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Comparativo: Ford Focus enfrenta Kia Cerato – Duelo de médios antes da renovação

focus-x-cerato-620x285 Comparativo: Ford Focus enfrenta Kia Cerato - Duelo de médios antes da renovação

Eles já deram muito que falar, mas já preparam as malas para serem substituídos por novas gerações. Quais? Ford Focus e Kia Cerato. Tanto o nacional quanto o importado serão substituídos este ano pelos novos modelos, já vendidos no mercado internacional.



No entanto, ainda dá tempo de adquirir com tranqüilidade um dos dois sedãs médios, que são equipados com motor 1.6. Mais próximo disso, somente os chineses Chery Cielo, JAC J5 e Lifan 620. Os demais médios só com motorização maior que 1.8.

focus-x-cerato-1 Comparativo: Ford Focus enfrenta Kia Cerato - Duelo de médios antes da renovação

O Ford Focus Sedan é feito na Argentina, enquanto o Kia Cerato chega direto da Coréia do Sul. Em termos de preço, o sedã do oval azul é mais caro, partindo de R$ 55.300 na versão 1.6 GLX. Já o Kia Cerato começa em R$ 52.800.

Em termos de estilo, o Ford Focus Sedan já dá mostras de cansaço faz algum tempo, mas ainda mantém seu charme, apesar da traseira mal resolvida. O Kia Cerato é mais novo e até parece ter sido lançado há pouco tempo, mas foi lançado mundialmente em 2008.

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Por dentro, o visual do Ford Focus Sedan ainda é bem atual e com acabamento bem resolvido. O destaque fica para o volante e a instrumentação de visibilidade agradável. O Kia Cerato também apresenta visual interno moderno e também jovial, além de ter bom acabamento e materiais de qualidade. Destaque para iluminação vermelha do cluster e painel.

Entre os principais itens da versão GLX 1.6 do Ford Focus Sedan, podemos destacar ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 16, CD/MP3, faróis de neblina, ABS, airbag duplo e computador de bordo, entre outros.

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Já o Kia Cerato de entrada tem ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 15, CD/MP3/USB com comandos no volante, computador de bordo, ABS, airbag duplo, entre outros.

Com 4,48 m de comprimento, 1,84 de largura e 2,64 de entre eixos, o Ford Focus Sedan oferece bom espaço interno e porta-malas com 526 litros. Já o Kia Cerato também apresenta espaço bom no interior, mas com porta-malas menor: 415 litros. O coreano tem 4,53 m de comprimento, 1,77 de largura e 2,65 de entre eixos.

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O Ford Focus Sedan tem motor Sigma 1.6 16V Flex com 109/116 cv e 15,3/16,2 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas. Já o Kia Cerato tem motor Gamma 1.6 16V com 126 cv e 15,9 kgfm somente a gasolina. A transmissão tem seis marchas.

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Agora, antes do fim dos modelos atuais, Ford Focus Sedan e Kia Cerato ainda ganharão a confiança de muitos consumidores que não desejam esperar ou não querem pagar mais caro pelo novos modelos.

focus-x-cerato-6 Comparativo: Ford Focus enfrenta Kia Cerato - Duelo de médios antes da renovação

[Imagens ilustrativas]

  • Rodrigo_Galera

    Bons carros e que não justificam a compra de um JETTA 2.0, por exemplo! Só o Cerato com seu motor 1.6 tem mais potência do que o APzaum da VW!
    Sem contar o New Civic e Corolla, custando mais de R$ 15.000,00 à mais!

    • MM_

      Só que o "AP" do Jetta tem 18 de torque, enquanto o Cerato tem 15. É só dirigir os 2 pra saber a diferença de desempenho.

      • Rodrigo_Galera

        Ter 18kgs de torque nem sempre é vantajoso: veja o caso do 1.8 da GM no Cobalt. O carro tem uma curva de torque RUIM. Te entrega o torque em baixa, mas depois de certa rotação PERDE FORÇA. É justamente o que acontece com o Jetta 2.0, que JÁ DIRIGI diga-se de passagem.
        Nada justifica o Jetta custar tudo aquilo tendo um motor VELHO e ultrapassado.
        Ah, já andei num Cerato também: com certeza não tem rendimento igual do Fluence, mas é uma boa compra!

      • bandaxadibar

        Jetta é superior ao Cerato

      • TecoPadaratz

        Típico comentário de quem nunca dirigiu o carro.

        Só ficar falando de tecnologia é meio insano.
        É só colocar o cerato pra andar junto com jetta, isso em uma subida e com o carro cheio. Acho que o 1.6 toma pau bonito do 2.0.

        • bittcorp

          Natural… estranho seria o 2.0 perder para o 1.6.

          • Edson Roberto

            Porque? Então para vc melhor mesmo é ter o 2.0 duratec da ford do que um 1.6 sobrealimentado ?

            • bittcorp

              Acho o Duratec 2.0 beberrão e defasado. Idem do AP 2.0 da VW.
              O comparativo era entre o 1.6 Sigma e o AP 2.0. O natural é que o 2.0 tenha desempenho melhor.
              Se fosse o 1.6 EcoBoost turbo, a conversa seria outra.

              • Edson Roberto

                Defasado ele não é. Apesar do tempo de construção é um motor em aluminio que hoje só não tem injeção direta e algumas melhorias como o DVVT-I da Toyota.

                Agora, algumas pessoas dizem ser economico principalmente com cambio manual e algumas reclamam com cambio automatico. outras falam bem.

                Não dá para se saber se ele é de todo beberrão. (a não ser que vc tenha o seu e ai sim, para vc é beberrão proque é o seu).

                • maryfotografias

                  Não é beberrão. Dá para fazer 15 km/l na rodovia andando a 100 km/h. Andando a 120-140 km/l, média de 12-14 com AC ligado e carro cheio. Para a categoria, creio estar dentro da média. Comparando o Duratec e o 2.0 do Jetta, acho o FORD muito, mas muito superior. Não entendo porque as pessoas dizem que ele é "ultrapassado".

        • bandaxadibar

          Minha esposa teve um cerato em 2011 e a pouco trocou por um focus 1.6….a robustez do focus já é o ponto significante na comparação.

        • granrs78

          O problema do Jetta é quando passa dos100Kmh, pois os motores mais antigos começam a sentir a falta de potencia, diferentemente dos modelos mais modernos, mesmo com cilindrada menor, como no caso do Cerato

          • eduardogege

            Isso que você citou é característica de motores 8v e não apenas motores antigos. Mas sim, o Jetta em maiores rotações tem o desempenho prejudicado.

      • Renato_Duarte

        é ,, pensando bem,, só de o jetta entregar uma arrancada mais forte ja dá pra confiar no ''APZÂOUM''

    • Herumor_

      só que o Jetta é apezaum (treskilimei)!!

  • GUGASP

    O Focus Hatch (e também o sedan) é um excelente carro. Estabilidade e comportamento da carroceria exemplares. E ótimos freios.
    O que joga contra é a durabilidade das peças e o pós-venda despreparado da Ford (pelo menos aqui na região de Jaú-SP).

    • Felix_S

      Se for a css que estou pensando (que tem filial aqui na minha cidade…), com certeza o pós-venda é terrível mesmo.

    • Edson Roberto

      Porra e aquele interior?

      Me lembra de carros de entrada. Só a versão Titanium se salva.

    • BrunoMulsane

      Durabilidade das peças! Poxa, sou um feliz proprietário de um modelo hatch ghia 2009. Nunca precisei trocar nada por desgaste prematuro, apenas faço as revisões e pronto! E o atendimento aqui na Ortovel MG é VIP, com direito a motorista, carro lavado e horários cumpridos a risca! E sempre me ligam depois das revisões para saber se o carro foi entregue em ordem, nota 10. E so troco meu focus pelo modelo novo, pois até hoje não andei em um carro de sua categoria que me dá o prazer que o focus dá ao volante.

  • Id_Moreira

    Pelo preço dos dois, dá pra comprar um Sentra com motor 2.0!

    • Granma

      O único problema do sentra na minha opinião é a manutenção . Tem algumas peças no sentra que não da para acreditar ser verdade o valor que se pede por elas .

      • Corvo

        E muitas vezes não tem peças paralelas. Pode comprar só na autorizada Nissan que facilmente enfiam a faca, fora que tem poucas concessionárias no pais

        • Edson Roberto

          E o Cerato não é na mesma proporção?

          • Corvo

            Edson, concordo com voce, mas pra acho que a manutenção (cesta básica) de um Sentra consegue ser mais elevada que Focus e Cerato. Uma bomba de combustível custa na faixa dos R$ 2 mil na autorizada, assim como amortecedores que não existem no mercado paralelo (Tiida sobre do mesmo problema), como isso pode ? São carros baratos de comprar mas muito caros de manter. No meu caso, tampouco colocaria peças paralelas pois a durabilidade não é a mesma, mas porque falo disto da manutenção ? Porque é fácil achar um Sentra 2007/2008, assim como Tiida na faixa dos R$ 32, 33 mil que se tornam opções interessantes para comprar, mas não pra manter

        • Id_Moreira

          E onde achar peças paralelas pra focus e cerato? Não tem também! E de qualquer forma, eu nunca compro peças paralelas. Cuido bem do meu carro e só uso peças originais.

          • Corvo

            Concordo com voce. Não gosto tampouco de colocar peças paralelas num carro, muito menos num do nível de um Sentra. Ao que me refiro é que há pessoas que estão na procura de um carro completo usado e é fácil achar um Sentra 2007/2008, assim como Tiida na faixa dos R$ 32, 33 mil que aparentam ser opções interessantes para comprar, mas como fica a manutenção ?

        • granrs78

          Mas por favor, quem comprar um Sentra ou qualquer outro carro, não caia na besteira de por peça paralela, pois acho que esse tipo de economia não compensa.

          • Corvo

            O que voce está dizendo é relativo, tem um fundo de verdade quando nos referimos a um Sentra 0 km. Realmente nesse caso, o comprador não vai usar peças paralelas até por também o carro tem 3 anos de garantia. Ao ponto que quero chegar é que é fácil achar Tiida/Sentra usados com preços na faixa dos R$ 30 mil. Neste caso, não podemos afirmar de que quem tem um Sentra não vai utilizar pelas paralelas porque isso acontece com certa facilidade (mesmo não sendo fácil achar algumas peças). Inclusive, na seção de usado da semana aqui na NA, há um dono de Sentra usado que relata que coloca peças paralelas. Num carro desse nível eu tampouco colocaria, mas infelizmente muitos utilizam

            • granrs78

              Sim, mas hj com a internet é muito fácil de adquirir qualquer peça de qualquer modelo, nacional ou importado e ainda os preços são bem interessantes, as vezes até mais barato que uma peça paralela, que não tem nem de longe a durabilidade que uma peça original tem, e segurança ao meu ver vem em primeiro lugar, pois não tem dinheiro que pague vc ter um carro com uma manutenção em dia para poder fazer uma viajem tranquila sabendo que seu carro não vai te deixar na mão.

      • Id_Moreira

        Tenho dúvidas de até onde isso é verdade ou mito. Em carros dessa categoria, não há manutenção barata. E ainda que a do Sentra seja um pouco superior, ele compensa isso no preço.

  • yuri calmon

    Eu tamb´´em iria de SENTRA !!! oucolocaria um dinheirinho a mais num Peugeot 408 !!!B)

    • JPaulo10

      R$ 57.500 no 408, uma diferença de R$ 2 mil num carro muito mais atual do que o feioso sedã da ford, com acabamento muito melhor e motor condizente com o tipo de veículo.

      • ADimon

        Também estava pensando assim, porém o 408 é o carro que mais desvaloriza no Brasil. Cerca de 25% só no primeiro ano!

        • thales_sr

          Quer algo que valorize? Bota o dinheiro no CDB e anda a pé… rs

          Então, o 408 desvaloriza, então só é usar ele por mais tempo… Depois de 4 anos, o peugeot vai ter perdido mais valor, mas você terá passado 4 anos com um carro melhor. Se formos pensar só em desvalorização, ninguém compra nada além de Celta e Uno.

          • Edson Roberto

            Thales, não adianta. Brasileiro prefere andar em carro PIOR (não digo de dirigibilidade, mas de conforto entre outras coisas) do que ter um carro que atenda perfeitamente suas necessidades. É por isso que esse mercado nao vai para frente.

            Primeiro pensar em ter um carro com tudo que espera, mas esse carrotem desvalorização… mas claro… o brasileiro TEM que trocar o carro até 2 anos de uso. Mais do que isso "começa a dar problema e ter que pagar peças caras". E é isso… o "mico" que é o MERCADO e não o modelo.

        • yuri calmon

          Então que tal comprar um com 6 meses de uso ???

  • fredcdb

    O Focus sempre que chega causa interesse, mas o enredo é sempre o mesmo…

    1) Vai chegar a preço de Civic e Corolla (um assalto, entenda-se)
    2) Meia dúzia de pessoas compram porque é lançamento
    3) Começa a vender pouco
    4) O preço cai bruscamente
    5) o Hatch aproveitou a queda de preço e se tornou um dos mais vendidos, talvez isto se repita, quanto ao Sedan só o futuro vai dizer…

  • hal_cwb

    O Focus é um ótimo carro, mas não sei se foi impressão minha, mas quando testei ele achei o banco de trás meio apertado, tamanho de popular. Pode ser que eu tenha me enganado também, afinal ele é um médio.

    • rodrigorsr

      sim, você se enganou muito. O espaço traseiro éamplo, bemmaior do que o de um popular.

      • bittcorp

        mais espaçoso que o Cerato.

        • luizcrjr

          E o cerato já considero espaçoso em comparação com os hatchs.

          • bittcorp

            Considerando o espaço interno, acho Cerato equivamente ao Linea/New Fiesta Sedan/Polo Sedan.

            • luizcrjr

              rapaiz, lhe garanto que o espaço interno do cerato é maior do que o new fiesta sedan, bem mais folgado.

              • bittcorp

                Concordo… mas é menor que o Focus.
                Focus > Cerato > New Fiesta > Fiesta Rocam > Voyage…

                • Edson Roberto

                  Nossa…. acha o Fiesta Rocam e Voyage menores que o New Fiesta… é que o cara tem que ser baixinho mesmo! Porque ele é apertado ao extremo!!! seja de largura como de comprimento!

                  • bittcorp

                    Gol/Voyage são muito apertados…

    • Felix_S

      O Jetta e o 408 são mais espaçosos, mas o Focus está na média da concorrência.

      • Edson Roberto

        O 408 é quase um sedan médio grande de tamanho…rs

    • atl77

      Espaço grande e do Cruze, so quem andou sabe. (ironic)

      • Eugenio C.

        Concordo, aquela grade dianteira ocupa um espaço enoooorme. rsrsrs

  • Gosto dos 2 , mas eu iria de cerato , é mais jovial , o Focus é meio tiozão , pelo menos o sedan, ja o Hatch me agrada.

    • bittcorp

      O Focus Sedan é muito pesado para o 1.6 Sigma.
      Esse motor cai bem na Eco e no New Fiesta. No Focus Hatch fica parecendo que faltam alguns cavalos…

      • JOEL2304

        nao cai bem nem no Eco.

        • bittcorp

          há controversias…

      • Edson Roberto

        E eu que pensava que a Ford não iria lançar o sedan 1.6. Ela demorou e muito para lançar, mas acho que só escolheria o sedan (o hatch também) na versão 2.0. Não gostei do desempenho do Focus com esse motor. Já o Fiesta (o novo) tem um desempenho fantastico com o Sigma.

        • bittcorp

          O 2.0 Duratec é beberrão e não tem bom desempenho. Junte isso com o câmbio AT ultrapassado e teremos uma receita para baixas vendas no que poderia ser um excelente carro para brigar com Corola e Civic.

  • Herumor_

    o Focus sedan não vai… mas entre os 2 eu iria de Sentra ou de 408 ;)

  • neidsoney

    55.300 em um motor 1.6, prefiro o fluence 2.0 (140cv), torque 19,9, 6AB, ABS, ar digital dual zone, chave hand free, sensor pra tudo q é gosto etc etc. roda macio, silencioso, etc etc, e por 58.700 (ipi atualizado).

    Ando em um focus sedan de um amigo e só me sinto em um carro maior com melhor acabamento. É um bom carro, não nego. Mas fluence é outro prazer em dirigir. aqui se compara cambio manual, pois se for colocar o cvt no jogo aumenta o preço mas aumenta os elogios

    • BrunoMulsane

      Fluence com prazer maior ao volante do que o focus!! Me desculpa, mas quando andei no modelo da reanault na época do lançamento não foi isso que percebi. O fluence tem um porte maior, mas em lagura o focus ganha. Não sei se é pq a versão que possuo é a ghia hatch, mas em comparação com fluence em dirigibilidade com o focus e força no motor, o ford é melhor em ambos os quesitos. Suspensão multilink do focus ja arrasa com os concorrentes.

  • anderson1303

    Temos um Cerato, é um ótimo carro.
    Acabamento bom, espaço tambem é muito bom inclusive no banco de trás.
    Cambio com engates suaves, embreagem e direçao leves.
    As 6 marchas ajudam a dar um desempenho razoavel ao carro, é claro que em baixo giro ele sofre pelo pouco torque mas em geral não se mostra fraco.
    Além disso é bem economico tambem.

    Vale a dica pra quem quer pagar pouco por um bom carro.

    • luizcrjr

      concordo anderson, tb tenho um cerato e anda bem na rodovia, com uma dirigibilidade muito boa, bem estável nas curva. Quando passo a 6º marcha aos 110 km/h. Muito carrinho por aí come poeira!

  • PEDRO_HAWK

    Tenho um Focus Sedan Ghia, portanto vou ser bem curto e me ater apenas ao design: fico com a frente do Focus e com a traseira do Cerato.

    Mas ainda assim não quero endossar o que o NA (e muitos falam) sobre a traseira do Focus. Eu, pelo menos, acho imponente. O para-choques, pelo tamanho, dá uma idéia de robustez, ou seja, um porte superior ao carro.

    • thales_sr

      Também não vejo problema com a traseira do focus… Pessoal implica demais com besteira.

    • BrunoMulsane

      Eu tenho um focus ghia hatch 2009. O carro é uma maravilha para dirigir, Não se compara cerato com focus. Mecanicamente é inferior.

  • JPaulo10

    A matéria não toca num asunto: o focus 1.6 somente é vendido para pessoa jurídica ou venda direta.
    Isso eu li há tempos atrás, da própria montadora. Continua a prática, ou qualquer um pode comprar a iguaria?

    • thales_sr

      Aí é fácil, vai no site da ford e vê se ele tá lá…

    • Eugenio C.

      O Sedan GLX 1.6 está disponível para pessoa física, R$ 55.300,00.

      O Sedan GL 1.6, que custa menos, só é vendido para pessoa jurídica/ venda direta.

      • JPaulo10

        Isso! Lembrei-me agora.
        Obigado pela informação. Eugênio.

  • fabioalisson

    Não acho que valha a pena comprar um sedan desse porte com motor 1.6. É pegar um carro com motor subdmensionado, que vai andar pouco e provavelmente beber muito. Já dirigi o Focus hatch 1.6 e o Cerato e achei ambos fracos em desempenho e sem torque.

    Pelo valor, ficaria com um Sentra.

    • luizcrjr

      amigo, meu cerato me atende bem, considero o carro relativamente econômico. Mas aqui me casa somos só 2, eu e minha esposa. Realmente se voce comparar com 2.0 vai dar uma diferença grande. Mas não troco meu carro por um sentra.

      • fabioalisson

        Pois é, os 2.0 dão uma diferença grande em desempenho, agora o que não me conformo, são os números de consumo, pois pra mim um numero inferior em desempenho justifica-se diante de um consumo melhor, mas comparando casos abaixo vemos justamente o contrário. (Dados do INMETRO).

        – Focus Sedan GLX 1.6 – 9,7 km/l (cidade) 12,9 (estrada) – B
        – KIA Cerato EX3 1.6 – 9,9 km/l (cidade) 12,7 km/l (estrada) – B
        – HONDA City DX 1.5 – 10,9 km/l (cidade) 12,5 km/l (estrada) – B

        – HONDA Civic LXS 1.8 10,7 km/l (cidade) 13,4 km/l (estrada) – A
        – Corolla Gli 1.8 – 10,2 km/l (cidade) 13,5 km/l (estrada) – A
        – RENAULT Fluence Dynamique 2.0 – 10,2 km/l (cidade) 14,1 km/l (estrada) – A

        • luizcrjr

          me dê os dados? o cerato testado é flex? cambio AT ou MT? e o fluence?
          o meu é cambio MT a gasolina.

          • fabioalisson

            Cerato é gasolina e o cambios são todos MT. De qualquer forma, por ser um 1.6 com menos potencia e torque, devia apresentar um consumo relativamente melhor, assim como o City e seu 1.5.

        • luizcrjr

          eu confesso, que fiquei impressionado com esse consumo do Fluence, carro 2.0 com esse consumo é dificil de acreditar!!!

        • luizcrjr

          Como nem tudo é perfeito… Vê os comentários dos donos de Fluence lá embaixo.
          http://quatrorodas.abril.com.br/videos/carros/276

        • luizcrjr

          Como nem tudo é perfeito… Vê os comentários dos donos de Fluence lá embaixo.
          http://quatrorodas.abril.com.br/videos/carros/276

    • BrunoMulsane

      Sentra!!! Esse carro é um mico total!! Alem de conseguir ser o mais feio sedan produzido atualmente. Se tiver problemas com peças que não giram, pode preparar, ou melhor, sentar-se. E se o carro saiu da garantia, venda! Mante-lo é mais caro do que manter um omega europeu. Experiencia própria na família,

  • fschulz84

    Na prática, esse preço do Focus GLX 1.6 pode ser menor.

    Eu já cheguei a ver em CCS vendendo o GLX 2.0 por 56k.

    • R.R.new

      também, o sedan não vende.. tem que abaixar o preço mesmo… o design do carro é sem sal e feio…. e brasileiro gosta de carro bonito, não importa o resto…

      • MM_

        A Spin, o Versa, o Cobalt, o Logan, o Duster, entre outros, discordam de você.

        • fschulz84

          Exatamente… Tem algumas pessoas que acham que o carro pra ser bom tem que ser um design cheio de vincos…

          Ainda existem pessoas no Brasil que associam suas compras à suas necessidades, se precisam de espaço por preço um pouco menor (vide os que você mencionou) e também aqueles que analisam sua compra antes de fechar.

          No caso de um Focus Sedan 2.0, único ponto negativo seria o câmbio AT, mas se o comprador estiver optando por um MT, estará sim levando um carro ótimo para casa, sem precisar gastar acima dos 65k pedidos pelos modelos mais vangloriados…

          Como eu me encaixo neste segmento de comprador, se estivesse querendo um Sedan Médio, por menos de 60k, pensaria sim em um Focus Sedan…

          Já tive um hatch (MK1,5) e falo que no quesito prazer ao dirigir, não existe médio que proporcione mais esta sensação do que o Focus…

          Agora se o cara quer carro cheio de vincos ou a "mítica" fama de inquebrável dos japoneses, vai ter que desembolsar pelo menos uns 10k a mais.

          • Edson Roberto

            Depende. O modelo 2.0 GLX automatico tem vários itens de série que chamam atenção. Ainda que eu optasse pelo Fluence, o Focus tem a dirigibilidade impecavel e é dos melhores para passar pelas buraqueiras. Sem contar o espaço interno.

            É um bom carro com um cambio defasado mas menos problematico que o AL4 da PSA. Pelo preço, ele pode ser opção, mas volto a insistir no Fluence pelo conjunto da obra.

            • fschulz84

              Sim… Eu também optaria pelo Fluence, mas ai um CVT pula pra uns 63k? Mas mesmo assim a diferença não é tão grande que não dê para guardar um pouco mais e partir do Fluence.

              Focus dos que temos agora, eu só compraria manual, a combinação Duratec e câmbio manual pro Focus é bem interessante.

        • R.R.new

          Spin: bonito
          Versa: bonito
          Cobalt: bonito
          Logan: feio pra caralh0
          Duster: bonito

          Focus Sedan: feio pra caralh0

          Pelo visto grande parte da população concorda comigo, com excessão do Logan.

          • maryfotografias

            Spin: bonito.
            Isso é sério? kkkkkkkkkk

            • dougkmt

              Ele fez um comentário baseado na alegação de que brasileiro só compra carro pela beleza. Com isso em mente, pegou os exemplos citados e comparou com a quantidade de vendas, daí concluiu que o Spin é bonito, pois tem vendido bastante. Sacou?

      • Eugenio C.

        Eu considero o Focus Sedan mais bonito e harmonioso que Cerato e mesmo Cruze.

  • Felix_S

    Focus é um bom carro, mas acho meio frustrante comprar um sedã médio com pouco motor. Mas pelo preço, comprar um Duster, FordEco também não é lá racional (se for só pra usar no asfalto)

  • RafaTrolles

    Eu acho o Cerato muito bonito, o Focus muito gostoso de dirigir, mas aí eu me lembro do pós venda das duas marcas e da Renault e da Peugeot e da GM e entendo porque tanta gente continua optando por ser assaltado pela dupla japonesa.

  • Corvo

    Os 2 são belos carros, mas acho que vou de Cerato. O Focus Sedan não me agrada seu design (traseiro) e o acabamento (sobre tudo das portas), fora que o cambio e motor do Kia são superiores para o porte do carro. Realmente, um motor 1.6 no Ford é pouca coisa

  • Hadowquen

    Meio que não entendi o povo falando do 1.6 ser fraco. Se quiser mais motor, basta comprar o 2.0 então. Comprei um focus sedan 2.0 flex a pouco mais de 2 anos e acho o carro legal. Só a rede de autorizadas é ruim. Cobra caro e não faz o serviço do manual, colocando outras porcarias no lugar dos ítens do manual. O meu está chegando na revisão dos 50 mil km e acho que não vou fazer mais. (R$ 512,00 por oleo, filtro de oleo e combustível e uma ou outra engraxadinha) Acho mais vantajoso perder os 10 meses e pouco de garantia que ainda faltam do que ser assaltado na ford, isso sem contar que os 512 reais são os ítens do manual, fora o que vão tentar empurrar.

    • Felix_S

      O chato da Ford é esse plano de revisões a cada 6 meses. Isso encarece o custo de manutenção, pois tem que ir 6 vezes à oficina durante a garantia de 3 anos.

      • bittcorp

        Pra quem roda menos de 20.000 por ano é ruim mesmo.

    • fla_shun

      É difícil confiar num mecânico hoje em dia

    • Eugenio C.

      Não aprendeu a dizer "NÃO!"? rsrsrs

    • bittcorp

      Minha esposa tem um Fiesta Rocam e eu que levei para fazer as revisões. Como de praxe, eles tentam fazer a empurroterapia. Mas só fiz o que estava no manual.
      Se fosse minha esposa, elesprovavelmente teriam feito descarbonização, limpeza de bico, cambagem, etc na revisão de 6 meses com 4000 km rodados.

  • anderson_sp

    Ambos carros tem suas qualidades, porem o visual deles tem aquela impressão de que já deu o que tinha que dar.

  • D_Millan

    O Kia Cerato de entrada tem ABS?

  • Salazar1966

    Cerato 100 dúvida!

  • carrosempre

    Bom nessa faixa de preço, se eu não precisasse de espaço, levaria sem dúvida o New Fiesta. Anda mais que os dois, mais econômico que os dois, acabamento interno no mesmo nível, muitos itens de segurança como 7 air-bags, controle de tração, ESP, detector de ponto cego, hill holder não disponíveis nos médios. E na minha opinião, o design interior e exterior muito mais bem resolvido. Caso precisasse de espaço, levaria por um pouco mais o Fluence. O 408 é um bom carro, mas a desvalorização absurda, a falta de itens na versão de entrada (somente 2 air-bags contra 6 do Fluence), a manutenção duvidosa, e as vendas fracas me fariam passar longe de uma concessionária Peugeot.

    • luizcrjr

      e mais apertado que os dois! bem mais apertado!

  • bedotRJ

    Entre esses dois, eu iria de Focus, considerando que os preços reais de ambos nas versões 1.6 se equivalem e que o Cerato de entrada (cód. E221), diferentemente do que informa a matéria, não vem com ABS de série.

    É fato que, no momento atual, prá que ambos continuassem atraentes, deveriam já estar custando entre 7 e 10% a menos. O Focus não pode baixar porque o preço do sedan tem a referência do hatch, que ainda vende muito bem. E o Cerato também não porque a margem ficou muito mais estreita depois que a Dona Dilma meteu a faca no IPI dos importados de fora do Mercosul e México.

    Pelos preços de ambos, o Sentra 2.0 MT é mais carro. E por pouquíssima coisa a mais, o Peugeot 408 traz mais modernidade e motorização mais condizente.

    • Edson Roberto

      Bedo,
      Eu ainda que há possiblidade para ambos.

      Me lembro do lançamento do Focus que veio nas variantes 2.0 GLX e Ghia onde ele começava a partir de R$60000 tendo o Fusion 2.3 na mesma epoca por R$61990. Isso só prova que nesse periodo houve um real aumento onde todos os modelos ficaram bem mais caros. Os sedans em questão custavam com motores 2.0 ou 1.8 por volta de R$50000 a R$55000.

      Ver hoje eles custando esse valor com motor menor é revoltante!

      Além dos citados coloco o Fluence na jogada que é outro player bem mais interessante considerando seus itens de série. Eu iria nele se tivesse essas condições e fosse ter que optar entre esses da materia.

      • maryfotografias

        Atualmente o 2.0 sai em torno de R$ 55.000,00, com 50% de entrada e 24X "sem juros". Não é uma opção ruim. Temos um 2.0 em casa e o carro é bem gostoso de dirigir. Não digo ser o melhor da categoria, mas algumas pessoas criticam ao menos sem conhecer…
        Vejo muitos comentários na NET que não podem ser de pessoas que conhecem os carros… é de chorar…

  • JOEL2304

    o interior do Focus está meio cansado, na minha opiniao

  • Felipe_Henrique

    "Tanto o nacional quanto o importado serão substituídos este ano pelos novos modelos…"
    "O Ford Focus Sedan é feito na Argentina, enquanto o Kia Cerato chega direto da Coréia do Sul."
    Hummm… Nacional? Tem algo de errado nisso!

  • zeuslinux

    O Focus só vale a pena com motor 2.0.

    Não compraria nenhum dos dois carros, mas se tivesse que escolher entre os 2, ficaria com o Cerato, que parece ser um pouco mais moderno no motor e no visual em geral.

    • WillScherer

      Eu tenho uma opinião diferente. Entre as versões 1.6 eu iria de Focus.

  • jkpops

    eu ainda prefiro o focus !!!!!!!!!! mais bonito e mais rentavel numa possilvel venda

  • BrunoMulsane

    Sem dúvidas optaria pelo focus, mas carro em todos os quesitos! Nenhum nacional possui uma suspensão tão acertada e dirigibilidade deliciosa, assim como o focus, na sua categoria. O focus me passa a sensação de ser mais solido e mais bem feito. Alem de ser um ford, que, tem um vasta experiencia em fabricar automóveis. Bom, tenho um modelo ghia hatch 2009 e amo meu carro. Ja dirigi todos automóveis possíveis e nenhum me deu o prazer dele ao dirigir , nem corola, civic. E muitos menos carros franceses. So o trocaria pelo modelo novo que, foi o carro mais vendido no mundo em 2012 ou pelo fusion v6. O resto é o resto.

  • fjmeskta

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