Comparativos Ford JAC Motors Sedãs

Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

fiesta-x-j3-700x285 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

Antes tínhamos poucas opções no segmento de sedãs compactos na linha de frente do mercado. No entanto, o tempo passou e novas marcas e modelos passaram a fazer parte do cotidiano do brasileiro. Duas dessas opções consideraremos hoje, sendo um já antigo e outro mais recente: Ford Fiesta Rocam Sedan e JAC J3 Turin.



fiesta-x-j3-1-700x410 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

O sedã da Ford já está com os dias contados, visto que a nova geração do Ka – ou seja lá qual for o nome que o fabricante adotará no Brasil – já está pronta e esperando o momento de fazer sua estreia mundial. Primeiro como hatch, o modelo também já pode ser visto em formato três volumes. Confira no link.

Mas retornando ao velho Rocam, o Fiesta da segunda geração (por aqui) ainda é um competidor forte no mercado. De janeiro a outubro, o Ford Fiesta Rocam Sedan vendeu 26.108 unidades, ocupando a quinta posição em seu segmento. O compacto custa a partir de R$ 29.490, mas a versão deste comparativo é a 1.6 SE Plus, que custa R$ 37.490.

fiesta-x-j3-2-700x383 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

O JAC J3 Turin chegou junto com seu irmão hatch em 2010 e recebeu a primeira reestilização este ano. O modelo surpreendeu positivamente por ter sido adaptado ao mercado brasileiro ao contrário de outros produtos “made in China”. Embora seja o cavalo de batalha da marca no país, o modelo deverá ser substituído por um novo modelo a partir de 2015, sendo este desenvolvido na Itália e produzido exclusivamente no Brasil.

No mercado, seu desempenho é apenas mediano, já que por ser importado e possuir volume pequeno liberado com as cotas do Inovar-Auto, não chega a ameaçar os líderes do segmento. De janeiro a outubro, o sedã compacto chinês vendeu 2.531 unidades, com possibilidade real de fechar 2013 com 3.000 emplacados. O preço sugerido é de R$ 37.990.

fiesta-x-j3-3-700x410 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

Estilo

O Ford Fiesta Rocam Sedan recebeu duas renovações de estilo, todas focadas na parte frontal. A primeira não teve êxito, mas a segunda agradou bastante. Os faróis de lente complexa e formato dinâmico, tornaram o visual mais agradável e sofisticado, mas o restante da carroceria, com formato ângulos retos, permanece a mesma de 10 anos atrás.

Por dentro, o visual pouco mudou desde o início, mas ainda oferece um conjunto com estilo atual, que se destaca pelos difusores circulares, sistema de áudio 2din, mostrados individuais e comandos dos vidros em boa posição. No entanto, essa versão SE Plus carece de muitos itens, deixando o ambiente interno “pelado”. Plástico duro e de qualidade inferior é regra no segmento e não muda muito em seu rival neste comparativo. O espaço interno é bom, visto que o Ford Fiesta Rocam Sedan tem 4,22 m de comprimento e 2,49 de entre-eixos, além de oferecer porta-malas de 482 litros.

fiesta-x-j3-4-700x383 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

O JAC J3 Turin apresenta estilo geral renovado, ficando mais sofisticado. A JAC é uma das poucas exceções em seu país em termos de estilo, aproximando-se mais do Ocidente, já que a maioria dos produtos locais possui visual agressivo e exagerado. A marca encontrou um bom equilíbrio nesse aspecto. Destaque para os faróis com friso cromado interno e lanternas traseiras em formato de flecha.

No interior, o ambiente tem forte influência germânica, com destaque para os mostradores do painel, botões de climatização e difusores de ar. O volante tem “inspiração” americana, adotando comandos de áudio. Outro ponto é o sistema de áudio integrado. O display azul no cluster deixa a desejar, assim como o apoio de braço nas portas em preto brilhante e o comando dos retrovisores na parte inferior do painel. O espaço interno é razoável na frente e apertado atrás. O porta-malas tem 490 litros.

fiesta-x-j3-5-700x410 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

Conteúdo

Na versão SE Plus, o Ford Fiesta Rocam Sedan apresenta rodas de aço aro 14 com calotas, airbag duplo, ABS, direção hidráulica, ar condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, coluna de direção e banco do motorista com regulagem de altura, alarme, faróis de neblina, computador de bordo, banco traseiro bipartido, preparação para som com 4 alto-falantes, entre outros.

Como se pode ver, o pacote de equipamentos é muito básico e os itens que o leitor sentiu falta só estarão presentes na SE Plus com My Connection, que não sai por menos de R$ 39.990, embora não seja difícil adquirir o veículo com preço menor. Felizmente, boa parte dos consumidores (poderiam ser todos, não é mesmo?) está exigindo mais na hora de comprar. Assim, carros incompletos hoje estão mais vulneráveis à rejeição.

fiesta-x-j3-6-700x383 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

O concorrente chinês já vem com muita coisa dentro. Não tem tudo, mas supera o sedã brasileiro. Ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD/MP3/USB (mini), airbag duplo, ABS, faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve aro 15, coluna de direção regulável, alarme, bancos em veludo, banco traseiro bipartido, luzes de leitura, sensor de estacionamento, regulagem elétrica dos faróis, entre outros.

O JAC J3 Turin peca por não ter computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, USB com conexão padrão e regulagem da coluna em profundidade. Sendo a principal arma dos chineses no Brasil, o conteúdo mais generoso é “item de série” na JAC Motors e esperamos que continue assim com os produtos nacionais.

fiesta-x-j3-7-700x410 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

Desempenho

O Ford Fiesta Rocam Sedan tem motor Zetec Rocam 1.6, já em fim de carreira. O bloco de 8V entrega 101/107 cv a 5.500 rpm e 14,5/15,3 kgfm a 4.750 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. O câmbio manual tem cinco marchas e a suspensão é tipo McPherson na frente e eixo de torção atrás. O modelo pode ir de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem máxima de 170 km/h. O consumo urbano é de 7,1/9,7 km/litro na cidade e 8,4/12,4 km/litro na estrada (etanol e gasolina).

fiesta-x-j3-8-700x383 Comparativo: Ford Fiesta Rocam Sedan contra JAC J3 Turin

O JAC J3 Turin tem motor 1.4 16V (1.3 na verdade) VVT, que é todo feito em alumínio. O propulsor de origem europeia oferece 108 cv a 6.000 rpm e 14 kgfm a 4.500 rpm. A transmissão tem cinco velocidades. A suspensão dianteira é McPherson, mas a traseira é independente do tipo Dual Link. Vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem máxima de 186 km/h. Somente com gasolina, o modelo faz 9,6 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada. Tem emissão de 129 g/km de CO2 e tem classificação Inmetro “E” na categoria e “C” na geral.

Enfim, de um lado temos um sedã nacional e já com clientela fiel, mas pouco equipado e ameaçado pela nova geração. A garantia é de 1 ano (boa para quem prefere mecânico particular) e o custo das revisões até 60.000 km fica em R$ 2.720. Do outro, o JAC J3 Turin, que ainda goza de certa tranquilidade em relação ao sucessor, sendo muito bem adaptado ao piso nacional, mas ainda cabendo atualizações. Pouco visto, oferece garantia de seis anos e custo de revisões de até 60.000 km em R$ 3.060.

[Imagens ilustrativas]

  • Rods

    Retrato da pobreza automobilistica do país….

    Mas escolheria o Fiesta.

    • Arthiola

      Chile está logo ali com Toyota GT86… basta pegar um avião (da para ir até de carro, mas acho que você não vai querer por causa da pobreza automobilística do país :()

      • Rods

        Não posso dar mina opinião?! E o que tem o Chile haver com a história?!

        • Arthiola

          Assim como você deu a sua opinião, eu dei a minha…
          Só usei o Chie como exemplo de um país bom e que é reconhecido por ter boas opções de carros

          • Rods

            Você não deu opinião. Você foi sarcástico com o que eu escrevi. Enfim…

            • Pedro_Rocha

              Vou direto ao ponto no que diz respeito à diferença entre Brasil e Chile: lá o povo apoiou Pinochet, enquanto no Brasil eles ficariam com o nazista do Allende e a miséria socialista. Teve até político daqui que foi ajudá-lo (José Serra e Plínio Sampaio).

              • Rods

                Boa.

      • RafaelPimenta

        para voce comprar um carro no chile, voce deverá ter nacionalidade chilena e ter residencia no país. entao nao dá para fazer isso. se fosse facil todos fariam né amigo

    • PONCIO PILATOS

      os dois sao horroríveis…mas o JAC é invencível….
      Creio em Deus PAI….

      • meneghelli1972

        Pessoal mudando de assunto porque não tem mais o sistema de pontuação??

        • Zergling

          Sistema de pontuação é só nas avaliações da AutoPress.

        • FelipeLange

          Porque o Eber não quer mais gracinhas e comentários engraçadinhos, embora muitos leitores ainda sentem falta e saudades.

          Por favor administração, não apele em apagar o meu comentário!

          • MecanicoDigital

            Bom, o site é do cara, quem manda aqui é ele…
            Sem querer puxar o saco, de certa forma deu uma melhorada nos coments, não sei se isso teve à ver (pontuação)…

            Mas que faz falta, isso faz….
            Infelizmente, não dá pra fazer um bom omelete sem quebrar alguns ovos….

            • Rods

              Na minha opinião o site " pertence aos leitores"….. Porque é feito pra eles.

              PS: Notem que eu coloquei entre aspas…. Não me interpretem de forma errônea.

              • FelipeLange

                Concordo.

    • cinquentão

      Carrinhos bolivarianos

    • Retrato da falta de opção, do protecionismo….

      • FelipeLange

        Pois é, mas entre os dois iria de Fiesta. O bicho da JAC tem uma carroceria tão ruim, mas tão ruim que tirou uma estrela mesmo com airbag frontal no Latin NCAP, antes da atualização dos testes desse ano.

        • MecanicoDigital

          Eu tb, sem nem titubear…..

  • alvarolara

    Um eh pobre em equipamentos e o outro bem mais completo??? Os dois me parecem bem semelhantes, sendo o Ford mais barato com melhor rede e melhor mercado de revenda…..

    • schettino90

      Alvaro, essa reportagem ficou um pouco tendenciosa para o lado do JAC. Parece um mero comparativo que foi criado olhando somente as fichas técnicas do carro, sem sequer entrar em nenhum deles.
      Entre em um JAC e em um Fiesta Rocam, dê uma volta em cada um, e veja a superioridade do Fiesta… inclusive é muito superior a outros do mercado como Voyage, Grand Siena etc. Te digo porque tenho um e já andei em todos os outros da categoria – experimento em test drive e também andando em táxis.
      Acontece que o povo brasileiro só compra o que está na moda. Preferem pagar 42 mil em um prisma pelado do que pagar 40 mil em um fiesta rocam completo… dureza….

      • tatu_peba

        Sem contar que o Prisma é 1.4 e o Rocam 1.6. É a famosa gana por novidade.

      • Zergling

        Superioridade em que, exatamente? Pode dar detalhes?

        • schettino90

          Zergling,
          O acerto da suspensão, a ergonomia e o conforto do Fiesta são muito superiores ao Jac J3.

          • Zergling

            Onde você leu isso, ou é opinião pessoal?

            • schettino90

              Opinião Pessoal. Tenho um Fiesta e fiz Test Drive no JAC J3.
              Você já dirigiu os dois?
              Experimente dirigir e depois experimente ir como passageiro sentado atrás do motorista. Em seguida, poste aqui o que acha da diferença entre os dois.

              • Zergling

                Eu já dirigi o J2, J3 e o J5. Nunca dirigi o Fiesta, mas já andei de carona. Na minha opinião a suspensão do J3 tende muito mais ao conforto que do Fiesta, a do Fiesta é mais dura. A do J3, porém, da sensação de insegurança por isso.

                • schettino90

                  Eu gosto do acerto do Fiesta. Não é tão dura como a suspensão do Gol e do Voyage nem tão macia quanto a do Corsa ou do J3. Como viajo bastante, gostei muito desse acerto nas curvas.

                • schettino90

                  Mas quando está dirigindo o Fiesta, você sente a diferença… principalmente no espaço lateral para as pernas.
                  Além disso, embora o plastico do novo J3 seja superior ao do Fiesta, no test drive que fiz minha perna arranhou em uma parte do console central mal acabada, com uma "ponta" de plástico precisando de uma "lixada"…rsrs
                  Outra coisa é o espaço para a cabeça de quem vai atrás. Tenho 1,80m. No J3, não consigo encostar minha cabeça no encosto de cabeça do banco… ela fica encostada no caimento do teto…
                  No Renault Symbol, o qual também testei, tive o mesmo problema com a cabeça…

              • Robinho

                Concordo, dirigi ambos o Fiesta é muito melhor que o JAC, sem cotar é claro na revenda…também sei que o Fiesta não é o melhor do mundos, mas é o que temos para hoje !

                • Agora vai ficar um pouco complicado escolher visto que o New Logan chegou, estou na fila pra fazer um teste drive nele e colocaar familia pra ver o que eles acham do carro, se é realmente uma boa compra se optar pelo conforto. O fiesta ROCAN em minha opnião é a melhor opção ainda e estou vendo com frequencia ele semi-novo 2011/12, 2012/12 ou 2012/13, e algumas dessas unidades completas 1.0 e 1.6. Sem duvida vale a pena dar uma boa pesquisada tanto nos novos como no semi-novos pois sabemos que o pós venda da FORD não é um dos melhores pra não falar péssimo.

                  • RafaelPimenta

                    tem concessionaria que oferece o fiesta por menos. eu tenho um 2004 1.6 com 172mil rodados e de manutençao mais elevada até agora só foi a embreagem que tive que trocar com 130mil rodados. o carro era do meu pai e comprei dele. sempre trabalhou e nunca me deu dor de cabeça. mas tanto eu quanto meu pai somos cuidados com manutençao e ele é apaixonado pro ford. quanto a questao do preço, o cara da css me oferecia o sedã por 35mil na versao plus my connection, com todos os opcionais disponiveis e por 38mil ele me oferecia com revestimento dos bancos em couro. só nao comprei porque estou priorizando a faculdade. quando meu fiestinha der sinal de fraqueza eu troco. mas até agora ele ainda ta com muito folego e ainda da pau em muito astra 1.8, veloster e etc kk. lembrando que ele é mono combustivel e nao é la muito economico nao. faz 11 andando suave na estrada.

                    • Edson Roberto

                      Rafael, pode me tirar uma duvida? No seu modelo, vc teve que trocar alguma vez a bomba de combustivel?

      • Humberto

        Também achei a reportagem tendenciosa para o Jac. O Fiesta e um excelente custo benefício.

  • Fanjos

    Pobre por pobre eu fico com Fiesta, tenho um amigo com um Fiesta Sedan com quase 200.000 mil km e ainda esta inteirinho e funcionando bem, duvido que um xing ling desse aguente nem um terço disso em boas condições

    • Zergling

      Olha o desmonte da 4Patas do J3. Esse motor de origem européia foi um dos melhores motores já desmontados na história da revista, junto com o do 1.8 do Cruze e o 1.6 do HB20.

      • Fanjos

        Sim eu vi, mas não adianta o motor ser bom e o resto cair os pedaços, olha os relatos pela net falando dos jacas que vão se desmontando pouco tempo depois de comprados, sem contar a falta de peças.
        Sem contar a monoestrela mesmo com 2AB.
        Eu vejo carro pelo conjunto todo

        • Zergling

          Mas a revista atestou a carroceria como OK também…

          • Fanjos

            Olha os relatos no youtube
            Tem uma lista enorme de gente reclamando, talvez a revista tenha dado sorte, mas não é o que a maioria fala.

            • Joaozinho Nevez

              Tem um jaca j3 aqui na garagem do meu predio com menos dois meses… Já ta com vazamento no motor… Que motor impressionante!!

              Outra coisa super interessante nos chineses, não sei se voces já repararam, mas o sensor de estacionamento é com apenas 2 sensores.. Ou seja, voce só tem sensor na reta, se voce entrar de quina corre risco de ser "enganado" pelo belessímo sensor que esses chineses tem. Reparem, J2, J3, tem tudo 2 sensores de estacionamento invés de 4.

            • Zergling

              Você tem as estatísticas que demonstram que a maioria reclama?
              Se você quiser eu te mando 10 vídeos de pessoas reclamando de defeitos de cosntrução do Novo fiesta, nem por isso quer dizer que o new Fiesta é um carro ruim… Todo carro está sujeito a ter defeitos de fábrica.

              • tchones

                A revista não avaliou o Crash Test. J3 (hatch) é o único carro avaliado que mesmo com AB2 tem 1 estrela.!

                • Zergling

                  Mas não é a Quatro Rodas que faz Crash test. e o J3 tinha 1 estrela. Depois que alinharam a metodologia para ficar igual ao EuroNCap, passou para 0 estrelas. A pior possível.

              • schettino90

                Isso é verdade. Todo carro pode vir com defeitos de fábrica… de qualquer marca…
                Até o Toyota Corolla, que muitos consideram "o rei da confiabilidade", possui problemas de fabricação…

    • Marmu

      Na revista 4 rodas fizeram a desmontagem do j3com quilometragem altíssima e a maioria das peças ainda estava em perfeito
      estado. Tive um Fiesta Sedan, e constantemente a temperatura subia. Uma vez era pela mangueira ressecada, outra, pelo radiador, outra pelo líquido de arrefecimento e a a Ford, além de pecar no acabamento interno, tem preços muito caros para carros básicos. A Jac, quando inaugurar a fábrrica bo Brasil, derrubará, com certeza, muitas montadoras nacionais.

  • Como já havia dito aqui, em março comprei um Fiesta Rocam hatch 1.6 com air bags e abs, tirando o elevado consumo e o acabamento, tô gostando muito do carro, ele é muito bom nas curvas, tem boa retomada de velocidade, na epoca foi o melhor CxB que eu encontrei..

  • Brunocarro1998

    Sabe quando eu vou trocar um Fiesta por uma Jaca monoestrela? Nunca. Os carros chineses ainda não evoluiram o suficiente, mas mesmo assim já estão cobrando como fosse bons.

  • schettino90

    Faltou citar algumas coisas do Fiesta:
    – Abertura do porta malas pelo PAINEL e chave – diferente do COBALT, que é só pela chave;
    – Luzes de cortesia – inclusive no GRANDE porta-luvas e no porta-malas;
    – Tampa do porta malas com alças pantográficas – e não pescoço de ganso como na maioria dos carros da categoria;
    – Motor SEM CORREIA DENTADA;
    – Tanque de 54 litros – contra 48 do JAC J3 – que proporciona maior autonomia.

    No JAC, quem tem 1,80m, bate a cabeça no teto quando senta no banco traseiro. Tenho um fiesta rocam (1.0 hatch), já andei como passageiro no banco de trás do meu próprio carro (trocando de motorista em longas viagens) e me senti muito confortável, muito mais do que andando em outros carros (táxis aqui de BH) como Grand Siena, Voyage etc.
    Além disso, o mercado possui um grande PRECONCEITO em relação ao Fiesta. Muita gente NUNCA andou no carro e fala mal… diz que "Ford tem manutenção cara"…

    A manutenção da Ford realmente não é a mais barata, mas o carro é muito confiável. Em comparação ao Onix da seção 365 do NA, meu Fiesta está com 56 mil km rodados e só apresentou 4 problemas SIMPLES, em 3 anos de uso.

    Quando fui comprar o meu, fiz test drive em todos os carros da categoria (todos mesmo!), comparando TUDO, e o Fiesta foi a melhor opção em relação a custo x benefício.

    Possui uma suspensão acertadíssima, além de ótimo conforto, espaço interno e durabilidade dos componentes.

    É realmente uma pena a Ford tirar esse carro de linha, pois é um ótimo carro para quem gosta de espaço interno (como eu) e não quer gastar muito. A linha "New" é muito apertada, mal cabe um cachorro no banco de trás…

    • slipsnot

      Falou tudo,dentre os poupulares que temos, acho o fiesta superior em equipamentos, mas pecando e 'muito'; em acabamento.
      Mas o maior problema da Ford, é seu péssimo pós vendas, e sua manutenção de 6 em 6 meses, embora muitos sites especializados, que conheço, recomendam esse tempo para todos os carros.

      • FelipeLange

        Já viajei como passageiro em um 1.0 2008, e para ser sincero, os bancos são muito ruins, duros e fiquei até com dor no joelho. Aí sentei de volta no veludo do Corsa 2001 e achei muito melhor. Culpa do consumidor, não é mesmo?

        O carro entrega custo-benefício em relação a concorrência. Mas a Ford acabou com a qualidade dos bancos que o de 1ª geração tinha.

        Mas então, você não quer que a Ford traga modelos mais modernos em relação ao Rocam? É a mesma carroceria e plataforma desde 2002…

        • schettino90

          Quero carro mais modernos sim, sempre.
          Como eu disse, é uma pena a Ford tirar um carro com ótimo espaço interno para colocar carros apertados, como o New Fiesta e provavelmente o Novo Ka, já que os dois compartilham a mesma plataforma.
          Eu viajo muito levando pessoas atrás, e todos elogiam o espaço interno do Fiesta, tanto o espaço para as pernas quanto o fato de não irem com a cabeça encostada no teto.
          Os únicos da categoria que possuem melhor espaço interno são o Logan e o Cobalt.

      • schettino90

        Realmente, isso eu tenho que concordar, o pós venda é horrível…
        Mas no meu caso, eu só fiz 2 revisóes na concessionária (10k e 20k), depois disso, passei a fazer manutenção com mecânico de confiança… só faço a troca de óleo a cada 5 mil km, mas não sigo à risca 6 em 6 meses como a Ford diz, mesmo porque alcanço essa km em menos de 6 meses.
        A ford chegou a cobrar R$ 400,00 para uma simples troca de óleo em 30 mil km… contando com algumas peças, queriam me cobrar R$ 2.100,00 em coisas basicas como pastilhas, velas etc… no meu mecânico de confiança, a conta ficou em R$ 650,00.
        Mas isso não é exclusividade da Ford… vai na Chevrolet pra você ver… meu amigo tem um Celta e queriam cobrar dele R$ 950,00 na revisão de 20 mil km…

      • O problema não é ser de 6 em 6 meses, o problema é ser muito cara!

        • schettino90

          Mas é só não fazer na concessionária…
          E não é só a Ford que mete a mão… a Chevrolet, a Hyundai, a Nissan, a Peugeot, dentre outras, também metem a faca…
          Eu, particularmente, confio muito mais no meu mecânico do que em uma concessionária que diz que revisa o carro TODO em 2 horas….

          • Zergling

            Na verdade, as revisões do HB 20 são baratíssimas. Em 60.000 se paga 1280 reais de revisões.

            • marciors01

              Verdade, é barato manter os cinco anos de garantia do hb20.

            • schettino90

              Barato na tabela né… vai ver na prática…
              Na tabela não inclui velas, pastilhas de freio, troca do liquido de arrefecimento etc.
              Duvido que tenha que trocar só óleo e filtros em 60 mil km…

              • Zergling

                Não, o preço que eu estou te passando é o preço da prática. É tudo que foi feito no carro até 60.000 KM.

      • marciors01

        O fiesta não tem mais o acabamento ruim como antes, o aspecto dos plásticos melhorou com o passar dos anos, assim como o estofamento, além disso os bancos não são estreitos como nos outros populares, são bancos confortáveis.
        Outros pontos favoráveis, além da suspensão acertadíssima, são o bom câmbio e este motor rocam extremamente suave que não vibra em altas rotações, e além do bom torque o rocam tem boa desenvoltura em alta, não amarra e vibra como os motores volks.

    • Zergling

      Não é pena nenhuma a Ford tirar o carro de linha, já passou da hora dele ir pra cova. Não é PQ o carro é "bom" na sua categoria que ele tem que ficar que nem a Kombi aí, 52 anos. O novo Ka vai ser um carro muito mais moderno que esse Rocam, vai ser muito bem vindo a autalização.

      • schettino90

        Realmente a inovação é boa, desde que ninguém precise ir no banco de trás…
        Eu sou a favor de carros melhores… mas não sou a favor de carros apertados.
        Quem procura um Sedan, geralmente compra por necessidade de carregar a família e precisa de espaço interno, e nisso a plataforma do New Fiesta é ridícula…
        Pois no New Fiesta, uma criança de 4 anos fica com o joelho encostando no banco do motorista… o espaço interno é horrível…

        • marciors01

          Schettino, o problema não é a plataforma do new fiesta, o problema é o design do carro, o design foi privilegiado em detrimento do espaço interno.
          Por conta do design o new fiesta tem uma queda muito grande no teto e a parte traseira é mais estreita que a parte dianteira, o carro tem um formato quase de gota que é muito bonito, mas atrás ficou apertado demais.

          • Edson Roberto

            Sem contar que o painel é muito avançado um mal que o C3 compartilha nesse quesito.

      • marciors01

        Renovar por renovar piorando o que era bom não tem sentido, não não se compra um carro melhor do que o fiesta 1.6 pelo mesmo preço, então está ok, se bobear o ka será um carro com visual mais moderno mas inferior.

        • Zergling

          Afirma isso com base em que?

          • marciors01

            Tu discorda com base em quê?

            • Zergling

              Eu não discordo nem concordo.
              Preciso de dados concretos, como por exemplo, um teste padronizado com os carros da categoria, para poder afirmar que é o melhor carro pelo preço.
              Você tem, ou é opinião pessoal? Se tiver, compartilha com agente!

              • EliasCe

                então você nem opinião tem! eu sim tive o carro e afirmo que o fiesta 1.6 é de longe o melhor CXB que tem atualmente no mercado mesmo tendo 1000 anos de vida.

                • Zergling

                  Sim, por isso eu estava perguntando se você tinha algum dado concreto, o que você não tem.

    • godelemos

      A maior lenda que inventaram sobre a Ford é sobre "manutenção cara". Tenho um Rocam 2010, na época da compra me vieram com essa lenda, decidi arriscar e valeu a pena. Hoje o meu tá com 60 mil km e não gastei nada, nem sei se a manutenção é cara pois não dá manutenção. A robustez mecânica que o carro te passa é fora do normal.

    • Fernando

      Voltou a luz do porta luvas no 2014? O Fiesta sedan modelo 2013 não a tem.

  • Gabriel

    Eu acabaria indo de Fiesta, pois possui peças equivalentes as genuínas fáceis de achar no mercado independente, o Motor ROCAM pode ter suas limitações em desempenho mais é um motor confiável, apenas o básico para se trocar e dura bastante (se for sempre utilizado o óleo recomendado pela fábrica), tenho um ford ka 2009 em casa que usa esse ROCAM (1.0 mais a engenharia é quase a mesma do 1.6), e nunca tive problema com esse motor já está com 100.000km rodados e ainda está usando óleo 5w30 do fabricante e não baixa nada no nível, e é um motor barato de se manter é uma pena que esse motor esteja indo embora.

  • Louis

    A primeira vista o JAC é bem mais agradável, mas eu não trocaria a liquidez e "segurança" (no sentido de peças e manutenção) de um nacional consolidado por um chinês duvidoso.

    • André Marques

      Já tive muitos nacionais e todos deram problema: GM, Volks, Fiat! Carro é carro. Estou há 6 meses com meu JAC e até agora só alegria….

  • tadao

    Concordo com o Schettino pois temos um mod. 2008, com mais de 60.000 km e até hj. não apresentou problema algum. É um ótimo carro e muito confiável.

  • cinquentão

    Na hora de precisar comprar peças, o chinês …..

    • Ford: na hora de compra peça$$$$$$
      Jac: o chinêzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzz

    • schettino90

      A questão não é o preço das peças, mas quantas vezes precisa trocar…
      No Fiesta, você não tem correia dentada – o que já é uma boa economia – e o carro é super confiável, quase nunca estraga.
      Marcas "adoradas" pelo brasileiros também possuem peças caras… é só você levar seu carro para revisão em uma concessionária chevrolet e vai entender do que estou falando…
      Além disso, de que adianta peças baratas como os carros da Fiat, se tem que trocar toda hora porque são verdadeiros lixos nem um pouco confiáveis?

      • Zergling

        Pode mostrar pra gente a fonte da estatística que sugere que carros da Fiat são um lixo e o Fiesta é super confiável, que quase nunca estraga, ou é opinião própria, coisas que você vê e ouve?

      • schettino90

        Experiência própria…
        Tive um Uno e minha mãe teve um Palio… ambos 0km… e davam muitos defeitos enjoados…

        • Elton

          Tenho um Fiesta 1.6 rocam 11/12 e um Doblò 12/13, já tive vários Fiat: Palio, Uno, Strada, Siena, e esse foi o primeiro Ford, tive mais problemas com o Ford, isso é muito relativo.

      • Robinho

        Leva um Corolla ou Civic para trocar qualquer coisa….veja, não estou criticando nenhum dos dois, mas tem um custo para manter esta "confiabilidade"…

  • CharlesAle

    Sempre disse que fiesta,e seu motor rocam,é um carro extremamente confiável,resistente e de baixíssima manutenção,o carro ideal para quem tem não suporta mecânicos e oficinas!!e as opiniões acima corroboram o que disse.Sobre o JAC,jamais compraria esse carro,pois raramente(mesmo)vejo um rodando……..

    • EliasCe

      posso afirmar com certeza o que você falou pois eu tinha um fiesta sedan 10/11 1.6 completo. e rodei 83k nele, sem nenhuma manutenção, mas lógico que fazia todas as revisões.
      carro excelente custo beneficio, peguei um NF 1.6 se agora que ta me dando bastante dor de cabeça.

      • CyborgPilot

        Quais as dores de cabeça o New Fiesta SE está te dando colega? Fiquei curioso, pois estou com planos de pegar um com Powershift.

        • EliasCe

          bom pra começar desculpa pela demora em responder mas eu estava viajando e só voltei hoje.

          comprei a versão 1.6 SE, desde o dia em que recebi percebi que pelo menos o meu tinha vários problemas, tais como barulho na suspensão e já foi trocado tudo, amortecedores dianteiros, base superior do motor, base central do motor e todos os itens de borracha referente a suspensão.
          a pintura do carro é terrível veio riscado no aerofólio e nas capinhas do faróis de neblina.(já corrigido)
          a caixa de direção apresenta um barulho como se estivesse solta, foi agendado a troca da caixa de direção.(ainda não realizado)
          o volante será trocado sábado agora dia 16/11, devido ter vindo com falha em 2 pontos, uma bolha na capa da buzina e um risco de unha na parte inferior(terceiro raio do volante.)
          o painel do carro parece uma arvore de natal, pois fica piscando o tempo todo, acho que deva ser efeito natalino mesmo, porque a CSS disse que está tudo OK, mesmo não estando.
          também será trocada duas partes do painel, pois as mesma apresentam barulho e um deles fica sacando fora cada vez que passa em uma lombada.
          outros 13 defeito foram corrigidos.

          • CyborgPilot

            Obrigado por responder. Puxa eu fiquei agoniado só de ler o tanto de problemas que seu caro teve. Era o caso de trocarem de carro pra vc devido a tamanha mão de obra o do desperdício de tempo que vc já teve e ainda terá pra ter os problemas corrigidos. Confesso que estou acompanhando e pesquisando sobre o New Fiesta nacional mesmo antes do seu lançamento e estou desanimado com o número de relatos de problemas que as pessoas vem tendo com o carro. Fui ver um na concessionária e lá so tinha um com a configuração SE Powershift de cor branca mas não pudemos fazer o test drive porque o mesmo já estava vendido, mas pudemos olhar o caro todo, por dentro, porta malas, cofre do motor, ligar o caro e mexer nos controles, etc. Achei o acabamento pobre e de plásticos duros, ásperos e o plastico que forra as portas, fui testar a resistência, maleabilidade e quase quebrei o mesmo quando puxei o porta objetos. O plastico parecia de brinquedo barato.Quando pedi para abrir o porta malas, eis que me deparo com uma rebarba enorme na dobradiça do mesmo fina como uma faca que poderia muito bem cortar a mão de alguém. Fico triste e desanimado com isso, pois o Fiesta é atualmente o carro que mais me agrada pelo visual e estilo na sua faixa de preço, sendo que acho os outros concorrentes muitos feios e capados pro meu gosto, como Onix, HB20, Punto, C3,etc… O seu deve ser dos primeiros fabricados, espero que todos estes defeitos de montagem venham a ser corrigidos nos próximos que sairem de fábrica, pois juntar 50.000 mil reais com muita dificuldade e dar em um carro 0km mas que vai me trazer mais aborrecimento que meu atual carro com 11 anos de uso não tem cabimento.

            • EliasCe

              bom apesar de tudo eu ainda tenho fé que a Dona Ford, venha a corrigir os problemas mas com certeza vai levar pelo menos um ano pra isso!

              tirando os problemas, o carro anda demais e é sem duvida bem SPORT.
              mas sem duvida que vou troca-lo logo logo algo em torno de 2 anos no máximo.

    • schettino90

      Isso é verdade…
      Eu tenho um Fiesta, e já tive um Fiat Uno… quando eu tinha o Uno, o mecânico nem sentia saudades de mim, porque sempre eu estava lá… já com o Fiesta é diferente, o mecânico até esquece meu nome, porque eu "sumo" da oficina rsrsrsrsrs…

  • Rafael_rec

    Tem nem o que comparar. O Fiesta é muito mais carro que esse xing-ling.

  • zeuslinux

    Não compraria nenhum dos dois, mas se tivesse que escolher apenas um entre os dois eu acho que arriscaria de J3 mesmo, porque os carros de entrada da Ford não são lá essas coisas em termos de tecnologia e motorização, o câmbio manual dos carros da Ford geralmente é ruim de engates e curso longo, o Fiesta está com visual bem datado e o pós-venda da Ford é bem ruim também.

    Pelo menos o J3 tem um motor moderno, em alumínio e a garantia é maior. Aqui no Rio se vê muitos J3, embora depois que o governo criou as cotas de importação a venda de carros da JAC deve ter caído muito.

    Além do mais, acho um absurdo essa mania de manter uma geração antiga do carro lado a lado com a nova geração. Pelo menos a JAC está tentando melhorar os seus carros.

    Note que estou falando desse Fiesta Rocam velho, não do New Fiesta, que é bem melhor e que deveria substituir completamente esse Fiesta Rocam como modelo de entrada da Ford.

    • marciors01

      O motor rocam não utiliza correia, é muito suave e não ronca em alta, tem bom torque e não perde o gás em alta, e nem de longe leva 12s para chegar aos 100km/h, anda mais do que isso.
      A suspensão tem um acerto perfeito, o câmbio é bom, o espaço interno bom e o carro é confiável.

      • Elton

        O que eu acho melhor no Fiesta é espaço, estabilidade, não gosto muito dos engates das marchas.

  • zeuslinux, eu acho que o amigo ainda está nos anos 90… porque O zetec rocam for por muito tempo o 8v mais potente do Brasil, inovou com o comando de valvulas ôco e corrente de comando, possui coletor de admissão em plástico(diminuir atrito), 4 centralinas para não acontecer pré-detonação (não grila de jeito nenhum), válvula termostática eletrônica(permite o gerenciamento mais eficaz da temperatura do motor), motor confiável (possui um 2008 1.6 , vendi com 44000 km rodados sem dar sequer um problema), carro com boa altura do solo, espaçoso, bancos confortáveis, suspensão muito bem acertada, boa estabilidade, porta-malas com dobradiças pantográficas, embreagem hidráulica o câmbio com engates fáceis e alavanca em boa altura…

  • Caio Henrique

    O fiesta é muito bom,tenho um amigo que tem um e ando direto nele,agr tenho um siena,que apesar de menor,me inspira um pouco mais de resistência e estabilidade (isso pq eu piso mesmo).Mas entre o comparativo Fiesta e JAC,sem duvida,fiesta

  • schettino90

    O que as pessoas não entendem é que na maioria das vezes, as pessoas que compram carro sedan carregam a família no automóvel, e precisam de espaço interno.
    O problema é que o New Fiesta possui um espaço interno ridículo… ao contrário do Fiesta Rocam, que é bem generoso nesse aspecto…

  • Landrutt

    Entre os dois não pensaria duas vezes e iria de Fiesta. Não posso confiar em um produto que os próprios conterrâneos rejeitam.

  • diegoandrade1

    fiesta bebe demais.

    • Elton

      O 1.0 sim, mas o 1.6 chega a ser melhor que alguns 1.4 ~ 1.6 do mercado. Depende de como se dirigi, a região etc… o meu 7,5~8,0 etanol 10,0~11,0 gasolina na cidade, não acho que seja gastador. Valeu.

  • Bruno Alves

    Sem dúvida eu ficaria com o J3, é superior em tudo.

    • marciors01

      Bem o contrário, ele só é superior na lista de equipamentos, e fica por ai.

      • Bruno Alves

        Só a lista de equipamentos? O motor dele é muito mais moderno do que esse Zetec dos anos 90 do Fiesta. É um VVT todo em alumínio.
        Sem falar que só quem já teve um Ford sabe como é o pós-venda da Ford e o acabamento dos carros da linha nacional. Então se o medo de vocês é o pós-venda, pode ter certeza que não tem como ser pior que o da Ford.

        • marciors01

          O motor é mais moderno por conta das suas características, mas é inferior porque não é tão bom, de nada adianta tecnologia mais moderna se esta é mal aplicada.
          Conheço os dois carros, o fiesta anda mais e o motor além de mais silencioso é mais suave, este rocam é um excelente motor pela absoluta suavidade, ele peca apenas no consumo e isso é fato.
          Além disso ser de aluminio não faz do motor ser mais moderno em rendimento, apenas mais leve.

          • Bruno Alves

            "O motor é mais moderno por conta das suas características, mas é inferior porque não é tão bom, de nada adianta tecnologia mais moderna se esta é mal aplicada. "

            Falou, falou, mas deu apenas argumentos superficiais. É inferior porque não é tão bom? Isso não é argumento amigo. O motor do J3 é muito superior ao do Fiesta.

            • marciors01

              Em primeiro lugar eu não sou teu amigo, e pelo que vi até agora não gostaria de ser também.
              Eu afirmei que o fiesta anda mais e o motor além de mais silencioso é mais suave, e posso complementar que o rocam não tem correia, e além do bom torque em baixa de um 8v não perde fôlego em alta como outros 8v ruins.,
              Já tu afirmou que o motor do jac é melhor porque é de aluminio…

    • realista

      Então porque vc não compra, duvido que tenha corragem.

      • Bruno Alves

        Não compro porque não é o tipo de carro que eu necessito. Se fosse, eu compraria o J3 de olhos fechados.

  • antonio JS

    Que tal ressuscitar o nome CORCEL para o compacto da Ford.

  • Heisenberg

    Logo quando o JAC foi lançado o carro tinha preço de manutenção baixíssima a ponto de vender um jogo de amortecedores dianteiros por R$ 160. Acontece que, como no brasil a ditadura das montadoras tem muito poder, estranhamente a JAC elevou o preço da cesta de peças do "xing-ling" o que tornou inviável, sem falar da qualidade do mesmo ser ruim.

  • *et*

    Tenho um fiesta sedan 1.6 igual o da reportagem, comprado em 2011 o qual esta com 128000 km sem batedeira, como alguns fiats que ja tive, o motor é bom, confiável, mas claro que não pode-se esperar demais, contudo, o consumo é melhor do que indica na reportagem, faço 13,5 na estrada. Portanto indico muito a aquisição desse carro que nunca me deixou na mão.

  • Antoniokings1

    O engraçado é que as pessoas ficam arrumando um monte motivos bizarros para tentar justificar que o Fiesta é melhor. A suspensão é isso, a arrancada é aquilo, o crash test é aquilo outro e etc. O consumidor normal quer um carro econômico, equipado e, se for possível, bonito. Coisa que o Fiesta não é. É uma carroça de dez anos toda maquiada e com um interior podre! Querer comparar com um carro relativamente moderno e totalmente equipado é brincadeira.

    • Anderson_sp

      É uma questão de ponto de vista e necessidade, um carro é antigo, depenado, mas possui boa reputação e aceitação do mercado, e o outro é mais moderno, equipado, porém não possui boa receptividade pelo mercado e sofre de preconceito, cabe ao comprador saber das suas necessidades e escolher o que mais agrada.
      Esse negócio de "melhor" no papel pode ter, mas nem sempre isso vai ser fator principal de compra de um veículo.

    • marciors01

      Na verdade carroça são os outros.
      O que tu estás procurando é aparência e economia, eu quero um bom carro, um carro agradável de dirigir, confiável, com um bom motor, estável e confortável, eu não quero aparência, quero um carro bom.

    • realista

      JAC moderno, onde? Ja viu o resultado no carsh-test, tirou uma estrela, isto com air bag, imagina se não tivesse, então antes de falar bobeira é melhor se certificar.

      • FelipeLange

        Acho o motor do JAC excelente e dá pau em muitos carros por aí. Mas o carro em geral é uma porcaria.

  • Tosca16

    Se não fosse um chinês e tivesse um logo da Ford por exemplo o J3 Turin seria melhor escolha por N fatores, mas olhando a durabilidade das peças e facilidade em achar peças da Ford o Fiesta é a escolha de muitos se não de quase todos ; J3 ainda tem aquela do Crash-Teste de um estrela como se os concorrentes fossem 5 estrelas, mas por ter Airbag poderia ser menos ruim.

  • J3 é outro nível! Motor, Suspensão, Freio e Acabamento, são muito melhores no Jac. Só perde no quesito concessionária.

    • marciors01

      Já dirgi este jac, é inferior em motor, suspensão e acabamento, o visual interno é moderno mas inferior e qualidade, além disso o JAC foi entre os carros vendidos no pais O DE PIOR RESULTADO NO LNCAP, é uma tampa de caixão.

      • Não fala isso amigo.
        suspensão independente nas 4 rodas foi projetada pela empresa inglesa Lotus e os amortecedores à gás com batente hidráulico são fabricados pela empresa japonesa Hitachi Tokico.
        Motor 1.4 (1.3) VVT em alumínio, projetado pela austríaca AVL.
        Feios ABS oitava geração BOSCH.
        Acabamento muito melhor, encaixe e texturas agradáveis ao toque (Black Piano) .

        OBS: J3 é bem mais acertado que Fiesta

        Ou seja: Fiesta é jurássico se comparado ao J3.

      • O Fiesta nem Crash test tem.

    • realista

      Vinicius, vc comprou um Jac e esta arrependido, fala para nós, vai.

      • Realista, graças a Deus não estou arrependido.
        Na verdade, é um carro que recomendo pra todos que buscam carro bonito, bom até 37 mil .
        Só não sou preconceituoso.

    • Nunca será !

      • Fanjos

        Melhor que um Xing Ling??SEMPRE SERÁ!!!!!

        • Xing Ling nele, só mão de obra, lataria e parte estrutural. O resto é de marcas muito conhecidas.
          Ou seja: Questão de segurança é igual esse lixo de Fiesta. Só que é mais moderno que o mesmo

  • P500

    Prefiro qualquer médio semi-novo do que essas coisas…

  • Julio Cesar Damasceno Alvim

    Nunca dirigi um JAC mas andei em TAXI e não gostei, agora o Fiesta Rocam Sedan tive um em 2009 completão, meu primeiro 0 km, com bancos em couro e My Connection, fiquei com ele por 1 ano e meio e 40.000 km sem nenhum problema apresentado, única critica, resolvido em garantia, era que o banco do motorista tinha um rangido, de resto ótimo carro, teria um novamente, sem dúvida, o troquei em 2010 por um Corolla 08/09, que acabei de dar PT, outro carro excelente, 77.000km só trocando óleo, pneu e pastilhas de freio 1 vez. rsrs

  • realista

    Avaliação injusta, o Fiesta é muito superior a este J3. Este J3 tem qualidade inferior aos nossos carros de entrada, ele tem um motorzinho razoavel, um design razoavel, um cambio porco e um acabamento horrivel e um preço de carro superior.
    Basta olhar na internet a quantidade de reclamação deste carro. Inclusive no desmanche da QR ele não saiu bem, iclusive a direção fou trocada sem autorização, somente o motorzinho que salvou.
    Agora Fiesta é outra coisa, carro confiavel, motor zetec rocam, mais que conhecido, pouca manutenção, suspensão que da gosto, acabamento interno dentro da categoria etc etc

  • realista

    Este Jac não vende não na China, ja vi as vendas dos veiculos e o Jac figura nos ultimos.

  • Fordeiro

    Este Fiesta Sedan é lindo, o mais bonito da categoria. Alem de bonito é muito bom, não da manutenção e é economico.

  • Alex Viana Freitas

    Sou proprietário de um J3 Turim ele esta fazendo 10.000Km e ate hoje não me deu nenhum problema. Ótimo compra que eu fiz e espero ficar com ele por muito tempo. Uma coisa que me desagrada é a desvalorização, mas crio que depois que a JAC conquistar o espaço vai mudar a opinião de muita gente que esta na mesmice a anos.

    • Franco

      com 10.000 km se der problema pode jogar fora né.

  • mjprio

    Tenho um Rocam 1.6 Sedan Class 2012 com 11 mil
    aspectos positivos:
    preço: comprei por 36 mil já com sensor de estacionamento retrovisor elétrico e centralina de vidros( na época aqui em manaus não tinha AB2 e ABS),
    por esse preço, já vem com o básico , mais os farois auxiliares, regulagem de altura do banco do motorista travamento de portas abertura elétrica da mala pela chave e no painel( não compro mais carro sem isso) sistema de luzes inteligente que desliga as luzes 10 min após o carro desligado.
    cor; azul marau, infelizmente descontinuada. muito bonita e era muito procurada , tanto que tive que encomendar o meu. Tem charme e brilha muito a noite, só que quando passo de farois ligados preto da Base da FAB eles acham que é alguma autoridade rsrsrs.
    Aspectos negativos:
    desempenho – o carro é lento nas arrancadas, pior que meu classic Vhc-E , nas subidas então, me dá vontade e chorar
    consumo; 5,5 com etanol e 7.8 de gasolina média do computador de bordo confirmada na bomba tanque a tanque, pior que Landau
    acabamento ; pífio
    e o pior; PÒS VENDA FORD ; ISSO é QUE MATA!!!!
    resultado estou insatisfeito com o carro

  • Orlando

    Ford? Não, obrigado.

    • Franco

      Bom deve ser vw e fiat né?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend