Ford Preços Renault Sedãs Sem Dúvida

COMPARATIVO: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT?

fluence-x-focus COMPARATIVO: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT?

Focus, o sedan médio da Ford que tem como seus maiores atributos o conforto, prazer ao dirigir e estilo. Agora, ele ganhou um forte concorrente, o novo Renault Fluence, sedã que veio ao Brasil para substituir o Mégane, que não alcançou as vendas mensais estimadas. O produto que a Renault tem é muito bom, mas a marca ainda tem que investir mais em publicidade e ter um número maior de concessionárias.



Aí vem a pergunta: qual é melhor? Para avaliarmos melhor, fizemos um pequeno comparativo. Comparamos os itens de série, conforto, motorização, estilo, preço, relação custo x benefício, entre outros, para ajudar a você que tem dúvida entre os dois: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT.

Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático
Preço básico: R$ 70.900

ford-focus-ghia-sedan-NA COMPARATIVO: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT?

A carroceria Sedan do Focus é a menos vendida, com até agora 7.058 unidades vendidas em 2010. Um dos maiores atributos que o Focus carrega é sua direção precisa e a ergonomia do seu interior, com os instrumentos oferecendo uma boa localização. Sua suspensão, volante, pneus e chassi são bons, mas o câmbio automático não se dá muito bem com o propulsor utilizado no Focus, o 2.0 Ghia de 148 cv de potência. A marca não trouxe para o Brasil a transmissão automatizada Powershift de dupla embreagem. Por causa deste câmbio atual meio “lerdo”, o consumo do Focus é alto, chegando a médias de 8,5 km/l na estrada. Sendo assim, o Focus 2.0 com câmbio manual acaba sendo uma melhor opção para quem quer desempenho.

Mas o modelo também tem suas boas características, dentre as que citamos acima “direção precisa e ergonomia em seu interior”. Mas com a chegada do Fluence, o Focus Sedan ficou para trás, pois o modelo da Renault oferece um extensa lista de itens de série. O Ford oferece itens de série como freios com ABS, airbags duplo, ajuste elétrico em altura do banco do motorista, ar-condicionado digital, chave keyless, controle de estabilidade, Radio CD-Player com MP3 e Bluetooth, sensor de estacionamento e teto solar, entre outros itens que todos os carros desta categoria oferecem, como trio elétrico.

ford-focus-ghia-sedan-interior COMPARATIVO: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT?

Em relação á geração antiga do Focus, a atual melhorou bastante, o painel ficou mais envolvente e ergonomico, além de ter mais funções. O conforto do modelo é obtido pelo bom acerto da suspensão e seu espaço interno. Quatro adultos e uma criança viajam no Focus com conforto. Seu porta-malas tem capacidade de 526 litros.

Renault Fluence Previlége 2.0 CVT
Preço básico: R$ 75.900

renault-fluence-2011-lancamento-1 COMPARATIVO: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT?

Fluence, o novo Sedan da Renault. A versão aqui comparada é a Privilége, que será comercializada somente com o propulsor 2.0 que gera até 143 cv de potência apenas acoplado com a  transmissão CVT, de origem Nissan. O sedan faz médias de 7,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.

Diferente do Focus, o Fluence apresenta um câmbio que se dá bem com o motor utilizado pelo modelo. O estilo do carro é diferente do seu concorrente, e a extensa lista de equipamentos é um dos maiores atributos do Fluence, desde a versão Dynamique, se oferece uma boa lista de itens de série. De série o carro vem com seis airbags, freios com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), ar-condicionado digital Dual Zone, com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, direção elétrica com assistência variável, rádio CD/MP3 com conexão USB, entradas para iPod e auxiliar, além de GPS, entre outros itens. Há somente dois opcionais, os faróis de xenônio e o teto solar – o último é encontrado no seu concorrente como item de série.

O conforto para os ocupantes do banco traseiro é um pouco prejudicado, por causa do grande caimento do teto na parte traseira – o espaço para a cabeça fica comprometido, mas o espaço para as pernas é bom. Suas medidas cresceram 12 centímetros em relação ao Mégane, e agora tem 4,62 m, ficando como um dos maiores da categoria, perdendo somente para o “grandalhão” da Citroen, sendo que o C4 Pallas tem 4,77 m.

renault-fluence-2011-lancamento-8 COMPARATIVO: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT?

No interior, a ergonomia do Fluence fica um pouco prejudicada, pois o acesso aos botões não é tão bom. O carro tem um sensor nas portas, que se destravam através de aproximação, basta estar com o cartão no bolso que o sensor detecta e abrem as portas em uma distância de até 10 passos. Seu porta-malas tem capacidade de 530 litros, embora não tenha as dobradiças pantográficas.


Veredicto

Nem sempre acontece, mas geralmente novos modelos trazem qualidades melhoradas, em comparação com o que já existe no mercado. Neste caso específico, esse é o caso com o Fluence, mas em apenas alguns detalhes. Ele vence em estilo, itens de série, preço, economia, câmbio, capacidade do porta-malas e praticidade. E vence também no custo x benefício. Já o Focus obteve características que seu concorrente não conseguiu, como: ergonomia, motor e espaço interno.

Mas o Fluence não é mais caro que o Focus Sedan? Sim. E se compararmos o preço dos dois, o Fluence leva. Porque? O Renault oferece uma extensa lista de itens de série, sendo que se formos incluir todos os itens que o Fluence tem de série, o Focus sairia um pouco mais caro.

Seja qualquer um dos dois que você escolher, não se preocupe, estará bem servido.

Focus, o sedan médio da Ford que tem um dos maiores atributos como o conforto, prazer ao dirigir, estilo. Mas agora ganhou um forte concorrente, o novo Renault Fluence, sedã que veio ao Brasil para substituir o Mégane que não alcançou as vendas mensais estimadas. Mas para obter aumento em vendas em relação aos sedans, terá que inaugurar mais pontos de vendas ou até mesmo, investir bastante na publicidade.

Para isso, fizemos um pequeno comparativo virtual. Comparamos os itens de série, conforto, motorização, estilo, preço, relação custo x benefício, entre outros, para ajudar a você que tem dúvida de saber qual é melhor: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT.

Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático

Preço básico: R$ 70.900

A carroceria Sedan do Focus é uma das menos vendidas, com até agora, somente 7.058 unidades do modelo foram vendidas este ano, o hatch lidera na questão de vendas. Um dos maiores atributos que o Focus carrega é sua direção precisa e ergonomia do seu interior, onde seus instrumentos oferecem uma boa localização para o acesso. Sua suspensão, volante, pneus e chassi são bons, mas o câmbio automático não se dá muito bem com o propulsor utilizado no Focus, o 2.0 Ghia de 148 cv de potência, apesar do câmbio obter a opção de transmissão manual. A marca não trouxe para o Brasil a transmissão automatizada Powershift de dupla embreagem. Por causa deste câmbio atual “lerdo” o consumo do Focus é alto, ou seja, faz pouca quilometragem com combustível além do esperado, o sedan faz médias de 5,2 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Seu motor oferece bom desempenho, mas o câmbio atrapalha, aconselhamos a vocês que opte pelo Focus Sedan sem o câmbio automático, fique com o manual que assim poderá isufluir ainda mais sobre o carro.

ford-focus-ghia-sedan-interior COMPARATIVO: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático ou Renault Fluence Previlége 2.0 CVT?

Mas o modelo também tem suas boas características, dentre as que citamos acima “direção precisa e ergonomia em seu interior”. Mas com a chegada do Fluence, o Focus Sedan ficou para trás, o modelo da Renault oferece um extensa lista de itens de série, o Ford oferece principais itens de série como freios com ABS, airbags duplo, ajuste elétrico em altura do banco do motorista, ar-condicionado digital, chave keyless, controle de estabilidade, Radio CD-Player com MP3 e Bluetooth, sensor de estacionamento e teto solar, entre outros itens que todos os carros desta categoria oferece, como trio elétrico.

Em relação com a geração antiga do Focus, a atual melhorou bastante, o painel ficou mais envolvente e ergonomico, além de ter mais funções. O conforto do modelo é obtido pelo bom acerto da suspensão e seu espaço interno. Quatro adultos e uma criança viajam no Focus com conforto. Seu porta-malas tem capacidade de 526 litros.

Renault Fluence Previlége 2.0 CVT

Preço básico: R$ 75.900

Fluence, o novo Sedan da Renault. A versão aqui comparada é a Previlége, que é comercializada somente com o propusor 2.0 que gera até 143 cv de potência apenas acoplado com a transmissão CVT, de origem Nissan. O sedan faz médias de 7,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.

Diferente do Focus, o Fluence apresenta um câmbio que se intende bem com o motor utilizado pelo modelo. O estilo do carro é diferente do seu concorrente, sendo que é mais moderno e bonito (mas o gosto varia de cada um). A extensa lista de equipamentos é um dos maiores atributos do Fluence, desde a versão Dynamique, se oferece uma boa lista de itens de série. De série o carro vem com seis airbags, freios com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), ar-condicionado digital Dual Zone, com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, direção elétrica com assistência variável, rádio CD/MP3 com conexão USB, entradas para iPod e auxiliar, além de GPS, entre outros itens. Há somente dois opcionais, os faróis de xenônio e o teto solar, que o último é encontrado no seu concorrente como item de série.

O conforto para os ocupantes dos bancos traseiros é meio “sufocado” por causa do grande caimento do teto na parte traseira, porém o espaço para a cabeça fica comprometido, sendo que o espaço para as pernas é bom. Suas medidas cresceram 12 centímetros em relação ao Mégane, e agora tem 4,62 m, onde ficou como um dos maiores da categoria, perdendo somente para o “grandalhão” da Citroen, sendo que o C4 Pallas tem 4,77 m.

Sua ergonomia também diferente do Focus, é ruim, os botões estão em difícil acesso, onde se leva um tempo para encontrar os botões. O carro tem um sensor das portas que destravam através de aproximação, basta estar com o cartão no bolso que o sensor detecta e abrem as portas em uma distância do o carro a dez passos. Seu porta-malas tem capacidade de 530 litros, embora não tenha as dobradiças pantográficas.

Veredicto

Nem sempre, mas as novidades, que chegam por último é melhor. Isso aconteceu com o Fluence, o modelo “bateu” o Focus Sedan no comparativo e venceu pelas seguintes características: estilo, itens de série, preço, ecônomia, câmbio, capacidade do porta-malas e praticidade. E também venceu na relação custo x benefício. Já o Focus obteve características que seu concorrente não conseguiu, como: ergonomia, motor, itens de série (em relação ao Fluence), espaço interno.

Mas o Fluence não é mais caro que o Focus Sedan? Sim. E se compararmos o preço dos dois, o Fluence leva. Porque? O Renault oferece uma extensa lista de itens de série, sendo que se formos incluir todos os itens que o Fluence obtém de série, o Focus sairia um pouco mais caro.

  • LucasFredini

    fico com o Focus! De preferancia com o focus hatch 2.0 ghia manual

    • DanielMorais

      Também prefiro o Hatch manual. O Focus era a melhor opção do mercado em 2007 quando foi lançado, hoje faltam equipamentos, um câmbio autompatico de 5 marchas, melhor acabamento na versão GLX (que tem maçanetas das portas de Celta) ou ao invés disso tudo diminuir o preço. Para mim só restou mesmo de bom o 2.0 Duratec que é o melhor da sua categoria, no mais o Focus já está ultrapassado perante a concorrência, lembrem-se foi lançado em 2007, já tem 3 anos no lombo.

    • offspringbnc

      Esta matéria só tem MENTIROSA: O Focus Ghia/Titanium tem MUITO MAIS ITENS QUE A VERSÃO TOP DO FLUENCE!!!!!!!!!!!!!!!

      A matéria, simplesmente, excluiu itens do Ghia que também estão presentes no Fluence top (direção eletro hidráulica com 3 níveis, a citar uma).

      Eu sou proprietário de três carros: NOVO FOCUS SEDAN GLX AUTOMÁTICO, HONDA NEW CIVIC e AUDI A4 1.8T.

      Pois bem: O Focus, na estrada, faz médias de 15 KM/L DE GASOLINA. Duvidam? Tenho videos no youtube com o consumo médio do NF Sedan Automático. Na viagem a Campos do Jordão/SP (serra, muita subida!), ele faz 10km/l no percurso!!!

      Lerdo? Fiz o teste do 0 a 100km com Novo Focus e New Civic: O Focus foi mais rápido em 1 segundo! E ae? Quer a prova? Faço um video e posto no tube!

      Dois: O Focus Ghia não é fabricado mais – agora o top é o TITANIUM. O Titanium 2011, além dos itens do Ghia 2010, traz faróis projetores que viram com o volante, porta luvas refrigerado, sensor de chuva e sensor crepuscular.

      ITENS DE SÉRIE DO GHIA 2009/2010 NÃO CITADOS NA MATÉRIA:

      -COMANDO DE VOZ (A FAMOSA PORTUGUESA) PARA AR CONDICIONADO, RADIO e CELULAR (blutooth);
      -BANCOS EM COURO;
      -DIREÇÃO ELÉTRICA-HIDRÁULICA COM TRÊS NÍVES (ESPORTIVO, NORMAL e CONFORTO – TBM NO GLX 2.0).
      -FREIOS ABS EDB COM CBC;
      -A/C DIGITAL DUAL ZONE;
      -SUSPENSÃO MULTILINK;
      -ENTRADA AUXILIAR (TEM NO GLX 2.0 TBM), ENTRADA USB e ENTRADA DIGITAL.
      -COMANDOS DE SOM NO VOLANTE;
      -CÂMBIO AUTOMÁTICO SEQUENCIAL!!!!!!!!!!!!!

      Além disso, tem GARANTIA DE TRÊS ANOS COMPLETA (ELÉTRICA, ELETRÔNICA, MOTOR, CÂMBIO e PEÇAS DEFEITUOSAS DE FÁBRICA).

      Este site que xinga tanto a CAOA por suas propagandas enganosas, deveria rever a matéira e não denegrir um carro da Ford. Por outro lado, basta qualquer um acessar http://www.ford.com.br e ver o monte de itens que a matéria deixou de citar.

      • cristian_sp

        kkkk e eu achando que gostava do Focus, descobri gente que AMA ..rs….

        mas está certinho ….contra fatos não há argumentos ….deixa o resto da discussão para bonito/feio ….rs…

        e se perguntarem ..como sempre falam… é melhor que o cerato tb!!! e o hatch é melhor que o I30!!!! ..kkkkkkkkkkk

        • pablogarcia

          Cara, sou fã do Focus e tenho um. O carro é maravilhoso mas fiquei surpreso agora: tem gente louca pelo carro mesmo. Como sempre falo: quem tem um normalmente só elogia.

          • cristian_sp

            sem dúvidas ….e nem precisou entrar no mérito que ele compartilha motor e acredito que plataforma com o volvo C30 que é de "griffe" além de outros itens…rs… ;)

            • pablogarcia

              Plataforma também.

            • MAS o acabamento do C30 e muito melhor… Além do status

          • rodrigorsr

            Também tenho um Sedan GLX. E tirando o acabamento de Fiesta que ele tem, não tenho do que reclamar!

            • pablogarcia

              Ah, tá longe do fiesta. Ainda se fosse o new fiesta. É plastico, é. Não é suave como do mk1 e 1,5? Não. Mesmo assim é um carrão e na minha opinião tem um interior bem melhor que o Civic e 307 por exemplo.

              • Fanboy_da_Ford

                Tem que botar moral mermo , não vai ser um francesinho de merda que vai vir assim , pareçe que essa materia foi paga , deixaram de citar varios itens do carro!!! , tenho um FOCUS 2.0 GLX , E UM FOCUS 1.6 GLX Támbem , do ano de 2004 , o 2.0 anda junto com varios carros acima de 2.0 o 1.6 da pau em Peugeut 307, Vectra , civic , corolla , ja dei pal em tudo isso na rodovia dutra . , e ele não tem acabamento de fiesta , ta muito longe .

      • paulocloviswinckler

        E os 6 airbags?

      • mmuniz75

        Eu acho o Focus e Fluence os melhores carros que temos no Brasil,
        Hoje eu prefiro o Focus Hatch ao Fluence porque prefiro carro 5 portas.
        Agora o Focus não tem mais itens que o Fluence , veja o que um tem que o outro não tem :

        Fluence :
        – travamento e destravamento por aproximacao
        – cambio CVT de serie, muito superior ao sequencial de 4 do Focus
        – Controle de Estabilidade
        – Controle de tração
        – freios com AFU
        – direção eletrica , superior ao direção-eletro hidraulica do Focus de 3 regulagens manuais,
        a eletrica tem varias regulagens que é automaticamente escolhida por um processaor muito
        mais eficiente e não usa oleo para assitência
        – GPS
        – alto falantes bons 3d com amplificação

        Focus :
        – comando de voz para ar e som
        – freios com CBC
        – suspensação multi-link
        – motor mais potente
        – melhor painel (pelo menos minha na opinião, apesar dos materias do Fluence parecer melhores)
        – teto solar de serie

        É da para ver que relamente o Fluence tem mais coisa

        • pablogarcia

          Controle de tração tem no Ghia.

          EDIT: Não sei, acho que a Ford removeu. No mk1 e 1,5 tinha.

        • mmuniz75

          e ainda esqueci de acrescentar para o Fluence :
          – espelhos rebativeis eletronicamente
          – 4 airbs a mais

          Acho que hoje mais completo que o Fluence só o Bravo T-Jet com todos opcionais por muito pouco

          • Fanboy_Noticias_Auto

            É, mas esqueceu tambem muita coisa pro Focus, como o sistema Start/Stop.

            • mmuniz75

              Fluence tambem tem isso, eu só coloquei que um tem que o outro nao tem.

              Uma coisa ques esqueci do Focus foi aregulagem eletrica dos farois, parece que no Fluence so vem com o de 80 mil Xennn e teto

        • offspringbnc

          O Ghia destrava só de chegar perto com a chave no bolso.

      • Marco_Reis

        Mandou bem demais… Esse site caiu no meu conceito depois dessa.

        • Fanboy_Noticias_Auto

          O site em si não cai no conceito, pois o autor não é o Eber, e nem o Moriah. Mas que o texto é ridiculo isso sim.

          Eu tambem tenho Focus Sedan GLX Automatico, e sei que tem muito mais itens que o citado,

          Não sei se o Focus Sedan ganha do Fluence, mas a materia simplesmente ignorou o Focus Sedan tendo EBD, sistema start/stop, entre outros.

          Quem tem mais itens??? Nem sei. Mas a materia capou a Ford. Fora que nem é mais GHIA e sim Titanium, Ou seja, a materia está um LIXO.

          • Marco_Reis

            Continuo afirmando que caiu, pois o éber ou o moriah publicaram a nota-propaganda-lixo. Acompanho o site desde o inicio, e afirmo que derrapagem feio.

      • LRDS2004

        Esqueceu de mencionar que a rede assistencial Ford é muito maior do que a da Renault. Isso é muito importante pois eu por exemplo não animo a comprar um Renault pois a concessionária mais próxima está a 130km. Aqui na minha cidade só tem Fiat, VW, GM e Ford. Mais um ponto para o Focus !

      • Debraido

        Calma cara…… não precisa ficar com tanta raiva….é só uma materia!!!

      • Satanare

        Tenho um Focus Ghia 2.0 16V Automático 2008 a gasolina só que na versão Hatch e posso garantir TUDO o que o offspringbnc está dizendo, é só ler os comentários do Focus Comments (tenho meu relato lá) ou ler os vários comparativos e testes publicados na Auto Esporte (a revista mais imparcial, não totalmente infelismente) ou na Quatro Rodas, Car And Driver, Oficina Mecanica, Best Cars Web Site…
        Comprei o Focus depois de testar vários concorrentes, amo demais este carro e só o troco por outro Focus mais novo e completo. É meu carro de uso diário e hoje, com quase 25.000Km rodados ele está identico ao carro que retirei da concessionária.
        Esta matéria é praticamente uma "promoção" para o ótimo Renault Fluence que aliás não precisará de publicações tendenciosas para se promover.
        Estar no mesmo patamar de um Ford Focus é um ótimo começo.

        Só mais um detalhe: Se quiser comparar, compare MESMO e não da forma que fez.
        A versão TOP do Focus é a Titannium agora, com mais itens que o Ghia citado na matéria.

      • RenatoHK

        hahahahahhaha, q palha esse tal de offspringbnc, hahahhahahahha

        cara, vc tem 3 carros iguais pra q???
        anda cada dia com um???

        bem, o focus tem td isso aí q vc falou e tal…., tava pensando aqui comigo…., e daí??? e o kiko??? é vc o blogueiro??? pq não cria o seu blog???

        caras como vc, "q tem um monte de carro", ou querem ter, são uma praga, são pior q formiga, vcs q atravancam o transito das cidades. é tipico cara daquelas famílias q vai no restaurante em 5 carros, cada um com o seu….. hahahhahah

        vou te dar um conselho, ao invés desses 3 carros meia bomba, compra um q preste, com tração traseira e duas portas de preferência!

      • Agnusmax

        Pessoal comprei um FOCUS GUIA SEDAN 2003 2.0 16V +TETO+COMPUTADOR DE BORDO+AIR BAG+ABS+AC DIGITAL ETC ETC por 15500 para que comprar ONIX /KA kkkkk

  • FernandoVW

    é mesmo um "previlégio" ler isso bem na chamada da matéria! kkkkk

    • _Hofmann_

      previlège foi tenso… é só jogar no google que já aparece privilège. e mesmo que não aparecesse, não existe "previlégio" nem no português! o fluence para mim ganhou, mas quem perdeu foi o português…

      • Fla3D

        Pelos textos desse leonardo eu chuto que ele tem uns 15 anos no máximo!

        • _Hofmann_

          estagiário é f… hehe

  • tiards

    Para quem ama MICO, esses dois são um prato cheio!

    Eu particularmente não levaria nenhum dos dois!

    • fe_santos

      não que eu ache o Focus um mico mas… por esse preço? não dá. 70k~75k em dois carros desse tá louco.
      Prefiro comprar (e futuramente irei) um Chery Cielo, fiz o teste na Autoasa aqui da região e o carro é excelente, com garantia e as peças que todos dizem que são caras não são. E o principal o preço!

    • gmuchiutti

      Carro bom sempre é mico no brasil, né ? Só vale a pena comprar Gol, porque tem revenda, certo ?

    • Filipe Augustus

      Eu não sei nem se ia de sedan, acho que comprava um Bravo T-jet.
      Ou algum carro legal usado.

    • gutierrezdodom

      Parabéns por causa de gente igual a vc, nosso mercado de carro e um lixo

    • Guuvalenca

      Então vai de Voyage.

      • tiards

        Pablo

        Atualmente possuo um Corolla 2.0 XEi, e o carro me agrada!
        Pelado o carro não é, é até recheado, é claro que não possui uns mimos a mais que os micos proporciona para atrair consumidor, mas estou muito satisfeito com o meu, paguei 72 mil e não me arrependo!

        • bailascomigo72

          Ou seja: sem qualquer motivo JUSTO que justifique o preço do carro ;)

          • Sex_OnTheBeach

            Na boa amigo, não tem motivo NO MUNDO que Justifique os preços dos carros no Brasil..
            Então, se for pra ficar esperando aparecer um carro bom com preço razoável, espere sentado!
            Quem falar que andar de Corolla vai ta mal servido, é porque não andou.. E se o cara tem o dinheiro pra comprar um carro que vale menos e dai? ele é só mais um no meio de nós brasileiros.. pior é aquele que é ordinário 60x ! :D

        • pablogarcia

          Ou seja, pagou mais por menos. O que é um mico pra você? O carro não ser líder da categoria? Então você só compra se for o líder, o carro da moda, mesmo que ofereça menos por mais tornando-se muito mais caro?

          • tiago90j

            cara,eu sempre acho seus comentários muito sensatos e racionais, mas voce deve convir comigo que segurar a desvalorização de um mágane é rídiculo, nego comprou um 2.0 dynamique aut. por 70 paus.
            não consegue trocar por um sander na própria renault( a renault avalia em 27~29 mil) é só entrar na comuna do orkut, os proprietários que tiraram zero, se recusam a vender, preferem ficar com o carro parado do que segurar o rabo de foguete, que é vender um mágane pelo preço justo.
            portanto, apesar de ser mais interessante a compra de um fluence, pelo memso preço ficaria com a dupla civic e corolla. que apesar de menos equipados, principalmentes o civic, eu ficaria mais tranquilo.

            • pablogarcia

              Até aqui o cara não deu motivo nenhum pela escolha dele, apenas que o focus é um mico (o que não acho) e que o fluence será (se seguir o megane até pode ser). Lá em baixo ele citou motivos que considerei justos pela escolha. Agora concorda comigo que comprar um carro só porque é o líder de mercado (que era o que parecia até aqui) não é sensato.

              • tiago90j

                concordo, ser primeiro em vendas não é motivo decisivo, apenas mais um fator, que pode gerar uma certa tranquilidade para o comprador.

    • ThiagoLMC

      MICO pra mim é comprar uno, gol e palio pelado por mais de 30 mil.

      O focus e fluence são carros excelentes.
      Eu compraria e com certeza não me arrependeria.

    • Isso ai, vc vai de VW Polo né?

    • pablogarcia

      Compraria um Corolla mais pelado e mais caro. Parabéns!
      E claro, o importante é ter o carro da moda pra mostrar pro vizinho.

      • bailascomigo72

        Não sei qual a vantagem de mostrar um Vovorolla para o vizinho, mas… xD

        Como diria um amigo meu que quis trocar um Civic por um Vovorolla, ao ser questionado tipo "pô, vai trocar um design lindo do Civic por um velhinho bombadinho?", e ele respondeu: "Sou feio mas tô na moda…"

      • HenriqueHJ

        tem um meio termo que pode te agradar, compra o T da toyota e tira o emblema da renault e cola o da toyota. assim fica satisfeito, um carro com bom custo x beneficio e o T pra mostrar pro vizinho.

    • verdade_sempre

      graças ignorancia dessa que vemos ai carros PATETICOS sendo vendidos: GOLF jurassico, Vectra Jurassico, MOnza….

    • tiards

      Pablo

      Não compro carro por ser lider de mercado, mas sim pensando em custos.
      Nunca tive um carro Renault, e pelos problemas que meu tio passou com um Logan, descarto, ainda mais em um carro de 70 mil.
      Ford ja tive, e sofri, tanto em revenda, quanto em peças, e sem falar no mal atendimento das autorizadas.
      Quase peguei um Nissan Sentra 0km, motivos de não ter levado? eu não sei rsrs, mas logo pego um usado para substituir um outro carro meu!

      • RBuriti

        custos? tenho um megane 2.0 aqui e o unico gasto que tive foi gasolina, seguro e revisao (que por sinal sao 10mil km ou 1 ano a preço condizente com a categoria, diferente de uns concorrentes que sao a cada 6 meses).

        e qnt a valor de revenda, posso ter perdido mais, porem vi que é coisa de 3-5% em relacao aos japoneses, pouca coisa e esses 5% me trouxeram um carro bem mais equipado com mimos que me deixam feliz ;D

        • Filipe Augustus

          Meu pai tinha um Laguna Nevada a uns 8 anos atrás + ou – e até hoje ele diz que não quer Renault pelo descaso da montadora com o público que tem seus carros, quando vc vai comprar é uma festa, deu a volta no quarteirão, pronto vc já está com um usado nas mãos e é tratado de forma diferente.
          Pode ser que hoje em dia tenha mudado, mais algum tempo atrás, vc só era tratado bem em loja da Renault quando ia comprar seu carro.
          =/

          • RBuriti

            bom, ha casos. A renault daqui da cidade até é legal, alem dos gerentes e vendedores conversar conosco qnd nos encontramos por ai, tivemos um problema. um dia ralamos a parte de baixo do carro no topo de uma ladeira de um hotel numa viagem. Ai nisso perdemos uma borrachinha que ficava embaixo. Fomos na renault e pedimos outra, em 2 semanas chegou. Agora nosso terceiro carro é um novo fox, ja veio com defeito (retrovizor nao pisca e farol de neblina embaçado). Faz 5 semanas que pedimos pra trocar as peças e até agora nem deram noticias, o que ouço qnd ligo é "a peça está a caminho". Poxa muito ruim pra um carro popular, onde o estoque deveria ser maior.

            Ja ford nao sei pois nunca tivemos um.

      • pablogarcia

        Bom, agora você deu motivos razoáveis. Ok.

        Ainda assim não acho o Focus um mico. É um excelente carro e a maioria dos proprietários estão satisfeitos. Só não é o mais vendido, principalmente o sedan, até porque a Ford tem o Fusion com preço próximo ao do Ghia sedan e não consegue entregar mais do hatch 2.0.

        Mais informações sobre o Focus (de proprietários): http://www.focusclube.net e o fórum http://focusclube.net/fc/
        Acho que aí tem uma base de dados bacanas de problemas frequentes, soluções e tal.

        Quanto ao Sentra acho uma ótima opção. Assim como o Corolla, que só peca pelo preço da marca assim como os Hondas. De qualquer forma acho que poderia custar menos ou vir bem mais equipado.

    • vicente_xxx

      falou tudo, infelizmente esses 2 carros sao micados…

    • Satanare

      Comprar um Focus só é um MICO para quem não tem DINHEIRO E NEM CONDIÇÕES para manter um. O mair MICO aqui é reclamar de um ótimo produto, seja ele de qual marca ou modelo, só porque o mesmo não tem condições de comprá-lo. Infelismente é muito mais fácil, e ridículo, nós atacarmos e criticarmos aquilo que no fundo sempre sonhamos em adquirir.
      Para pessoas como tu então eu possuo 4 MICOS ADESTRADOS aqui na minha casa:
      1ª Fiat Marea Weekend 2.0 20V Turbo 2002 (pessoas como tu diriam: é Marea, um lixo, motor que não presta, gastona, seguro proibitivo, etc, etc…)
      2ª Ford Focus Hatch 2.0 16V Ghia Automático 2008 (pessoas como tu diriam: é Ford, motor gastão, cambio de 4 marchas, Branco e só a gasolina)
      3ª Mitsubishi Pajero TR4 2.0 16V Flex Automático 2010 (pessoas como tu diriam: manutenção caríssima, seguro também, péssimo para a cidade, gastão, apertado, etc, etc…)
      4ª Ford Fusion SEL 3.0 V6 AWD 2010 (pessoas como tu diriam: preço de BMW, branco, etc. etc…)
      E até 22 de janeiro um super-hiper-mega MICAÇO: 5ª Renault Mégane Gran Tour Dynamique 1.6 16V 2010/2011!

      Sabe porque tenho estes carros?
      Porque eu adoro MICO!
      Era só o que me faltava…

  • Duda1565

    O preço postado do Focus, é da versão mecânica. Automático tem preço semelhante ao Fluence, com bem menos equipamentos!

    • pablogarcia

      Na tabela. Na prática o sedan tem grandes descontos até mesmo pra se distanciar do Fusion.

  • Eddu13

    Eu prefiro o Focus.

  • ccoala

    Sou mais esperar o 408

    • pablogarcia

      Mais pelado e se duvidar mais caro que os dois, quer apostar?
      Basta ver que um 207 Passion automático chega fácil em 50k. O 307 sedan Feline, mesmo com aquela trazeira horrível, chega em 68k (na tabela). Acha que o 408 sendo maior, mais bonito e não sendo um trezentos e sim um quatrocentos vai chegar até onde? Uns 80k no mínimo.

  • gmuchiutti

    Tenso do Focus é que só tem 4 marchas…

    • offspringbnc

      Corolla, Captiva, Cerato, Outlander…todos com automática de 4 marchas. OK?

      • gmuchiutti

        Sim mas e daí ? Cadê as grandes referências desta sua lista ? BMW 118i – Seis marchas.
        Câmbio automático de quatro marchas em 2010 é vergonhoso, seja lá a marca que for, a não ser que seja pra algum carro bem específico.

        • offspringbnc

          Bom, quer uma bem grande? Qualquer camionete GMC/Chevrolet 3.500, Dodge Ram, Ford F350… Até mesmo as Heavy Duty V8/V10 Big Block têm câmbio automático de quatro velocidades.

          • gmuchiutti

            ta facio pa ngn

          • Fagnerr

            se nao me engano a unica que é automarica e tem 5 marchas é a frontier

        • pablogarcia

          BMW 118i – Seis marchas.: 120mil reais. Acho que dá pra comprar um Focus, um Cerato e sobra a grana do seguro.

          • gmuchiutti

            118i por 120.000 ? A 320i tá 109.000. A 118 andou em promoção por 85.000 há uns tempos, agora tá até difícil achar ela. Um Focus top de linha é uns 73.000…

            • Satanare

              Qual o problema de ter quatro marchas amigão?
              Não vejo e nem sinto problema algum, só testei o modo manual na semana em que tirei ele da concessionária e supre todas as minhas necessidades no transito de São Paulo. O do Fusion, que é um sequencial de 6 velocidades com trocas na manopla do câmbio (thumb switch) funciona perfeitamente da mesma forma que a do Focus e também só testei o sequencial na semana em que o retirei da loja. Falou besteira.

              • gmuchiutti

                Em algumas velocidades o câmbio tende a ficar indeciso(reclamação comum em donos de Impreza auto), além do consumo maior e menor eficácia em trabalhar melhor com as áreas de maior torque…

      • cristian_sp

        C4 , PUG, Subarus ..rs….são muitos ..rs..

      • Marco_Reis

        Outlander é CVT, captiva tem 6 marchas…, ok…

      • Fla3D

        Cerato agora também tem 6 marchas.

    • pablogarcia

      Isso é verdade. A Ford ca*ou o p*u no cambio automático. Espero que o Mk3 venha com 6 marchas no mecanico e também no automático.

      • Alexdebrito

        Ja andei de Focus guia e comprei um Corolla xei, quem ja andou nos dois não tem duvidas de qual comprar, Corolla muito superior.

        • offspringbnc

          Andei nos dois e comprei o Focus. Corolla é um excelente carro, mas o conforto e os itens do Focus foram mais relevantes. Afinal, o Focus venceu o Corolla em todos os testes (4rodas, jornal do carro, autoesporte), né?

        • Satanare

          Um dos meus clientes possui um Toyota Corolla SE-G 2009 e o dirigi em uma viajem para Porto Alegre e permaneci com o mesmo durante 7 dias; carro muito bom, silencioso, espaçoso, com o desenho externo muito agradável e posso dizer que foi muito economico neste meu curto período de "teste". Gostei mas não o compraria pelos seguintes motivos:
          1º Desenho interno com aqueles detalhes de madeira, prata, preto… muito poluído;
          2º Sem emoção. O carro não tem "interatividade" com o motorista;
          3º Inclina demais nas curvas a média velocidade;
          4º O preço desta versão SE-G é muito elevado pelo porte do carro;
          5º E falando do tamanho ele fica a desejar: entre-eixos de Renault Logan.

          Eu que tenho um Focus Ghia (apesar de ser o Hatch) posso lhe dizer que prefiro o Focus sem sombra de dúvidas pois tem muitos dos itens importantes do Corolla e alguns detalhes a mais que cativam o dono além de algo que julgo fundamental: Prazer ao dirigir!
          Se possui um Corolla, parabéns! Mas o Focus é melhor.

  • b3t0rj

    2 bons carros. Se tivesse que comprar um dos dois, compraria o Fluence, pois o interior e o design externo me agradam mais, fora os itens de série.
    Porém se pudesse sair dessa lista, ainda ficaria com o Cerato e guardaria mais de 8~13k no bolso.

  • Jurubeba

    Mico é mico porque o brasileiro não sabe comprar carro direito.
    Para os entusiastas esses dois exemplares são um prato cheio, ainda mais quando favorecidos por promoções motivadas pela falta de interesse do brasileiro em geral.
    Como disse a matéria, com focus ou fluence os dois estão muito bem servidos, na minha opinião são os melhores da categoria.

  • marcus_3389

    junto mais um poco é levo um fusion.

  • Robson Iecker

    Quem fez o comparativo ?

    • Marco_Reis

      Um tal de Leonardo…. Deve trabalhar na Renault , pois nem comparativo os " competentes" de lá sabem fazer. Quanto mais carro.

  • cristian_sp

    ghia manual e hatch! ….depois só convencer a patroa que para um final de semana na praia basta um par de chinelos e não 6 opções de cores e modelos ..rs….

    acho que poderiam criar uma tabelinha com os principais itens. Ex o Ar do Focus é digital mas é dual zone? um tem ab2 o outro ab6 …

    ficaria mais fácil de interpretar e concluir ….apesar do texto estar bacana …

    e pergunta esse já é o 2011 e 1/2? pois a Ford atualizou a lista de opcionais/itens de série dos Focus …

    e bom como todo mundo sempre fala em valores ..rs…muito mais carro que o City …mas 70k …eu fecharia um fusion com mais 10% …..faria as pazes com meu prazer e com a patroa que poderia levar a coleção inteira de sapatos …rs….

  • Rick_BH

    Fato e que temos pouca informação quanto ao Renalt… vale a pena esperar, já que a montadora aposta muito no modelo. O Focus e um otimo carro; pecado e a traseira de "Fiesta Sedan velho" que o sedan traz…. já o hach, bom os numero de venda falam por si!!!

  • CanalhaRS

    Já vi comentários (de quem trabalhou lá) de revenda Renault aqui no RS que coloca peças usadas nas revisões e reparos. Daí fica complicado né? Não adianta ter ter carro de 1ª com assistência técnica de 5ª.
    Já o Focus tá cheio de reclamações de problemas. Uma pena porque parecia um produto superior da Ford.
    Melhor esperar e comparar melhor eles com outros antes de tomar decisão de compra.

    • bilharinho

      Bom, mas o problema de peças usadas deve ser em alguma revenda específica não?

  • ismajunior

    Prefiro Corolla XEi, Sentra ou Pallas.

  • _rabitz

    Esse comparativo está meio estranho… muito tendencioso…

    Claro, o Fluence tá muito bonito… tem porte… mas será que vale pagar a diferença só para ter um carro "da moda"?

    Entre os dois, eu fico com o Focus (mas na versão manual). Consolidado o melhor do segmento. E, para bater ele, vão ter que provar que o outro é realmente melhor.

    E, se me derem a grana do Fluence.. e falarem… tó.. compre um carro… Com certeza me veriam andando de Fusion 2.5.

    • MM_

      Na verdade o carro da moda é o i30. Focus é carro do jabá, o que é completamente diferente.

  • gpalms

    Ótimo artigo, tenho apenas uma correção;
    O Focus não tem controle de estabilidade. Tem apenas ABS, EBD e CBC.
    ESP não tem.
    Fonte: site da ford.

  • barackObiina

    Acho que o comparativo é sobre fluence e focus . SOMENTE ESSES 2 MODELOS ! não entendo o motivo que leva a pessoa a falar que prefere carro tal , ou carro tal. Ou focus ou fluence mais nenhum.

  • verdade_sempre

    vcs so fazem comparacao com o modelo MAIS caro de 75.000R$….isso eh insanidade

    sabiam q ele começa a 60.000R$ ?

    • T. Motta

      E eu acho que é nos 60 que reside o CxB…

    • pablogarcia

      Compararam versão top com versão top. Poderiam ter feito entre versão básica e versão básica.

      • mmuniz75

        Ai tem que esperar a versão Expression chegar.
        Coitado do Focus se for comprarar o GLX com o Dynaminque, se bem quer a versão 2011 (a de verdade) até chega perto,
        agora comparar GL com Dynamique ai já é covardia

  • eduardogege

    Muita gente fala "ah, pago mais um pouco e ando de Fusion".
    Mas e o custo para manter um desses não conta? Com toda certeza ele tem um consumo maior, tem seguro mais caro, revisões…

    E como o "verdade_sempre" disse, os modelos mais interessantes desses carros são os que estão na faixa de 60mil.

    • Leeoh_Andrade

      Tem razão, e no caso se acontecer uma batida na lanterna, lá se vão R$ 2.000;

    • _rabitz

      1 – Se você tiver 75mil para torrar num carro, olhando todas as opções do mercado, com certeza não melhor opção que o Fusion. Já entrou em um? Já dirigiu um? Antes de qualquer coisa, vá a uma ccs, e faça um test-drive no Fusion.
      2 – Duvido que o seguro do Fusion fique mais caro que o seguro do Fluence.
      3 – Acho que o único ítem caropracacete do Fusion, são os pneus.

      Mas, enfim… o comparativo é entre Focus e Fluence… A matéria esqueceu de citar diversos itens de série do Focus, e enalteceu alguns pormenores do Fluence. Outra, é que Focus Ghia não é mais produzido. Agora está a venda, o Focus Titanium, com ainda mais itens de série que o Ghia. A discussão geral, aqui, é que a matéria foi extremamente tendenciosa. Ainda assim, só a comparação de preços, já faz o Fluence não ser uma tão boa opção de compra.

  • YoOdEx

    Dois excelentes carros! Escolheria um dois de acordo com as condiçoes que as cc me fizerem.. Faria um test drive, obvio nos dois.. colocaria tudo na balança, o preço, revisoes fixas, avaliação do meu usado na troca (nao tenho paciencia de tentar vender carro para terceiro.. as vezes se dá sorte, mas na maioria é amolação)..

    Claro que a diriblidade, o que proporcionar mais prazer de condução seria meu preferido. Na dúvida, é melhor não pensar qual é melhor, é ver qual te proporciona um melhor negocio na hora de comprar!

  • GiulioHAPasini

    A vantagem de comprar o Corolla é enorme. O 2.0 tem PadleShift, é espaçoso, confortavel, o acabamento é muito bom, o desempenho dele é muito bom (até mesmo na versão 1.8), mesmo sendo inferior no Crash Test tem uma coisa que ninguem citou pois o Corolla testado é a unidade argentina que vai para o resto da America Latina que é menos resistente que a unidade brasileira que só vende no Brasil… e também acredito que poderiam fazer um comparativo maior, tendo Civic, Corolla, 408, Jetta, Vectra, C4 Pallas, Fluence, Magentis e Focus.

    • p_h

      Amigo, o Corolla vendido na Argentina é produzido em Indaiatuba, é igual ao vendido no Brasil. Não existe isso de "menos resistente", as chapas são as mesmas, a plataforma é a mesma, o controle de qualidade é o mesmo, a linha de produção é a mesma. Tá precisando se informar mais.

  • bilharinho

    Ambos carros são excelentes. Quem quiser comprar um carro dessa categoria estando com qualquer um dos dois estará bem servido.

  • GUS

    Eu fico com o Fluence.

  • jcesarcbr

    Os dois vão competir mesmo entrte si – quem vende menos.

  • Felipe Pisaneschi

    Ambos são uma ótima opção, mas iria de focus pela dirigibilidade.

    • gabrielCR

      Também aposto nisso.
      Não é dessa vez que a Renault vai pra frente não…

      • _rabitz

        na verdade, acho que o Fluence vai compedir com o GOLF, ASTRA e VECTRA…. (quem vende menos).

    • MM_

      Ah sim, e quando vc dirigiu um Fluence?

  • Igor_Pires

    Eu sei que, segundo alguns comentários daqui, o Fluence nem foi lançado e já é mico.

    Mentalidade de brasileiro mesmo, a Renault traz um carro com vários itens de série menos comuns em carros desse valor e nego mete o pau… pessoal, raciocinem e deixem um pouquinho a paixão de lado!

    Vamos esperar mais dados concretos pra dizer se valerá a pena pegar esse Renault

  • Vin_T

    Eta povo ambíguo…
    Nego mete o pau nas montadoras que só lançam remendos, que nossos carros só chegam atrasados, que não têm segurança, que não investem em novas plataformas, etc, etc, etc.
    Aí vem o Fluence, com motor moderno (ALIÁS, PARA INFORMAR UM COLEGA AÍ EM CIMA, A MECÂNICA DO FLUENCE É NISSAN, QUE DISPENSA COMENTÁRIOS), câmbio moderno, bom acabamento, ótimo nível de segurança, plataforma moderna (mesma do Mégane III), preço extremamente competitivo (se vc não acha, pague R$ 64.000,00 num Civic de entrada e seja feliz) e vêm os mesmos chiliquentos descendo a lenha no carro. Pelo amor de Deus!
    Tão insensato quanto isso são as comparações que acabam surgindo (ah, eu prefiro um Bravo, eu prefiro um Cielo, eu compraria um Fusion, blablabla). Gente, analisemos por CATEGORIAS! O Fluence e o Focus são (excelentes) sedãs médios! Concorrentes de Vectra, Civic, Corolla, Pallas, e não de Jetta, Fusion, Malibu, os quais já avançam um patamar inclusive no custo de manutenção! Sejam coerentes! Se for assim, vamos compará-los tb com Dodge Journey (a partir de R$ 79.900,00), Hyundai Tucson, Pajero TR4…todos na mesma faixa de preço.
    O que me deixa profundamente chateado é que, infelizmente, o Fluence realmente corre o risco de não corresponder nas vendas. Mas não é de se estranhar quando vemos a cabeça do consumidor brasileiro, o que pode ser visualizado aqui mesmo, nesse debate. É por isso que eu digo: CADA PAÍS TEM O MERCADO QUE MERECE! CONTINUEM COMPRANDO CARROS PENSANDO SOMENTE NO NÍVEL DE DESVALORIZAÇÃO E ESPEREM PARA VER QUANDO É QUE SEREMOS RESPEITADOS…

    • vicente_xxx

      nao vejo assim. a renault trouxe o fluence porque era o mais facil, afinal eh um seda pra mercados emergentes. Agora o novo megane hatch, que eh lindo e moderno, ela nao trouxe pro brasil – argentina jah tem. entao a renault nao eh santa, eh soh mais uma montadora que espolia os brasileiros e os trata como consumidores de quinta categoria (que é o que eles sao mesmo…)

      • Vin_T

        Quando a Renault trouxe o Mégane II, ele era lindo e moderno tb. Fez um investimento considerável no país, e pra que? Não vendeu nada. Agora ela vai arriscar uma opção mais conservadora, para tentar errar menos. Eh exatamente disso q eu estou falando. Brasileiro vai sempre achar defeito naquilo q naum eh Gol, Mille, Palio e cia. ilimitada.

      • vinicarioca

        emergentes? fluence é vendido aqui e na europa…

    • eduardogege

      Ótimo comentário.
      Eu sou um que acredito muito nas qualidades do Fluence. Em relação a Renault, já tivemos uma Scenic (tirada zero) que foi até 110mil Km sem dor de cabeça, apenas revisões de 10 em 10 mil.
      Sobre o pós venda, uma vez deu um problema que o óleo não estava subindo no motor. Vieram buscar o carro (guincho) e disponibilizaram carro reserva durante uma semana.

    • pablogarcia

      Assino embaixo.

      Quanto ao Jetta: o considero um médio com preço de médio-grande.

    • Satanare

      Faço de suas palavras as minhas!

  • Satanare

    Este foi um dos comparativos mais tendenciosos que já li aqui no site.
    Que o Fluence é um ótimo carro não há dúvidas, eu o vi no Salão de São Paulo e gostei muito do que vi, agora denegrir a imagem do melhor carro da categoria é outra coisa.
    Desenho é subjetivo, em minha modesta opinião o Focus é ainda muito mais belo.
    Não entrei no Fluence mas tenho um Focus Ghia e posso dizer que o acabamento e os equipamentos são maravilhosos.
    Ando diariamente com o Focus e garanto que ele é bem economico para um 2.0 16V, marco uma média de 8,7Km/L na cidade e cheguei a fazer 14,3Km/L na estrada com o Ar ligando para Campinas.
    Como disse anteriormente sendo o Renault Fluence comparável em prazer ao dirigir, equipamentos, espaço, preço, desempenho, assistencia técnica, garantia, pós-venda e depreciação com o melhor carro da categoria dos médios é ótimo, só isto já o coloca em posição de destaque perante o restante da concorrencia. Mas não acredito que será o melhor pelo menos até o que li sobre o mesmo até agora.
    Seja mais imparcial da próxima vvez e quando quiser comparar use os mesmos argumentos para ambos e usem modelos que realmente sejam de versões equivalentes para haver justiça na opinião final.

    • LuizVieira

      Focus Sedan melhor carro da categoria? Piada, isso né?

      • Satanare

        Com certeza tu já dirigiu não só o Ford Focus, mais TODOS os outros da categoria para tecer esta opinião ok? Eu dirigi, testei, aluguei, comprei, vendi e tenho o Focus que dificilmente vendo para comprar outro de outra marca atualmente. Piada? É é uma piada ter que responder isso mesmo…

  • Cil

    Por 60 mil eu levaria o Cerato top top. Agora entre os dois, sinceramente e apesar de gostar dos Ford, levaria o modelo de entrada do Fluence.

  • cigarro

    Só o NA para avaliar um carro que nem ao menos viu pessoalmente. Estão de parabéns, hein…

  • Xan_

    Eu já achei o comparativo parcial pro lado do Focus. O Duratec não é nem de longe tão superior ao Nissan 2.0. Os motores estão em par de igualdade.
    O Focus também passa longe de ser "consolidado o melhor do segmento" como alguns disseram. Como um carro de 72mil com AB2 pode ser o melhor do segmento? O Focus de 72mil tem praticamente a mesma lista de equipamentos do que o Fluence de 65mil. São 7mil reais de diferença.

    Antes que falem que falo mal porque não posso ter o carro, fiz o test drive no Focus e optei por um concorrente, não gostei do carro. O carro está longe de ser o melhor do segmento, está alinhado com os concorrentes, melhor em alguns pontos, pior em outros!

    • SamuraiUTI

      Poucos sabem que o motor Duratec 2.0 16V é na verdade um motor Mazda MZR. Apenas o Duratec ST/RS 2.5 de 5 cilindros é de origem Volvo.

      Agora, ao abandonar o motor Renault F4R pelo conjunto (motor Nissan MR20DE + câmbio CVT) herdados do Sentra é o que chama a atenção: no mínimo, por conta do consumo. Justamente o calcanhar de aquiles do Focus automático é não ter um câmbio de, no mínimo, 5 velocidades.

    • Satanare

      "Alguns" sou eu, imagino.
      Bom eu não testei um Renault Fluence, não sentei e nem toquei um, não sei os preços de peças, seguro, consumo, autonomia, depreciação, espaço interno entre outros, itens e qualidades que conheço do Ford Focus.
      Não estou aqui defendendo cegamente o Focus só porque tenho um e não sou burro para imaginar que o carro sempre se manteria no topo mesmo após tantos lançamentos subsequentes; não tenho dúvidas de que o Renault Fluence é um ótimo carro e que seja melhor de que o Focus, que é sim o melhor da categoria até então (pelo menos para quem entende do assunto) e torço muito para o Fluence ter o mercado merecido que o Mégane não teve por burrice da marca.

  • Fredxyz

    "O sedan faz médias de 7,5 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada."

    Com álcool ou gasolina?????????????

  • MM_

    O Focus é melhor pela dirigibilidade.

    Alguém aqui já dirigiu o Fluence ou é sindrome da mãe Diná?

  • lexbh

    Nao sei como se faz um comparativo de um carro que sequer foi lançado !

  • pedrocgv

    Tem muita gente q tem medo de comprar renault mais quem compra ve q os concorrentes sao horríveis perto dos renault bobo quem nao gosta eo 408 e ruin perto do fluence

  • Eduardo

    Eu ja dirigi ambos. Focus tem melhor dirigibilidade e melhor suspensão. e Fluence melhor motor e cambio. acho os 2 equivalentes. Possuo um focus ghia 2009

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend