Asiáticos Comparativos Matérias NA Mercado Preços Sedãs Toyota

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

Centro da polêmica sobre o custo dos automóveis no Brasil em relação aos EUA, nós decidimos então comparar duas versões do clássico japonês, atualmente o carro mais vendido da história. O Toyota Corolla custa a partir de US$ 16.230 (sem frete) nos EUA, mas para enfrentar a versão brasileira, tivemos que utilizar a opção mais cara por lá, o Corolla 1.8 S.


Básico, o Corolla 1.8 S com câmbio automático custa US$ 19.060 ou R$ 38.310. Com esse valor aqui no Brasil, você só compra o Toyota Etios Sedan básico. Mas para chegar ao nosso objetivo, continuamos a colocar mais coisas dentro do sedã nipônico lá nos states a fim de se aproximar da versão mais barata feita em Indaiatuba/SP.

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

Com todos os opcionais disponíveis, ainda foi necessário adicionar todos os acessórios oferecidos, entre eles película protetora da pintura, protetor de parafusos de rodas, aerofólio traseiro, retrovisor eletrocrômico, soleiras, redde para bagagem, partida do motor por controle remoto, sistema de segurança adicional, rodas TRD aro 18, barras estabilizadoras esportivas, entre outros.


Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

Depois do “tuning”, o Corolla 1.8 S chegou a US$ 28.616 ou R$ 57.518. O preço em si já é impraticável na realidade norte-americana, mas e no Brasil? O Corolla 1.8 XLi Flex começa em R$ 60.510 ou US$ 30.104. Ou seja, bem acima do modelo vendido nos EUA completamente equipado. No site brasileiro, não há um configurador para o modelo. Bom, mas também para saber o que a versão oferece, é necessário abrir um pdf…

De série, o Corolla 1.8 XLi Flex oferece ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, CD/MP3/Aux, coluna de direção e banco do motorista com regulagens, abertura interna do porta-malas e tanque, computador de bordo, quatro alto-falantes, airbag duplo, rodas de aço aro 15 com pneus 195/65 R15, entre outros. Note que nem mesmo ABS está incluído.

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

No Corolla 1.8 S automático, todos estes itens e os de personalização, mais bancos dianteiros com regulagem elétrica, multimídia, Bluetooth, teto solar elétrico, airbags laterais e de cortina, apoios de cabeça ativos, ESP, TCS, entre outros. Em termos de motor, ele possui um bloco 1.8 VVTi 16V com 132 cv e 17,6 kgfm. A transmissão automática de quatro marchas é a mesma usada aqui.

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

Falando nisso, o Corolla 1.8 XLi Flex entrega até 144 cv e 18,6 kgfm. Ou seja, o mesmo motor, mas muito mais potente que o equivalente americano. A transmissão manual tem seis marchas. No desempenho geral, o modelo brasileiro 7,0/10,2 km/litro na cidade (etanol/gasolina) e 9,6/13,5 km/litro na estrada. A emissão é de 118 g/km de CO2 com gasolina e a classificação Inmetro é “A”. O Corolla 1.8 S automático dos EUA faz 11 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada. O índice de consumo e emissões é ULEV-II.

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

Enfim, apesar de ser o mesmo carro, o Toyota Corolla tem missões e preços bem distintos nos dois país. Lá, ele é um carro de entrada e barato, um modelo popular com baixo custo e confiabilidade aprovada. Aqui, ele é um modelo médio, voltado para consumidores de maior poder aquisitivo e um dos preferidos (senão o mais desejado) dos políticos.

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático

Aqui, o Toyota Corolla é caro e oferece muito pouco na versão de entrada, que inclusive dispensou rodas de liga leve e freios com ABS. Esse pacote é a receita de um carro de entrada e não de um produto que quer passar imagem de luxo, conforto, sofisticação e certo status. A versão mais cara, 2.0 Altis, chega a incríveis R$ 84.580 ou US$ 42.079, o mesmo que um Toyota Sequoia (US$ 42.155), que é o terceiro mais caro da marca no país. Essas são as realidades de Brasil e EUA personificadas no best seller japonês.

[Imagens ilustrativas]

Brasil x EUA: Corolla XLi 1.8 Flex contra Corolla 1.8 S Automático
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email