Comparativos Fiat Ford Hatches

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6

Eles disputam o segmento de hatches médios, que está sendo liderado pelo Chevrolet Cruze Sport6. Um já está há algum tempo no mercado, enquanto o outro chegou recentemente. Fiat Bravo e Ford Focus são duas das opções mais desejadas para quem quer um modelo com estilo jovial, esportivo e dinâmico.


O Fiat Bravo Essence 1.8 custa R$ 56.450, mas para equilibrar o comparativo com o Ford Focus S 1.6, precisou-se adicionar alguns itens para chegarmos ao valor de R$ 60.995, que é praticamente o mesmo do rival da marca americana, que sai por R$ 60.990. Opções de entrada, estas duas versões serão as escolhas de quem não pode ou não quer pagar mais por um hatch médio.

O Fiat Bravo vendeu 9.060 unidades em 2013, ocupando a quinta posição entre os hatches médios. O Ford Focus foi vice-líder desse mercado, vendendo 20.825 unidades. O modelo de origem italiana foi lançado no Brasil em 2010, enquanto o rival está no país desde 2000 e agora em sua terceira geração.

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6


Estilo

Ambos são modernos e apresentam visual sofisticado, sendo o Fiat Bravo mais emocional, oferecendo contornos e linhas com um toque tipicamente italiano. Largo e baixo, ele se destaca pelos faróis duplos arredondados e pela grade pequena. A frente é bicuda, enquanto a traseira é encorpada. As lanternas com desenho amendoado também chamam atenção.

Por dentro, o Fiat Bravo possui um ambiente mais sóbrio, diferente do estilo apresentado no exterior. O cluster possui dois grandes mostradores circulares com outros dois menores ao centro, além de display multifuncional e iluminação vermelha. Os difusores de ar centrais são retangulares, enquanto os laterais são redondos. O sistema de áudio fica em posição central tendo logo abaixo o ar condicionado.

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6

O Ford Focus em sua terceira geração chegou tarde ao mercado, pois já está sendo preparado um facelift. Apesar de ser sofisticado, o estilo sofrerá alteração para ficar com o layout global da Ford, inspirado na Aston Martin, que um dia fez parte do grupo americano. Na frente, além de faróis de desenho dinâmico, o modelo chama atenção pelo para-choque com formato triangular nas laterais.

A carroceria tem linhas sólidas e musculosas. Na traseira, o hatch apresenta lanternas com extensão sobre as laterais. No ambiente interior, o Ford Focus é muito sofisticado e apresenta um enorme salto de qualidade e design em relação ao anterior. O cluster com instrumentos circulares e ponteiros azuis é muito interessante. O console central elevado dispõe de um pequeno display, além de sistema de áudio integrado em formato de “V” e controles de áudio convencionais. Os difusores de ar são verticais, sendo os laterais muito maiores que os centrais.

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6

Conteúdo

O Fiat Bravo Essence 1.8 já vem de série com ar condicionado, direção elétrica, piloto automático, trio elétrico, rodas de liga leve aro 16, airbag duplo, ABS, volante multifuncional em couro, Isofix, faróis de neblina com função curva, freios a disco nas quatro rodas, CD/MP3/USB, entre outros.

Para ter o mesmo preço do rival da Ford, foram acrescentados apoio de braço central traseiro/porta-copos, Blue&Me Nav com navegador GPS e comandos de voz, sensores de chuva/crepuscular, retrovisor eletrocrômico, rebatimento elétricos dos retrovisores e sensor de estacionamento traseiro.

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6

Já o Ford Focus S 1.6 vem equipado com ar condicionado, direção elétrica, airbag duplo, ABS, rodas de liga leve aro 16, SYNC com CD/MP3/USB/iPod/Bluetooth e comandos de voz, display de 3,5 pol., trio elétrico, Isofix, computador de bordo, volante multifuncional, retrovisores com repetidores de direção, entre outros. Esta versão não dispõe de opcionais, então o “italiano” leva vantagem em termos de equipamento.

Motorização/Desempenho

Na motorização, o Fiat Bravo Essence conta com o propulsor 1.8 16V E.torQ com 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. Com 1.340 kg, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 10,3/9,9 s e tem máximas de 191/193 km/h. O modelo não teve o consumo avaliado pelo Inmetro em 2014.

A transmissão do Fiat Bravo Essence 1.8 é manual de cinco marchas e o veículo mede 4,33 m de comprimento, 1,79 de largura, 1,50 de altura e 2,60 de entre-eixos. O tanque tem 58 litros e o porta-malas outros 400 litros.

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6

O Ford Focus S 1.6 tem motor Sigma Ti-VCT 16V com 131/135 cv e 16,2/16,7 kgfm. O peso é de 1.312 kg e a carroceria mede 4,36 m de comprimento, 1,82 de largura, 1,48 de altura e 2,64 de entre-eixos. O tanque tem 55 litros e o porta-malas apenas 316 litros. A Ford não divulga dados de desempenho em seu site, mas o Inmetro avaliou o modelo.

Com etanol, o Ford Focus 1.6 S manual faz 7,0/9,3 km/litro em cidade/estrada, respectivamente. Abastecido com gasolina, os números melhoram, sendo 10,3/13,7 km/litro. A emissão de CO2 com gasolina é de 116 g/km. A classificação foi “A” para categoria e “B” na geral. O modelo ganhou o selo Conpet de eficiência energética.

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6

Conclusão

Tirando pequenos detalhes, o Bravo revela melhor relação custo-benefício em comparação com o Focus. O Fiat Bravo Essence 1.8 – apesar de ser moderno em estilo – já dá sinais de que seu tempo passou, tanto que o Ottimo deverá assumir seu lugar em breve. O modelo tem suspensão traseira por eixo de torção, mas seu pacote de equipamentos por R$ 60.995 é mais generoso que o do rival da Ford. O motor 1.8 também oferece mais torque e consequentemente melhor prazer ao dirigir.

O Ford Focus S 1.6 é mais sofisticado, tanto no estilo quanto na tecnologia embarcada. A suspensão traseira é multilink – como sempre foi – e o sistema SYNC se destaca. No entanto, não dispõe de navegador GPS e outros itens de conforto e segurança, presentes no rival da Fiat, especialmente em relação ao freio traseiro, que é a tambor, enquanto o Bravo tem discos traseiros. Por R$ 60.990, ele oferece bom consumo, mas torque inferior.

Comparativo: Fiat Bravo Essence 1.8 x Ford Focus S 1.6
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email