Asiáticos Hyundai Kia Mercado Sedãs

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

Hyundai Sonata e Kia Optima: dois irmãos, dois rivais. Na verdade, as duas marcas sul-coreanas trabalham muito bem juntas, mas no Brasil, suas representantes querem manter distância uma da outra.


É nesse clima de rivalidade que vamos colocar Hyundai Sonata e Kia Optima para brigar. No bom sentido, é claro. Os dois sul-coreanos são sucesso dentro e fora de casa, especialmente nos Estados Unidos. Aqui eles também revelam seu bom potencial de mercado.

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

O Hyundai Sonata da atual geração chegou primeiro, conquistando muitos consumidores com sua beleza “fluída” e elegante. Com linhas muito agressivas, perfil esguio e curvas bastante sinuosas em relação à geração anterior, o sedã médio-grande encantou meio mundo, já cansado da mesmice conservadora até então imposta no mercado.


O Kia Optima também não fica atrás, apesar de ter chegado aqui com muitos meses de atraso desde sua apresentação no último Salão do Automóvel. O modelo agradou bastante, tanto quanto o Kia Cadenza, seu irmão maior. O sedã da Kia também chama a atenção por onde passa, abusando de seu porte musculoso e de elementos de caráter esportivo, algo pouco comum no segmento.

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

O público consumidor de Hyundai Sonata e Kia Optima deveria ser o mesmo, mas cada um promete algo bem diferente em termos de estilo, apesar das propostas básicas serem as mesmas. Ambos compartilham a mesma plataforma, motor, transmissão e por aí vai.

Como andamos apenas em um dos modelos, e queremos ser imparciais, vamos relatar apenas o que cada um oferece e contrapor isso para que o leitor tenha uma idéia de qual seria a melhor opção.

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

O Hyundai Sonata é mais elegante, enquanto o Kia Optima tem visual mais dinâmico. Os dois possuem bom espaço interno, oferecendo muitos itens de segurança e conforto. Com mais de 4,8 metros de comprimento e base com praticamente 2,8 metros, espaços para passageiros e bagagem é o que não falta nos sedãs coreanos.

O Hyundai Sonata oferece motor 2.4 16V com 182 cv e 23,3 kgfm, enquanto seu irmão produz 180 cv e 23,6 kgfm no mesmo bloco. Ambos possuem transmissão automática de seis marchas com paddle shifters e modo Eco para melhorar o consumo.

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

ABS, TCS, ESP, Hill Holder, múltiplos airbags, ar condicionado automático, trio elétrico, acabamento interno em couro, volante multifuncional, banco do motorista com regulagem elétrica e memória, faróis de xenon, teto solar panorâmico, chave presencial, partida remota, entre outros, podem ser oferecidos pelos dois modelos.

Hyundai Sonata e Kia Optima são calçados por belas rodas aro 18 com pneus 225/45 R18. No caso do Kia Optima, o desenho diferenciado e esportivo chama muito mais atenção. As rodas do Sonata apostam mais na elegância.

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

O interior dos dois modelos tem acabamento bom e materiais de qualidade, além de estilo moderno nos dois painéis. O Hyundai Sonata traz para o interior a mesma filosofia “fluída” do exterior, criando belo visual com um cockpit duplo, mas abusando da iluminação azulada. Ele poderia ser mais sóbrio neste sentido.

Já o Kia Optima concentra os esforços em agradar primeiro o condutor, apontando para ele seu gabinete frontal e todas as funcionalidades oferecidas. A iluminação vermelha da instrumentação e demais itens é mais suave e não destoa tanto da proposta, que é de ter um leve toque de esportividade.

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?

Enfim, esses dois irmãos coreanos chegaram para conquistar uma parcela importante do segmento de sedãs na faixa dos R$100.000. O Hyundai Sonata é vendido agora a partir de R$97.250, enquanto o Kia Optima sai a partir de R$96.900.

Embora iguais em sua essência, Hyundai Sonata e Kia Optima revelam personalidades bem distintas. É a partir daí que o consumidor poderá enfim escolher por qual dos dois se afeiçoou mais. E para você leitor, qual dos dois seria a melhor opção?

Galeria de fotos do Comparativo entre Hyundai Sonata e Kia Optima:

Comparativo: Hyundai Sonata 2.4 x Kia Optima, qual o melhor coreano?
Este texto lhe foi útil??

129 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Nenhum tem um preço agradável, mas o Optima ta matando a pau! Olha essa traseira do Optima nem se fala, humilha a do Sonata! Mas pra não desmerecer, o Sonata tem um interior mais elegante! Mas no conjunto fico com o Optima!

      • Carro da Ford fora de linha é um problema sério.. já observou a quantidade de Mondeo sem para-choques que haviam pelas ruas? Só tenho esse medo em relação à Ford!

        • Isso é verdade! Eu tbm tenho esse receio com a Ford.

          Depois inclusive do relato do Eber em relação a ir fazer manutenção de seu mondeo (troca de oleo) e eles se recusarem alegando ser um carro importado, fico com o pé atrás de ter um Fusion também. E olha que foi um carro cotado para interesse de compra minha.

          Mas estou pesquisando.

          • mas o mondeo deixou de ser importado já faz uns 15 , 18 anos,tudo bem que não deveria ser esquecido pela montadora ,mas com relação ao fusion é diferente !!!!

              • é verdade,eu estava com a cabeça pensando naquele mondeo que a ford importou maçissamente até +- 1997,tinha me esquecido que ela ficou um bom tempo sem importá-lo e quando fez foi em muito menor quantidade alguns anos depois,daquele modelo muito premiado na europa, mas que existem pouquissimos no brasil.

                • Sim sem duvida. O problema que do Eber era o modelo 2004 e também, tinha o motor 2.0 duratec que equipa o Focus.

                  A concessionaria simplesmente se recusar a fazer manutenção por "desconhecimento" é um absurdo. No caso do Eber há outro agravante: Na epoca a falta de um mecanico que sabia mexer com o modelo (importados em geral), e ai é onde o bicho pegou. Nunca na vida que se existe um modelo pouco vendido mas que compartilha motores entre outras peças com modelos comercializados por aqui, ele deveria ter deixado de ser atendido, ainda mais em uma concessionaria da Ford onde é que dá suporte ao modelo.

                  Segue o link da avaliação do proprio Eber de seu carro: https://www.noticiasautomotivas.com.br/carro-usado

                  Abraços!

        • Você tem toda razão!

          Mas hoje os donos de Taurus trazem peças dos EUA a preços de banana. Como o Fusion é "americano", acredito que terá uma boa oferta de peças usadas.

        • Mas se nesses coreanos já há problemas sérios de peças com os carros em produção… imagina daqui a 3, 4 anos?!?!?!?! Acho que não vai ser muito diferente que com o Fusion não!!!

    • Tbm fico com Fusion, mesmo com os quesitos qe alguns disseram neste dialogo.

      Por mais qe a Dupla, tenha sua parte da beleza, o Fusion nao perde… e sem contar que o Fusion e mais barato, oferece os mesmos, e ainda e um Ford.

      Aqui em brasilia, a versao sem teto custa 75 mil reais, e aki compensa ter carro grande, pois tudo e longe… e as vias tem valores de 60 a 80km… o Fusion anda liso… acho lindo ambos os carros, bem qe o desenho do Hyundai ja esta me cansando, como VW e Audi … ( menos o A7 ) qe sao praticamente iguais e com linhas muito proximas um ao outro… e isso eu, particularmente, nao gosto!

    • tmb fico com o Fusion. por 96mil compro um Fusion V6 com 243cv q é muito mais carro doq esses coreanos. e ele nao perde pra eles em luxo e itens de serie nao

    • eu tb amigo, o sonata me lembra mt a cls da mercedes, que na minha opinião é um dos carros mais bonits que tem, esse optima achei mt velozes e furiosos eheeeh, mas é um bonito carro tb

        • Na verdade foi uma análise geral, a grade frontal, as rodas, o aerofólio traseiro, parece ser um carro bem mais esportivo do que o sonata, mas como falei, como o sonata lembra a cls e curto mt a cls da primeira geração o meu gosto seria pro sonata e o interior tb acho mt mais bonito, sei la cada um tem seu gosto heheeh, o q é bom, senao teriamos somente carros iguais ahahhaa

    • Exato, pelo menos no quesito design o pessoal da Kia caprichou no exterior e esqueceu do interior, podem ser materias de alta qualidade e bem acabado, mas o painel parece velho

      • O Optima chega ao erro de mandar um cinto de 2 pontos para o passageiro do meio no banco traseiro, isto num carro de 100 mil reais! É inaceitável… preciso saber (mas acredito que já sei a resposta) se o Sonata oferece um de 3 pontos alí.

      • Agora veja bem que estamos comparando fotos de estúdio do Sonata (com photoshop e luminosidade perfeitamente controlada) com fotos do Optima tiradas de uma cybershot ou coisa parecida!

        • Paulo, pode ir a uma concessionaria CAOA. Vc vai olhar de perto e ver que realmente é o que se ve nas fotos. Exceto eu que qdo conheci não vi a central multimidia. Alias, acho inaceitavel esse tipo de modelo não ofertar de SERIE isso.

          Já que falta motor, ao menos que entregue mimos.

  • O Sonata tem opção de central multimidia como consta na foto ?
    Eu vi um Sonata faz uns 5 meses (moro no interior), é realmente muito bonito, mas o Optima é F…, na minha opinião a maior obra de Peter na Kia até agora…to começando a gostar dessa roda “ralo de banheiro”, ela chama tanta atenção quanto o carro

    • Então, estou com meu Sonata faz mais ou menos duas semanas, comprei um preto com interior bege( se você opta pelo modelo na cor preta, você pode escolher a cor do interior, preto ou bege, o mesmo acontece para o prata, só que com opções de preto ou vinho, já o branco é só bege) paguei R$95.900, com central multimídia, o preço dele sem esse equipamento é R$92.900, e esse kit inclui, DVD player, Bluetooth, GPS, Camera de Ré. Estou impressionado com o carro, recomendo!

      • Não sabia que tinha Sonata branco.

        E outra coisa, a última vez que fui em uma Hyundai, a vendedora me disse que a pessoa não escolhia a cor interna, dependia do lote que a Hyundai trazia, e eles nunca sabiam como o lote viria, pelo visto isto não é verdade, você conseguiu escolher a cor do couro sem problemas?

        E mais uma última pergunta, esses preços já são depois de um certo choro (para tentar descontos), ou foram os primeiros preços oferecidos pela vendedora?

        • Bom, primeiramente, o Sonata branco chegou nesse mês, e você pode até ver os anúncios na Veja, IstoÉ;
          A vendedora disse que, se eu optasse pelo couro em bege ou em vinho iria demorar bem mais tempo, pois não há carros com essa configuração no nosso mercado apenas o couro preto mesmo.
          Esses preços foram depois de muitos choros, e consegui esse preço bem mais barato, por causa da Santa Fe que minha esposa comprou junto, e porque nossos antigos carros eram uma Tucson e um I30, ambos comprados com a mesma vendedora, fomos atrás da mesma, depois de 2 anos ela continuava lá e fez o Sonata para mim por R$95.900 e a Santa Fe( 7lugares, teto solar, branca, central multimídia) com esses novos detalhes(rodas, grade, rack e etc) por R$118.900. Ganhamos insulfilm nos dois carros, e módulo comforto( fecha os vidros, teto soal e recolhe os retrovisores quando o carro é trancado). Dica, se você for comprar Hyundai chore bastante, eles vão dar descontos, as vezes bem altos, e peça por brindes, eles sempre dão.

      • Guh, legal!
        Essa compra foi realizada aonde? Se o Sonata com central multimidia saiu por esse valor, qto sai o Elantra?

        Quanto a opção de interior, vc sabe dizer se há um controle disso? Pois em uma concessionaria no Jabaquara, a atendente me disse que era "sorte" vir em um ou outra cor. Eu achei um absurdo isso. Sem contar que em Dezembro de 2011, eles queriam R$105000 para o Sonata com teto (que era o unico disponivel) mas nao tinha a central.

        Abraços!

        • A compra foi realizada na Zona Sul de São Paulo Capital, um Elantra top com central multimídia sai por R$84.900 se eu não me engano, e ela disse que SOMENTE no Elantra eles podem fazer o branco pelo mesmo preço do prata/preto.
          Se você optar por cor do couro diferenciada terá de esperar bem mais tempo que o normal, mas geralmente as concessionárias só oferecem com couro preto mesmo, idem Azera com couro marrom escuro e Elantra com couro cinza claro, é raro achar concessionárias que te dão essa opção, geralmente as maiores em SP.

      • Qdo vc comprou o seu carro?

        Pois, tb tenho um Sonata, e a Hyundai de forma alguma, faz as coisas que vc postou. A escolha de cores do interior, era disponível até 2010. De 2011 pra frente, todos vêm com interior preto.

        Nenhum Sonata – nem como opcional – tem a central multimídia. Ou vc tá mentindo, ou a CAOA mudou totalmente de 6 meses pra cá.

        • Comprei um Sonata dia 03 e peguei dia 12 desse mês. Paguei 96 mil. Eles só vendem PRETO e PRATA, e todos, o interior é na cor PRETA. E outra, todos agora vem com lavadores de farol. Sobre a Central Multimidia, eles instalam uma Xing Ling (igual do Ebay) por 7 mil, e segundo eles, se eu instalar por fora perco a garantia. Perguntei sobre a cor BRANCO, e me foi afirmando que Sonata será somente PRETO e PRATA.

          • Em questão ao branco, o mesmo, chegou junto do Elantra que pode ser adquirido nessa mesma cor exterior, mas eu teria que ficar por muito mais tempo esperando, essa versão a vendedora ofereceu para mim por R$99.900, que é o branco mais a central mulmídia. Todos os Sonatas acompanhavam Xenon, lavadores de faróis e rodas aro 18', é que veio um lote com as configurações erradas para o Brasil

            • Sobre a central multimedia, ela é a mesma vendida nos EUA (oficial), ou é xing ling como o "systechx" falou? E tem mapas do Brasil?
              E você disse que se optar por couro bege, por exemplo, tem que esperar mais. Quanto tempo mais ou menos você esperou para pegar o seu preto com interior bege?

          • A Central instalada pela CAOA é dessa marca, que inclusive tem representação no Brasil: http://www.caskabrasil.com.br/
            Ou seja, os caras cobram 7 mil numa central que você compra por fora por 2 mil reais. hehehe… CAOA pouco esperta.

            Como vocês podem ver, casa muito bem com o painel do carro. Mas eu já vi pessoalmente e digo a vocês, se gostam de tecnologia de ponta, fuja dela! O GPS é aquele IGO, o touch é resistivo e muito ruim.
            Pra vocês terem noção, sabe o simbolo de fundo? Da pra escolher… Hyundai, toyota, ford… Ou seja… A parada é universal. E não feita só pro nosso carro.

            Não recomendo mesmo. Prefiro ficar com o original.

            • Que absurdo! Achava que a central era a mesma que vem como opcional nos Sonatas do EUA!

              E ainda cobram tudo isso? Para uma central que nem é exclusiva ao carro (da própria Hyundai)? Pelo amor de Deus……

        • A Hyundai só faz isso para quem é cliente, ou seja, já tenha comprado mais de dois Hyundai por exemplo, não teria razão para eu mentir. A central é oferecida opcional na concessionária sim, pelo menos na CAOA, igualmente oferecem ao Azera, Elantra, IX35, Santa Fe, Veracruz, ou seja quase toda a linha dela.

      • Concordo com Edson e Landrutt. Daí alguem pode dizer: Vai sair de linha e o novo logo chega. Na real todos os carros vão sair de linha e chegarao um novo modelo cedo ou tarde. Como no nosso pais demora mais que o normal da pra comprar um Fusion hoje e ainda curti-lo mais 1 ano e meio e ainda esperar o ágio do new fusion cair…Estou pendurado numa negociação com o V6 AWD aqui em Santos, o que esta atrapalhando é convencer minha mulher a desistir da Santa fé v6 que minha cunhada quer vender pra nos no mesmo preço…

        • Pois é, THX. O Fusion vai sair de linha sim, mas isso não faz dele uma porcaria. Quem comprar vai curtir um belo carro e se vai ficar bitolado só porque anda em um carro "fora de linha" ou não depende de cada um. No caso da compra de um Fusion, o melhor custo x benefício da categoria, isso é besteira. Seria mais ou menos o mesmo caso de quem comprou Azera antigo por uma pechincha(aqui em Natal as ultimas unidades chegaram a ser vendidas por 68 mil reais)…comprou um carro zero que em 1 mês ficou "velho", mas pelo preço que pagou vale muito a pena.

  • em termos de preço acho até razoável pois o fusion só abaixou o preço devido ao novo modelo , fico com o optima o painel dele não é tão feio quanto se imagina ao ver o carro ''ao vivo'' , o carro chama a atenção já o sonata comparado ao optima é carro de ''tiozão'' eu compraria um optima porém aqui no meu estado ele sai por 105.000 contra os 96.990 do sonata , logo como não administro meu dinheiro e sim meu pai , ficamos com o sonata !

  • Esse painel do Kia é uma réplica do Monza…pelamordedeus! É totalmente broxante você contemplar o exterior do carro que diga-se, é muito bonito, e tomar um banho de água fria quando senta no banco e contempla seu interior, muito feio mesmo.

  • Ah, se o Optima tivesse o painel do Sonata… mas entre Optima, Sonata e Fusion, eu acho que iria travar, realmente não sei qual deles me impressiona mais, adoro as barras cromadas do Fusion, elas parecem evocar o visual do Del Rey, é como se fosse sua releitura do século XXI. Mas falando dos dois coreanos, o Optima parece ser mais simpático, jovem e fácil de dirigir. Eu adoro as linhas fluídas do Sonata e adorei o design do painel, porém o Optima é mais a minha cara.

    • Ai eu te digo… vc iria priorizar os itens de serie ou o apelo visual? Se for o apelo visual, vc pega os coreanos, se for os itens de serie, vc abre mao com facilidade desses. Te digo isso porqueo Fusion V6 é show de bola.

      • Verdade, e pelo jeito o Fusion vence eles até no preço, eu já pensava que eles eram bem mais baratos que o Fusion, mas o Ford já era minha paixão antes deles chegarem, acho que ficaria mesmo é com ele ao invés de Sonata e Optima…

  • Eu pegaria sem duvida o Sonata entre os dois. Por ter um conteudo mais justo, preço menor na pratica e principalmente porque esse tem a opção de interior como das fotos (com central multimidia).

    Além disso, é mais em conta para obte-lo com o teto para quem gosta.

    Mas eu sinceramente, se for para colocar outros carros, pensaria com carinho no Fusion também. Apesar de ser inferior em acabamento e porte, o Jetta não deixa de ser opção caso a proposta seja de ter mais esportividade. Isso porque ele tem um som bem tecnologico (digo do aparelho de som e não de motor, mas que tbm é de ponta), o espaço interno nao deve nada a esses, critica mesmo é pelo acabamento. Poderia disputar facilmente contra esses modelos se tivesse o bom acabamento do anterior, mas acho que é algo a se considerar.

    Curioso é ver que eu consideraria até o 408 THP como opção frente a esses. Isso porque é um otimo carro.

    • A Quatro Rodas chegou a comprar o Jetta TSI com Malibu LTZ, Sonata e Fusion 2.5 (julho 2011). O GM era referência em espaço interno, embora perdesse no voluma do porta-malas para o Jetta. O Sonata se destacava pelo design, equipamentos e desempenho (perdendo somente para o Jetta). Seu destaque negativo era o consumo. O Fusion teve o melhor consumo na estrada, menor preço inicial. O Jetta se destacava pelo desempenho, consumo, pacote de revisões mais em conta. No espaço interno para os passageiros traseiros, era equivalente ao Hyundai. Basicamente, se o consumidor preferisse desempenho, consideraria o Jetta. Se preferisse conforto e, talvez, mais status, a escolha recairia sobre um dos outros três. Seria interessante um novo comparativo adicionando o 408 THP e Optima.

    • HeheHe…comprem o Kia e chorem…ficar olhando para esse interior todo dia é de matar…para os que querem tapar o sol com a peneira criticando as fotos, eu já vi o carro e afirmo: não tem photoshop ou foto HD que melhore o interior do Optima…com certeza o Peter Schreier estava de férias quando finalizaram esse painel ridículo! Uma coisa que senti falta nesse painel foi o toca-fitas Roadstar…

  • Sinceramente … são otimos carros ! MAS .. comprar eles aqui no brasil é rasgar dinheiro , mesmo !
    Nos estados unidos , o sonata custa 20 K e o optima 21 K . ( valores já com impostos dos estados unidos )

    mesmo com todos os absurdos impostos , nao chegaria nem perto do valor cobrado aqui ! é uma falta de vergonha na cara as importadoras !!

    • Comprar o que então? Você vive aonde no Brasil ou nos EUA? Esse troço de ficar comparando lá com aqui já deu o que tinha que dar. O EUA é um país desenvolvido o Brasil não.

        • A versão mais barata de lá é a LX AT, que vem sem banco de couro, sem faróis de neblina com LED, e com rodas de 16".
          O mesmo vale para o Sonata que o que é vendido por aqui é o Limited de 26k e poucos dólares, e com a central inclusa, 29k.

    • Se nós ficassemos comparando os preços dos carros que sao vendido no resto do mundo e também sao vendidos aqui, ninguem mais compraria carro zero, eu sou adolescente portanto só estudo por enquanto, mas se eu tivesse dinheiro pra pegar um carros desses zero eu compraria tranquilo, é melhor zero do que usado né, mas eu nunca compraria um popular 0KM.

      • O cara ai em cima se enrolou todo. Mesma coisa que querer comparar um Civic com um Accord … Ou um Corolla com um Camry.
        O correto é comparar segmento x segmento. Ou seja. Civic x Corolla. Accord x Camry. E assim vai…. Aprendeu meu brother ? Abraço forte! ; )

  • Na boa, o sonata é maravilhoso por fora e por dentro… Pena que é um carro mixuruca… Se você anda numa 318i por exemplo e depois pega um sonata, você volta correndo pra BMW, e o preço é só R$6 mil a mais…

    • Você tem CERTEZA do que você ta falando amigão ?!
      A 318i tem 136cv… É um carro manco. Teste você mesmo. Bebe bastante, tem um painel simples demais e o pior, peças caríssimas.
      É um carro lindo por fora, tem grife, não tiro sua razão. Agora eu juro que não pegaria uma bomba dessas nem a pau. Nem se custasse o mesmo preço que paguei no Sonata, 95500. To falando sem hipocrisia alguma.
      Mas respeito sua opnião. abs.

  • Em qualquer lugar do mundo (exceto o país tupiniquim) a KIA é a segunda linha da Hyundai !!!

    Nenhum dos carros tem tela multimidia com GPS ( fotos são dos modelos "estrangeiros") o que é uma m.*.r.d.a !!!

  • nesse comparativo sou mais o optima, ja que é pra escolher um dos dois fico com a kia. agora se fosse pra comparar todos os do mercado com certeza é fusion na cabeça

  • …quem compra Fusion vai pela "razão" pois sabe do CxB e quem vai da dupla coreana vai pela emoção da novidade e beleza. Não que o Fusion seja feio, longe disso, é lindão e entra no Custo Beneficio o quesito mas não é um projeto novo temos que admitir…Contudo beleza faz parte do Custo Beneficio SIM e não nos damos conta disso. Exemplo: Esta decorando sua casa e sua mulher quer porque quer um quadro(pintura) na sala. Vc entao sai pra comprar. Encontra 2 quadros de 120cm X 70cm. Um feito por um bebado aspirante a artista, todo borrado retratando horrivelmente uma natureza morta por R$200,00 e outro uma magnifica demonstração de uma paisagem feito por um renomado artista por R$600,00. Ambos suprem a necessidade da sua mulher que é ter um quadro 120cmX70cm numa parede vazia…E ai? Vai de custo beneficio ou beleza? Neste caso o Fusion seria um quadro renomado à R$300,00…rs

  • Sobre o comparativo, como seguidamente acontece os comentários sobre os carros não poderiam ser mais superficiais, muitas destas matérias do NA são decepcionantes, nem ao menos informam os leitores com dados suficientes para que façam os comentários.
    Mesmo que a matéria não tenha a intenção de emitir uma opinião e sim estimular a discussão, precisa ser mais completa e informativa.
    Quando aos comentários, não acho que o sonata seja mais elegante e o optima mais esportivo, inclusive nesta nova geração da hyundai o sonata é o mais feio deles, a dianteira é medonha, o mérito do carro é ser agressivo e mais esportivo do que os concorrentes.
    O ótima tem uma esportividade mais clássica, é um carro muito mais elegante, ao estilo de audio ou bmw, lindo demais.
    O interior do ótima tem design menos agressivo mas ao vivo é bonito e bem acabado, mas a matéria se torna tendenciosa ao mostrar o sonata com a central multimídia, que o carro não possui, enquanto o óptima é mostrada com o cd original.
    O interior do sonata sem a central é muito menos do que parece ser nesta foto com a centra.

  • pois é vc anda dentro ou fora do carro? sonata de longe.. esse painel do optima anos 90…
    agora se for possivel colocar uma central no optima oq eu acredito que dê.. muda o papo…

  • Infelizmente esse interior do Optima é broxante. O carro por fora é lindo, assim como seu primo Sonata. Mas o sedan da Hyundai continua como melhor escolha pelo conjunto.

  • Inadmissível que um sedã médio grande não tenha cinto para 3 passageiros na traseira nem encosto de cabeça para os 3. Repito, inadmissível. Vou de Sonata.

  • O Sonata e carro demais, não tem concorrentes, são fracos. O Desenho do Sonata não tem igual, quando foi lançado em 2010 Auto Esporte. Disseram tudo uma Sonata.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email