Competições Fiat Hatches Marketing/Propaganda Volkswagen

Comparativo entre Volkswagen Golf e Fiat Stilo

golfstilo Comparativo entre Volkswagen Golf e Fiat Stilo

A primeira lembrança que vem à cabeça quando se fala em carros como o Volkswagen Golf e o Fiat Stilo é a esportividade. No final do ano passado as duas marcas colocaram no mercado suas versões flex para os dois modelos, e nós fizemos um comparativo para saber quem levaria a melhor. Foram analisados itens como conforto, relação custo-benefício, suspensão, estilo e dirigibilidade, entre outros. Mas a principal característica dos carros é a esportividade, que nos remete a potência.



Por se tratar da principal característica dos carros, o Fiat já saiu em vantagem com o motor 1.8 que rende 112 cv a gasolina – 9 cv a mais que o propulsor anterior – e 114 cv, com potência máxima atingida a 5.500 rpm, quando abastecido com álcool. A maior potência é comprovada pelos números e nas ruas. O Stilo alcança a velocidade máxima de 188 km/h a gasolina e 190 km/h a álcool, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos (gasolina) e 10,7 s (álcool). Isso resulta em saídas rápidas, que proporcionam ao Stilo flex maior fôlego em subidas e retomadas de velocidade ainda mais ágeis.

Já o motor 1.6 do Golf atinge potência máxima de 101 cv (gasolina) e 103 cv (álcool). O veículo chega à velocidade máxima de 187 km/h quando abastecido só com gasolina e 188 km/h com álcool. Além do belo motor, em razão do ótimo escalonamento da transmissão, o Golf 1.6 bicombustível consegue números próximos do propulsor do Stilo, mesmo tendo potência inferior.

Além de potentes, os dois modelos se caracterizam pelo bom pacote de itens de série. O carro da Fiat sai de fábrica com ar-condicionado, computador de bordo, banco traseiro bi-partido, três apoios de cabeça traseiros e duplo porta-luvas, sendo o superior refrigerado. Ainda como equipamentos de série, o carro tem: sistema de direção elétrica, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, espelhos retrovisores elétricos, vidros dianteiros elétricos com anti-esmagamento e trava elétrica nas portas. O Golf Flash vem equipado de série também com ar-condicionado e retrovisores externos com acionamento elétrico, alarme ultra-som com acionamento à distância, vidros elétricos e travamento central das portas e porta-malas.

Entre os opcionais, vantagem para o carro da Volks. Ar-condicionado eletrônico, faróis de neblina, airbag duplo, freios ABS, toca-CD com MP3, descansa-braço, teto solar elétrico, módulo tecnológico (espelho retrovisor interno anti-ofuscante e sensor de chuva) e sensor de estacionamento são oferecidos com preços bem em conta. A lista de opcionais do Stilo também é ampla, com ar condicionado de duas temperaturas, bancos dianteiros com regulagem elétrica (memória para o do motorista), bancos revestidos com couro e subwoofer. Acontece que, quando o Stilo está equipado, seu preço pode ultrapassar os R$ 70 mil.

Os dois modelos são velhos conhecidos do mercado e sofrem por isso. Na Europa, por exemplo, tanto o Golf quanto o Stilo já ganharam novas versões e não existem, por enquanto, sinais de que esses carros venham para o mercado nacional. Apesar de velhos, eles têm design para agüentar mais um ano. Mas o principal chamariz dos modelos são seus nomes. Ao se falar em Golf e Stilo, o mercado lembra de potência e esportividade. Ou também de roubos e depreciação.

Pontos negativos

Dois fatores são considerados essenciais na hora da compra dos modelos Golf e Stilo. O carro da Volkswagen é o queridinho dos ladrões, e o modelo da Fiat sofre uma forte depreciação após um ano de uso. Esses pontos negativos fazem, muitas vezes, o consumidor trocar de modelo no momento da aquisição. E os números reforçam a preocupação dos consumidores.

Segundo dados da Agência AutoInforme, a depreciação do Stilo chega a 16% em 12 meses. Isso significa que, se o consumidor comprar a versão de entrada do Stilo Flex – R$ 50 mil -, após um ano ele pode perder até R$ 15,5 mil. Já no caso do Golf, a depreciação fica em 9%.

Os problemas do carro da Volks são os roubos e furtos. A situação é tão preocupante que hoje a montadora oferece o Golf com sistema de monitoramento garantido pela fábrica. O sistema de telemetria automotiva com tecnologia GPS (satélite) e GSM/GPRS (celular) permite a localização imediata do veículo. Ele é instalado na rede concessionária, mas mantém a garantia de fábrica. O aparelho pode contribuir para a redução de até 40% no preço do seguro do veículo zero quilômetro, segundo a Volks.

Segundo algumas empresas de seguro, esse percentual não é sentido no mercado. De acordo com Silvia Benedito, da Tecnoseg Corretora de Seguros, pelo menos há um ano a empresa não faz consulta de Golf zero quilômetro. É um seguro muito alto, e existe o preconceito do mercado com relação ao carro ser alvo constante de roubos e furtos, disse. Numa simulação para a reportagem, levando em conta o perfil de um consumidor de 30 anos, casado, que reside e trabalha em Santo André e com estacionamento seguro, em casa e no serviço, o valor gira em torno de R$ 8 mil.

Ficha Técnica – Stilo 1.8 flex Preço: a partir de R$ 49,2 mil
Motor: 1.8 Litro Flex
Potência: 112 cv / 5.500 rpm (gasolina) – 114 cv / 5.500 rpm (álcool)
Torque: 17,8 kgm / 2.800 rpm (gasolina) – 18,5 kgm / 2.800 rpm (álcool)
Combustível: Gasolina e ?lcool
Transmissão: Manual de cinco marchas
Direção: Hidráulica
Freio: Dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor
Rodas: 6,5 x 15, aço estampado (6,5×15 e 7,0x16em liga leve, opc.)
Pneus: 195/65 R15 (205/55 R16, opc.)
Distância entre-eixos: 2.600 mm
Comprimento: 4.253 mm
Largura: 1.756 mm
Altura: 1.540 mm
Peso: 1.230 kg
Porta-malas: 350 litros
Tanque: 58 litros
Consumo: Urbano 12,0 km/h (g) e 8,2 (a) Estrada 14,3 km/h (g) e 11,2 (a)
Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 s (g) e 10,7 (a)
Velocidade Máxima: 188 km/h (g) e 190 km/h (a)

Ficha Técnica – Golf Flash 1.6 flex

Preço: a partir de R$ 52,2 mil
Motor: 1.6 Litro Flex
Potência: 101 cv a 5.750 rpm (g) e 103 cv a 5.750 rpm (A) Torque: 14,3 kgm / 3.250 rpm (gasolina) – 14,5 kgm / 5.750 rpm (álcool)
Combustível: Gasolina e ?lcool
Transmissão: Manual de cinco marchas
Direção: Hidráulica
Freio: Dianteiros a disco ventilado e traseiros a disco sólido
Rodas: 16 polegadas em liga leve
Pneus: 205/55 R16,
Distância entre-eixos: 2,52 m
Comprimento: 4,15 m
Largura: 1,74 m
Altura: 1,46 m
Peso: 1.127 kg
Porta-malas: 330 litros
Tanque: 50 litros
Consumo: Urbano 12,9 km/l (g) e 9,6 (a) Estrada 16,0 km/h (g) e 12,2 (a)
Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 s
Velocidade Máxima: 187 km/h (g) e 188 km/h (a)

COMENT?RIOS / NOTAS

Fiat Stilo 1.8 Flex x Volkswagen Golf 1.6 Flex

MOTOR – Essencial neste tipo de segmento já que os modelos têm essência esportiva. Vantagem para a Fiat que disponibiliza a versão 1.8 litros com potência máxima de 114 cv contra 103 cv de máxima do propulsor 1.6 litros do Golf. 9 x 7

CÂMBIO – Ambos os carros oferecem câmbio manual de cinco marchas com relações mais curtas. O que se percebe nas ruas são respostas mais rápidas do Stilo. Mais um ponto positivo para o modelo da Fiat. 8 x 7

FREIO – Bom desempenho dos dois modelos com frenagens precisas. O ABS é opcional nos dois modelos e as versões testadas eram equipadas com os equipamentos de segurança por isso a igualdade na avaliação. 9 x 9

SUSPENSÃO – Outro item de avaliação que empata. Tanto o Fiat Stilo quanto o Volkswagen Golf apresentam boa estabilidade e nas curvas cumprem bem seu papel de pregar o carro no chão. 9 x 9

DESEMPENHO – Pontos a favor do carro da Fiat são as retomadas mais rápidas e maior velocidade final. No VW vale ressaltar o menor consumo. Como o que importa nesse segmento é esportividade, vitória do Stilo. 8 x 9

DIRIGIBILIDADE – O conjunto de fatores define uma melhor dirigibilidade. E neste comparativo os dois carros se mostraram muito igual. Excelente posição de dirigibilidade culminou com mais um item de avaliação empatado. 8 x 8

CONFORTO – Um carro 10 cm mais comprido que o outro já sai na frente no item conforto. Isso significa mais espaço interno e conseqüentemente mais conforto para seus ocupantes. Ponto para o Stilo. 9 x 8

SEGURANÇA – Ambos são seguros, com excelente pacote de série e uma vasta gama de opcionais. A vantagem, no entanto, é do Golf, pois para ficarem no mesmo nível de segurança o dono do VW gasta menos. 8 x 9

INOVAÇÕES – São dois velhos conhecidos do mercado e que agora nas versões flex ganharam alguns itens mais modernos. Porém nada que faça um levar vantagem sobre o outro. Empate. 8 x 8

ESTILO – Como citado acima são carros há algum tempo no mercado e por isso com uma imagem já cansada. Contudo ainda agradam, principalmente os mais jovens. Já estão merecendo novas reestilizações. 8 x 8

CUSTO/BENEF?CIO – O Golf tem preço sugerido a partir de R$ 52,2 mil enquanto que o Stilo parte de R$ 49,2 mil. O pacote com itens de série se assemelham, mas o Golf possui opcionais mais baratos. 8 x 9

Total
Stilo 1.8 flex: 93 pontos
Golf 1.6 flex: 90 pontos

Nota média
Stilo 1.8 flex: 8,45
Golf  1.6 flex: 8,18

                        Por Henrique Mioto, da Agência Hp Press

  • Luciano

    Golf é o carro mais vendido na europa nos anos de 2010, 2011 e 2012. O modelo de Golf europeu está vindo para o Brasil (geração VII ) e é infinitamente superior a qualquer outro carro em seu segmento. Feliz de quem puder comprar um !

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend