Chevrolet Comparativos Nissan Sedãs Toyota

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5

Publicamos mais um comparativo feito pelo leitor Bruno Manoel. Ele faz test-drive em vários modelos e depois monta um texto detalhado com suas impressões:


Tudo começou em 2007. Até então, sedãs compactos ofereciam somente o suficiente para o conforto. Aí a Renault lançou o Logan, e logo se destacou pela generosidade em todas as medidas, chegando a ser maior que alguns carros de categoria superior. Se passou tempo, e de olho nesse mercado, a concorrência viu que era um negócio de sucesso, afinal, quem paga por um “compacto” e carrega a família toda, nada melhor que um grande carro.

O comparativo de hoje não tem o Logan, pois ganhará nova geração e não teria forças para enfrentar a nova concorrência. Da Nissan, sai o Versa, um sedã com bastante espaço derivado do pequeno March. Na Chevrolet, o Cobalt estreou a plataforma GSV no Brasil e teve um derivado, a Spin. O mais recente lançamento, foi o Etios, uma versão com entre-eixos e comprimento maior que o hatch, o sedã vendido na Índia chama atenção devido ao apelo extremamente popular.

Quem dá as cartas do jogo é quem tem o maior espaço, já o design passa longe, muito longe, ainda que o Toyota chegue a ser pior nesse aspecto. No jogo de hoje não terá vencedor, pois um ficou mais para trás e dois empataram na frente. O Toyota Etios entra com a versão 1.5 XLS, o Cobalt LTZ 1.8 e o Versa, na 1.6 SL.


Toyota Etios 1.5 XLS (R$ 44.690)

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5

A Toyota, tinha uma gama enxuta, porém de boas vendas. Para alavancar de vez e crescer no mercado, lançou seu popular para mercados emergentes. O problema, é que ela levou o termo “emergente” exageradamente a sério. No design, ele não encanta, até aí tudo bem, pois os rivais não são nenhuma proeza, mas ao entrar na cabine fica claro um ambiente muito pobre. Materiais com péssimo tato, painel centralizado com leitura confusa e de gosto extremamente duvidoso, a montagem pelo menos é agradável. Se não encanta tanto ao ver, no espaço ele não desaponta.

Mesmo sendo o menor dos três aqui citados, ele conta com um bom aproveitamento interno e tem acomodação mais fácil que o Nissan por exemplo, já os tecidos poderiam ser melhores, ao menos a espuma tem densidade certa. O Etios também não deixa a peteca cair na hora de acelerar, até porque, seu peso é o mais baixo de todos (980 kg, contra 1.052 kg do Versa e 1.122 kg do Cobalt) e o câmbio é um dos melhores. O motor 1.5 tem respectivamente na gasolina e no álcool 92/96cv e 13,9kgfm para os dois, mesmo sendo menor, ele possibilitou andar perto dos rivais.

De série, traz ar, direção eletro-assistida, vidros e travas elétricas (retrovisor elétrico nem como opcional), som, air bag duplo e ABS, além de outros itens como alarme de advertência dos cintos de segurança, porta-luvas com refrigeração e abertura interna do tanque de combustível e do porta-malas. Falando em porta-malas, segundo a montadora, é o maior da categoria, com 573 litros.

Nissan Versa 1.6 SL (R$ 43.290)

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5

O Nissan Versa é considerado um dos melhores custo/benefício do país. Além do menor preço, ele não deve nenhum equipamento aos rivais e anda na mesma tocada. O espaço interno é bom, porém, a entrada é um empecilho para os mais altos. A curvatura do teto em formato “cupê”, deixou o acesso comprometido e o design também.

Internamente, o acabamento é justo, não há rebarbas ou peças fora do lugar, e os materiais são apenas razoáveis, mereciam algo mais requintado. As saídas de ar redonda já estão batidas, e os comandos do ar-condicionados são simples ao extremo, sair do Versa e entrar no Cobalt, é uma sensação de troca de categoria, sem exageros. O porta-malas, é o menor, com apenas 460 litros, é comparável apenas com sedãs mais compactos ( como Voyage e Prisma).

Na hora de andar, o japonês responde com uma eficiência elogiável, o moderno motor é elástico, e o câmbio tem bom escalonamento (só deve engate mais precisos), só na hora de parar, senti que o freio demorou muito a responder, não passou muita segurança. O destaque, é ser o único com sistema isofix, para quem tem criança, é um excelente recurso.

Chevrolet Cobalt 1.8 LTZ ( R$ 46.990)

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5

O maior em todas medidas, esse é o sucesso da Chevrolet. Vendendo bem desde do começo, só agora foi implantado o antigo motor 1.8. Mesmo sendo antigo e até perdendo em cavalos para o 1.6 da Nissan, o motor se prevalece do maior torque, garantido desempenho idêntico (o peso maior jogou contra).

A suspensão é junta ao dos concorrentes, uma das melhores entre os populares, com muito conforto sem assustar nas curvas. O Cobalt também é o com melhor espaço interno, quem senta atrás não sofre nada, é tipo classe “executiva” de um avião, claro, que é só no espaço.

Já que estamos falando espaço, vale ressaltar que é dele também as maiores medidas externas, somente a altura que é igual nos três. É inegável o porte do Chevrolet, chega a ser confudido como concorrentes de alguns médios (já vi gente falando que Cobalt é maior que o próprio Cruze), e o design da traseira e lateral são simpáticos, mas a frente é o ponto fraco.

Além de desproporcionais, os farois lembram uma pessoa que levou um soco e ficou com o olho roxo. Nos equipamentos, ele tem tudo os que os rivais tem (exceto pela direção elétrica) e o único com comandos do som no volante.

Resumo: ficou claro uma disputa travada entre o Versa e o Cobalt, um compensa o erro do outro, só quem poderá decidir é o consumidor. Já o Etios, carece de carisma, não se destaca no visual e decepciona no acabamento, de bom, só o porta-malas e o espaço interno. A Toyota entrou com um modelo abaixo da concorrência e está cobrando mais do que deveria.

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5

Comparativo: Chevrolet Cobalt 1.8, Nissan Versa 1.6, Toyota Etios 1.5
Nota média 3.5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email