Comparativos Hatches Mercado Preços Renault Volkswagen

Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

renault-sandero-16-volkswagen-fox-16-620x311 Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

Dois dos mais vendidos populares do Brasil, Renault Sandero 1.6 e Volkswagen Fox 1.6 se enfrentam neste novo comparativo do NA. O Volkswagen Fox está sendo mais bem sucedido no mercado em 2012, já tendo emplacado 129.720 unidades, enquanto o Renault Sandero vendeu 86.554 exemplares, segundo dados da Fenabrave.



Lançado em 2003, o Volkswagen Fox inaugurou um novo segmento no Brasil, o dos hatches com estilo de monovolume e conquistou muitos fãs. Já o Renault Sandero chegou mais tarde, mas inovou ao apresentar grande espaço interno para um hatch.

renault-sandero-16-volkswagen-fox-16-1-620x325 Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

Renovados recentemente, os dois modelos ganharam visual mais moderno e acabamento revisado, melhorando a impressão de qualidade. Mas claro, nas devidas proporções do segmento.

renault-sandero-16-volkswagen-fox-16-2-620x374 Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

O Renault Sandero ficou mais vistoso depois da reforma visual, ganhando detalhes que o elevaram de nível, embora ainda pertença aos populares. A adição de novas versões e a conhecida Stepway, conquistaram boa posição do hatch romeno no mercado.

O Volkswagen Fox ficou mais atraente ao adotar estilo global da marca alemã, além de interior revisado, o que atrai um número maior de consumidores. Ainda mantém as características que o tornaram referência no nicho de “hatchvans”.

renault-sandero-16-volkswagen-fox-16-3-620x360 Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

O que move esses populares altos?

O Renault Sandero 1.6 tem motor 8V com 98/106 cv e 14,5/15,5 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol. O Volkswagen Fox 1.6 entrega 101/104 cv e 15,4/15,6 kgfm, na mesma ordem. Ambos contam com transmissão manual de cinco marchas, mas entre as opções, o VW tem apenas transmissão automatizada ASG, enquanto o Renault conta com câmbio automático opcional.

O Renault Sandero 1.6 conta com 4,02 m de comprimento, 1,74 de largura, 1,52 de altura e 2,59 de entre eixos. O porta-malas tem 320 litros de volume. Já o Volkswagen Fox 1.6 tem 3,82 x 1,64 x 1,54 x 2,46. O porta-malas pode levar 260 litros de bagagem.

renault-sandero-16-volkswagen-fox-16-4-620x369 Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

Com preços a partir de R$ 35.930 e R$ 35.890, Renault Sandero 1.6 e Volkswagen Fox 1.6 possuem grande diferença no conteúdo oferecido de fábrica.

Partindo dos preços sugeridos acima (o Fox na verdade é ainda mais barato na versão 1.6 Bluemotion, que custa R$ 35.572), Renault Sandero 1.6 e Volkswagen Fox 1.6 possuem vários opcionais.

Conteúdo semelhante, preços diferentes

Na versão Expression, o Renault Sandero 1.6 pode oferecer ABS, airbag duplo, vidros dianteiros/travas elétricas, CD/MP3/USB, Bluetooth, rodas de liga leve aro 15, ar condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, entre outros. Já o Volkswagen Fox 1.6 agora tem airbag duplo, ABS e direção hidráulica de série. Além disso, pode ter vidros elétricos dianteiros/travas, CD/MP3/USB/SD Card, Bluetooth, rodas de liga leve aro 15, computador de bordo, entre outros.

Nesses casos, o modelo da Volkswagen chega a R$ 42.752, enquanto que o rival da Renault soma R$ 38.830. O Sandero ainda conta com versão personalizada GT Line por R$ 38.470, que é o mesmo valor da versão Privilége. Considerando a versão mais completa do Renault Sandero 1.6, na última citada e com câmbio automático, o modelo pode chegar a R$ 44.550. Não considerando a versão Prime, o Fox 1.6 com câmbio I-Motion pode chegar a R$ 47.329 totalmente completo.

renault-sandero-16-volkswagen-fox-16-5-620x406 Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

Mesmo mais completo na versão básica, o Volkswagen Fox 1.6 tem opcionais mais caros, que no final geram um preço maior que o rival Renault Sandero, que conta com duas versões e preços totais que não passam de R$ 45.000. Mas quanto custa manter cada um deles?

O Renault Sandero 1.6 tem revisões de até 60.000 km que custam o total de R$ 3.281,00 já com mão de obra. O maior valor é de R$ 1.284 na de 60.000 km. Já o Volkswagen Fox 1.6 tem custo de R$ 1.980,98 em revisões de até 60.000 km, lembrando que apenas as duas primeiras tem mão de obra gratuita. O intervalo nas revisões é de 10.000 km nos dois modelos.

renault-sandero-16-volkswagen-fox-16-6-620x349 Comparativo: Renault Sandero 1.6 contra Volkswagen Fox 1.6

De qualquer forma, as opções mais vendidas ainda estão na faixa entre R$ 31.000 e R$ 36.000, que em ambos os casos, contam com motores 1.0. Enfim, dois bons populares, que depois das respectivas reformas, parecem almejar níveis mais elevados no mercado.

  • rvieria

    A incrível marca de 1 estrela de segurança pro Sandero desanima qualquer possível comprador mais informado.
    Alguém sabe a marca que o Fox conseguiu? Ou se já o testaram?

    • msouza91

      lembrando que o Sandero recebeu 1 estrela na versão sem air-bag, sei que não deve fazer muito milagre, mas o air bag com certeza deve aumentar em ao menos uma e quem sabe duas estrelas no teste

      • Mr. Potato

        Pois é, todos os modelos nessa faixa de preço sem air-bags também só conseguiram 1 estrela no teste.

        • dudupruvinelli

          Preço não quer dizer nada! Só olhar o derrETIOS que tirou 4 estrelas e era pra tá concorrendo com uno, ka e companhia!

          • estevaomz

            põe uno, ka e companhia num crash test, e ve se era pro etios está concorrendo com eles.

            • dudupruvinelli

              Cara, que comentário infeliz. Agora se classifica os carros de acordo com a segurança? Só porque pedem quase 50k num etios, não quer dizer que ele valha isso. O carro não tem nem espelho elétrico na versão top, nem comandos no volante, tem só 1 limpador, e um acabamento horrível! Era pra custar no máximo 36k, dentro dos padrões brasileiros.

              • estevaomz

                Nenhum carro vale o que se pede no Brasil. É obvio que o defeito desse carro é o acabamento, que é péssimo. Mas em compensação tem: ótimo motor e câmbio, ágil e leve, direção elétrica, seguro, espaçoso, econômico… O carro tem defeitos e qualidades, assim como qualquer outro. Só que tem uma estética controversa, e muita gente(principalmente "nós" ) não gosta de carro feio, gostamos de carros "esportivos" e "off-roads".
                Resumindo, premio "cara de pau" pra toyota é pouco por lançar um carro com um interior daqueles, mas com certeza, preferiria estar dirigindo um Etios do que em um Sandero ou J3 durante uma batida.

      • dudupruvinelli

        1 estrela SE não ficar igual porque amassou até a porta de trás!

        • Granma

          Exatamente isso que ia perguntar !!! Independente de air-bag ou não a coisa ficou feia para renô !!!

        • andre_woodstock

          Sabes que deformação significa absorção de impacto né?!?!

          • Leandro1978

            Então, mas tem a célula de sobrevivência, né? Posso estar falando besteira, mas acredito que a deformação calculada para absorver os impactos não deva afetar a célula de sobrevivência (que foi o que ocorreu com o J3, daí sua nota baixa mesmo com bolsas infláveis). No caso do Sandero, para deformar até a porta, a célula de sobrevivência me parece que foi comprometida.

          • dudupruvinelli

            Sabes que essa deformação e essa absorção de impacto é programada e vai até um certo ponto, que não é a porta de trás, muito menos a da frente, né?!?!

            • andre_woodstock

              Sabes que isso não quer dizer nada, uma vez que pode ter sido um deslocamento de outra peça que forçou a porta traseira para esta deformar né!?!? Você teve acesso à análise?!! Senão, nada quer dizer ter deformado a porta traseira, senão, em um crash test desses, se cair a lanterna traseira, o carro não vai ser considerado seguro?!!!? Eu hein…

              • dudupruvinelli

                Não sabia, não. Continuo, ainda, achando estranho pq nunca vi num crash-test frontal a porta de trás amassar (só nos antes do ano 2002)

                • riccorreasp

                  Não é nem a questão da porta. Se você observar, a base do veículo ficou torta após a colisão. É como se o carro tivesse começado a dobrar.

                  É inaceitável.

              • PoloGT

                Olhe qualquer crash test da europa, as lanternas voam, mas nunca o habitaculo pode ser comprometido, tanto que um dos parametros para saber se o carro foi bem é se a porta consegue ser aberta para o resgate dos ocupantes. Se alguma outra peça deformou a porta pior ainda, a moldura da porta que faz parte do habitaculo nao suportou a carga e entortou a porta, e isso, independente do airbag, ja condena o projeto do carro.

          • riccorreasp

            Você está equivocado, pois as colunas e o habitáculo devem ter reforços estruturais. O impacto deve ser absorvido em toda a área frontal do veículo, mas não pode retorcer a coluna A, como ocorreu.

    • Leandro1978

      O LatinNCap ainda não o testou. Se serve com referência, Gol G5 e Polo, que utilizam a mesma plataforma do Fox e, quando equipados com as bolsas infláveis, tiraram 3 e 4 estrelas respectivamente. Acredito que o Fox deva ficar próximo ao Gol G5.

      • andre_woodstock

        Lembrando que esse Sandero testado pelo Latin Ncap não tinha airbags.

        • Mr. Potato

          Realmente, estão comparando coisas diferentes. Qualquer carro sem air-bags tem notas péssimas.

        • Leandro1978

          Sim, achei isso uma falha, no caso do Gol e Palio, testaram com e sem. Acredito que o mesmo deveria ter sido feito com o Renault. Do jeito que foi feito o teste, só podemos comparar os modelos sem as bolsas.

        • riccorreasp

          Com ou sem airbag, se a coluna A afundar seu crânio, não fará qualquer diferença.

          A coluna avançou perigosamente em direção ao motorista.

          O problema é estrutural. Não há qualquer dispositivo de segurança que corrija esta questão.

    • dudupruvinelli

      Foi exportado para a Europa em 2004. Lá foi vendido com cintos com pré-tensionadores e aviso sonoro de lembrete do cinto para o motorista, airbag duplo, isofix para os bancos trasieros: ganhou 4 estrelas. Provavelmente reforçaram a estrutura também, mas não foi suficiente.. venderam só 5 unidades.
      Fonte: http://www.euroncap.com/tests/vw_fox_2005/247.asphttps://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-

      • andre_woodstock

        O Fox não é mais vendido na Europa, e o Sandero europeu tem 3 estrelas segundo o euro Ncap.

      • Landrutt

        Venderam 5 unidades em 2011 na Espanha, não na Europa inteira. O Fox começou a ser exportado pra lá em 2007, se eu não me engano, e era a opção mais acessível da VW em vários países mas os europeus realmente não gostaram do carro, os automóveis brasileiros ficaram com péssima fama na Europa porque acharam o Fox frágil demais. Em 2010 a VW da Islândia estava dando um Fox de brinde a quem comprasse um Touareg.

    • DougSampaNA

      Ambos são amputadores de raiz, o Fox gosta de dedos, o Sandero tem fome de pernas em colisão frontal; e perguntamos…vão-se os dedos e ficam os anéis ou Keep walking?

      • Leandro1978

        Eita, sério isso das pernas no Sandero?

        • DougSampaNA

          Basta ver o video do test do Sandero, olha o que sobra na região das pernas…ou quebra os 2 pés ou os pés mais as pernas,mas sua mobilidade vai pro brejo com certeza, e não tô falando do carro…hehehheheh.

  • reuelrp

    Fizeram uma tremenda sacanagem testando o Sandero sem airbags. Agora todo mundo vai ficar achando que o carro é uma bosta. Testaram todos os carros com airbags e o Sandero sem… É lógico que vai dar só uma estrela.

    • dudupruvinelli

      Ok. Com airbags daria 2.

      • andre_woodstock

        Como falei acima, Sandero com airbag é 3 estrelas, senão não podería rodar na Europa. Melhor se informar antes de postar esse tipo de coisa.

        • zemarreta

          Mas não dá para comparar drietamente os carros que são fabricados lá e os que são fabricados aqui. Há vários casos em que os nacionais têm resultados muito piores que os fabricados na Europa.

          • andre_woodstock

            Pois é, e quem garante que o Sandero, se testado com airbag duplo não ficaria com 3 ou 4 estrelas?!

            • AndreLReis

              Do jeito que ele ficou no crash test, não ficaria mesmo! E o Fox na Europa foi 4 estrelas, aqui tambem ninguem sabe…

            • PoloGT

              So olhar como a coluna A ficou.. Igualzinho o 207 https://www.youtube.com/watch?v=z0QJCij0lpI
              Sem airbag 1 estrela, com airbag 2 estrelas.. Airbag nao muda tanto assim, tem avaliacao da estrutura e lesao das pernas que sao iguais em ambos.

            • dudupruvinelli

              tu tem um Sandero, cara? Faça uma reclamação no http://www.reclameaqui.com.br, como eu já vi alguns fazendo! Eu dirijo um ka, que é da minha irmã, e que foi pior que o Sandero.. é f.. ter carro no Brasil!

    • _Rafael

      O Sandero é igual aos outros, talvez o crash-test do Fox confirme isso. Pelo menos o Polo se saiu bem.

      • Mr. Potato

        Polo com air-bags né. Vá testar sem pra ver. Provavelmente conseguirá 1 a 2 estrelas somente.

        • Leandro1978

          Posso estar enganado, mas sem as bolsas, nenhum carro tirou mais que uma estrela.

          • MaverickV81974

            Você está certo, todos os populares sem Air bag, têm apenas 01 estrela, mas o JAC, mesmo com Airbag tirou só uma estrela. Mas a mídia resolveu crucificar o Sandero. Coitada da Ranault.

    • Leandro1978

      Também achei errado testarem sem (com outros modelos testaram com e sem as bolsas), mas na Europa, com toda segurança exigida para aquele mercado, tira somente três estrelas. Além disso, a estrutura se retorceu toda na batida, isso não tem nada a ver com presença ou ausência das bolsas, assim, acredito que seria como o colega Dudupruvinelli cita, tiraria, no máximo duas estrelas.

      • FreeCustomer

        Concordo! Não sei qual é a dificuldade nesta comparação, pois é fácil perceber que a Renault só está preocupada em abarrotar seus bolsos com o nosso dinheiro. Contra fatos não há argumentos, observe que em qualquer versão de motor/acabamento, o Fox custa mais caro e ainda vende muito mais. Não é que o VW Fox seja grande coisa, mas com toda a certeza é muito menos ruim que este Sandero. Eca!

    • WorthWRT

      Teste da LatinNCAP, prefiro aqui na esquina de casa ano passado onde um Focus avançou no cruzamento e bateu num Logan. Nenhum dos dois tiveram nada de ferimentos e ambos os carros possuíam Air Bag.

      Quanto ao comparativo, pra mim, esse teste ficou muito "vazio", digo pois tenho em casa um sandero AT e um Fox prime Imotion, uso ambos os carros quase todos os dias (quando nao uso um, uso o outro) e acredito que, por conviver com os dois, tenho uma opinião mais forte que o comparativo publicado.

      • Leandro1978

        Bem, então enfie-os em um poste e compare os ferimentos…rs… Brincadeira à parte, acredito que a sua opinião se baseia no uso diário (qualidade, acabamento, dirigibilidade, ergonomia, etc) e não em um momento de colisão, ainda mais nas condições dos testes. A não ser que você tenha sofrido alguma colisão com ambos.

        • WorthWRT

          Brincadeiras mesmo, até pq a colisao que vi não é seguindo normas nem modelo padrão. kkkkkkkkkk
          Mas o que fico pensando é as pessoas que dizem que o carro só tem uma estrela pois não tinha Air Bag e etc e ficam especulando o concorrente que nem teste tem, estão muito desinformadas. Claro, só compro carro com AB e ABS no mínimo, e ainda gostaria de ver os testes de ambos com AB para comparar com o Europeu (eu vi muito o teste de lá e me baseei antes de comprar o carro, sei que não é a mesma coisa por causa do mercado e etc, mas serve como referência já que na época nao tinha o LatinNCAP).
          E outra, eu vi a batida em carro com AB, e como ninguem morreu ou teve ferimentos graves, já é outra referência. Lembre-se que o latinNCAP e etc são referências, numa colisao na estrada ou rua tem muitas variáveis que nos testes padrões não existem.

          Só gostaria que as pessoas paracem de especular e esperassem até o teste com AB em ambos os modelos para ao menos ter um resultado para discutir.

          • riccorreasp

            Worth, o airbag não alteraria o fato de que a coluna A ficou retorcida e a base do veículo parecia que estava dobrando após a colisão.

            O teto amassou com uma facilidade impressionante.

            A estrutura do carro é ruim. Quanto a isso não há o que fazer.

            Você comprou esse carro porque só nos oferecem essas porcarias e não tem qualquer culpa por tê-lo adquirido.

    • DougSampaNA

      mas o pior de tudo é que alem de ruim de estrelas……Na Inglaterra, o Sandero Access custa pouco menos de R$ 20 mil. A oferta é uma operação de leasing de 49 meses e, se quiser permanecer com o carro ao final do prazo o comprador terá que pagar R$ 3.600,00 adicionais.

      Quem preferir dar uma entrada menor, R$ 2.300,00, pode fechar o leasing por R$ 340,00 mensais.

  • dudupruvinelli

    Fox sem sombra de dúvidas.

    • _Rafael

      Até chegar o resultado do Crash do Fox…

      • dudupruvinelli

        por analogia, pode-se deduzir que o fox ganhe umas 4. O gol ganhou 3, o polo 4, então ou o fox ganha 3 ou 4. Se ganhar 2 aí a coisa tá feia!

  • _Rafael

    Dois carros para países emergentes. Dacia na Europa 'rica' é carro de segunda. O Sandero com airbag e abs deve tirar no máximo 3 estrelas nos testes ,e o Fox? Carro caro, será que tem segurança? Airbag e ABS não bastam. Aliás, as versões 1.0 destes carros tem desempenho PÉSSIMO, não valem a pena. O que não ficou claro na reportagem é o valor total das revisões do VW. Esses 1980 reais é o custo total ou o custo de uma das revisões? Pelo menos a Renault colocou um verdadeiro automático (será que é melhor que o automatizado VW?). O Sandero tem 60l a mais de porta-malas, entre-eixos de carro médio. São carros bons para pessoas altas?

    • Bikudin

      Com certeza, Sandero é muito melhor Fox, alías não só o Fox, o Gol G5, Voyage e por ai vai. Ja tive Fox e nuuuuuunca mais terei.

      • _Rafael

        Qual Fox? O primeiro ou o segundo?

        • Bikudin

          os dois, o pior q me ferrei com o primeiro e a minha teimosia me fez me ferrar com o segundo.

    • andre_woodstock

      Só dizendo que as revisões do Sandero são anuais ou a cada 10 mil km…as do Fox são semestrais ou a cada 10 mil kma, ou seja, como o Fox faz duas revisões por ano, esses preços informados pelo NA estão de uma maneira uqe prejudica o Sandero, uma vez que não reflete o custo anual…que nesses 60 mil km do Sandero, é muito mais baixo que o dos 60 mil km do Fox.

      • WorthWRT

        É justamente do que sofro, pois possuo ambos os carros como comentei mais acima. Minha última revisão do fox foi por tempo (6 meses) e apenas 5mil km. De acordo com o plano de manutenção tinha que trocar o filtro de combustível que já havia sido trocado 5mil km antes (detalhe, eu sempre abasteço com gasolina e em posto de amigo ou conhecido há mais de 10 anos e nunca tive problema, então sei que estou colocando gasolina e não suco de limão).
        Fora que paguei 400 reais na revisão do fox (preço de tabela, constei no site) por causa de 5mil km….só pra não perder a garantia. Meu é um 1.6 imotion.

        Agora, alguém aqui já teve a curiosidade de verificar as revisões do Fox na internet? O modelo 2010 é a cada 10mil km ou um ano, o 2011 em diante a cada 10mil km ou 6 meses. Para o mesmo motor, transmissão, e facelift, alguém poderia explicar?

      • MakotoNet

        … e rodar 60mil Km em um ano eh uma certa facanha, mesmo para uso comercial … o FOX tem 1 ano de garantia e o SANDERO 3 anos… ou seja, dentro da garantia, so com o Sandero chegaremos na revisao de 60mil Km.

  • DarlonSC

    Em termos de aparência, ambos são sem graça, mas o Fox passa mais solidez, sobretudo internamente. O ruim é que cobra cada centavo por essa aparente solidez.

    • MakotoNet

      FOX eh bem fragil e SANDERO tem motor "chocho".. rs, cada carro com a sua dor

  • Herumor_

    2 carros que cobram muito mais do que valem só para dizer para o vizinho que é "melhor" que o hatch normal dele ¬¬
    1 foi feito para os europeus pobres e o outro foi feito para encaixar em uma categoria inferior mas o povao subiu ele de categoria nas costas…

  • PKuster

    Por mais que TODA a linha de produtos da Volkswagen (no Brasil) esteja defasada, com modelos, plataformas e motorizações do século passado, ainda optaria pelo defasado Fox no lugar do horroroso Sandero – um caixão sobe rodas – um produto da Dacia para "Paíse emergentes" e seus pobres consumidores desinformados.

  • greicemari

    O Sandero é um carro honesto e gostoso de dirigir, adoro a suspensão da Renault para o clio e Sandero elas são bem acertadas..em paralelepipedos você quase não sente… Não gosto de VW acho ladroagem o que eles fazem com os "opcionais" e principalmente pelo papel de bonzinhos que fazem,Para mim aonde já se viu ter air bag e ABS se nem se quer vem com um ar condicionado de série? Todo mundo sabe que esse papo de air bag e ABS vai ser obrigatorio, só porque a VM se antecipou faz MKT por aí, sendo que não faz mais nada que a obrigação..

    • WorthWRT

      Isso é verdade, a suspensão do sandero é muito mais confortável que a do Fox, e no calçamento nem faz um grilo sequer. Já o fox o plastico interno fica tremendo um pouco, além dele não absorver os impactos e irregularidades. Porém o isolamento acustico é ligeiramente melhor no fox que no sandero, além de mais econômico em consumo.

    • MakotoNet

      FOX eh o carro do nhec-nhec… quem gosta de nhec-nhec escolhe FOX rsss

  • Long_life_tobigcars

    Uma coisa pela outra. O VW na versão completa sai por R$ 47 mil ao passo que o Renault sai por R$ 44 mil. Mas falando-se em revisões, o VW é mais barato que o Renault mas no final somando os valores das revisões ao preço final do veículo, eles se encontram e acabam empatados.
    A escolha naturalmente recai sobre o Renault mais pelo espaço interno e pelo porte do modelo. O VW é apertado e em termos de qualidade não acho que seja melhor que o francês já que os atuais VW estejam ruins em termos de qualidade.

    • andre_woodstock

      Errado colega, faça o custo por ano das revisões e tu vai ver que o Sandero tem as revisões muito mais baratas que o Fox, visto que as revisões do Fox são obrigatórias a cada 6 meses, já as do Sandero são a cada 12 meses. isso deixa o Sandero com o valor de R$ 946,00 somando os 3 anos de revisões, já o Fox em 3 anos tem o custo em R$ 1.980,00…fora que o Sandero tem 3 anos de garantia e o Fox só 1.

      • Long_life_tobigcars

        Faz sentido mas me baseei (não sei se está correto a palavra) na noticia acima que vou novamente colocar.

        O Renault Sandero 1.6 tem revisões de até 60.000 km que custam o total de R$ 3.281,00 já com mão de obra. O maior valor é de R$ 1.284 na de 60.000 km. Já o Volkswagen Fox 1.6 tem custo de R$ 1.980,98 em revisões de até 60.000 km, lembrando que apenas as duas primeiras tem mão de obra gratuita. O intervalo nas revisões é de 10.000 km nos dois modelos.

        • andre_woodstock

          Pois é, mas como falei acima também, não é um método correto comparar, uma vez que a Volkswagen força o cliente a fazer revisões a cada 6 meses, assim como a Ford também faz…coloca na ponta do lápis, e veja um usuário comum que em média roda 8 mil km por ano, quanto gasta com revisão na VW, na Ford e na Renault.

          • fredggp

            Pois é André, mas 60000 é 60000 independentemente de ser de 6 em 6 meses ou de ano em ano. O que entendi da reportagem é que o total gasto após 60000 km são estes valores para cada modelo.

            • andre_woodstock

              Porém, o que tu vai gastar em 6 anos na Renault, tu gasta em 3 na Volkswagen…agora, veja quanto tu vai gastar em 6 anos de revisão da Volkswagen.

          • Long_life_tobigcars

            E as revisões de um ano do atual Gol não são nada baratas. Mais de R$ 520,00. Um verdadeiro absurdo. E eles inventam de trocar tudo, resta saber se realmente trocam mesmo no que cobram.

          • ThorBH

            vw tá se achando audi no br… a manutenção dos carros dela está caríssima!!

            uma das coisas que se faz com mais frequencia num carro é trocar o óleo do motor… o óleo de um gol, o maldito 5w40 sintético, custa quarenta e tantos "réis"… só por aí vcs tiram base… um óleo de honda civic, carro mais caro e superior em todos os aspectos, custa 22,00 na css….

            a maçaneta do motorista do meu gol estragou (só fechava na chave), a substituição por uma nova custou 590,00 (R$500,00 só a peça, que só achei na css)… wtf isso é custo de manutenção de popular?

  • Froid_Dalton

    Depois do crash test, o Sandero ficou com o filme beeeem queimado, beeem queimado mesmo. Se antes eu já não gostava muito, agora eu não teria um nem de graça. O Fox provavelmente deve ter resistência semelhante à do Polo em batidas, pois compartilham plataformas, motor, suspensão…..eu iria de Fox sem sombra de dúvida, mesmo que custasse mais caro.

    • Mr. Potato

      Você sabe que todos os modelos nessa faixa de preço e sem air-bags tiraram 1 estrela também né? Não se iluda com esse pensamento de que "o Fox deve ser igual ao Polo", pois provavelmente ele se sai tão mal quanto seus concorrentes. É um carro que foi projetado pra substituir o Gol, lembre-se disso.

      • Long_life_tobigcars

        E se duvidar o Fox tem o mesmo nível de segurança estrutural do atual Gol que foi tão mal nos testes de crash test quanto o Sandero e Jac J3.

        • Leandro1978

          Cara, acho que além das estrelas, deve-se olhar a pontuação. Apesar de Gol, Sandero e J3 tirarem apenas uma estrela e, aparentemente estrem no mesmo nível, mas se você olhar a pontuação, verá que há diferenças. O J3 tirou 3,50, Sandero 4,61 e o Gol 5,75. Desta forma, me parece que, mesmo inseguros, em alguns, a insegurança é ainda maior, que é o caso do chinês.

          • Long_life_tobigcars

            Bem! Mas mesmo que haja pequenas variações de posição em números, não que dizer que o GOL seja tão superior aos demais. Acho valido mesmo é a pontuação por estrelas. Não importa se para cada estrela haja um nível x de estrelas. Quando mais "estrelas", melhor.

      • Froid_Dalton

        A 4Rodas fez o teste de longa duração com um Fox, há uns anos atrás. Ao desmontar o carro, elogiaram a estrutura resistente dele. Posso estar errado, mas acho que o Fox é mais seguro que o Gol G5, pelo menos.

    • MakotoNet

      FOX com resistencia de POLO? essa foi boa rsss…. sonho seu rss

      • PoloGT

        Eh a mesma plataforma, ambos projetados para o mercado europeu, com qualidade inferior por serem feitos aqui, mas provavelmente, ambos nacionais, devem ser feitos com a mesma resistencia. Mudam as chapas mas a estrutura eh quase a mesma

        • MakotoNet

          Conheco bem o Fox e digo que eh de baixissima qualidade e tenho muita esperanca que o Polo nao siga a mesma linha, mesmo que o nosso Fox tenha uma leve lembranca visual do Polo.

    • jluizlourenco

      O Fox tbm usa soldas a laser como o Polo, só não sei precisar se ele tem as chapas de espessura variáveis… em todo caso acho que menos de 3 estrelas ele não tem.. ou 4 ou 3 com toda certeza!

  • riccorreasp

    Sandero, o carro com estrutura com deformação mais fácil do que uma lata de Coca-Cola.

    • MakotoNet

      FOX eh a lata de pepsi rsss

  • RmouraTW

    Nunca gostei de nenhum dos dois, mas prefiro o Fox do que o Dácia Sandero feito com lata de cerveja.

    To sentindo falta das matérias sobre o Etios… Acho que a toyota NÃO QUER que fale dele…

    • MajorAutomotivo

      Que nada. A Toyota está divulgando "pesado" o carro na TV. O bicho é que é ruim de venda mesmo.

      • Wolf_Hoffman

        Ruim de venda e de cara kk
        O carro parece que está derretendo hehe…
        Não conheço o carro "pessoalmente", falo somente da aparência do mesmo baseado no que vi no NA e demais sites de carro…(antes que venha alguem criticar pelo meu comentario)

  • paranaiba

    comprei um Fox recentemente, modelo Prime Imotion 2011/2012, paguei relativamente barato por ter comprado de frota da VW, com todos os opcionais de fábrica menos teto solar, estou gostando muito do carro, nada a reclamar, nem mesmo do cambio que todos falam mal, o meu na rodovia está fazendo 16 km/l com ar ligado, carro é sorte, e quem teve Fox para dizer nunca mais é porque foi um premiado!

  • duduguazzi

    O que acho engraçado na linha da vw é que ela cobra tão caro nos opcionais do Fox que quando equipado de forma razoável em segurança e conforto (I-Trend, rodas liga 15", KIT V (ar-condicionado e vidros elétricos, chave canivete e mais alguns afins como tomada 12v que sim é opcional hauhauha) e três apoios de cabeça atras) a versão 1.6 (comum não a Prime) custa R$43542 e um Polo 1.6 sai por R$46644 (basico + módulo conforto) com mesmos itens mas é maior, acabamento melhor, melhor acústica, fabricação mais reforçada. Fora que no Polo liguei pra CC aqui de Floripa e me davam até 2mil de desconto mas no Fox não o que já jogava os preços para mil reais de diferença.

    • Long_life_tobigcars

      Sinceramente! Jamais pagaria R$ 46 mil por um Polo. Vendo tantas opções melhores por esse preço, não consigo entender como tem gente que paga esse valor por um carro que está prestes a completar 11 anos de linha. O mesmo que se diga ainda mais absurdo em relação ao Golf G4,5.

      • Stark

        E quemm disse que idade é problema?? Etios/Fluence são carros modernos de 2 airbags que conseguiram as mesmas 4 estrelas no CrashTest.

        • Long_life_tobigcars

          Mas esse tipo de pensamento é que faz a alegria das montadoras em permanecer um mesmo modelo por mais de dez anos e cobrando como lançamento.

          O Fluence vendido no brasil não tem o mesmo nível de segurança ao vendido no exterior. Lembrando que os modelos similares vendidos na banânia são depenados até na estrutura afim de obter o máximo lucro possível. E a "massa pastada" não liga para isso já que a beleza é o que importa.

    • figado

      Caramba, em SP um Fox Prime com tudo isso que vc falou sai por 42 mil, fora o choro. Diferença bem razoável de uma cidade pra outra.

    • TvaxQuivax

      desde quando roda de liga é sinonimo de conforto, muda o que mesmo essa roda? Sem falar que ao gastar mais de 40 mil em um carro é preferível apgar um usado de categoria superior e ainda ter dinheiro para muita manutenção, baixa depreciação etc etc..

      • duduguazzi

        Realmente, quando falei segurança e conforto deveria ter dito segurança, conforto e Estilo .
        Acho sim que existem equipamento muito mais relevantes que a roda de liga mas a partir do momento que eu deixo de comprar um carro pé de boi eu quero o mínimo de estilo no meu carro, fora que o Fox já tem design sóbrio d+ e ainda mais sem roda de liga(minha opinião).

  • zemarreta

    Entre os dois, prefiro um Clio IV…

    • Leandro1978

      Se você consegui um me avisa, pois quero saber onde encontrar um…rs… A não ser que você considere a aberração do Clio nacional reformado como a quarta geração, aí nem precisa me avisar…rs…

  • JoinhaI

    Cara veio não consigo ver uma beleza se quer em carros da Renault, veio esse povo é doido é ? Deixar de comprar um Fox muito mais bonito pra comprar um lixo Renault, na realidade não consigo intender como que vende Renault…Carro tudo feio, sem segurança, que povo burro hein !

    • MajorAutomotivo

      Sério?
      Eu passei no meu primeiro vestibular, tenho curso superior, especialização, mestrado e tenho um Renault Logan AT, completo. Paguei menos que os valores dos concorrentes diretos.
      Devo ficar muito burro dentro daquele carro quadrado. Na próxima eu vou de Renault novamente, quem sabe um Fluence (minha burrice vai aumentar?).
      Quanto à "falta de segurança", eu gostaria que o modelo da Renault tivesse sido testado com airbags. Todos os carros testados sem tal equipamento tiraram "nota 01".

      • fschulz84

        Pois é… Por essas e outras que a VW faz o que quer no mercado brasileiro.

        Quem compra Renault é "burro" e o cara não consegue "intender" quem compra tais carros.

  • fkas

    Depois do resultado do NCAP, nem para um inimigo eu recomendo um Sandero…

  • MakotoNet

    Ambos carros sao ou serao reprovados por qqr crash test aqui no Brasil…
    FOX eh pra quem gosta de carro bonito e nao liga a fragilidade/baixa qualidade que tem…
    SANDERO eh pra quem quer espaco num carro popular e nao liga para o motor "chocho"
    … todo carro tem qualidades e defeitos, cada um escolhe o que mais importa.

  • birchip

    Quanto a segurança, abaixo o crash test feito no VW Fox Brasileiro 1ª geração.

    Não foi feito pelo instituto Latin NCAP mas mostra o comparativo de colisão frontal do Fox, um equipado com airbags (cor vermelha) e outro sem (cor preta)

    Dá para notar que o Fox sem airbags, o resultado foi muito ruim, não seria diferente do Renault Sandero sem airbags (1 estrela)

    Brazilian Fox Crash Test
    [youtube 4CzV9FKZvAM http://www.youtube.com/watch?v=4CzV9FKZvAM youtube]

    • raulgodiano

      Pessoal esta se iludindo , foi-se o tempo que a Renault trazia carros "bons" para o Brasil, ela aprendeu com nossa "inteligencia" , o fato é que o brasileiro nao sabe "brigar" por nada, ele engole aquilo que lhe é dado e ainda engole feliz.

    • Leandro1978

      Claro que foi diferente! A porta não amassou que nem no Renault. O Dummy morreu, mas a porta tava lá inteirinha, tanto que tiveram que abri-la com pé-de-cabra…rs…

    • jluizlourenco

      Coluna A e habitáculo ficaram inteiros, no Sandero a coluna A foi pro vinagre!

  • diegoandrade1

    essas saidas de ar do Sandero empobrece o interior do carro.

    • Stark

      Qualquer interior com saída de ar redonda empobrece o interior.

  • W_Santos

    Tem muitas situações a se pesar no comparativo, vou citar 3 positivas para cada carro:
    Fox:
    Design mais acertado, apesar de ser item de carácter pessoal, o hatchvan d VW é superior.
    Interior bem acabado, quem tem ou conhece sabe que o interior do Fox G2 é superior a todos populares no mercado.
    Motorização mais eficiente. Para os padrões brasileiros, o EA111 1.6 se mostra superior pois entrega boa potencia em baixar rotações e seu desempenho é adequado na estrada. Apesar das 16V do Renault, por aqui o que reina é ainda um cabeçote simples 8V, porém se o motor Renault, que é excelente, entregasse mais torque em baixa, sem um delay até os 2000 e poucos giros, seria superior ao VW.

    Sandero:
    Espaço interno: não há nem comparação, nesse quesito é muito superior. Apesar do Fox ser bem espaçoso para seus ocupantes, seu porta malas diminuto é o calcanhar de aquiles.
    Garantia 3 anos: Contra 1 ano do VW não tem nem argumentação.
    Opção de cambio AUTOMATICO: Sim, é automático, não automatizado, portanto superior.

    Sinceramente, a não ser que a necessidade for um Automático de verdade, não vejo muitas vantagens no Renault, e nem vou entrar no mérito do teste do Latin NCap. Escolheria o VW por considerar que ele tem um conjunto mais acertado, e acabamento superior. A revenda também tende a ser melhor, é um carro de aceitação no mercado, sem dúvidas. Fato que são concorrentes bem parelhos.

    • Soichiro_Honda

      Sua intenção é boa ao tentar comparar os carros é importante conhece-los antes. O Sandero 1.6 é 8V e não 16v como você citou. O motor 16v chamado K4M equipa apenas o modelo automático, que em comparação do o 1.6 da VW oferece maior desempenho e torque em qualquer rotação.

      • W_Santos

        Realmente vc tem razão, a comparação é apenas entre os 8V em nenhum momento eu falei algo ao contrario. Porém citei o 16v para efeito de "opção" porque a Renault comercializa a versão 16V na versão Automática, e mesmo assim não sei se é tão mais eficiente. O novo motor 1.6 que equipa os Nissan March e Versa, esse sim é bem superior inclusive ao K4Mda Renault, acredito que passe a equipar os Renault no futuro.

        • Soichiro_Honda

          O K4M 1.6 16v é 110/115 cv com um torque de 16,0. Superior ao EA111 e o K7M. O motor que equipa March e Versa é mais moderno por possuir comando de abertura de válvulas, mas nem por isso mais potente, apesar de ter um torque mais bem distribuído por causa da abertura das válvulas. A Renault não deve fazer opção por esse tipo de motor porque o K4M equipa o Sandero e Logan automático, Duster 1.6,Symbol, Megane e ainda há testes para o Fluence com esse motor.

          • W_Santos

            Tanto o K4m quanto o K7M são excelentes motores, porém de concepção antiga, e o mercado inteiro está se atualizando. Acredito que seria a solução mais "economica" para a Renault é a utilização do HR16 Nissan. Mesmo porque há opção de cilindrada maior, 1.8L e 2.0L, e sua utilização seria otimizada para toda linha Renault de produtos, excluido-se os 1.0L. Sem contar que popularizaria mais o propulsor com o uso na linha Renault, entregando mais economia e distribuição de peças.

          • Stark

            Errado! São 15.5kgfm @ 3700rpm, abaixo disso o motor não tem o mesmo torque do Fox; Acontece que no Sandero Automático nem sente essa falta de torque nas baixas rotações por conta de ser AT; Já o EA111 é muito torcudo, sem exagerar mas consegue andar a 1200~1300RPM num Fox 1.6 tranquilo;

            Em termos de Motor sem sombra de dúvidas que o EA111 é melhor, só dirigir os dois pra ver;

            • Soichiro_Honda

              Antes de falar que os outros estão errados, preste atenção: Vou traduzir para uma linguagem bem fácil: K4M: 16 kgfm (A) 15,2 kgfm (G) a 3750 rpm. O torque e potência do EA111 é menor. Mas como esse motor é 8V ele distribui o torque melhor até 3000 rpm. Depois disso, é pior em torque e potência. Ou seja, o motor VW é melhor para o uso urbano, em rodovia ou quando o motor é mais exigido, perde em torque e potência para o K4M. Se você que comprovar veja: http://bestcars.uol.com.br/comp4/siena-fiesta-sym…. Ou seja você está ERRADO! e nunca deve ter dirigido nenhum desses carros. Só ouviu o amigo falar no comentário do video do youtube que um colega do cunhado postou.

              • Stark

                Eu chutei os 15.5kgfm porque um dia olhei no manual e não sabia que chegava a 16.0 desculpe, mas mesmo assim o torque chega mais alto e ficar olhando só números não dá mesmo. É bem notório a diferença de torque nos dois motores.

                A diferença do EA111 pra esse daí da Renault é a vantagem depois dos 5500rpm (pro renault), e se for pra mim escolher motor eu ficaria com o EA111 mesmo por conta de torque e também por economia de combustível pois os dados dessa tabela do link tbm aponta maior economia ea111.

                Mas se eu fosse usar mais pra rodovia, é óbvio que eu dou preferencia pro 16V (mais elástico numa ultrapassagem).

    • FreeCustomer

      Concordo com W_Santos. Ao comparar um Renault com um VW, nunca se esqueça que o valor de revenda do Sandero é baixíssimo, devido ao péssimo pós-venda dessa marca. Isso acontece porque a Renault do Brasil só pensa em lucro (ganância). Caso você compre o carro e depois, por um problema qualquer tenha que vendê-lo, com um Renault você quebra seu caixa.

  • wiliamp

    tenho um fox trend 1.6. Estava em dúvida entre fox e sandero. o que me fez optar pelo fox foi o motor, que no sandero tem um som horrível (som do motor), o estepe, que fica dentro do carro, e o preço de manutenção. Claro, o sandero tem seu lado bom. o porta malas é muito bom, ao contrário do porta malas do fox, que parece um ovo. Seria idiotice ficar reclamando do porta malas do fox como muitos donos fazem, pois afinal, antes de comprar, eu vi o tamanho.
    O sandero tem pouco espaço para as pernas pra quem vai na frente. no meu caso, que tenho 1,65 m, minha perna pegava muito no painel quando regulava o banco pra mim. mas atrás, em compensação parece um sofá!

  • RafaPinheiro

    Eu so pegaria o sandero na versão GTline que ja vem com abs e ab2 de serie pelo mesmo preço da privilege que vem sem os itens alem da gtline trazer uns mimos como volante revestido em couro, terceiro encosto de cabeça no branco traseiro entre outros. Choraria um desconto no fox pois tenho conhecimento que a VW põe esses preços de tabela nas alturas e dão descontos na hora da negociação para o cliente achar que esta fazendo um otimo negocio, se o preço do fox ficasse pouca coisa acima do sandero minha preferencia seria pelo fox, mas pela diferença citada na materia de mais ou menos 4 iria de sandero sem duvida.

  • Daniel Ramos

    Se ja estao felizes com essa atual geração do sandero, esperam até vir a outra, que visualmente é bem mais interessante e bonita…Esses dois ai que se cuidem, porque com o HB20 e ONIX no mercado eu aposto que a venda do sandero/fox vao cair. Enfim, atualmente eu nao compraria nenhum desses dois

  • Stark

    Renault precisa de umas aulas de como fazer um interior bonito e agradável.
    Em termos de motor, consumo, manutenção, etc, eu dou meu ponto pro Fox. Aliás como falaram acima, esse 1.6 EA111 depois de 2011 tá excelente em consumo, o 1.6 da Renault também deve ser economico (por ser 8V)

  • marcelofalves

    nem sandero muito menos fox, o melhor na minha opiniao hj em relação custo beneficio é o punto, completo com abs e air bag duplo, por 39 mil compra um, ja um fox 1.6 com equipamentos similares chega a 45 mil, nao rola, o polo entao, sem condições, nao é a toa que o punto ta em primeiro nas vendas no seu segmento

    • jluizlourenco

      Punto é mais barato, mas é um lixo! Em termos de qualidade de construção, desempenho o Polo da 1000 a 0

      • marcelofalves

        concordo em partes, nem vou falar que o polo esta defasado pq na realidade o punto tb esta, afinal ja faz um tempo que punto ta no mercado tb, agora Polo realmente é mais carro que o punto, só que o preço dele é complicado

  • fep

    Sem dúvidas, VOU DE POLO !

  • Airton nascimento

    sandero foi eleito o melhor da categoria por quatro ano consecutivo em todos os aspectos, pela revista quatro rodas, vejo o fox como um carrinho tipo ford ka, clio, gol,e outros, um ótimo carro para os pais darem de presente as filhas uma ves que ele é um carro bem femenino.

  • Jakson

    Comprei um sandeiro a um mês…..e posso dizer como dono…que o carro é um lixo…que se salva apenas pelo espaço, altura do solo e suspensão…pq de resto…meu Deus..vamos lá: Cambio péssimo o pior que já vi, já, tive gol, honda fit, palio, e rodei em outros carros e nunca vi um cambio tão ruim…nas marchas baixas principalmente….nossa pra ré. Fora que as marchas tem um espaçamento ruim…e o motor não tem uma resposta continua só responde de verdade a partir de uma certa rotação ideal..oq sem duvida aumenta o consumo se vc quer andar bem…Acabamento interno…putz…me supreende quando vejo alguem elogiar o acabamento do sandeiro…cara que carro esses cara tinham antes ..uma variante.. meu tem rebarba e peças mal encaixadas pra todo lado…nem o ferro onde corre o banco eles colocaram algo pra disfarçar…os bancos meu deus só de olhar vc ve q não vão durar… Resumindo….Nunca mais compro Reno…essa foi uma experiencia…sai de um honda fit…que é infinitamente melhor…mas muito baixo e mal preparado pra condições de rodagem do Brasil…mas se for pra pegar um carro mais robusto…vá de outra marca, pois a reno pega pesado na economia e péca e coisas imperduaveis como até mesmo a segurança. Pena ninguem ter me orientado antes de comprar essas porcaria que é bonito por fora e ordinário por dentro.

  • paulo

    Tenho um fox 2011 1.6 que suspensão dura!!!!! E no asfalto, na terra nem se fala. Alguem pode me imformar se o sandero tem suspensão melhor ?pa

  • Diego

    O sandero é muito melhor que o fox, tem maior espaço muito mais economico, as revisões é a cada 10000 km e o fox a cada 5000 km e custa muito mais que a do sandero, e parte interna do fox é orivel parece uma kombi antiga, andar em 4 pessoas no fox ja fica apertado, sem falar do porta malas que não tem espaço pra nada

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend