Condução autônoma Mercado

Condução autônoma: no ranking dos países mais preparados, Brasil está no fim da lista

gm cruise autonomo - Condução autônoma: no ranking dos países mais preparados, Brasil está no fim da lista

Muita gente não está gostando de ver carros – por enquanto, ainda conceitos – surgindo no exterior com um habitáculo bem amplo e confortável, mas desprovido daquilo que o motorista está naturalmente acostumado: um volante e mais dois ou três pedais. Para alguns, foi um choque ver o interior de um Chevrolet Bolt sem tais itens e mais recentemente a Volkswagen aderiu à tendência e revelou seu conceito ID Vizzion igualmente para passageiros apenas.


Entre tantas tecnologias que estão em desenvolvimento no momento, uma que poucos acreditam que será realidade no Brasil é a condução autônoma. Carros que andam sozinhos parecem coisa de ficção científica, mas quando alguns “Vernes” do setor automotivo nos assustam com afirmações de que suas tecnologias já estão prontas para o mercado, a coisa parece mudar bastante. É claro, sem uma base para o carro autônomo, nada acontecerá.

gm cruise autonomo a - Condução autônoma: no ranking dos países mais preparados, Brasil está no fim da lista

Assim, um estudo da KPMG resultou num índice com os 20 países mais preparados para receber a condução autônoma, quando esta estiver legalmente liberada. Nesse ranking, o Brasil aparece em 17º lugar. Apesar de estar próximo do último, fica à frente de países como Rússia, México e Índia. No topo, esqueça os EUA. A Holanda é hoje o país mais preparado para receber os carros que andam sozinhos. Depois dele vem a cidade-estado mais poderosa do mundo, Cingapura. E então, aí sim, aparece a “América”.


O índice Autonomous Vehicles Readiness Index (AVRI) leva em consideração quatro aspectos que tornam um país mais ou menos preparado para receber os carros autônomos, sendo eles aceitação dos carros elétricos, tecnologia e inovação, infraestrutura e política e legislação. Nesses casos, o Brasil ocupa respectivamente as seguintes posições: 14ª, 18ª, 19ª e 20ª. Note que o país ficou em último no ranking dos países onde a política e a legislação buscam formas de integrar a condução autônoma ao panorama jurídico local.

volkswagen id vizzion b - Condução autônoma: no ranking dos países mais preparados, Brasil está no fim da lista

O Brasil não tem até o momento nenhuma política ou estudo que leve em consideração o carro autônomo, mesmo às portas da estreia da tecnologia em mercados consolidados. Mauricio Endo, da KPMG, analisa: “Em regulação, ainda não observamos discussões sobre o tema no Brasil, entretanto, o novo programa automotivo do governo, o ‘Rota 2030 ‘, poderá incluir alguns tópicos relacionados a veículos autônomos. Atualmente, as principais discussões estão ocorrendo em fóruns e eventos relacionados aos setores automotivo e de telecomunicações. Ainda não há um planejamento específico do governo em torno da introdução do veículo autônomo no mercado brasileiro”.

Do outro lado, a Holanda tem hoje boa aceitação para carros elétricos, fundamentais para sustentar essa tecnologia. Além disso, o país europeu tem muitos pontos de recarga elétrica e sua rede de telecomunicações é bem avançada. Localmente, já se prepara testes rodoviários em larga escala, numa preparação para a chegada do carro autônomo.

Aqui, só há um modelo de carro elétrico no mercado de forma oficial, existem poucos pontos de recarga, não há incentivo para desenvolvimento de tecnologias e produção de baterias no país, nem mesmo uma política que permita ao fabricante testar tais sistemas no mundo real. Ou seja, aqui vai demorar a chegar esse admirável novo mundo automotivo.

Confira abaixo o ranking dos 20 países mais preparados para receber os carros autônomos:

1. Holanda
2. Cingapura
3. Estados Unidos
4. Suécia
5. Reio Unidos
6. Alemanha
7. Canadá
8. Emirados Árabes Unidos
9. Nova Zelândia
10. Coreia do Sul
11. Japão
12. Áustria
13. França
14. Austrália
15. Espanha
16. China
17. Brasil
18. Rússia
19. México
20. Índia

[Fonte: ITFórum365]

Agradecimentos ao Otávio.

COMPARTILHAR:
  • Fanjos

    Brasil não deveria nem estar na lista, para estar na lista precisaria ter ruas, e só temos buracos com varias ruas espalhada pelos buracos que acabam danificando o veiculo quando vc cai em alguma rua grande.

    • Hugo Leonardo

      Deve ter entrado nas cotas.

      • Fanjos

        Ahh é…como esqueci das cotas!

      • contravotoobrigatorio

        amarelo não tem cota

    • Marcelo Nascimento

      Será que quem programa os carros autônomos previu ter que desviar de buracos?
      Os carros aqui iam ficar parados sem saber o que fazer…

      • Daria tela azul e chamaria o guincho de forma autônoma rs

      • Luciano RC

        Me lembrei daquele Mercedes Classe S que ia lendo a pista e levantava a roda para não cair no buraco… KKKK

        • Elizangela Oliveira

          Aqui teria que voar!!! KKKKKK…visto que as rodas ficariam 24hs no ar…

          • Luciano RC

            Exatamente… imagino o desgaste que um carro desse tem por aqui, pois vai ter que trabalhar muito mais.

    • Luciano RC

      Tem umas ruas aqui em Guarulhos que é impossível de se andar. Eu com SUV preciso reduzir bem a velocidade para o carro não pular que nem um louco e o ESP entrar. Sem falar aqueles buracos na saída das lombadas que você não enxerga e bate seco.

    • JOSE DO EGITO

      Pra mim esse negocio de CONDUÇAO AUTONOMA é a coisa mais sem graça que existe pra quem gosta de dirigir!!

    • Erick da Silva

      a velha e já conhecida síndrome de vira-lata… por essas e outras que nossa Civilização não têm avanço… mude, enquanto é tempo.

      • Fanjos

        Síndrome do vira latas se eu estivesse falando uma mentira, o que falo é a pura verdade, o que faço para mudar?
        Eu voto em candidatos que são de Direita liberal economicamente com enfase na redução do Estado geral, para que o Estado se concentre apenas ao básico (saúde, Infraestrutura, transporte, educação básica, etc).
        Agora ficar falando para mudar, sem nenhum plano e defendendo o que não tem defesa é coisa de comunista que não importa o lixo que esta, ele continua defendendo e vc o que vc faz?

        • Erick da Silva

          se isso não é síndrome de vira lata é o q entao????

          • Fanjos

            Inconformismo, é o que move a Direita, não aceitar aquilo que é ruim ou medíocre e buscar sempre o melhor batalhando por isso, sem vitimismo, sem coitadismo.

            • Erick da Silva

              você tá se contradizendo. porque em seu comentário aí em cima quem tá se fazendo de vítima é você… enfim, não vou levar isso pra frente não. não sou de ficar pagando de herói atrás de um teclado. isso não é de mim sabe?!

              • Fanjos

                Falar a verdade é ser vítima?como falei eu faço minha parte ,voto em pessoas que querem tirar esse atraso de Estado inchado e lixo de doutrina socialista que envolve nosso país e leva tudo para o buraco, e vc pelo jeito é um dos que aceitam tudo do jeito que está e acha que está bom.
                Então ok

  • Razzo

    Aqui no Brasil, o comprador de um autônomo nível 3 para cima recebe (inteiramente de graça) um exclusivo KIT BR PINTOR DE FAIXA, uma lata de tinta branca e um pincel para pintar as faixas na rua…

    • leandro

      A solução é mais simples, só acender os faróis e voltar com o extintor de incêndio obrigatório!

      Já estaremos adequados aos mais avançados padrões de segurança!

  • Diego

    A males que vem pro bem conforme a conveniência de cada um. Felizmente vai demorar muito a termos essa condução autônoma, mas uma tentativa de controlar o outro com o velho argumento do progresso. Isso virá com uma série de limitações e imposições a liberdade de se utilizar o automóvel, solução para alguns e problema para muitos.

  • Louis

    Claro que não temos nada na legislação, os deputados banânios são incapazes de planejar algo, de pensar em um futuro além de 1 mês.

    • Luciano RC

      Que isso amigo… deputado pensa em muita coisa. Pensa nas indicações políticas, pensa nos ganhos comissionados que pode ter em alguns projetos e principalmente nas obras que pode criar para tentar desviar recursos.

    • Ubiratã Muniz Silva

      claro que pensam. eles pensam até um prazo máximo de 4 anos, ou seja, até as próximas eleições.

      • Cesar

        Mindira. O tempo de pensamento de um político é de 2 anos. Lembre-se que temos eleições de 2 em 2 anos. Aí ficam naquela: Nesta eleição tento ser governador, senador e deputado, na próxima tento ser prefeito.

  • Leonel

    Façamos um breve checklist:

    saúde: falida/sucateada;
    segurança pública: falida/sucateada;
    ensino (educação): falida/sucateada;
    infraestrutura: falida/sucateada.

    E este checklist dá para seguir assim com o mesmo resultado, ou seja, falida(o)/sucateado(a).
    Diante de um cenário assim, como imaginar carro autônomo aqui? Se fizerem um que ande na Lua, talvez…rsrs

    • Luciano RC

      Por isso precisamos agir diferente em Outubro.

  • Wadih Jereissati Cos

    Mas… Em compensação somos o n° 1 em: CORRUPÇÃO, VIOLÊNCIA, CARNAVAL, LIBERTINAGEM,ETC.

    • Luciano RC

      E put@ria né… porque o Pais da zona.

      • JOSE DO EGITO

        Nem tanto assim,se uma mulher quiser fazer TOPLESS em uma praia,provavelmente sera presa e taxada de PROCHENETA (pesquise sobre o que isso quer dizer pq nao tenho coragem de explicar )

        • Luciano RC

          Depois do que eu vi nesse carnaval, eu acho que vão prender quem ousar dar uma roupa para a mulher.

          • Russel Riehle

            A put@ria do carnaval não me incomoda.
            Acontecendo especificamente em uma época, é uma válvula de escape social até importante!

            O problema é que no Brasil ela é a única coisa que funciona!
            Isso que tá ferrado!
            Mas não é culpa do carnaval, propriamente dito!

            Basta ver os “Mardi Gras”, que é o carnaval dos países desenvolvidos. É um monte de peito de fora e sacanagem.
            Mas – nem de longe – arruína o país deles!

  • Maycon Farias

    hahaha, não fiquei nem um pouco surpreso. Um resultado que já era previsível.

  • th!nk.t4nk

    Os 15 primeiros da lista, beleza. Dali pra frente é sacanagem, a lista nem deveria continuar.

  • V12 for life

    Fizeram uma pesquisa que só serve de amostragem, para ser seria essa pesquisa teria de ser feita em todos os países, e o Brasil provavelmente ficaria fora do top 100.

    • Gil de Piento

      Se estamos entre os 20 primeiros quando comparados com países desenvolvidos, o que te faz pensar que ficaríamos atrás de outras dezenas de países latino americanos, africanos, asiáticos, do Leste europeu?

  • leitor

    Deve ser interessante a pessoa estar com pressa e andar num carro desse. Vai ser mais teimoso que o papai quando a gente quer que passe. Passa, papai!

  • leitor

    Quem gosta de carros autônomos prefere ver outro tipo de site. Gosta de ver moda, tecnologias, relacionamentos, celebridades, shows, teatros, direitos, compras, culinária, decoração, restaurantes, cinema, design, tendências, tudo, tudo, tudo, menos de carro.

    • Celso

      Pior, uma hora só serão permitidos carros autônomos, seremos todos passageiros. Teremos saudades destes tempos de agora.

  • Cesar Penna

    O que o pessoal não entende é que em pouco tempo os carros autônomos serão mais espertos que nós. Logo em seguida, serão mais espertos que a sinalização de trânsito. E depois, serão mais espertos do que as pessoas que definem a sinalização de trânsito.

    O cenário do possível é tão absurdo que fica difícil de entender de que nível de mudança estamos falando e como coisas como faixas de trânsito e semáforos se tornarão rapidamente irrelevantes.

    • MauroRF

      A tecnologia e a ideia já existem, agora é só isso ser aprimorado. E eu acho que é questão de (pouco) tempo. A tecnologia está avançando em progressão geométrica. Agora, aqui no Brasil, as coisas demoram para avançar mesmo, é uma droga. Aqui, fomos aposentar carburador em 1996, quando grande parte do mundo já o tinha aposentado bem antes. Isso para não falar de outras tecnologias.

  • Best Comment

    Sou ignorante a respeito do assunto, mas me parece que o Brasil não está investindo em nenhuma tecnologia desse setor.

    O Brasil já perdeu o timing de entrar no mercado automotivo mundial (todos os nossos carros têm tecnologia importada,só fazemos a montagem terceirizada aqui para facilitar logística) .

    PORÉM, agora seria um bom momento de embarcar no trem andando e se meter nesse novo rumo, que são os carros elétricos, híbridos e autônomos. Entretanto, parece que vamos chegar atrasados na estação novamente e o trem já vai ter partido.

  • Alexandre Maciel

    O Brasil sequer tem vias bem sinalizadas que permitam o bom funcionamento dos carros autônomos.

    • Raul Pereira

      ou que tenham espaço.

  • Raul Pereira

    Aqui nem temos malha urbana pra dirigir. Em quantas ruas (tinha esse problema quando comecei a dirigir) você teoricamente não tem que ficar entrando na contramão, pois é bairro, tem carro estacionado e você tem que ficar fazendo zig zag

  • Carlos

    Pra mim o maior desafio nem é a infraestrutura precária, mas sim saber como o nosso povo, habituado a cultura do atraso em todos os seus compromissos, conseguirá usar um carro autônomo sem pressa e sem cometer infrações. O software de condução terá um “brazilian mode”, para furar sinal vermelho, passar voando por faixa de pedestres e trancar cruzamentos.

  • FocusMan

    Sinceramente, achei até bom o Brasil fazer parte da lista. Parabéns ao Brasil!

    • th!nk.t4nk

      Até porque sonhar não custa nada haha.

  • Celso

    Tem um erro grave nessa reportagem: os veículos autônomos não precisam ser elétricos, na verdade veículos autônomos e veículos elétricos são tecnologias distintas e uma não depende da outra. Interessante notar q carros sem volante e pedais podem ser usados tanto nos países com volante à esquerda como com volantes à direita, só muda o software, o hardware é o mesmo.

    • Edu

      Boa observação.

  • REDDINGTON

    Um país que não tem faixas pintadas seja nas ruas ou rodovias nem era pra entrar na lista…não vi a Suíça na lista, Finlândia…

    • th!nk.t4nk

      Pra você ver como essa lista tá confiável haha.

  • JCosta

    Brasileiro não quer carro autônomo, nem híbrido, elétrico e essas bobagens… o legal é dirigir pelo trânsito horas e horas, de preferência sem assistência hidráulia ou câmbio automático, que é pra “sentir” mais o bólido 1.0

  • Debraido

    Lista bizarra.

  • Marcio Souza

    Se conseguirem fazer carro autônomo rodar na Índia, esse roda em qualquer lugar do mundo!

  • vou confiar no carro autônomo somente quando sairá ileso do transito de mumbay

  • João Holmes

    Aqui já tem carro autônomo há muito tempo. Vá na padaria e deixe a chave no painel, na volta você verificará que o veículo autonomamente desapareceu.

  • kirig

    Aqui não é para viver, mas para pagar penitência!

  • Vinícius

    Olha, me surpreende o Brasil ESTAR na lista, tratando-se dos 20 países mais preparados.

    • Thales Sobral

      Pois é!!! kkkkkkkk

  • wesley souza

    Vocês acham que nos países de primeiro mundo os asfaltos TB são uma maravilha, num é não, a diferença é que são rápidos nos reparos e as normativas deles pedem quase uma perfeição, e aqui é como convém, o Brasil só precisa de uma coisa em tudo e em todos setores, FISCALIZAÇÃO! Em tudo política, justiça, polícia, empresas, etc… Se houvesse fiscalização tudo funcionava, mas tudo é aprovado dentro de escritório e por fotos!!!

  • Valdek Waslan

    Aqui ainda estamos no
    CUDUSSÃO ORTONOMA!!!

  • Léo Dalzochio

    Carros autônomos no Brasil? Iriam andar onde? Dentro de condomínios de luxo? Ou em uma ou duas rodovias privatizadas de SP? Porque no resto do Brasil, nem estradas tem. Há somente leitos carrocáveis e rios secos.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email