Jeep Matérias NA SUVs

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

O Jeep Compass 2018 chegou ao mercado nacional em julho de 2017, trazendo várias novidades que realçaram a proposta do SUV médio da marca americana.


Ele trouxe novidades relacionadas com conectividade, como nova multimídia Uconnect com sistema Android Auto e CarPlay, além de tela de 7 polegadas.

Outra novidade foi a inclusão do sistema Start&Stop no motor Tigershark 2.0 Flex, que o ajudou bastante na redução do consumo de combustível, estimado pela Jeep em 11%.

Além disso, a linha 2018 do Compass recebeu mais itens para oferecer maior requinte e luxo, como as rodas aro 19 polegadas acrescentadas na versão Limited, que estreou na linha 2018.

Já a versão intermediária Longitude, recebera bancos em couro de série, acabamento que era estendido ainda às portas e apoio de braço central.

O Jeep Compass recebeu ainda duas novas cores externas e uma interna, sendo as primeiras Verde Recon (sólida e alusiva aos 75 anos da marca) e Marrom Horizon, metálica.

Dentro, a cor Sky Gray era um tom de cinza para as versões Longitude e Limited. O Compass também recebeu mais itens nas versões. A Sport, por exemplo, passou a ter ar condicionado dual zone.

A tampa do porta-malas elétrica nas versões Trailhawk e Limited também passou a estar disponível como opcional, além do conhecido pacote High Tech, que acrescentava controle de cruzeiro adaptativo e leitor de faixa com correção.

O Compass 2018 manteve sua mecânica inalterada, com exceção do desligamento automático do motor no Tigershark e do acréscimo de rodas aro 19 de série.

Assim, o SUV da Jeep manteve sua boa dinâmica de condução, oferece conforto, luxo e performance. Lançado no final de 2016, o modelo foi o segundo da marca fabricado em Goiana-PE.

Com projeto elaborado sobre a plataforma BSUW da Fiat, extensamente modificada pela Chrysler, o utilitário esportivo entrou num nicho de mercado que o fez líder até entre os SUVs de modo geral no Brasil.

Dotado de preços entre R$ 105.990 e R$ 158.990, na linha 2018, o produto da FCA fazia a ligação entre os SUVs compactos e os modelos médios “maiores”, já que o Compass mede apenas 4,41 m de comprimento.

Esse porte intermediário, no entanto, não cortou a presença de itens tecnológicos e muito menos de luxo e conforto a bordo. Como um irmão maior e mais caro que o Jeep Renegade, o modelo bebe da mesma fonte em seu DNA.

Apesar de não ter um estilo voltado ao clássico da Willys, ele tem características plenas de um off roader, assim como o irmão menor, embora ainda com linhas robustas e diferenças frontais igualmente entre as versões flex e diesel.

Com motores Tigershark 2.0 Flex de até 166 cavalos e diesel Multijet 2.0 com 170 cavalos, o Jeep Compass tem ainda câmbio automático de seis ou nove marchas, respectivamente, além de tração dianteira ou nas quatro rodas.

Compass 2018 – detalhes

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

O Compass 2018 é um SUV de linhas robustas e fluidas, bem diferente da aparência mais atarracada do Jeep Renegade, que faz alusão ao modelo clássico.

Com um bom equilíbrio nas linhas, o utilitário esportivo vem com frente levemente arredondada, o que ajuda bastante na aerodinâmica. Os faróis com projetores podiam ser de lâmpadas comuns ou bi-xênon, tendo assinatura visual em LED.

A grade assumia a identidade da marca com seus aberturas cromadas e verticais, enquanto a parte inferior do para-choque ainda tem formas diferenciadas entre as motorizações oferecidas.

No caso da diesel, o protetor permitia um maior ângulo de entrada com a parte inferior recuada, onde uma moldura preta sustentava a placa e as entradas de ar mais abaixo, assim como duas delas estilizadas, dependendo da versão.

Em sua versão Trailhawk, ganchos de cor laranja também eram vistos no para-choque. Molduras laterais continham ainda, os faróis de neblina eram acompanhados por repetidores de direção, luzes de curva e de uso diurno (sem LED).

Quando o SUV da Jeep vinha na versão flex, o visual mudava novamente. Nesse caso, o para-choque tinha uma pequena abertura para entrada de ar sobre a placa, mantendo na parte pintada, as molduras com luzes auxiliares já descritas.

Já a parte inferior era menos recuada e contava ainda com um spoiler, tendo apenas uma grade inferior centralizada e envolvida por acabamento preto. A parte superior continua a mesma para as duas motorizações.

Com saias de rodas e base das portas emolduradas, o Compass 2018 trazia ainda maçanetas e retrovisores na cor do carro, sendo que na versão Limited, vinha com base dos espelhos cromada.

Frisos cromados sobre as janelas, barras longitudinais no teto e possibilidade de colunas e arco do teto em preto, podiam ser vistas no modelo, que ainda dispunha de teto solar panorâmico opcional ou barras em alto relevo quando sem.

Tendo boa área envidraçada, o utilitário esportivo tem ainda vigias nas colunas C, estas reforçadas, assim como acabamento em preto brilhante na traseira. O belo friso cromado envolve a vigia traseira, dando mais status ao carro.

As lanternas parcialmente em LED são cortadas pela tampa do bagageiro. Com vigia larga e tampa dotada de placa e maçaneta, o Compass ainda dispõe de para-choque preto com luzes de neblina e boa curvatura para ângulo de saída.

Bem consistente, o produto da Fiat Chrysler ainda chamava atenção para as novas rodas aro 18 polegadas da versão Limited Flex, que eram parcialmente cromadas e se harmonizavam perfeitamente com a cor branca.

Ainda assim, a nova opção de roda aro 19 polegadas com pneus 235/45 R19 e trazia um conjunto em preto brilhante e levemente diamantado, que dava uma cara mais esportiva ao SUV pernambucano. Nas demais, rodas aros 17 e 18.

A versão Trailhawk tem suspensão alguns milímetros mais alta, o que reforça sua proposta mais focada no fora de estrada e ainda portando o emblema Trail Rated.

Por dentro, o Jeep Compass é um carro bem interessante, apesar do compartilhamento de instrumentos com Renegade e Toro. O padrão de acabamento é da marca americana e não há nada visível que pareça da Fiat.

Com interior em dois tons, dependendo da versão, o SUV apresenta um ambiente cheio de detalhes, tendo opção de bancos e parte inferior da guarnição em cinza, enquanto o restante do padrão era preto.

Tendo um desenho mais suave do painel, o modelo trazia cluster com mostradores analógicos grandes, sendo que na versão Sport, havia um display digital de 3,5 polegadas, enquanto as demais tinham uma tela digital de 7 polegadas.

Com indicação até de mudança de estação climática, esse display em TFT é totalmente personalizável e muito completo, incluindo navegação. No entanto, o Compass 2018 perdeu o GPS nativo, baseando-se nos apps Waze e Google Maps.

Falando nisso, o modelo passou a oferecer na linha 2018, a multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas na versão Sport, enquanto Longitude, Limited e Trailhawk vinham com 8,4 polegadas.

Esta acrescentava comandos de climatização, além de mídia, telefonia, aplicativos e sistemas do veículo, além de câmera de ré. O ar condicionado manual na Sport, passou a ser automático digital dual zone como nas demais.

No console abaixo, quando na motorização diesel, o utilitário esportivo vinha com o Selec-Terrain, um seletor de tração com os modos Auto, Mud, Sand e Snow, bem como o Rock, exclusivo da versão Trailhawk.

Além disso, traz bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, marcha reduzida e controle eletrônico de descida. Ao lado, ficam uma fonte de 12V e entradas USB/auxiliar.

A alavanca de câmbio em couro (exceto Sport) tem ainda opção de trocas manuais. Falando nisso, o volante com ajustes em altura e profundidade, vinham com paddle shift para mudança manual, assim como couro, dependendo da versão.

Essa direção – elétrica e adaptativa com o ACC – tinha ainda comandos de mídia, telefonia e computador de bordo, assim como do controle de cruzeiro e ajuste do ACC, bem como alerta de mudança de faixa com correção, no pacote ADAS.

Tendo um bom porta-luvas, o Compass 2018 dispõe ainda de sistema de som com boa sonoridade e potência, além de apoios de braços centralizados, banco do motorista com ajustes elétricos a partir da Limited e alarme.

Vinha também com vidros one touch nas quatro portas, bem como retrovisores elétricos, que podiam ser rebatíveis. Podia também dispor de botão de partida e chave presencial, faróis automáticos (HID) e alerta de colisão com frenagem.

Retrovisor interno eletrocrômico era outro item, assim como sensores de chuva e crepuscular. Com porta-objetos sob o assento do passageiro, tinha ainda banco traseiro bipartido e apoios de cabeça para todos, assim como cinto de 3 pontos.

Com 410 litros no porta-malas, o Compass tinha 388 litros no Trailhawk, devido ao estepe em tamanho real no assoalho, já que as demais versões trabalham com pneus provisórios, mais finos e que ocupam menos espaço no bagageiro.

O espaço para as bagagens podia ter lanterna removível, assim como tampa de acesso com acionamento elétrico (como Limited e Trailhawk), sendo acionada por movimento sob o para-choque, na maçaneta, chave ou internamente.

Mesmo com 4,41 m de comprimento e 2,64 m de entre eixos, o SUV da Jeep é um carro com bom espaço interno e conforto. Só o porta-malas poderia ser melhor, mas faz parte do projeto.

Sete airbags (exceto Sport e Longitude), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix, suspensão traseira multilink e freios a disco nas quatro rodas fazem parte do pacote.

Compass 2018 – versões

Estes são os preços do Compass 2018:

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

  • Jeep Compass Sport Flex AT6 4×2
  • Jeep Compass Longitude Flex AT6 4×2
  • Jeep Compass Limited Flex AT6 4×2
  • Jeep Compass Longitude Diesel 4×4
  • Jeep Compass Limited Diesel AT9 4×4
  • Jeep Compass Trailhawk Diesel AT9 4X4

Equipamentos

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

O Compass 2018 vinha nas seguintes versões:

Jeep Compass Sport 2.0 Flex AT6 – Motor Tigershark 2.0 com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, mais direção elétrica, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 225/60 R17, ar condicionado dual zone, multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas, Google Android Auto, Apple CarPlay, câmera de ré, vidros elétricos one touch, travamento elétrico, retrovisores elétricos, faróis de neblina, sensor de estacionamento, maçanetas e retrovisores pretos, barras longitudinais no teto, frisos em preto brilhante, Start&Stop, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbag duplo, Isofix, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EDB, bancos revestidos em tecido, assinatura em LED nos faróis, volante multifuncional, piloto automático, freio de estacionamento elétrico, monitor de pressão dos pneus, alarme e difusor de ar no banco traseiro, chave canivete e banco traseiro bipartido com apoio de braço central.

Opcionais: 

Kit Segurança – Banco do passageiro com porta-objetos, airbags laterais, de cortina e de joelho, totalizando sete bolsas infláveis por R$ 3.200.

Jeep Compass Longitude 2.0 Flex AT6 – Itens acima, mais multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas, comandos de voz, lanternas com assinatura em LED, volante em couro com paddle shifts, rodas de liga leve aro 18  polegadas com pneus 225/55 R18, chave presencial, partida por botão, alavanca de câmbio em couro e bancos em couro.

Opcionais: 

Kit Segurança – Airbags laterais, de cortina e de joelho, totalizando sete bolsas infláveis por R$ 3.200.

Teto solar panorâmico por R$ 6.800.

Pacote Premium – Sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico e faróis de xenônio por R$ 3.500.

Jeep Compass Longitude 2.0 Diesel AT 9 4×4 – Motor diesel Multijet II 2.0 com câmbio automático de nove marchas e tração nas quatro rodas com os modos Auto, Snow, Mud e Sand, mais controle de descida, bloqueio do diferencial traseiro e marcha reduzida, acrescentando os itens acima.

Opcionais: 

Kit Segurança – Airbags laterais, de cortina e de joelho, totalizando sete bolsas infláveis por R$ 3.200.

Teto solar panorâmico por R$ 6.800.

Pacote Premium – Sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico e faróis de xenônio por R$ 3.500.

Jeep Compass Limited 2.0 Flex AT6/2.0 Diesel AT9 4×4 – Itens do Compass 2018 na versão Longitude, mais airbags laterais e de cortina, airbag de joelho (motorista), faróis de xênon, sensor de chuva, sensor crepuscular, cluster com tela TFT de 7 polegadas, detalhes externos cromados, maçanetas e retrovisores na cor do carro, suporte dos espelhos cromado, rodas de liga leve exclusivas, entre outros.

Opcionais: 

Teto solar panorâmico por R$ 6.800.

Pacote High Tech – Controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de faixa com correção, sistema de farol alto automático, ajuste elétrico para o banco do motorista, tomada auxiliar de 127V, partida remota na chave, abertura e fechamento da tampa do bagageiro, alerta de colisão, Park Assist e rodas aro 19 por R$ 9.000.

Jeep Compass Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 – Itens acima, mais suspensão elevada, rodas de liga leve aro 18 polegadas exclusivas, detalhes externos personalizados, detector de pontos cegos, retrovisor eletrocrômico, modo Rock no Selec-Terrain, entre outros.

Opcionais:

Teto solar panorâmico por R$ 7.100.

Pacote High Tech – Controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de faixa com correção, sistema de farol alto automático, ajuste elétrico para o banco do motorista, tomada auxiliar de 127V, partida remota na chave, abertura e fechamento da tampa do bagageiro, alerta de colisão, Park Assist, sistema de áudio premium com nove alto-falantes e rodas aro 19 por R$ 13.500.

Preços

Estes são os preços do Compass 2018:

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

  • Jeep Compass Sport Flex AT6 4×2 – R$ 105.990
  • Jeep Compass Longitude Flex AT6 4×2 – R$ 114.490
  • Jeep Compass Limited Flex AT6 4×2 – R$ 131.990
  • Jeep Compass Longitude Diesel AT9 4×4 – R$ 141.290
  • Jeep Compass Limited Diesel AT 9 4×4 – R$ 157.990
  • Jeep Compass Trailhawk Diesel AT 9 4X4 – R$ 158.990

Compass 2018 – motor

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

Os motores do Compass 2018 eram os mesmos do lançamento, consistindo em duas famílias de motores com origens diferentes na Fiat Chrysler.

Na versão Flex, o propulsor é o Tigershark, um motor que teve origem num acordo entre Mitsubishi, Hyundai e Chrysler, sendo que o mesmo passou por uma evolução ainda com a Chrysler e outra já sob o controle da FCA.

Esta última eliminou o motor 1.8, ficando apenas 2.0 (Compass 2018 no Brasil) e 2.4 (Fiat Toro no Brasil), tendo construção toda em alumínio e com comandos de válvulas variáveis.

Tendo 16V, o Tigershark 2.0 é alimentado por uma injeção eletrônica multiponto sequencial e com tecnologia flex com pré-aquecimento do combustível, no caso o etanol.

Na linha 2018, o propulsor recebe o sistema Start&Stop, de desligamento automático do motor, que permite desliga-lo com o carro parado e engatado, mas com o freio pressionado. Quando este é liberado, a partida é dada novamente.

Desempenho

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

O Compass 2018 vai de 0 a 100 km/h e atinge velocidade final de:

  • Jeep Compass 2.0 Flex AT6 4×2 – 10,6 segundos e 192 km/h
  • Jeep Compass 2.0 Diesel AT9 4×4 – 10,0 segundos e 194 km/h

Consumo

O consumo do Compass 2018 é medido em cidade/estrada com etanol/gasolina ou diesel:

  • Jeep Compass 2.0 Flex AT6 4×2 – 5,5/7,2 km/l e 8,1/10,5 km/l
  • Jeep Compass 2.0 Diesel AT9 4×4 – 9,8/11,4 km/l

Compass 2018 – manutenção e revisões

Compass 2018: detalhes, versões, motores, ficha técnica, etc

Esses são os preços atuais para o Compass 2018:

Revisão12.000 km20.000 km24.000 km36.000 km40.000 km48.000 km60.000 kmTotal
2.0 FlexR$ 531,00R$ 826,00R$ 906,00R$ 846,00R$ 1.721,00R$ 4.830,00
2.0 DieselR$ 906,00R$ 1.400,00R$ 1.709,00R$ 4.015,00

Compass 2018 – ficha técnica

Motor2.0 Tigershark2.0 Multijet
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha, turbo
Cilindrada em cm319951956
Válvulas1616
Taxa de compressão10,6:116,5:1
Injeção eletrônicaIndireta FlexDireta
Potência máxima159/166 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)170 cv a 3.750 rpm (diesel)
Torque máximo19,9/20,5 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)35,7 kgfm a 1.750 rpm (diesel)
Transmissão
TipoAutomática de 6 marchasAutomática de 9 marchas
Tração
TipoDianteira4×4 com reduzida
Direção
TipoElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseirosDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraMcPhersonMcPherson
Rodas e Pneus
RodasLiga leve, aros 17, 18 ou 19 polegadasLiga leve, aros 17, 18 ou 19 polegadas
Pneus225/60 R17, 225/55 R18 ou 235/50 R19225/60 R17, 225/55 R18 ou 235/50 R19
Dimensões
Comprimento (mm)4.4164.416
Largura (mm)1.8191.819
Altura (mm)1.6351.635 ou 1.654 (Trailhawk)
Entre eixos (mm)2.6362.636
Capacidades
Porta-malas (L)410410 ou 388 (Trailhawk)
Tanque de combustível (L)6060
Carga (Kg)400400
Peso em ordem de marcha (Kg)1.5271.751
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDND

Compass 2018 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • cerberos

    manutenção do diesel até 60k km é mais barata???

  • Baetatrip

    Mesma familia do 2.4…. Que tá dando pau na parte má lubrificação….!
    Compraria o diesel e vender no maximo 1 ano ….
    Não dá p/ confiar após da Fiat ser a dona….!

    • radiobrasil

      Duvida: Compass é um verdadeiro Fiat apenas com a marca mais “famosa” do grupo ´ra cobrar mais caro ou não?

  • Daniel Pirolli

    E bebe hein meeeeeeeeeeeee kkkkk tiguan 2.0 tsi anda muito mais e bebe um pouco menos…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email