Conceitos da Fiat dão um vislumbre dos futuros irmãos de Grande Panda e Argo

fiat panda pickup c
fiat panda pickup c

O Fiat Grande Panda surpreendeu pelo estilo disruptivo e altamente centrado no passado do modelo, retornando até mesmo suas formas quadradonas dos anos 80, quando chegou a ter versões com motor 0.8 Fire e diesel, além da clássica 4×4.

A frente com vários quadradinhos iluminados e alguns dos elementos estéticos que vemos no Grande Panda já foram apresentados, mas assim como no Cientoventi, poucos acreditaram que a Fiat ousaria reproduzir o visual do conceito.

fiat grande panda 4
fiat grande panda 4

O conceito City Car revelou o que a Fiat realmente escondia em Turim e deu mostras de outros que chegarão, ainda que seus aspectos pareçam bem distantes de carros reais de produção.

Neles, a Fiat reproduziu sua intenção para o mercado europeu e deu o recado para sua filial brasileira, com conceitos focados num SUV de porte médio, uma picape de tamanho médio, um fastback ou SUV cupê, bem como um interessante camper.

fiat panda city car 1
fiat panda city car 1

Nós já os mostramos aqui, mas depois do Grande Panda, convém trazê-los de volta à luz para entender o que vem por aí. Olhando para os planos originais da Fiat, no caso para o mercado europeu, vemos que a marca italiana pode ousar ainda mais.

Do óbvio ao menos provável, a Fiat surfa na nostalgia que tomou conta do segmento de entrada na Europa, onde seu Panda quadradinho encontrará o Renault 4 Latas. De novo mesmo, um modelo focado na aventura não será um SUV comum.

fiat panda suv 1
fiat panda suv 1

O conceito do camper pode mesmo levar essa proposta de camping e aventura para um produto inédito, ainda que baseado no Fiat Panda. Não existiu nada assim no passado do carrinho, apesar da tração 4×4.

Nessa praia, a Fiat tem somente a primeira Ducato usada como motor home, popular como uma Kombi Home, só que na Europa. Já o SUV parece grande o suficiente para assumir o lugar do Fiat 500X e será necessário para ficar acima do Fiat 600, mas com foco em valor.

fiat panda fastback 2
fiat panda fastback 2

É preciso entender que a Fiat não buscará uma posição premium, deixando seus futuros carros mais simples e acessíveis. O conceito fastback é o outro lado da proposta do SUV, sendo menos familiar e mais individualista esteticamente.

Deve-se lembrar que a Stellantis não terá o Citroën Basalt por lá e nem tem o Fastback da Fiat atualmente, mas isso deve mudar no segundo caso. Por fim, a picape pode ser uma aposta ousada da Fiat para a Europa.

fiat panda camper 1
fiat panda camper 1

Ela já teve uma de porte médio com chassi, sendo essa a Fullback, que conhecemos aqui como L200 Triton Sport. Agora, seria a vez dos europeus experimentarem um modelo entre a Strada atual e a Toro, com interação entre cabine e caçamba.

Aqui? Com exceção do camper, os demais se encaixam perfeitamente como sucessores de modelos atuais da Fiat aqui.

Fiat Panda Concepts – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X