Asiáticos Comparativos Fiat Hatches Lançamentos Mercado Preços Toyota

Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

novo-palio-x-etios-hatch-620x285 Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

Se não fosse o alto preço do Toyota Etios diante do Fiat Uno, esse comparativo poderia ter sido com o quadrado redondo. Então, resolvemos comparar o japonês com o Fiat Novo Palio. As versões escolhidas foram o Novo Palio 1.4 Attractive, que custa a partir de R$ 34.000 e o Etios Hatch 1.3 XS, que sai por R$ 38.790. Adicionamos alguns itens ao hatch da italiana para que o preço chegasse a R$ 38.867.



Ambos projetos de baixo custo e adaptados ao piso brasileiro, eles são posicionados diferentemente nas duas marcas. A Fiat tem o Novo Palio como um segundo cavalo de batalha, com preços começando aos R$ 30.000, enquanto a Toyota tem no Etios Hatch seu modelo de entrada no Brasil.

novo-palio-x-etios-hatch-1-620x412 Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

O Novo Palio aposta em seu visual mais arredondado e próximo do Punto, ficando mais sofisticado em estilo. Ele é atraente e jovial, oferecendo possibilidade de vários itens tecnológicos presentes em modelos mais caros, tais como teto solar elétrico e conjunto de sensores, por exemplo. Painel frontal, instrumentação e interior geral são modernos e atraentes.

Já o Etios Hatch é um projeto voltado para a Índia e sua realidade, mas oferece uma aparência robusta e confiável, algo que muitos consumidores com menor poder aquisitivo esperam de um carro de entrada. O produto está intimamente relacionado com a imagem da marca, conhecida por sua qualidade e confiabilidade. Nesse caso específico mais relacionado ao segundo atributo. No interior, o destaque fica para o painel central e porta-luvas basculante.

novo-palio-x-etios-hatch-2-620x412 Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

O espaço interno é apenas razoável nos dois modelos, sendo mais apertado para quem vai atrás. Há uma pequena vantagem para o Etios. O Novo Palio tem 3,86 m de comprimento, 1,67 de largura, 1,50 de altura e 2,42 de entre eixos, oferecendo 280 litros no porta-malas. Já o Etios tem 3,77, 1,69, 1,51 e 2,46. O porta-malas tem 270 litros.

Mas pelos valores apontados acima, o que Novo Uno 1.4 Attractive e Etios Hatch XS 1.3 oferecem? Nos dois, ar condicionado, direção assistida, airbag duplo, freios ABS, vidros e travas elétricas, lavador/limpador do vidro traseiro, CD/MP3/USB, volante regulável, espelhos nos para-sóis, por exemplo, são alguns dos itens comuns.

novo-palio-x-etios-hatch-3-620x412 Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

O Novo Palio 1.4 Attractive conta a mais com faróis de neblina, luzes de leitura, chave canivete, computador de bordo, retrovisores elétricos, cintos com regulagem de altura, Bluetooth, conjunto de alto falantes e detalhes de acabamento.

O Etios Hatch apresenta a mais apenas porta-luvas refrigerado. O modelo da Toyota reflete bem seu projeto quando se nota a falta de retrovisores elétricos e regulagem de altura do banco do motorista, por exemplo, que nem existem como opcionais. Só a versão XLS 1.5 tem melhor nível de equipamento, mas nesse caso por R$ 42.790. O Novo Palio 1.4 Attractive chegaria a R$ 41.758 com os kits Esportivo 2, Emotion 1, High Tech, Kit Speed e volante multifuncional.

novo-palio-x-etios-hatch-4-620x412 Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

Entre termos gerais, o Novo Palio 1.4 Attractive possui acabamento melhor, já que foi feito para competir diretamente com o Fox, adotando vários itens tecnológicos e melhor visual interno para rivalizar com o VW. O Etios Hatch 1.3 XS é bem mais simples e despojado, refletindo baixo custo em muitos detalhes, especialmente no cofre do motor. Ele está em um nível próximo ao do Novo Uno, por isso seu preço não condiz com a proposta. Pelo menos não aqui no Brasil.

Novo Palio 1.4 Attractive e Etios Hatch 1.3 XS adotam motores pouco acima dos 1.0, oferecendo assim melhor rendimento. No Fiat é um 8V flex com 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm. Já o Toyota emprega um 16V flex com 84/90 cv e 11,9/12,8 kgfm. Ambos possuem transmissão manual de cinco marchas.

novo-palio-x-etios-hatch-5-620x412 Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

Na tabela do Inmetro, o Novo Palio 1.4 Attractive levou nota B com 7,4/10,8 km/litro na cidade e 9,3/13,5 km/litro na estrada, respectivamente cidade/estrada. O Etios 1.3 XS levou A na categoria e B na geral, fazendo 8,5/12,5 km/litro na cidade e 9,0/13,0 km/litro na estrada.

Desempenho geral e outros detalhes, você pode conferir na Avaliação NA do Fiat Palio 1.4 Attractive e em breve também na Avaliação NA com o Toyota Etios 1.3 XS. E então, por enquanto, qual dos dois você levaria para a garagem?

novo-palio-x-etios-hatch-6-620x412 Comparativo: Fiat Palio 1.4 Attractive enfrenta Toyota Etios 1.3 XS

[Topo: Imagem ilustrativa]

  • Juniorfillingam

    esse etios não poderá ganhar em muitos comparativos e principalmente o Gosto popular as vendas de mostra isso, pois foi feito pensando nos Indianos q tem gosto em acabamento interno muito diferente do brasileiro como o próprio texto diz.
    E mais eles deviam morde a nossa carteira bem mais abaixo, para conquistar nossa garagem. E usar sim o opcionais do carros chineses, carro equipado com tudo e preço baixo.
    neste caso Palio!!!

    • AventadorMan

      O Etios é o logan dos hatch pequeno heheeh feio pra kct, mas espaçoso

      • Edson Roberto

        O Onix é maior….. pelo menos as medidas demonstram isso…rs

    • Geanmatheus

      É, não basta apenas ter um bom nome atrelado ao produto.
      Tem que ter design (senão não faz inveja no vizinho), bons itens de série, um bom acabamento e um preço competitivo.

    • Barneyatomico

      O único "item" interessante no Etios são suas 4 estrelas no Latin NCAP.
      E concordo com vc Junior e com o texto, esse carro ta com um preço absurdo, mesmo para o nosso mercado!

      • spock_cwb

        Acrescentaria além do LatinNCap também a classificação A na tabela do Inmetro ..

      • thiagomgandrade

        Barney mas em meio a segurança e dos nossos carros dessa categoria e a segurança do nosso trânsito esse se torna o único e importantíssimo item, se o preço fosse pelo menos mais condizente acredito que a feiura poderia ser relevada.

        • Barneyatomico

          Realmente, concordo totalmente contigo Thiago.
          O problema não é só a feiura, eu até não acho tão feio assim (pessoalmente é menos feinho). Para se ter um Etios com o mínimo de itens que o torne um carro digamos que agradável, o comprador necessita despender muito dinheiro. Eu realmente gosto de me imaginar comprando carros, faço diversas simulações na internet, uma mania que eu tenho, e ao fazer isso com os compactos, me interessei pelo Toyota, justamente pela nota do NCAP, mas ao ver o preço de uma versão decente em termos de equipamentos, simplesmente desencanei.

    • Dolggan

      O slogan da propaganda deveria ser assim:
      "Etios, o carro da Toyota feito para os Dalits do Brasil"

    • andersonaraua

      Fiz um teste drive num Etios 1.5 e achei o carro com um tratamento acustico muito pobre. Acima dos 3000rpm o carro é muito barulhento, sem falar no desempenho manco do motor. O motor 1.4 e o comportamento dinamico do Onix é muito melhor. Como mencionado por outros a unica coisa interessante desse Etios são suas 4 estrelas no Ncap e a direção eletrica que torna o carro muito gostoso de dirigir.

      • kikofar

        CAra… ao levar meu COrolla pra revisão eu voltei no carro da concessionária que era um Etios. Ao entrar olhei pro motorista, que já me conhece de outras tantas revisões e falei: "Puxa… nem parece que estou dentro de um Toyota. Só acredito porque tem o símbolo no volante!" O senhor não aguentou e soltou uma gargalhada, ainda que sem graça, mas teve que levar na boa, até porque acho que não fui o primeiro a falar mal do carro. kkkkkkkkkkkkkk

  • andre_dss

    Eu iria de Palio sem dúvidas =P

    • Tiago_brito

      Ainda mais esse palio 1.4 completo com abs e ab2, aqui na minha cidade ta por R$34.900 não tem nem o que pensar…

      • rogeriulima

        Por esse preço de 38 mil dah pra pegar o Palio 1.6 e mais alguns equipamentos.

  • VictorHugo

    Tenho dó do Etios!

  • ocduarte

    Acho que por muito pouco (itens de série e acabamento) o Etios não concorre com Gol G4, Clio, Mille e Ka. Ah, mas tem as 4 estrelas no crash test. Tenhos minhas dúvidas sobre o carro que a Toyota entregou ao Latin NCap.

  • Rafael_rec

    Palio, pra falar a verdade eu nem pensaria no Etios como opção.

    • Dr. Samuel Melo

      Vdd

  • Filipe_GTS

    Esse Toyotinha é feio de doer. Acho que o Palio agrada melhor o comprador, parece-me que tem mais itens interessantes.

  • Caparroz

    Começo a rir quando vejo esse Etios na rua. Tem que ter a cabeça na lua, pra não dizer outra coisa, quando se escolhe um carro desses.

    • Rafael_rec

      É muita vontade de ter um Toyota na garagem.

      • ANOM-1

        Amigo, dirija os dois. Depois relate a diferença. Palio é só carcaça bonita. Concordo que o Etios não agrada no visual, mas é bem mais carro.

  • thiagomgandrade

    Pensando agora, as vendas do Etios refletem as características de consumidores de categorias diferentes.

    Quando alguem paga mais caro pelo "status" de ter um Toyota Corolla em vez de carros que entreguem melhor custo x beneficio na categoria, nos modelos de entrada acredito que as pessoas por necessidade pensem mais nesse quesito, preferindo produtos melhores. Pois querendo ou não Fiat e Volks são tao confiáveis quanto toyota na categoria de entrada.

    • jpmocellin

      Quanto à Fiat e Volks serem tão confiáveis quanto Toyota na categoria de entrada, discordo. Já convivi com o Gol, e olha, o Etios é feio, mal equipado, mal acabado (e caríssimo), mas a solidez ao rodar é muito maior. Isso na minha opinião.

      • thiagomgandrade

        Cara pois já tivemos gol e minha família é praticamente uma concessionária Fiat de populares rsrsrsrsrs, e ambos nunca nos deixaram na mão sempre carros razoáveis e confiáveis, óbvio sem nada de luxo e sem conforto mas nunca gastamos mais do que o natural com o uso.

    • O_Corsario

      Hoje em dia, salvo raras exceções (como a burrada da VW com o G5), é muito raro qualquer carro dar problema, desde que se faça manutenção.

  • RafaPinheiro

    Isso não é comparativo. Isso é bullying

  • yuri calmon

    A TOYOTA poderia tapar aquele espaço vazio atras do volante com um GPS sem custo adcional para todas as versoes do ETios, ja parachoque e grade nao tem jeito s´´o redesenhando !!!B)

  • LFCruz

    Palio sem nem questionar nada… o Etios é sem noção de feio e aspecto "barato"

  • suguii

    O mais engraçado é vc ter um amigo que tinha um gol boleta peladão e muito depois aparece com uma chave com o símbolo da Toyota na cintura da calça, quando eu vi que ela tinha o Etios….. deixa pra lá….

    • Pedro_Rocha

      Convenhamos que foi uma evolução assombrosa, principalmente no quesito segurança.

  • mauricar20

    Se o Etios custasse 31 mil completasso, eu pensaria, pq na minha opnião, não vale mais que isso.
    Pelo preço de um Etios 1.5, você leva um Palio Sporting 1.6 16v com side air bags e piloto automático, e isso pelo preço de tabela, sem desconto.

    Sem mais.

    • bittcorp

      Pelo preço do Etios 1.5 dá pra comprar um Punto 1.6…

  • Dr. Samuel Melo

    Q painel horrível méééoooo Deus vou d palio com certeza meu tio ja teve um ficou muito tempo com ele era un otimo carro … ate hj vi 1 toyotinha desse

    • andersonaraua

      Estive numa revendedora da toyota para conhecer o carro e a vendedora teve a cara de pau de ficar se gabando da marca falando assim: "O etios é um carro muito bom, afinal o senhor estará comprando um TOYOTA!!!" Como se a marca fosse apagar a feiura do carro rsrsrs

      • edy_caceres

        Voce deveria ter dito a ela que quando for vender ,os prováveis compradores não pensaram assim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      • rogeriulima

        Quando for assim já tem soltar na lata: "Toyota feito pra indiano"

  • brnmilk
    • dougkmt

      O desenho exterior é feio, mas suportável, dependendo da cor do carro.

      O que mata é o interior. Não tem como gostar desse troço! Jesus Cristo, abençõe!!

    • kikofar

      Painel ridículo de feio. Se tirasse o símbolo da Toyota e falasse que era uma marca romena ou húngara daqueles lados do Leste Europeu, acreditaria piamente!

      Ohhh balança Filizola esse velocímetrozinho mequetrefe!!!!!!!!

    • zaca

      Esse comparativo é sem noção pois etios tem que ser comparado é com clio, ka, picanto, cerato, cherry, j3, vw up, g4, mile…
      O Étios reflete na visão que a Toyota tem dos brasileiros, um carro desses neste valor, sem noção, desrespeito total com o consumidor, sem contar na revenda, alguém já viu o volor de revenda, nú compra por 38000,00 e vende por 1900,00….Uma vergonha tomara que encalhe nas fábricas!

  • Mr. Car

    Apesar do motor mais refinado do Etios, vou de Palio, sem dúvida. Ainda mais pelo que a Toyota está cobrando.

  • Rods

    Parei de ler aqui:

    "Já o Etios Hatch é um projeto voltado para a Índia e sua realidade, mas oferece uma aparência robusta e confiável, …O produto está intimamente relacionado com a imagem da marca, conhecida por sua qualidade e confiabilidade. Nesse caso específico mais relacionado ao segundo atributo. No interior, o destaque fica para o painel central e porta-luvas basculante."

    Tão de sacanagem né?!

    • Castle_Bravo

      "Destaque Negativo" para o interior, né?

      Meu pai, que já tem uma certa idade, disse uma boa:

      "Esse painel no meio é pra quê, para eu usar um co-piloto enquanto dirijo?"

      • Marcelo_Machado

        Nesse caso o co-piloto tem que ir sentado no centro do banco traseiro……….rsrsrsr

  • mauricar20

    Minha sogra quer comprar um Sedan pequeno. Pensei no Etios, visto que meu sogro tem um Corolla XEi. Montei um Etios 1.5 Sedan, com ar-condicionado. Fiquei impressionado com o carro… na verdade pelo preço do carro: R$ 41.500,00!! Absurdo, e isso pelo carro não totalmente completo, que ai sim, iria para R$ 44.700,00, em um Sedan pequeno!!!
    Não sei qual a politica de preço praticada pela Toyota, mas achei um absurdo um carro com acabamento simples (muito simples, lotado de plastico) e sem nada de especial custar este valor. Nenhuma evolução tecnologica, nada. Desrespeito ao consumidor brasileiro. Praticar esse valor só porque tem o simbolo Toyota na frente? Nada coerente, principalmente vindo de uma montadora japonesa, que preza sempre pela qualidade e respeito ao consumidor (pelo menos nos EUA, porque aqui, já vi que é bem diferente).
    Eu poderia simplesmente comprar outra marca, mas achei que eu deveria dar o feedback, precisava falar o quão incoerente é o valor que a Toyota está dando à um produto de aspecto barato, que não vale o que é cobrado. O acabamento do carro não remete ao valor cobrado, nunca. Aliás, nada condiz com esse preço, nem o desempenho do carro.
    Vi na internet que o carro está sendo um fracasso de vendas, e agora entendi o porquê. Se continuarem cobrando esse preço, espero que fiquem todos encalhados na concessionaria, até aprenderem a respeitar o consumidor brasileiro.

    • SilenceBass

      Pois é… só espero que não demore muito pra Dona Toyota se mancar e colocar esse carro na faixa que lhe condiz, tanto de preço como segumento: carro de entrada, partindo de 25 mil. Mas… utópico. A Dona Toyota vai segurar e mandar ver o "se colar, colou" por muito tempo…

      e da-lhe Samuel Rosa e Pitty dando um rolê !

  • eduardo82br

    Para mim os dois são feios. O interior do Palio é melhor, sem dúvidas – a Toyota deveria ter vergonha de vender este carro. Porém o Palio compartilha plataforma com o Uno, que teve o assoalho rasgado no teste do LatinNCap. A briga é boa (p/ mim é mais um show de horrores).

  • William_R

    Será que carro seguro tem que ser necessariamente feio??????

    • thales_sr

      VW Polo é feio? Ganhou 4 estrelas neste teste que está na moda.

      • O_Corsario

        E, aliás, pelo preço de um Etios "completo" se leva um Polo hatch.

        • Edson Roberto

          Que é ainda mais completo mesmo no de entrada…rsrs

          • O_Corsario

            POis é… Por exemplo, não oferecer retrovisor elétrico em NENHUMA versão só pode ser para dar grana pras concessionárias instalarem por fora…

            • Edson Roberto

              Ainda assim é estranho.

              Porque um produto desses, quanto mais opcionais existentes pela Toyota, melhor opção é do consumidor em obter ou não um produto.

              Eu acho um tiro no pé danado a Toyota trazer esse modelo ao invés de "piorar" o Yaris.

        • bittcorp

          Polo, Punto 1.6, New Fiesta…

  • O_Corsario

    Ai ai ai, mais uma que o Etios perde. Vamos ser sinceros, as quatro estrelas são legais e deveriam ser referência, mas não adianta ser o carro mais seguro do mundo se te dá vontade de vomitar todo dia. Aliás, o Palio com airbags levou o que, três estrelas? Na vida real, esta estrela a mais, o que representa? Questões difíceis de responder.
    O que é fácil de responder, porém, é o preço. E o Etios está nitidamente no segmento errado. Se fosse uns cinco mil reais mais barato, mesmo com este painel feito com descaso e com o desenho externo requentado, venderia muito mais.
    E vou além: o grande erro do Etios é a cara de carro feito com desprezo, com desleixo, com pouco caso. Como já disse, é um carro que toda vez que olha sente que a Toyota está cuspindo na sua cara.

    • Rods

      É corsário…. Como você já disse…. Não colou.

      Mas para alguns o logo da ToyTrolla vale tudo! Com louco não se discute….

      Se tem quem compre….

      Agora me responda…. O Palio oferece AB4…. Se bobiar leva as 5 estrelas…. E como fica a discussão aqui?! O que vão falar?!

      Toda hora que se vende um Etios, alguem é "violado" rs… Pra não falar outra coisa que não posso escrever aqui…

      Mas o cara "violado" vira e fala:

      "Mas pelo menos eu defequei no falo dele!"

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • O_Corsario

        É, mas nem tudo são airbags, tem também questões estruturais, como no caso do J3.

        • Edson Roberto

          Só considere que, o Palio atual não foi testado no Latin NCAP. Ele usa a mesma plataforma do Uno, o que não podemos talvez compara-lo.

          • O_Corsario

            Realmente, se trata da versão anterior, achei que tinham testado essa nova! Que falta faz mais testes!

    • Jorge_Armado

      Excelente colocação meu caro!

  • Mah_Zinha

    Não adianta forçar a barra nem plantar comparativos.
    Esse Etios não desce nem com copo d'água.
    Parece um cruzamento de Logan acidentado com balança Filizola.
    Não tem como comparar com nada.
    Talvez com o Laika, se ainda vendessem.

  • Hellvins

    Não preciso pensar, palio, mas podia até ser até o J2 que eu ia no china!

  • hugogyn94

    Ah nem quero os dois.

  • thales_sr

    Se consertarem a cagada que é o interior, pra mim tá tudo ok. O exterior não arranca suspiros, mas convenhamos, o Corolla também nunca foi uma belezura (mas não é feio, também). E é o líder da categoria.

  • anderson_sp

    O problema do Etios foi achar que o gosto do brasileiro seria o mesmo do indiano, e deu no que deu, poderia ao menos ter levado alguns concorrentes daqui como a Hyundai fez e ter adaptado a parte interna e externa ao gosto do brasileiro, poderia ser a mesma plataforma e motores, creio que o mesmo teria mais aceitação e justificaria mais o preço cobrado nele.

  • MuriloSoares

    Palio, já tive um, do modelo antigo, ótimo carro para o segmento. O novo está melhor!

  • Edson Roberto

    E pensar que é possivel pegar o modelo Essence 1.6 16v…por R$37990 e por mais R$1400 se tem 4 air bags!!!

    Curiosamente a Fiat deixou como opcional o dualogic e não é mais um modelo da linha.

    Eu não pensaria duas vezes em ver o Palio como opção. E digo mais, eu optaria por um Palio do que um HB20. É…. o Etios vai ter que melhorar muito sua oferta para ser atrativo.

    PS: Onde moro existe um 1.5 completo XLS e um 1.3 CARECA de tudo.

    • O_Corsario

      Caramba, onde você mora tem dois compradores de Etios? Sai logo daí, vai que é alguma coisa na água! rs
      Mas falando sério, que curioso, um carro tão raro e logo dois? Deve ser o famoso "efeito vizinho"!

      • Edson Roberto

        Olha, não acredito que seja isso. Mas confesso, EITA CARRO FEIO com menção ao sedan que é todo horrivel. O hatch eu ainda acho a frente dele sociavel, já a traseira e o restante do carro horrivel!

        Pior que no lugar dos farois de neblina (modelo hatch careca), parecem dois mini ventiladores no lugar! É muito feio!!! O pior de tudo que ambos são prata.

        Agora, na minha opinião, a pessoa só pode ter comprado por acreditar que é um Toyota. Eu mesmo procuraria um Polo no lugar do Etios topo de linha.

    • dougkmt

      Edson.

      Fiquei surpreso quando vi seu comentário; o que me fez conferir pessoalmente o configurador da FIAT.

      A questão é que eles tiraram as "versões" Essence Dualogic e Sporting Dualogic. Agora, para o consumidor que quiser a opção do câmbio automático, terá que selecionar a versão e, na lista de opcionais, consta o Dualogic (+ piloto automático que é obrigatório). O resultado é R$2.285 + R$170.

      • Edson Roberto

        Mas veja…. ainda assim, é interessante.

        Eu nunca pegaria um dualogic atualmente sem colocar o piloto automatico. É ridicula a diferença no valor do carro com um item de conforto muito interessante.

        • dougkmt

          Concordo.

          Eu acabaria dispensando as aletas atrás do volante das trocas manuais… :D

  • danieldourado_2

    "A Fiat tem o Novo Palio como um segundo cavalo de batalha"
    Não seria o terceiro?
    Mille
    Novo Uno
    Pálio.

  • Diggo

    O grande problema do Etios é o interior pobre demais. Nunca andei com eles, mas se tiver o mesmo conforto e estabilidade do Corolla deve ser bom. Quanto ao Palio eu o conheço bem e gosto dele, principalmente na cidade é bem confortável e o interior é um dos melhores da categoria.

    • Vellored02

      O que eu não gosto do Pálio é o encosto de cabeça, muito duros, principalmente os traseiros.

  • birchip

    Muitos falam mal do Toyota Etios mas em termos de segurança, conseguiu atingir 4 estrelas Latin NCAP (proteção para adultos)
    [youtube dql_LfLwFDM http://www.youtube.com/watch?v=dql_LfLwFDM youtube]
    Quantas estrelas esse Novo Fiat Palio conseguiria ?

    • Rafael_rec

      Só o teste pode responder a pergunta, mas enquanto ele não acontece os haters da Fiat podem ficar especulando o resultado.

    • Diggo

      Ninguém sabe amigo… nem eu nem você.

  • Marcos_zambelli

    "No interior, o destaque fica para o painel central…"

    Destaque negativo, só pode!!!!

  • Carlosr2011

    Pálio não é essas coisas, mas perto deste Toyota é uma Ferrari.

  • andresluzala

    Eu me decepcionei com este novo palio, comprei um e dos 40 dias que estava com ele, o mesmo passou 23 dias na ccs tentando resolver um problema com a injeção eletronica, e apos varias conversas a unica solução surgiu depois que eu me algemei ao portão da ccs.

    Gostava muito da Fiat e dela trazer em primeira mao as novidades do mercado, mas depois disso, nao considero ter um fiat tao cedo.

    • Id_Moreira

      Isso podia acontecer com qualquer carro, de qualquer marca, amigo; você foi sorteado. Mas no geral, é sim um carro confiável, acima da média da categoria, em alguns casos e aspectos.

      • andresluzala

        Então vamos lá rsrsrs:

        Comprei um Novo Uno 0km e começou a dar pau na caixa de cambio, tanto que a caixa iria ser substituida, e antes disso eu troquei pelo Novo Palio, 40 dias depois e muita "briga", fui obrigado a revender o carro pra ccs, onde eu paguei 39mil e revendi por 32mil, e nessa eu peguei um Fiat 500, pois até mesmo por orientação do pessoal da ccs, o 500 seria uma carro com uma construção bem mais aprimorada que um nacional.

        Pois bem, como todos sabem (todos que tem um 500) o mesmo tem um problema cronico na direção, que com poucos km começa a bater/estalar, e fora o valvula canister que bate igual a um carro velho. No meu ex-500 foi substituida a caixa de direção e depois a coluna, pois o barulho da direção acabou voltando depois de trocar a caixa. A garantia cobriu tudo, porem sai da ccs e já troquei por outro carro.

        • riccorreasp

          Você comprou 4 carros em quantos meses?

          3?

          • andresluzala

            Geralmente troco de carro depois de 4 a 6 meses, nao consigo ficar com um carro mais que isso.

            Mas neste caso em 4 meses eu troquei 3 vezes de carro. O fiat 500 que acabei ficando pouco mais de 6 meses, e querem que eu vá mais longe ainda do pq fiat nunca mais??? com menos de 30 dias o 500 precisou ir pra ccs devido um barulho/rajada de motor, e lá foi o motor aberto e trocado as bronzinas e bielas (tenho umas 4 fotos do palio chegando de guincho, tenho fotos do motor aberto do 500…rsrsrs).

            • dougkmt

              Isso não merecia uma matéria detalhada ao NA?

              Que história!

              • andresluzala

                Pois é, como eu disse tenho provas disso tudo, e quer ir mais além??? entrei com uma ação contra a Fiat, e na primeira audiência a fiat alegou que os carros tinham garantia, e que em momento algum se negaram de arrumar, e se eles quebraram, eu deveria comprar um trator (isso mesmo, essas palavras).

                • riccorreasp

                  Confesso que estou até agora tentando entender a razão de você trocar de carro de 4 a 6 meses.

                  • andresluzala

                    Enjoo do carro, até hj o carro que mais fiquei foi um subaru (1 ano), o resto como eu disse, 3 meses…até menos de 30 dias eu já troquei de carro, tive uma alfa 164 que fiquei 2 semanas. Eu não me apego a carro, e tbm nao sou fanatico por nenhuma marca, e por isso quando surge negocio eu vendo mesmo ou troco.

                    • riccorreasp

                      Nem se atreva a fazer as contas de quanto em dinheiro você já perdeu agindo assim, pois creio exista enorme chance de você ter um infarto.

                    • dougkmt

                      Se ele ficar no esquema dos usados, acredito que nem tanto, talvez até consiga ganhar algum dinheiro nas trocas (será?!?), hehehe.

                      Mas se for pra comprar novo, não tem jeito! Perdeu grana pra caramba!!!!!!!!!!

        • Id_Moreira

          Não posso falar nada de seu caso em particular, que é bem esdrúxulo. Mas já tive um palio, que nunca me deu nenhum problema; conheço muitas pessoas que tem experiência igual à que tive. Não é à toa que a fiat é a líder de mercado. Meu carro, agora, é um nissan – o que digo pra mostrar que não sou fanático por montadora nenhuma, escolho a que me oferece o melhor carro e as melhores condições dentro do que pretendo gastar. Mas se quisesse trocar meu sentra por um hatch médio ou um compacto, com certeza o bravo e o 500 seriam duas possíveis escolhas.
          Ah, e gosto muito do pós-venda da fiat. Sempre fui muito bem atendido.

          • andresluzala

            Minha esposa tem um Palio 2002 com exatos 105.000km, comprou com uns 40.000km e até o momento foi trocado somente as correia dentada e embreagem (manutenção básica e normal).

            Sobre o pós venda realmente eles não são ruim em regra geral, mas tem muitas reclamações por aí, digamos que já foi melhor, hj é aceitável.

            E sobre os problemas nos novos carros da Fiat estão cada vez mais "normais", infelizmente.

          • BBMP_

            Ser lider de vendas nem sempre significa q eh o melhor… Tenho um Ford com 140 mil km e ta blz. Meu irmao tinha um Palio (q ele gostava muito) mas q com 120 mil km esfumacava e aos 140mil km ja teve de fazer retifica. Vendi um Ka com motor Endura com 150 mil km que nunca deu problema de motor. Amortecedores originais (em bom estado). Entao, para mim, Fiat nao. Nao da! Preciso de confianca no carro. Ah, antes q me esqueca, antes deste Palio, meu irmao teve outro Palio, que com 80mil km ele foi "obrigado" a vender. Tava com um problema cronico na direcao e ele preferiu passar adiante. Hoje ele tem um Focus.
            Existe muito a uqestao sorte/azar na compra do carro, mas tanto azar assim eh demais.
            Eu tenho problemas com a bo$t@ da Sony. TODOS os produtos q comprei deram problema. Nao compro nunca mais. E o pos venda foi terrivel. Desde camera digital a laptop com 3 defeitos distintos. Hoje sou ANTI-Sony.

            • Id_Moreira

              Mas eu não disse que é melhor; nem melhor, nem pior. Mas se a fiat fosse o fiasco que andresluzala disse, ela não seria líder, venderia menos que a Chery!

              • andresluzala

                Opa…eu nao disse que é um fiasco, simplesmente relatei os problemas que eu passei, inclusive com uma resposta judicial que só foi dada desta forma pq estamos no Brasil, duvido que se fosse ali no PY eles iam falar desta forma, imagine num pais de verdade, ou seja, quem está falando em fiasco é vc e nao eu rsrsrsrs.

                Agora vender mais (eu digo o que falaram em varios posts aqui na NA), nao quer dizer produtos excelentes e sem defeitos, ao contrário, é aí que há necessidade de um controle mais aprimorado, e isso nao acontece.

                Sobre os defeitos e problemas que eu tive, como disse, tenho prova disso, ordens de serviços, recibos e mais recibos de guinchos, recibo da diferença na locaçao do veiculo (confiat nao paga o seguro do carro que eles emprestam), uma açao judicial e etc, entao pra mim a fiat comeu bola, e considero que ela nao é mais a mesma que foi no passado.

                • Id_Moreira

                  André, você pode não ter dito, mas é a inferência natural do seu comentário; e não duvido de forma alguma dos problemas que você teve. Em seu lugar, provavelmente eu também não compraria um fiat de novo. O que quis dizer foi que, felizmente, essa não é a experiência da vasta maioria dos compradores, e que se esses problemas, em tantos modelos diferentes, fossem tão recorrentes (uma sequência de três experiências ruins, com três modelos diferentes, como foi a sua), ela não seria a líder do mercado.

  • Cassianoccm

    Sem dúvida que o Palio. O que a Toyota faz é uma grande vergonha para ela mesma. Por que vender um carro com interior assim aqui? É um seguimento bastante disputado, a marca investiu com uma nova fábrica, custava investir um pouco mais para melhorar esse interior?

  • bedotRJ

    Pode botar aí uns R$ 2mil de desconto sobre o preço de tabela do Etios. É daí prá cima a margem que as concessionárias estão aplicando prá conseguir desovar o carro. Se cair mais R$ 2mil, fica 'engolível'. A preços iguais, acho que eu optaria pelo Etios 1.3 XS antes do Palio Attractive 1.4.

  • edy_caceres

    É palio com certeza pois o tal do etios né de graça!

  • macaense

    Mesmo o Palio sendo um projeto mais antigo (porém moderno) que o Etios, parece que o Etios veio da década de 90 pra ser lançado agora. Etios nem por um decreto, vou de Palio sem dúvidas.

    • Id_Moreira

      E é mesmo mais antigo? Se for, é questão de meses! Lembre que o etios foi lançado na índia antes de vir pra cá, e que o palio atual nada tem a ver com o antigo.

      • macaense

        Sim, o Palio estava no mercado antes de chegar o Etios, mas isso não quer dizer que o Palio já está defasado, pelo contrário.

        • Id_Moreira

          Errado, meu caro. O Etios foi lançado na Índia em 2010, e o Palio é de 2011!

  • fla_shun

    Eu quero é andar de carro bonito sim !

    Palio

  • noritmodasletras

    O placar deve estar uns 95% pro Pálio, 4% empate e 1% Etios… da pra perceber que a Toyota fez caca ao lançar essa magavilha! Feio, mal-acabado e caro…ah mas é Toyota! E é seguro se vc bater em um muro vai morrer mais devagar que num Palio… bela vantagem! Bom os carros de hoje, são em maioria mais seguros que os antigos que eram mais rigidos e mandavam todo o efeito da batida para a cabine. 3 ou 4 estrelas significam carros seguros. Numa batida muito forte um compacto sempre será um carro perigoso. Mas voltando ao Etios acho que logo logo vamos ver um internal-lift com a mudança do painel… caso contrário vai continuar segurando a vassoura no baile…

  • 7seven

    se o etios 1.4 completo estivesse na faixa dos 34 Mil com certeza eu o teria levado…

  • abussade

    Só por comparar o ETIOS com o PALIO e não com o PUNTO já o coloca um segmento inferior.

    E mesmo esta sendo a geração mais feia do PALIO na minha opinião eu prefiro ele ao ETIOS.

  • BrunoMulsane

    Nenhum dos dois, levaria um fiesta class com motor 1.6 completaço!! Ja andei no novo palio e conheço muito o fiesta, e apesar de ser um modelo datado, possui espaço e acabamento parecidos com o do palio, mas o porta malas no ford é maior e o desempenho do zetec 1.6 é bem superior ao 1.4 da fiat; A dirigibilidade também é melhor no ford. Enfim, panela velha é que faz comida boa!

    • macaense

      Com certeza, bem lembrado!

  • kikofar

    Disse isso num post acima e repito: voltei da concessionária para casa num Etios, após deixar meu Corolla pra revisão. Pessoal… nunca imaginei que a Toyota faria um carro daquele. Senti-me num autêntico chinês. Imagino que uma Haima, uma Chana, uma DongFeng, ou a CN Auto deva fazer carro com aquele "visual", sobretudo o interno, com textura pobre e muito, muito, muito plástico. Não é à toa que em todas as propagandas o interior é mostrado por meio segundo, pra não dar tempo de ver nada!!!

    Enquanto aguardava minha "carona" pra casa, passeei pelo show room da loja. Muitos Etios. Azul, prata, preto, vermelho e grafite. Dos 5, 4 tinham rodas esportivas aro 16 (de outra marca, diga-se!) e pneus 195 de perfil baixo. Achei que era um "brinde" com finalidade de melhorar o aspecto já que o brasileiro compra muito pelo design e o Etios não é um best seller, definitivamente. Ledo engano! Mais 3.500,00 na conta pra levar o "kit esportivo" complementado por uma saia lateral que parece que foi comprada na autopeças da esquina.

    CONTINUA…

  • kikofar

    Apenas para complementar, segurança num veículo é importante. É legal saber que o carro da Toyota se saiu bem nos testes, mas esse apelo é intangível para a imensa maioria dos compradores, que olham a beleza e o preço para decidirem se levam ou não. No Brasil, o comum é que a segurança seja um "plus", mas se esse "plus" pesa no bolso e sobretudo, se a embalagem é feia, brasileiro não compra.

  • mbastos

    ACho engraçado e estranho ver tantas críticas ao etios.
    Visual frontal classico da Toyota,
    Visual traseiro um pouco sportivo (mais bonito do que o visual do march que não está avaliado em questão)
    painel de instrumentos diferenciado que não é bonito mas também não é feio, apenas diferenciado e só
    Agora ninguem fala do motor do etios todo feito em alumínio projetado para segurança de uma eventual colisão.
    Ninguém fala da manutenção deste veículo que se torna ZERO, porque não há, afinal TOYOTA é carro para você rodar 100000 KM com conforto e segurança.
    Ninguém fala da Revisão considerada a mais barata – afinal carro que não quebra não se conserta.
    Ninguém fala da exclusão da correia dentada pensada na segurança do carro.
    Ou seja, eu só vejo falar de visual, visual, visual… Vamos pensar pouquinho além né.

    • Fernando

      Concordo plenamente. A maioria dos comentários são de jovens que só querem carros "bonitos".

  • Paulo

    Sem dúvida alguma ETIOS.

    É só ir no site da webmotors e ver a opinião dos donos extremamente satisfeitos.
    Agora quanto aos outros….

  • Bruno

    Sempre assim, acho que a maioria deveria ir fazer o teste drive e sentir como e dirigir o carro. Ate mesmo o repórter dessa matéria que ao meu ver e fã de fiat, em nenhum momento comentou ou citou que o etios e infinitamente melhor de se guiar e tem uma suspensão muito mais profissional e acertada que o duro da fiat…. bom eu adoro dirigir e nao falo mal de carro sem antes ter dirigido o carro…. respeito sr jornalista, carro nao e relogio ou brinco para apenas se ver que e bonito ou nao… isso e gosto, dirigir e sentir o que o carro lhe pode proporcionar.

  • julio marqua

    nao entendo mesmo, o palio é bonito, todo enfeitado, mas olhem bem a qualidade da pintura dele, da montagem das portas e ao vivo vejam como é o etios e os plásticos do paine l de ambos, sinceramente, achei o Etios muito superior e mais amplo internamente, ele é mais alrgo, muito mais estável, motor inquebrável, economico, design simples, ao vivo é muito melhor, bom, comprei um e tinha achado horr´vel nas primeiras fotos, mas quando entrei gostei muito, os carros de entradas são todos iguais, não vejo problema o painel ser no meio e é bem acabado sim, falta alguns itens de conforto, mas é muito superior ao Palio, dirija um pra saberem, eu sou alto, um Palio é claustrofóbico pra mim

  • Rafael

    Quando vi o Etios pela primeira vez confesso que não gostei nem um pouco. Mas, a uns 2 meses atrás comecei a olhar alguns populares mais completos para trocar meu Uno Vivace. Testei o Pálio, Gol e Etios. Não tive dúvidas ao comprar o Toyota Etios. Não comprei pela beleza (se fosse isso o que procurava comprava a porcaria da Hyundai) mas sim pelo conforto, dirigibilidade, segurança e confiança que um Toyota passa. Sem contar a Direção Elétrica progressiva, ar digital, motor de alumínio… Quem entende realmente de carro vai de Etios. Deixe os bonitinhos para as meninas.

    • Fernando

      Rafael, pelos seu comentário já estou decidido. Vou comprar um Etios.

  • Julio

    Fiz o Test Drive em ambos, e o que pude notar é que Etios é um carro bem mais confortável, posição de pilotagem melhor, boa visibilidade, um carro gostoso de andar e por fora não é feio. O painel no centro não atrapalha em nada, só é simples demais, espaço interno dele também achei bem melhor. O Pálio, tem computador de bordo, é mais completo e tals, por fora é bonito, mas o acabamento interno também é com plástico vagabundo e feio e deixa a desejar, achei desconfortável, fraco e em viagens isso deve pesar.
    Em resumo, o que ferra nesse Etios é o preço, não vale 36 mil nem aqui e nem na Índia, se fosse mais barato valeria sim a pena.

  • Davy de Matos

    Olá Pessoal!! Que me perdoem os comentários acima com comentários classificados pueril por mim, os brasileiros ainda não conseguem distinguir beleza e qualidade, quem conhece e entende de carro sabe que mesmo não tão belo, não tem comparação a qualidade investida pela Toyota e essas outras marcas que buscam na maioria das vezes no mercado Brasileiro mais números!!

  • Ricardo G. Andrade

    Oi pessoal:
    Acredito que todos nos temos razão dentro das necessidades que cada um possui. Afinal, qualidade é adequação ao uso. Na minha opinião, é indispensável a segurança, confiabilidade, economia e baixa manutenção. Acredito que um feinho que respeita essas necessidades, é bem melhor que um bonitinho que já vem com defeito e vive na oficina e na bomba de combustível… e que assim quebra o dono, inclusive numa colisão. Fico com o Toyota.

  • conhecedor

    Se quiser ficar quebrado ou algo mais …., numa colisão fique com carro bonitinho suicida, afinal no brasil a beleza e tudo o resto é detalhe para contar depois de uma colisão, ha se estivesse em um carro mais seguro não teria acontecido…….carro é para andar com economia segurança e conforto, segurança faz uma grande diferença caso ocorra algo errado.

  • pepe

    já tive Palio e Gol agora tenho um Etios , olha o espaço interno , motor , câmbio e suspensão do Etios não da para comparar com o palio e gol que é bem inferior , porém falta alguns opcionais , compacto é assim mesmo exemplo do gol preço à partir de 30.000 mas com ar , trava, vidro elétrico e som vai para 38.000 ou mais, um carro apertado onde o ombro do motorista encosta no ombro do passageiro, câmbio que raspa a 2ª e não tem conserto e mais o defeito do gol que já vem de fábrica barulho no painel e nas portas . Com o Etios eu não tenho esses problemas, tu roda 800 km sem parar e não cansa sem falar na economia , para mim o carro é bom bem melhor que as concorrentes eu tenho carro para usar não para se aparecer a maioria quer comprar um carro popular para se aparecer , na rua onde eu moro um cara comprou um Camaro todo mundo que passa para e olha o carro , ai tá uma opção carro para se aparecer é de Camaro em diante .

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend