Depois de ver vários comentários de críticos da área automotiva falando que o novo Toyota Etios 2017 foi o carro que “não mudou, mas mudou muito”, tive a oportunidade de comparar lado a lado o meu modelo (um Etios HB XLS 2013/2014 – Cinza) com o novo Etios HB XLS 2016/2017 (prata) automático. Vamos às minhas impressões:
Logo ao entrar no carro, pude perceber mudanças significativas (algumas já realizadas nos modelos 2015 e 2016) como o banco de couro como item de série, comando one touch na descida do vidro elétrico do motorista, comando para travamento central das portas, apoio de braço para o motorista, o terceiro apoio de cabeça no banco traseiro e cinto de três pontos para todos os passageiros, além do Isofix. As chaves continuam iguais.
Por fora, o desenho das rodas mudou, a antena diminuiu de tamanho, a segunda lâmpada de ré foi inserida e o repetidor de seta está acoplado ao retrovisor (já havia sido acoplado em 2015). Sem mais alterações.
Mas, sem dúvidas, uma das melhores mudanças foi o novo painel que agora dispõe de 2 telas TFT de 4.2 polegadas unidas, onde a primeira mostra o velocímetro digital, com a identificação das marchas e regulagens de contraste, odômetros totais e parciais, mostrador de combustível e gráfico ECO onde mostra digitalmente o quanto que o acelerador está sendo pressionado (quanto menor a pressão, melhor o desempenho de economia). Já na segunda tela, é possível escolher entre o mostrador de RPM simulando gráfico analógico ou um SENHOR computador de bordo, onde é possível até inserir informações de valores do combustível e ele te informa seu gasto médio, em reais! Entre outras várias funções de um excelente computador de bordo.
Mas vamos falar como o Etios anda!
Já que eu estava com dois Etios, ambos 1.5 HB XLS, um com motor de 92cv e o outro com 102cv (valores com gasolina – com etanol passa para 96cv e 107cv), um manual de 5 marchas e outro automático de 4 velocidades. Resolvi comparar.
A diferença começa ao ligar o carro – o novo motor Dual VVTi está mais limpo e silencioso, e isso se reflete na acústica do carro em movimento.
No Etios manual, faço as trocas das marchas na faixa dos 3000rpm, e “cravando” a velocidade de 80km/h em 5ª marcha nas vias expressas, o motor 1.5 16v antigo fica na faixa de 2300rpm. Quando a velocidade é aumentada para 100km/h, o rpm chega aos 3000 – que fixado nessa rotação, há um incomodo pelo ruído.
Já no novo Etios, as marchas são mudadas na faixa dos 2800rpm (em comportamento urbano) mantendo os 1800 a 1900rpm em 4ª marcha com os mesmos 80km/h, e 2500rpm quando chega aos 100km/h. O que mais impressionou, foi a tal “elasticidade” do motor Dual VVTi, que não faz o motor gritar – como se houvesse “sub velocidades” no meio das marchas, por exemplo, quando a terceira marcha entra em funcionamento e a velocidade segue aumentando, chega o “tempo” que, se fosse no motor antigo a marcha usada seria a 4ª (prestes a mudar para a quinta), mas o novo motor segue em terceira marcha, sem demonstrar esforço excessivo e sem aumento repentino da rotação, mudando para a quarta marcha e deixando a rotação baixa.
Sem falar do Cruise Control, que é possível automatizar a velocidade de “cruzeiro” do carro a partir de 40km/h, que os Etios antigos não tinham.
Usando câmbio automático, estou acostumado com o funcionamento do CVT da RAV4 e com o sequencial de 6 marchas do ix35, e posso afirmar que o funcionamento do AT do Etios não faz feio!
Os ajustes da suspensão que foram feitas no modelo 2017 ficou perceptível quando é colocado o modelo antigo ao lado do novo. A frente do carro ficou mais alta – e isso ajudou muito em não arrastar o para-choques quando entro na garagem (situação que vivencio todos os dias com o Etios antigo).
A direção está mais acertada, não que o Etios 2013/2014 tenha uma direção folgada, mas quando os dois são comparados, é possível perceber esse leve ajuste.
A central multimídia do novo Etios não disponibiliza entrada para CD/DVD, mas é possível fazer o espelhamento do celular na tela que é maior, além do leitor de cartão SD e entradas USB e HDMI. A estrutura de caixas de som é a mesma – 2 tweeters e 2 caixas de som apenas nas portas dianteiras.
Os porta-objetos continuam os mesmos – incluindo o generoso porta luvas que pode ser climatizado através de uma abertura do ar condicionado – e funciona, eu já testei! Em uma viagem de 4 horas, as 5 garrafas de água (500ml) que foram colocadas (já geladas) se mantiveram em excelente temperatura até o final do trajeto.
No consumo, não posso avaliar com muita precisão, mas se meu Etios 2013/2014 faz a média de 12km/L na cidade (com gasolina), com certeza o novo motor deve ser melhor, já que recebeu a etiqueta A do Inmetro.
Enfim, havendo a possibilidade de um bom negócio, vale a pena “evoluir”.
Luiz Fernando S. Alves – Designer Gráfico, 28 anos, morador de Aracaju/SE.
Realmente mudou, mas não mudou, ficou jogo dos 7 erros.