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Comparativo: Chevrolet Prisma x Chevrolet Sail – duelo dos sedãs populares da GM

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A GM escolheu dois caminhos diferentes para atuar no segmento de entrada de dois (aliás, três) mercados do BRICS. Brasil, China e agora Índia possuem novos modelos compactos da Chevrolet na linha de frente. Ambos com opções hatch e sedã, eles compartilham a plataforma Gamma II de origem sul-coreana (Daewoo), mas trilharam caminhos distintos de desenvolvimento.



O Chevrolet Prisma faz ao lado do Onix uma nova dupla de compactos da GM no Brasil, enquanto o Chevrolet Sail faz o mesmo papel na China e Índia. O primeiro surgiu como sucessor do antigo sedã de baixo custo oriundo do antigo Corsa B. O asiático tem sua origem no mesmo modelo, inclusive originando um facelift visto atual no sedã Classic vendido no Brasil. Ele já foi vendido como Buick na China.

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Os atuais modelos utilizam uma plataforma que se tornou o cavalo de batalha da GM em nível global. Aqui ainda dá origem ao Cobalt, Spin e em sua versão moderna, ao Sonic. Aliás, estes três também deverão se encontrar no mercado chinês, onde a dupla brasileira vai ser feita junto com o Aveo, o Sonic deles.

Em termos de estilo, o Chevrolet Prisma aposta em um visual mais moderno, com grade de tamanho grande dividida por uma barra com a gravata dourada e faróis de perfil dinâmico e atraente. Atrás, as lanternas acompanham o estilo frontal. No Chevrolet Sail, o visual é mais limpo e convencional, apostando em grade menor e faróis com cantos arredondados. A traseira apresenta lanternas grandes e compactas, passam a impressão de maior volume do conjunto.

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Na lateral, o Chevrolet Prisma apresenta curvatura da base dos vidros e vincos pronunciados, além de pequeno quebra-vento falso na porta traseira. O Chevrolet Sail se destaca pela vigia na coluna A e ausência de quebra-vento falso nas portas. O visual é também mais limpo.

No que diz respeito ao tamanho, podemos perceber agora o real motivo pelo qual o modelo asiático não foi vendido no Brasil. Apesar do Chevrolet Prisma ter 4,27 m de comprimento e o Chevrolet Sail ter 4,24 m, as plataformas possuem entre eixos diferentes. O brasileiro tem 2,53 m enquanto o chinês 2,46 m. Outra diferença crucial é o tamanho do porta-malas, com vantagem para o “GMB”, pois são 500 litros contra 370 do SAIC-GM.

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Eles são praticamente equivalentes em largura e altura, mas diferem no peso. O Chevrolet Prisma pesa 1.031 kg, enquanto o Chevrolet Sail pesa 1.124 kg. Diferentes por fora e no tamanho, a proposta do ambiente interno é parecida, mas leva muito em consideração o panorama dos mercados do Brasil e China.

Aqui, o Chevrolet Prisma aposta em um visual interno mais moderno e jovial, proposto para agradar mais o consumidor por causa da concorrência local, inclusive adotando cluster análogo-digital e multimídia MyLink para largar na frente. O desenho interno e acabamento também são melhores pelo mesmo motivo. Não dá para vacilar no mercado brasileiro. Sorte do consumidor local.

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No caso do Chevrolet Sail, a China possui uma enorme diversidade de marcas e produtos e ainda há enorme quantidade de carros de padrão bem inferior ao que estamos acostumados. Assim, a SAIC-GM não precisou ir muito além para oferecer algo melhor no modelo. Com isso, comandos elétricos dos vidros em posição central e instrumentação, instrumentação analógica simples, capa no airbag do passageiro e sistema de áudio convencional servem bem ao propósito. Aqui ele lembra receitas utilizadas no Agile e Cobalt.

Em termos de motorização, o Chevrolet Prisma utiliza a velha receita do motor GM Família I atualizado e chamado de Econo Flex SPE/4, mantendo ainda o cabeçote 8V. Ele está disponível em 1.0 litro com 78/80 cv e 9,5/9,8 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. A versão 1.4 oferece 98/106 cv e 13,0/13,9 kgfm, na mesma ordem. Ainda não há opção automática, que chegará em breve e com seis marchas.

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O Chevrolet Sail utiliza blocos S-TEC II de origem Daewoo e modificados pela joint-venture PATAC (Pan-Asia Technical Automotive Center) e oferece versões 1.2 e 1.4, ambas 16V, entregando 86 cv com 11,5 kgfm e 103 cv com 13 kgfm. Há opção de caixa automatizada e versões modernas Smartech 1.2 a gasolina e 1.3 diesel são oferecidas nos dois países.

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Preço? Sim, podemos apenas fazer um comparativo próximo dos dois modelos. No Brasil, o Chevrolet Prisma custa a partir de R$ 34.990 ou US$ 17.321. No Chile, por exemplo, o Chevrolet Sail sai por 5.140.000 de pesos ou R$ 22.102 ou US$ 10.941. O brasileiro não custa mais por ser maior ou mais moderno, mas simplesmente pelos três motivos que já conhecemos bem: impostos, lucro e câmbio. Enfim, dois caminhos diferentes para a mesma proposta, oferecer compactos populares nos principais mercados do BRIC com baixo custo.

  • VitorDanilo

    Não deu pra perceber qual é o menos pior… Pelo menos o Sail tem um preço condizente.

    • Maycon102

      É porque ele não veio para nosso país, caso contrario tambem custaria um balde de pedras preciosas! kk

    • Tiago Albuquerque

      Acho o prisma novo LINDO. Mas é muito pequeno. Se ele fosse um pouco maior eu amaria ter um.

  • joel

    O volante do SAIL está no Brasil agora na linha 2013,5 do Classic e Celta 2014.

  • Tony

    Interior do PRISMA muito melhor

  • Tosca16

    O nosso Prisma é melhor, mais nada surpreendente ou muito melhor . O interior do Prisma nosso parece ser bem mais caprichado ou de linhas mais harmônicas e modernas, mas quem andou no Prisma e Onix sobretudo nas versões de entrada vê que o acabamento é bem fraquinho mesmo aparentando ser melhor que outros modelos sobretudo chineses da mesma categoria . O que mais me chamou atenção no interior do chinês é o câmbio muito fraquinho em design e me parece também ergonomia , volante extremamente feio e que parece ser emprestado por que acho que tinha alguns controles de multimídia que foram retirados e esse painel que num é o nosso de moto mais bem feio .

    • danieldourado_2

      Esse volante é tão estranho que parece que não foi acabado..

  • CleSilva

    o onix é bem melhor acabado que o sail mas bem que o preço poderia dar uma melhora né? a proposito sera que é esse o substituto do classic aqui? fica a duvida!

  • Adelmo Filho

    O Sail até que não é feio não.. É até bem interessante. Uma boa opção para "matar" o jurássico Classic de vez. O deslize aqui fica por conta a dupla Onix/Prisma e porque não, Cobalt, que mereciam motores mais modernos, como o 1.6 do Sonic ou um "Ecotec 1.4" sem turbo, naturalmente. Este sim, quando turbinado, podia equipar o Cruze pelo menos os mais baratos, como a Chevrolet faz nos Estados Unidos.

  • MM_

    Pelas fotos, externamente acho o Sail mais bonito. Por outro lado minha opiniao nao bale muito, pq ja passei dos 40 e imagino q o publico alvo do prisma esteja entre 20-25 anos.

    O interior é o inverso: o Prisma me parece muito mais acertado.

    • ToNemAi_

      Serio cara? por fora o sail mais bonito? Parece um carrinho que vai desmontar fora que tem design de 2004.

    • alexhmoraes

      Eu sou jovem ainda, tive um Classic LS 2011, e ainda sim prefiro o SAIL do que o novo Prisma!

      • riccorreasp

        Ainda assim…

        Por que este país tem um péssimo sistema de ensino, meu Deus?

  • As diferenças de espaço são consideráveis… me decepcionei com as dimensões pra lá de modestas do Sail, aquela linha de cintura alta e vigia na coluna A passavam a impressão de ser algo quase do tamanho de um Punto…

    Bom, esses detalhes deixam uma distância legal entre Prisma e Sail, o parentesco de peças e plataforma também aumentam as chances de vermos o Sail por aqui substituindo o matusalém do Classic em um curto período de tempo…

  • Emanuel

    Exterior: Prisma;

    Interior: Sail.

    Sem mais.

    • daviddiniz

      O interior do Prisma é mais moderno, mais bem acabado e as peças "combinam" uma com as outras já o interior do sail parece que é emprestado do JAC J3.

      • bom-papo

        roubarão a traseira do Volkswagen Voyage que mancada

    • CleSilva

      olha melhor talvez vc mude de ideia!

      • Emanuel87BM

        Certeza que sim. Comentei mais por causa do velocimetro digital do prisma (pessoal, não gosto).

        O resto (volante, bancos, sistema de som, etc) do Prisma é mais belo realmente e aparentemente melhor acabado.

  • Luiz

    Prisma 10
    Sail 0!
    A GM novamente melhorou no brasileiro!
    Repetiu a façanha com o Opel Kadett, aqui conhecido por Chevette!

  • VictorHugo

    Me tirem uma duvida: No my link do Prisma já tem GPS ou eu vi demais nos comerciais?

    • Castle_Bravo

      Sim, mas ele usa o do celular, não há um GPS nativo.

      • Edson Roberto

        Opa, pode me dizer como funciona? Ele não tem uma aplicação propria? Como seria?

  • CharlesAle

    Gosto mais do prisma como um todo,apesar de não gostar do painel digital,acho uma modernidade(o que não é,pois nos anos 80 já tinha carros no Brasil com painel digital)dispensável,um painel com belos relógios com uma iluminação bonita é tudo de bom,os alemães com seus carros super luxuosos e modernos não abrem mão disso…

  • jvc

    por que o sail eh mais pesado???

  • Marcello

    Brincadeira,esse comparativo, o Prisma nem se compara com esse Sail…é muito melhor…o Sail tem que ser comparado com o Classic…

  • evotremex

    O sail é um carro mais simples que o prisma. Ele poderia muito bem substituir o classic

  • MFranklin

    Dois carros com mesma proposta, mas com preços bem diversos. Em que pese as diferenças estéticas e de acabamento, é triste constatar que no Brasil, para se comprar um simples sedã "de entrada", um cidadão precisa ter uma renda bem acima da média. O trabalhador médio, que já rala demais para conseguir o ganha-pão e pagar o alto custo de vida, dificilmente pode se dar a recompensa de comprar este sedã para seu lazer e o de sua família. Se quiser, tem de esperar alguns anos para comprar…. usado.
    Um sedã médio? Só em sonhos ou ganhando uma renda principesca.

  • Castle_Bravo

    O interior do Sail aparenta ser muito, muito pobre, pois normalmente as fotos dão uma melhorada e nem neste caso ajudou! aquele volante além de muito feio, certamente é fino (como nos JACs), acredito que em razão das mãos pequenas dos orientais, fora o "estilo Dacia" de controles dos vidros, no console central, que é muito ruim também.

  • rattrap587

    O painel do Sail dá de mil a zero na espartanice porca do painel do Prisma…

    • Rafael_rec

      Primeira vez que eu vejo um painel com central muitimidia ser mais espartano que um com toca-fitas single din. Isso é o que chamo ser hater ao extremo.

      • rattrap587

        Peraí, peraí, peraí… Vamos dar nomes aos bois. Painel são os instrumentos atrás do volante. (o chamado painel de instrumentos) – A central multimídia fica no console central, que é outra coisa completamente diferente e que também foi mencionada na minha mensagem prévia. Comparando painel a painel, o do Prisma é ridículo.

        • adsumus

          coloca ridículo nisso

        • Leandro

          Então compare com o painel do corsa 2007. Tanto Sail quanto Prisma ficam ridículos perto do Corsa

          • Leandro

            [img ]http://imageshack.us/photo/my-images/811/p1000396a.jpg/[/img]

    • Gustavo

      A não ser pelo mostrador, pq eu gosto de mostrador analógico, eu prefiro o painel do Prisma.

  • yuri calmon

    O PRISMA é mais Harmonioso !!!B) KKKK

  • MecanicoDigital

    Pois é. Temos um carro melhor que os chineses.

  • PKuster

    Depois de assombrações Agile, Cobalt e Spin – horripilantes, fica difícil gostar de cara da dupla Onix e Prisma – ainda vejo traços do trio nesta dupla, MAS, eu ficaria com a frente do Sail e a traseira do Prisma – com as devidas ressalvas e os interiores se equivalem em feiúra e pobreza. E quem será mesmo o padrinho forte do mexicano Carlos Barba dentro da GM do Brasil, hein ?

  • Bruno

    O pessoal tá pagando 30 pau em um onix, nao duvido nada que paguem 35/40 em um onix! É brincadeiraaaa
    E outra, pagam 40 em um Agile! Tem gente que não pensa mesmo…

  • 356

    Cada vez mais eu me orgulho de ter me "libertado" dos carros populares zero km. Acabei de comprar, para acomodar minha familia, uma 307 SW usada por 32 mil.

  • _Adriano__

    Bora comprar um usado galera, chega dessa palhaçada, sempre pagamos o dobro do que vale!

  • shdn2010

    Essas linhas novas da GM não cai no meu bom gosto. Acho muito feia.

    • Guilherme

      Talvez elas "cai" (sic) na sua boa concordância verbal!

      • shdn2010

        desculpe senhor da razão da proxima vez eu mando o texto para vc corrigir antes de publicar… cada otario que aparece aqui……cuida da sua vida otario e respeite o proximo.

        • Caio Vinícius

          kkkkk

  • RyanSX

    Nossa, ate esse modelo inferior tem um motor melhor que o nosso (nunca gostei de carro FLEX pelo famoso GRILO que da no motor quando se usa gasolina)

  • Leandro1978

    Prefiro o Prisma. Mais bonito, aparenta melhor acabamento. O Sail, caso viesse, chegaria no lugar do Classic, sem dúvidas, basta observar o acabamento e dimensões (embora não seja daqueles que "sabem" como é o acabamento de um carro somente pelas fotos, a comparação entre os dois dá a impressão do nacional ser ligeiramente melhor).

  • Iraja

    A traseira do Sail dá de 10×0 no Prisma.

    • FenderBrasil

      Também achei. Gosto de carros com estilos mais conservadores.

      Vi um novo prisma na rua esses dias, não gostei… pelo na cor que eu vi…

  • _ROPERCAV_

    Acho que se o Sail fosse oferecido aqui concorreria em um seguimento inferior ao Prisma.

    Concordo com quem diz que seria um substituto ideal para o Classic.

  • anderson_sp

    Única coisa que gostei no chinês foi o desenho da lanterna, voltada para cima, lembrando o finado Corsa Sedan, agora o resto acho o Prisma superior.

  • PVictor8T

    O Sail é um substituto perfeito para o Classic que já passou da hora da aposentadoria. Se colocar o nome de "New Classic" ia fazer sucesso.

  • CARPEDIANO

    Na boA se fosse para o Sail vim para o Brasil seria para substituir o Classic, como varias midias automotivas ja publicaram!mas comparar com o (new) Prisma? sei nao!!!

  • Marcello

    Tem gente aqui que tem complexo de vira-lata…se esse sail fosse nacional ia ser uma enxurrada de críticas…teve um aí em cima que teve a capacidade de dizer que o painel do prisma é pior…meu Deus…esse sail tem um interior piorado do jac j3…e olha que não vou entrar nem no mérito da plataforma, que é de 20 anos atrás enquanto a do prisma é moderna,global…

  • Tejolo

    Externamente o Sail é bem mais bonito, principalmente a frente, que no prisma é muito feia.

  • jonasperola

    Tanto Prisma o Sail tem uma proposta contemporânea, de um carro pra uso familiar, com alguns mimos eles tem em comum tem estilo diferenciado.

  • Gustavo

    O novo Prisma, a meu ver, parece um carro muito bem resolvido. Acho que seria bem vinda também uma versão 1.6. Perto do Sail, gostei bem mais do novo Prisma. Preço realmente é caro, mas infelizmente no Brasil, qual carro não é. Acho o novo Prisma uma tacada bem feita, e sinceramente acho que merecia até outro nome.

  • Gustavo

    Quem falou que o novo Prisma é um sedã "popular"?

  • caio vinicius

    O Sail sera lançado no Brasil em 2015 e sera tirado de linha o Classic segundo informações do gerente da Chevrolet aqui da minha cidade.
    O que vocês acham???

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