Comprando e Vendendo

Como vender carro

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Como vender carro: o seu carro ou fazer disso um negócio

Neste artigo temos duas seções: a primeira lhe ajuda a vender o seu próprio carro com segurança, e a segunda lhe ensina como começar a comprar carros para vender, fazendo disso um negócio e quem sabe, seu ganha-pão.



Como vender meu carro com segurança

Separe toda a documentação do veículo

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Para conseguir vender seu carro sem maiores problemas, em primeiro lugar é preciso que você tenha toda a documentação do seu carro. Primeiro o documento do veículo, tanto aquele que é usado para andar no dia-a-dia quanto aquele comumente chamado de “recibo”, que é usado para transferir o carro para outra pessoa.

Além disso tenha um histórico de todas as manutenções, notas fiscais, enfim, tudo que você fez em seu veículo como as trocas dos pneus, etc.Outro detalhe importante é o manual do proprietário que deve conter todas as informações para o novo proprietário. Dê a chave reserva para o comprador também.

Uma decisão essencial é fazer uma perícia automotiva que mostra que seu carro tem uma boa procedência. Faça uma revisão dos principais itens do seu carro e guarde as notas fiscais para apresentar ao novo proprietário. O importante é deixar o carro impecável para ele. Limpe o seu carro por fora e por dentro.

Deixe o carro original, como ele saiu da fábrica, pois isto facilita e muito a revenda do seu veículo. Itens que você investiu e que não são originais não devem fazer parte da venda, como sistema de som, rodas maiores, etc.

O próximo passo é fazer um anúncio para vender o seu veículo. Coloque uma foto recente e dê todos os detalhes possíveis para que o possível comprador possa entender todas as informações.

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Cuidado quando for negociar pessoalmente. Procure marcar locais públicos como em frente a uma delegacia de polícia, a fim de evitar golpes ou até mesmo assaltos. E quando for receber o valor pelo veículo não aceite cheque, apenas transferência verificada na sua conta.

Toda segurança é pouca, portanto, fique atento para não ser passado para trás. Você pode fazer o seu anúncio na internet ou em jornais. As redes sociais possuem ótimos grupos para este tipo de serviço.

Finalmente preencha o CRV, aquele documento que as pessoas chamam de “recibo”, colocando os dados do novo proprietário do veículo. Reconheça firma e envie uma cópia ao Detran para comunicar a venda, assim você não fica responsável por multas ou crimes cometidos depois daquele dia da venda.

Saiba ouvir o interessado e analise contra propostas. Pode ser que estas te atendam de alguma forma. Claro que você também pode vender o seu carro para uma concessionária, mas o valor será menor, pois a loja tira o lucro dela do valor, geralmente de 10% a 20% do valor do carro, mas por outro lado, vendendo para uma loja os riscos de problemas são menores também.

O importante é que você fique satisfeito com sua venda e receba sem maiores problemas um valor justo. Observe o preço de mercado e não jogue o preço muito para cima, caso contrário, ninguém vai se interessar.

Começar a vender carros – abrindo uma loja de carros

Se você tem o sonho de abrir uma loja, garagem, estacionamento ou revenda de veículos são necessários alguns pontos, entre os quais poderemos analisar agora. Esta é uma decisão muito importante, portanto, fique atento a fim de que você consiga ter sucesso em seu empreendimento. Observe passo a passo quais são os procedimentos.

Pesquisa de mercado

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Uma pesquisa de mercado bem detalhada é essencial para dar início ao seu trabalho como empreendedor vendedor de carros. Que tipo de perguntas serão feitas nesta pesquisa de trabalho? Em primeiro lugar, analise o local onde pretende abrir a loja.

A pesquisa deve abranger alguns pontos tais como: até que ponto o comprador estaria disposto a visitar sua loja se ela fica a 10 km de distância, por exemplo. Quantos carros foram vendidos nestas áreas que estão em um raio de 10 km de sua loja?

Tome em consideração que são em torno de 40000 carros por ano, por exemplo. O próximo passo é analisar qual ou quais marca (s) você deve pensar em vender, sendo assim, pesquise quantos carros novos e usados foram vendidos, quantos caminhões foram negociados, etc. Vamos dizer que dos 40000 carros vendidos segundo a sua pesquisa, a maior faixa percentual foi de modelos da Fiat.

Logo em seguida veja quantas concessionárias Fiat há próximo onde gostaria de abrir a sua empresa, também quantas lojas de carros usados vendendo Fiat existem por aí. Dentro da pesquisa avalie quantos compradores visitaram a concessionária e fizeram a aquisição por lá, e quantos compraram em outras lojas.

Com todos estes números na mão você chegará a uma conclusão se vale a pena ou não investir o seu dinheiro em abrir uma nova loja nesta área.

Defina o seu público alvo

É essencial que você defina o seu público alvo. Vamos ainda pensar nos carros Fiat. Que tipo de consumidor adquire um veículo desta marca? São pessoas de classe média que tiveram um carro Fiat anteriormente? Qual a faixa etária da maioria dos clientes? Quantos clientes retornam a concessionária para fazer a manutenção regular do veículo? Quantos clientes usam o mecânico de confiança para manutenções? Você de posse destas informações poderá criar vários serviços para os seus futuros clientes.

Analise o seu mercado e a demanda

Os números da pesquisa de mercado podem te dar condições de ter em mente o faturamento possível através de projeções financeiras que poderão ser feitas depois de estudos minuciosos. Pense em qual porcentagem da demanda poderão comprar os modelos Fiat em sua loja. A partir daí, analise os valores dos carros e pense em quantos veículos você poderia vender anualmente e verifique o faturamento bruto total.

Franquia

Analise a possibilidade de abrir uma franquia de loja de carros e receber todo o suporte e treinamento da empresa. São várias exigências feitas que você precisa atender, portanto, tenha em mente que esta possibilidade de franquia possa ser uma boa ideia. Lembre-se que precisa pagar uma taxa ao franqueador.

Carros novos e usados

Decida qual mercado gostaria de atuar se apenas carros novos, ou apenas carros usados ou com os dois tipos. Os carros usados precisam constantemente de revisões, portanto ofereça este tipo de serviço ao seu cliente.

Custo financeiro e burocracia

Analise todos os custos financeiros para a abertura da loja de carros colocando tudo na ponta do lápis e analise os prós e contras. Pense na contratação de funcionários experientes e os custos trabalhistas.

Avalie como você vai pagar estes custos e como será o financiamento bancário. Se for pegar dinheiro emprestado talvez tenha que colocar os seus bens pessoais como garantia, enfim, é um processo longo que merece um estudo detalhado. Avalie como é feito o processo de abertura, quais documentos são necessários e quanto tempo leva para que se abra a loja.

 

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