por ser mais visível, além de durar bem mais, aqui ainda batem a cabeça em algo simples. Não sei te falar se já chegaram a um consenso de qual DRL será usada. Uma coisa simples e querem dificultar.

  • Ricardo

    Deixem os manés deixarem os faróis de milha sempre ligados! Haha
    E também as lâmpadas que incomodam até de dia.

  • Jefferson A.

    Onix por 60k na promoção, so tenho isso a dizer sobre faróis.

    • Alexandre Borges

      Nao pago nem 30k

      • ObservadorCWB

        TEm outra: ECO “top” a mais de 100.000,00 kkkk

  • fsjal

    Tem gente que jura que na cidade, à noite, não precisa do farol baixo, apenas a lanterna basta.
    Diminui e muito a visibilidade.

    Já vi gente chegando da estrada e, ao entrar na cidade, apaga o farol, isso à noite…

  • Jaspion

    Farol baixo ou DTRL deveria ser obrigatorio, ligou o carro ligou um dos dois

  • REDDINGTON

    Deveria fazer um post somente sobre LUZ DE NEBLINA TRASEIRA…PQP!!! Os caras ligam essas porcarias com céu estrelado, po…Seja num 206 ou num Passat zero, os caras não sabem nem usar a tecnologia que é ofertada nos carros…Incomoda demais aquela luz, principalmente em rodovias sem iluminação, aí que ela se destaca demais. Diz a lenda que gera multa, mas nunca ouvi alguém tomar uma multa por andar com os faróis de neblina SEM ter a neblina.

  • Jeferson Alexandre Borelli Ber

    “Se o seu veículo contar com luzes diurnas de LED (DRL), você não precisará acionar o farol alto nessas condições, conforme regulamentou o Contran.” …
    Neste trecho ha um pequeno erro, onde esta escrito acionar o farol alto o correto seria farol baixo.

  • Edson Fernandes

    Fico BRAVO com pessoas que andam com luzes de posição achando que é o suficiente no período noturno. Nesse período a visão fica um pouco comprometida pelo fato do escurecer reduzir o campo de visão, aí me vem o cara com o carro “apagado”, achando que luz de posição ilumina. Deveria andar com o farol baixo.

    Meu pai tinha esse terrivel costume até tomar um susto com quase batida por outro motorista não ve-lo. Culpa do outro? “Cego”? Não… em certos angulos vc nem enxerga mesmo o carro vindo na sua direção com luz de posição. Hoje infelizmente gosta de ficar ligando o farol de neblina conjugado com o farol baixo. Eu mesmo ando com o farol baixo conforme regulamentação e tipo de uso.

  • Mauro Banqueiro

    Deixa as luzes de neblina com lâmpadas de halogéneo ligadas durante o dia, para além de ficar visível, não dar dinheiro a polícia, o carro fica bonito.

  • Guh MDNS

    Donos de Fiat tinham q ler esse artigo, principalmente em se tratando de regulagem… #SóAcho

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email