Comprando e Vendendo Etc Mercado

Concessionárias lucram cada vez mais com carros usados

volkswagen-gol-gt-gts-gti-club Concessionárias lucram cada vez mais com carros usados







A alguns anos atrás, concessionária não dava muito valor nem muita atenção para venda de carros usados. Ela queria mesmo é vender carro zero. Mas, como muitas pessoas estão pela primeira vez em suas vidas tendo condições de comprar um carrinho usado, esse tipo de veículo se torna cada vez mais importante no mercado.

E já que as margens de lucro na venda de carros novos são cada vez menores, o jeito é a concessionária ir atrás de outros negócios, para garantir sua sobrevivência no mercado. Aí a briga entre concessionária e loja independente fica cada vez mais feia.

“Faz uns três anos que as concessionárias têm crescido realmente no mercado de usados”, afirma o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de São Paulo (Assovesp), George Assad Chahad. Segundo Chahad, a atuação das concessionárias representava 5% do mercado de usados, enquanto as revendedoras independentes ficavam com 70%. Hoje, elas já possuem 20% de participação e as independentes 55%. O resto fica com as negociações informais.

O que mais interessa em um carro usado para uma empresa é a grande margem de lucro que ela pode conseguir vendendo o mesmo. Apesar de a venda principal de uma concessionária ser o veículo novo, a maior parcela do lucro vai para as montadoras. Então o lucro maior da concessionária fica na venda de um carro usado, já que é ela mesma que decide o valor no qual o carro entra e o valor por quanto ele sai.

Muitas pessoas nem mesmo tentam vender seus carros para particular, um grande erro que resulta em um prejuízo grande e em lucros incessantes para as concessionárias. Tente dar um carro usado de 50.000 reais para uma concessionária como parte na compra de um carro zero. A concessionária vai ter um lucro de, digamos, 3.000 reais na venda do carro novo, e ainda por cima vai pagar 5.000 reais a menos na hora de comprar o seu usado. Um lucro total de 8.000 reais!

E as concessionárias prejudicam bastante as lojas independentes. Isso por causa das facilidades que possuem com a troca de usados por veículos novos e os benefícios disponibilizados pelos bancos das montadoras. Os bancos das montadoras facilitam os negócios, subsidiam a taxa de juro, coisa que outras lojas dependem das financeiras independentes. Mas por outro lado, os vendedores informais também prejudicam as concessionárias, pois não tem firma aberta, não dão NF, não tem as mesmas despesas que uma concessionária tem. Cada um tem sua vantagem.

O mercado de carros usados é muito importante, e deveria ser encarado com ainda mais seriedade. Isso porque o segmento de usados é três vezes maior que o de novos. E tem gente já enxergando esse mercado. O grupo Chevrolet Viamar, na Grande São Paulo, tornou-se especialista na triagem de veículos usadas que foram utilizados como parte do pagamento de veículos novos. De acordo com o gerente geral de usados da Viamar, Ricardo Sanchez, o negócio representa cerca de 20% do faturamento bruto do grupo, o que deve ser dinheiro pra dedéu.

Você, leitor do NA, conte pra nós margens enormes que as concessionárias de sua cidade ganham na hora de pegar um carro usado como parte de pagamento de um novo!

[Fonte: G1]



  • Gadernal

    Que pátio lindo!! SÓ GT, GTI e GTS!! Ai que saudade dessa época que essas siglas significavam alguma coisa esportiva :water:

  • wotan

    Parabés Eber pela foto maravilhosa que vc colocou aí. Bons tempos. Que Saudades.

  • Fla95

    Mt lindo o ultimo carro :inluv: aquela roda…

  • wotan

    Enquanto tiver trouxa, essa farra vai continuar. :banana:

  • Giovanni

    Que isso, fila para participar do programa “Lata Velha” do Luciano Huck? :lips:

  • DarK_FlooD

    [Comentario #100178 sera citado aqui]

    Era bunitão mesmo :assob:

  • wotan

    [Comentario #100195 sera citado aqui]

    Acho que nao ve se tem algum carro da :censor:

  • rauldemais

    Aqui em Santos meu pai vendeu uma Zafira que valia R$34.500,00 por R$32.500,00 e pegou uma Fusion 0k por R$76.000,00
    Nesse caso compensou bastante vender pra concessionária

  • gabrielhpantoja

    O lance da concessionária prejudicar o vendedor particular não tem a ver comigo, pois fui tentar vender meu carrinho prum particular e ele rebaixou pra caramba meu veículo também. A concessionária pagou mais, levou.

    Mercado capitalista é assim, sobrevivem os melhores negócios. Senão ainda estaríamos em planos de expansão para pegar celulares da Telesp.

  • [Comentario #100176 sera citado aqui]

    maravilha mesmo! mas eu pessoalmente prefiro o Kadett GSI! :inluv:

  • [Comentario #100236 sera citado aqui]

    será que valeu a pena? perdeu 2.000.

  • rauldemais

    Acho que compensou sim Éber, afinal mesmo meu pai tendo perdido 2 mil na Zafira o Fusion saiu por R$76.000 e ainda ganhamos 60.000 milhas para viajar, sendo que o Fusion vale 82k na tabela fipe, ou seja, -2000(Zafira)+6000(Fusion)= +4000, isso sem contar que as passagens valem em torno de R$7000 reais (Tam), se for colocar tudo na ponta do lápis meu pai ganhou R$11000

  • [Comentario #100265 sera citado aqui]

    sim, pode ter sido um bom negócio, mas então se tivesse vendido a zafira particular teria ganhado 13.000 ao invés dos 11.000

  • Luis.J.R.

    Que saudades desses gol gt e gti?Esse gti ainda acho que é uns dos gols mais bonitos. :clapp:

  • Kaique L. Andrade

    Um dia eu vou ter um gol desse ai! *_*


Send this to a friend