Argentina Brasil Chevrolet Comparativos Preços SUVs

Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 – Dois lados do SUV da GM no Mercosul

captiva-ecotec-x-captiva-lt-620x311 Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 - Dois lados do SUV da GM no Mercosul

Apesar do grande compartilhamento de modelos, as filiais da GM no Brasil e na Argentina, toam caminhos diferentes em relação à importação e comercialização de alguns modelos. No caso do SUV Captiva, assim como outros modelos, os caminhos são bem diferentes.



Aqui no Brasil, a GM decidiu trazer do México a versão americana denominada Sport, enquanto a filial argentina importa da Coréia do Sul a versão global do utilitário esportivo. Aqui, há somente as opções Ecotec (com motor 2.4) e AWD (com motor V6 3.6). Já os hermanos têm à disposição versões LS, LT e LTZ, equipadas com motores 2.4 a gasolina e diesel 2.2 litros. As versões comparadas são a Ecotec no Brasil, vendida por R$ 92.990 e a 2.4 LT na Argentina, que sai por 210.770 pesos ou R$ 87.996.

captiva-ecotec-x-captiva-lt-1-620x465 Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 - Dois lados do SUV da GM no Mercosul

O Chevrolet Captiva Ecotec 2013 tem visual mais esportivo, destacando-se a grade pequena e os faróis chanfrados. Já o Chevrolet Captiva 2.4 LT 2013 adota o atual padrão de estilo da marca americana, adotando grade grande com barra central e gravata dourada. Os faróis são mais retangulares e o visual geral tem aspecto mais conservador.

No interior, o modelo mexicano já está com visual um tanto cansado, pois é o mesmo desde o lançamento em 2008 no Brasil. Destaque para os cinco difusores de ar circulares. Já o sul-coreano tem visual mais moderno, que foi atualizado recentemente. Destaque para espaço reservado à multimídia, comandos no console e difusores de ar verticais. O volante tem quatro raios, enquanto o Ecotec tem três.

captiva-ecotec-x-captiva-lt-2-620x465 Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 - Dois lados do SUV da GM no Mercosul

Mas as duas versões não diferem apenas no visual da frente e painel. As carrocerias também são diferentes. A Captiva coreana tem maior volume e tem coluna C e vigia lateral traseira maiores, assim como as lanternas e tampa do porta-malas. Com isso, as diferenças em termos de tamanho aparecem facilmente.

São 4,57×1,85×1,70×2,70 metros para o Chevrolet Captiva Ecotec 2013 e 4,67×1,85×1,72×2,70 para o Chevrolet Captiva 2.4 LT 2013. Note que o comprimento da versão vendida no país vizinho aumentou em 10 cm. Isso também significa porta-malas mais generoso em relação ao mexicano, sendo 477 litros contra 383 litros do modelo vendido aqui. Apesar de maior, o volume interno com os bancos rebatidos é menor, sendo 942 litros no “LT” e 1.189 para o “Ecotec”. O tanque é menor em litros no coreano: 65 contra 73.

captiva-ecotec-x-captiva-lt-3-620x369 Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 - Dois lados do SUV da GM no Mercosul

As diferenças continuam e agora dão vantagem para a versão dos vizinhos portenhos. O Chevrolet Captiva Ecotec 2013 tem tração FWD, ou seja, dianteira. Já o Chevrolet Captiva 2.4 LT 2013 conta com tração AWD. Lá, apenas a versão LS tem tração dianteira. No caso de motor e transmissão, o importado do México passa a ter vantagem.

O motor Ecotec – que dá nome à versão brasileira – tem 2.4 litros, injeção direta de combustível (SIDI) e entrega 184 cv com 23,3 kgfm. A transmissão é automática de seis marchas com opção de mudanças manuais. No caso do 2.4 LT, o motor é o mesmo 2.4, mas sem injeção direta e outras melhorias presentes no mexicano. Assim, entrega 167 cv e 23,3 kgfm. A transmissão é manual de seis marchas.

captiva-ecotec-x-captiva-lt-4-620x465 Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 - Dois lados do SUV da GM no Mercosul

Por fim, em termos de segurança, o Chevrolet Captiva Ecotec 2013 é bem mais generoso ao oferecer seis airbags e monitor de pressão dos pneus. Assim como o Chevrolet Captiva 2.4 LT, o mexicano também possui TCS e ESP.

captiva-ecotec-x-captiva-lt-5-620x465 Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 - Dois lados do SUV da GM no Mercosul

Os modelos oferecem freio de estacionamento elétrico, trio elétrico, ar condicionado automático, faróis de neblina, Hill Start Assist (2.4 LT), ECO Mode (Ecotec), rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento, CD/MP3/USB, Bluetooth, controle de cruzeiro, volante multifuncional, volante em couro (Ecotec), sete lugares (2.4 LT), retrovisor eletrocrômico (Ecotec), bancos em couro (Ecotec), computador de bordo, entre outros.

captiva-ecotec-x-captiva-lt-6-620x465 Comparativo: Captiva Ecotec 2013 x Captiva 2.4 LT 2013 - Dois lados do SUV da GM no Mercosul

Enfim, pela diferença de R$ 4.994, valeria mais a pena optar – se houvesse essa possibilidade – pelo Captiva Ecotec 2013 por ter mais itens de conforto ou a diferença não compensa perder tração integral e a capacidade para levar sete passageiros?

[Imagens ilustrativas]

  • dudupruvinelli

    O interior da nossa captiva…nossa. Que diferença, hein!

    • TSMajor

      Prefiro o volante na nossa

      • rpasini1

        O painel da mexicana, e o modelo de portas e volante da nossa.

        • LeandroBalmant

          Nossa frente e a traseira da mexicana.

          • ygoorr

            Nossa frente é feiosa.

            • jonasperola

              Voce quis dizer a frente da versão americana né??

        • Esse Captiva me lembra o filme American Pie o Reencontro. kkkkkkkkkk. Adoro essa saga.

    • joniocosta

      O interior da Captiva vendida no Brasil não é mais esse. Houve algumas mudanças como a cor dos mostradores (são azuis agora) e algumas mudanças no console, o freio de estacionamento agora é elétrico e as lanternas traseiras foram levemente modificadas. ;)

  • cyro laghi

    a Captiva foi esquecida pela Chevrolet aqui no Brasil

    • gringo_vtec

      Pior que não.. é a mesma vendida em vários países na Europa, e que responde pelo nome de Opel Antara..

    • ANONIMO

      Engano seu… É o melhor custo -benefício da categoria e a única a oferecer motor V6 com injeção direta de combustível. Superior em acessórios de série a todas as outras (seis airbags). Se informe melhor…

  • Grelão

    Gostei da Captiva da Coréia do Sul.

    • jorfginho

      E 5 …. tenho uma LTZ 2.2 diesel AWD 6AT 7 lugares …. moro aqui no Chile eu acho mais completa a da Coreia ….so que o modelo 2013 ainda nao vem com facelift mais vc pode comprar os items do facelift direto pelo ebay ….e vai ficar uma 2014 ….. eu ja fiz a compra dos farois traseiros Uss 456 … as atualizaçoes sao muito poucas farois traseiros , grade, e o painel o odometro vem digital , e a saida dos escapes e cuadrada como na foto …. e iiso pelo mesmo valor da 2013 ….. eu adoro a minha ela so nao vem com gps … mais ja mandei trazer o gps com radio e dvd o original que vem pra este modelo uss 481 e vou colocar agora uma tela de 15'' por 900 dilmas …. vamos ver como fica depois quando esteja pronta vou subie as fotos
      Saudaçoes do outro lado da Cordilheira
      desculpem o portunhol mais levo mais de 25 anos fora do Brasa .. pronto pra voltar …. e com minha Captiva ….

  • GuileBR

    Ainda tem dúvidas? É simples resolver, TODAS elas. É só pensar assim: "Qual a versão, que está no Brasil?" Com certeza, é a pior. Pronto, dúvida solucionada.

    • LTD1976

      Porque? Qual seria a razão disso?

    • jao_simonetti

      A vendida no Brasil tem uma diferença brutal: É o Opel Antara, enquanto a outra é projeto coreano, que de igual só tem o nome.

  • Filipe Augustus

    Pra mim ficaria perfeito a nossa Captiva com o interior da deles ;)

  • hoebanger

    Achei a versao que nao e vendida no Brasil mais acertada. Principalmente a traseira. Ficou mais parecida com SUVs americanas B) . O interior tambem parece que teve uma boa melhora!

    • jorfginho

      lembrando que ja os modelos 2014 que aparecem agora em setembro vem com farois de led …..e atualizada

      • hoebanger

        a nossa?

        • jorfginho

          nao a da coreia …. agora em setembro ja vem atualizada …modelo 2014

  • Bruno_Carros

    Essa Captiva de 7 lugares seria boa no Brasil com o motor 2.2 Diesel.

  • Jader

    A frente da captiva da Argentina é mais bonita, mas a trasera da do brasil é mais bonita!

  • expresso222

    Prefiro a do Brasil, pois é mais jovem e esportiva, além de mais bonita, principalmente na versão V6.

  • dionatan moras

    uma diesel manual seria a melhor opção

  • WorthWRT

    Desde que conheço a captiva ela sempre teve duas versões diferentes de carroceria, percebi quando navegava pelo site da Holden-australia e tem um detalhe que TODOS esquecem…..essa outra Captiva mais bonita ela tem o diferencial da TERCEIRA FILEIRA de bancos. São sete lugares. Não que a nossa tenha sido esquecida num facelift, ela sempre foi assim e sempre conviveu com a outra em alguns mercados, tendo a opção de 5 lugares (nossa) ou a de 7 lugares (koreana).

    Não é apenas desenho, o que nunca dizem é esse detalhe da terceira fileira de bancos…..

    • jorfginho

      pois e …. eu tenho uma de 7 lugares …. diesel

  • silasrana

    Pode optar pela exterior da nossa e o interior da argentina?

  • Daniel Gmrs

    Só falta o bluetooth na nossa captiva, não entendo porque até hj não tem isso..

    • jorfginho

      a koreana na radio traz bluetooh ..e tbm nao entendi porque a mexicana nao traz…..

  • Tosca16

    Nem sei se os Argentinos estão tão a frente de nós, poderia ser mais barata em ambos mercados e acho que preço menor faria maior diferença no final que é vendas.

    • doidim2011

      Até a presidenta deles é menos feia

      • Tosca16

        e as vezes mais burra.

  • jkirinus

    sempre existiu as 2 captivas, a 5 lugares a nossa, e essa de 7 lugares, essa das fotos é uma versão mais nova com facelift.

  • jonasperola

    Eu prefiro a atual mesmo, não gostei dessa grade enorme da versão americana muito menos a traseira e os faróis nem sei se combinam parecem que foram adaptados, a atual captiva é mais elegante e atende bem as exigências do publico, o que falta é um motor diesel, do resto é um SUV espetacular.

  • Renan21

    A Captiva daqui substituiu em 2012 (eu acho) o motor V6 3.6 por um V6 3.0 e ainda ganhou 8 cavalos (Corrigi aí o texto)

    Não gosto desse tipo de comparativo de países e carros "diferentes".
    Temos uma captiva 2009 v6 3.6 aqui e para mim os defeitos são: Não vir uma central multimídia e os bancos são meio duros
    Mas o resto é bom, até o consumo fica na casa dos 6,0 km/l na cidade, o que é muito bom pelo motor do carro

    • jao_simonetti

      A 3.0 de injeção direta tem consumo igual do Santa Fé (2011 em diante) e do Honda Accord V6.

      A 3.6 bebe tanto quanto o Santa Fé mais antigo, chegando a gastar mais do que as horríveis de consumo Outlander e L200 V6.

  • fabritch

    Não lembro em qual país que entrei no site da GM e tinha as duas Captivas.

    • jao_simonetti

      Portugal?

  • LTD1976

    A nossa Captiva Sport nada mais é que a Opel Antara com a gravatinha borboleta, enquanto que o modelo internacional sempre foi diferente.

  • stefanoz

    Faltava só o MyLink na nossa, de resto eu gosto.

  • Andrex2501

    Acho que nossa Captiva leva vantagem nessa. A tração integral não acho infinitamente necessária, fora que prejudica o consumo, o motor da Brasileira é mais moderno. O ponto negativo é o interior da nossa, que já está bem cansado.

  • Claudio de Lélis

    Por acaso aqui alguém já teve um motor fundido na captiva? Tenho uma Ecotec 2009/2010. Sempre passou por revisões na concessionária e também a troca de óleo sempre na concessionária. Há alguns dia na estrada, em uma ultrapassagem, ele fez um barulho estranho e desligou totalmente, conseguindo parar no acostamento com uma fumaceira saindo pelo motor. Detalhe, não apareceu nenhum aviso no painel, como falta de óleo ou de agua. A concessionaria não sabe informar por que fundiu o motor, mas sabe me informar que a troca do mesmo fica só em R$ 26.000,00.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend