Chery Comparativos Matérias NA Mercado Preços Renault SUVs

Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

tiggo-x-duster-620x336 Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

Os dois SUVs apresentados neste comparativo tem algo em comum, foram feitos para mercados emergentes. Ambos de baixo custo, um tem origem em um projeto japonês, enquanto o outro nasceu de pais romenos e é vendido por uma francesa no país. Chery Tiggo e Renault Duster atuam em mercados diferentes ao redor do mundo, mas se encontram em alguns locais, entre eles o Brasil.



O Chery Tiggo é montado no Uruguai e tem preço em torno de R$ 52.990. Já o Renault Duster custa a partir de R$ 48.300, sendo fabricado no Brasil. Para este comparativo, elegemos a versão Dynamique 1.6 do romeno para equilibrarmos os preços. Assim, ele custa R$ 54.200.

tiggo-x-duster-1-620x343 Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

Estilo

Em termos visuais, ambos não são atraentes. O Chery Tiggo herda a aparência do Toyota RAV4 da geração anterior, embora com frente alterada. Com estepe na tampa, o veículo parece maior e mais robusto do que realmente é. No geral, seu estilo está cansado e a renovação vai chegar em breve.

O Renault Duster tem formato volumoso e quase quadrado. Herdeiro do Logan, o modelo também aposta em visual parrudo e robusto, mas em detrimento da estética. Um facelift deverá ajudar, mas não muito.

tiggo-x-duster-2-620x420 Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

Por dentro, o baixo custo se faz presente nos dois casos. No Chery Tiggo, o interior tem tons claros e plásticos duros com qualidade inferior, que não agradam.

O Renault Duster usa plásticos melhores, mas ainda assim duros. Tem tonalidade mais escura, deixando o visual mais sóbrio, embora não esconda a redução de despesas para baratear o produto (na linha de produção) e torná-lo mais rentável.

tiggo-x-duster-3-620x355 Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

Equipamentos

O Chery Tiggo traz a proposta chinesa de sempre. Carros mais completos e com preços mais em conta. Ele já oferece ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, rodas de liga leve, CD/MP3/USB, airbag duplo, ABS/EDB, faróis de neblina, regulagens comuns, entre outros.

O Renault Duster na versão Dynamique 1.6 apresenta airbag duplo, ABS, faróis de neblina, computador de bordo, ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, CD/MP3/USB, Bluetooth, rodas de liga leve, volante em couro, controle de áudio na coluna de direção, entre outros.

tiggo-x-duster-4-620x433 Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

A diferença em quantidade de itens pende para o lado do Renault Duster nesta comparação com o Chery Tiggo. No entanto, há de levar-se em consideração também a diferença de preços entre os dois.

O Chery Tiggo tem 4,28 m de comprimento e 2,51 m de entre eixos, com porta-malas de 520 litros até a altura das janelas e 827 litros até o teto. Com os bancos rebatidos, o volume sobe para 1.965 litros. Detalhe: os bancos traseiros são reclináveis.

No Renault Duster, o tamanho total é de 4,31 m e o entre eixos é de 2,63 m, portanto, muito maior que no rival. O modelo tem 475 litros no porta-malas até a altura dos vidros. Os demais dados não são fornecidos.

No espaço interno, os dois oferecem volumes semelhantes, apesar da grande diferença nos entre eixos. O Chery Tiggo tem melhor aproveitamento de espaço em relação ao Renault Duster. A posição de dirigir é boa nos dois casos, garantindo conforto em viagens.

tiggo-x-duster-5-620x343 Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

Motor

Sob o capô, o Chery Tiggo está equipado com o moderno motor Acteco 2.0 16V, que entrega 135 cv e 18,2 kgfm, mas somente com gasolina. A transmissão manual tem cinco marchas e não há opção automática no Brasil.

O Renault Duster na versão Dynamique do comparativo, tem motor flex 1.6 16V com 110/115 cv e 15,1/15,5 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. A transmissão é manual de cinco marchas.

O Renault ainda oferece motor 2.0, câmbio automático e tração 4×4 em versões mais caras. O Chery também possui opção automática e tração 4×4, mas somente no Mercosul e outros mercados.

tiggo-x-duster-6-620x329 Comparativo: Chinês Chery Tiggo enfrenta o romeno Renault Duster

O Chery Tiggo pesa 1.375 kg, enquanto o Renault Duster tem 1.258 kg. Apesar de mais potente, o chinês é mais pesado e a relação peso potência tem ligeira vantagem para o romeno. São 10,18 kg/cv contra 10,93 kg/cv, respectivamente.

O desempenho dos dois SUVs é bastante semelhante, graças também à relação de marchas mais acertada do Duster. Ainda assim, na estrada, o Tiggo exige menos do motor, o que gera maior conforto e economia.

Mercado

A diferença entre os dois é brutal, quando falamos de mercado. Em Outubro, o Chery Tiggo vendeu 118 unidades com um total acumulado de 1.859 em 2012. Já o Renault Duster emplacou 4.781 no mês passado e é o líder do segmento de SUVs em 2012 com 35.687 vendidos.

Com garantia de 3 anos, Chery Tiggo e Renault Duster são opções consideráveis no segmento de SUVs compactos, que infelizmente tem poucos modelos no Brasil.

  • Rafael_rec

    Duster ganha fácil essa.

  • Bacana o comparativo, mas no interior do Brasil, não tem como a Chery atender como a Renault atende, então supostamente o Duster seria a melhor escolha.
    Eu pessoalmente, não teria nenhum.

    • Cil

      Pois é. Não é comparativo. É briga de foice. Freddy x Jason. Predador x Alien.

  • RexL02

    O interior do tiggo parece até agradavel…agora oq acaba com essa impressão é o painel branquinho ;/

  • Guri_do_RS

    Visual do Chery já está cansado, sobre o Duster ainda tem o fator novidade, além de melhor resolvido esteticamente, e na minha opinião de acordo com a proposta e realidade do mercado brasileiro.

    • granrs78

      O Tiggo reestilizado estava no Salão do Automovel, que teve mudanças na frente e interior, que ficaram mais sofisticados, e estará disponivel com cambio automatico, então acho que o novo Tiggo será uma opção interessante no mercado.

  • jpmocellin

    Essa história de visual externo é muito subjetiva. Eu acho o Duster muito bonito, creio que o visual lhe confere imponência, que para mim é uma das principais características de um SUV. Não que o Duster seja um SUV propriamente dito, mas acho que é um carro bem resolvido em termos de estética.

    • flaviano22

      tambem acho muito bonito,o mais imponente da categoria,alem de muito estiloso…so mudaria a grade dianteira ue nao me agrada em um pouquinho…

  • loucoporcarro

    Tem nem comparação , apesar de o Duster não ser um ''carrão'' o duster ganha fácil desse carrinho feio ai da chery..

  • Juniorfillingam

    O chines no esto atual perdeu, quem SABE quando mudar em 2013 a situação vire.

  • MecanicoDigital

    Pra nenhum dos dois compensa. Um é chinês (=segurança zero) e espartano ao limite. O outro, além de espartano, é um remendo esticado de um carro menor.
    Só servem mesmo pra aumentar as margens de lucro das montadoras, às custas do consumidor desavisado.

    • robsonsc

      Vai dizer que novo ECO seria opção aos dois? Aquilo lá é só aparência, com um pouco de tecnologia pra tapear. Fui a uma css pra ver de perto e fiquei decepcionado. Simplicidade (Duster) não é defeito. A aparente "sofisticação" do modelo "americano" vai por água abaixo ao se encontrar peças mal encaixadas, falhas inclusive nas guarnições de porta e outros. Com um detalhe, a versão 1.6 que se "equipara" ao Duster deste comparativo custa o absurdo de 62mil (isso no site pq nas lojas tem ágio de até 5mil!!!!). Esse preço qeuivale à versão 2.0 do Duster com Câmbio Automático. Não estou defendendo ninguém, apenas fazendo uma análise racional!

      • Renato_Duarte

        sem contar que o proprio ecosport vem com a seguinte advertencia '' VEICULO COM RISCO DE CAPOTAMENTO'' dai ja podemos saber que o proprio consumidor é preconceituoso em relaçao aos chineses.

      • Edson Roberto

        MAs por acaso esse preço não é daquele com motor 1.6 que já vem até com 6 air bags e ESP? Porque se for, não que seja justo, mas ele tem um pacote muito maior de itens de serie.

        • robsonsc

          Não, não. Esse aí vai passar de 65mil. Fora o ágio que as css têm cobrado!

    • robsonsc

      É o mesmíssimo caso do ECO! Só que este custa muuuito mais caro!!!

    • granrs78

      O Sandero com quem compartilha a plataforma com o Duster tbm tirou somente uma estrela no crash test, então falta de segurança acho que não é somente item de série dos chineses.

  • RafaPinheiro

    Pra esse chines valer o risco de quem quiser compra-lo tinha que custar uns 10 mil à menos.

    • suguii

      Concordo, se custasse uns 10K a menos, até compraria…..

  • fkas

    Como o Duster é um Sandero e este só tirou 1 estrela, ele também não deve passar disso…

  • fkas

    Minha opinião sobre o desenho do Duster: se a Lada tivesse feito um redesenho do Niva nos anos 90, seria um Duster…

  • Landrutt

    Eu iria de Duster sem remorso. Que me desculpem os simpatizantes mas não confio – ainda – em carros chineses, pelo menos os de marcas genuinamente chinesas, como Chery, JAC e Lifan. Até me esforcei já, tentei ver os xing-lings com mais simpatia, mas no mercado nacional é uma cagada atrás da outra. Conheço dois donos de Chery, um Cielo e um Face, e os dois carros são duas verdadeiras porcarias, nenhum carro nacional, por pior que seja, consegue ser pior que eles. E não me venham com a velha conversa de que "os chineses estão evoluindo"…quem gosta de ser cobaia é rato de laboratório.

  • Vitão

    Depois do resultado do Latin NCAP, quero carro chines loooonnge…..

    • canino_preto

      Eu pensava que o Latin Ncap comprava s carros de teste nas revendas…dai a pergunta: consideradas as datas do teste, onde ela comprou o Etios, se o mesmo só começou a ser vendido em setembro?

    • DCesar

      Concordo com vc. Depois de ver que o carro desmancha na batida, sendo que o boneco quase bate no obstáculo, também mudei meu (pre)conceito com os chineses. Antes até daria uma chance pra esse J2 que lançaram recentemente, mas como o J3 já não aguenta o tranco, imagina o J2 que é menor ainda.

    • Pedro_Rocha

      Romeno idem.

    • zeuslinux

      E carro romeno da Dacia, como o Sandero, foram horríveis no Latin NCAP também.

      A briga aí é carro chinês x carro romeno.

  • robsonsc

    o COMPARATIVO é interessante, mas pode induzir o leitor a conclusões equivocadas sobre os modelos. Na minha opinião:
    1. Deveria, além do 1.6 mostrado, também comparar o Duster 2.0 (em todos os aspectos) por uma questão de parâmetro construtivo dos modelos, ao invés de parear por preço;
    2. Faltou uma análise dos preços das revisões e cotação de seguro para um perfil intermediário,nos dois modelos;
    3. Também faltou uma análise dos concessionários espalhados pelo país, como alguns já comentaram aqui;
    4. Finalmente, uma análise sobre preço de peças e disponibilidade de estoque tais como faróis e lanternas, pastilhas de freio.

  • Renato_Dantas

    Para mim dois lixos automotivo vendidos para os incautos brasileiros.

  • flaviano22

    Conheco de perto a afirmo com toda certeza,o interioro do tiggo r um lixo,tudo nele e de pessima qualidade…

  • ce_tavares

    Duas carroças com motor disputando pra ver quem é mais barulhenta e tem o pior acabamento.

  • oscar_fr

    Vocês estão de brincadeira comparar um Renault a um carro chinês!
    Não há comparação possível, o Duster leva por WO esta!

  • marciomvo

    O tiggo só leva vantagem no motor por não ser flex.kkk.

  • HumbertoRR

    Não fico com nenhum dos 2. Achei justa a comparação, mas fico com o Ecosport mesmo sendo mais caro.

  • dudupruvinelli

    Acho muito engraçado isso! "Mercado Emergente" A loja da Rolls-Royce que foi aberta mês passado foi aqui no país emergente né? Que coisa…

  • kkduu

    Depois do Latin Ncap ter mostrado o quao porco é o J3… danem-se os carros chineses pra mim.
    Eu n pegaria HJ nenhum suv no Brasil. Mas se fosse pra escolher eu pegaria a ECO mesmo sendo menor e mais cara.

  • Carlos

    Tenho um tiggo 10/11. Elé é delicioso de dirigir. É muito confortável. Já tive Zafira, Focus, peugeot 207 passio. O tiggo é o melhor disparado. Quem fala mal é porque não conhece. Pelo menos o meu é muito bom.

  • Cláudio

    Testei os dois e comprei um Tiggo para a esposa, achei o Duster muito inchado, parece uma viatura da policia, parece um sapo, talvez melhore nas próximas gerações e faça eu mudar de ideia, por agora o Tiggo já fez as melhorias que merecia e a versão 2014/2015 me encantou.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend