Condução autônoma EUA Gadgets GM Tecnologia

Condução autônoma: Nvidia lança processador que permite nível 5 e GM compra a tecnologia LiDAR

bolt-autonomo-2 Condução autônoma: Nvidia lança processador que permite nível 5 e GM compra a tecnologia LiDAR

Dois movimentos importantes para a condução autônoma foram feitos essa semana nos EUA. A Nvidia, empresa que desenvolve processadores de alta performance, revelou ao mundo sua mais nova criação, o Drive PX Pegasus. O novo chip permite que um automóvel tenha Nível 5 de automação, ou seja, seja completamente independente do motorista e isso significa eliminar qualquer comando de uso humano, como pedais, volante e outros dispositivos necessários para o controle de um veículo.



O Nvidia Drive PX Pegasus tem capacidade de processamento de 320 trilhões de operações por segundo, sendo 10 vezes mais rápido que o Drive PX 2 usado atualmente nos carros da Tesla. Considerado o cérebro do carro autônomo, o processador utiliza um mapa tridimensional de alta definição baseado em nuvem, bem como sistema operacional operando com algoritmos de inteligência artificial, que permite ao supercomputador aprender com as experiências do dia a dia.

Com tudo isso, o Nvidia Drive PX Pegasus dá ao veículo a real situação do ambiente onde está trafegando, sua localização exata e potenciais riscos no trânsito. Toda a atualização será feita por conexão wireless e a fusão de dados permitirá ao fabricante do automóvel adquirir experiências com seus clientes, a fim de tornar seus produtos mais seguros e conectados. O Nível 5 é o último estágio para um carro alcançar, sendo aí totalmente independente da interação humana.

Mas, além da Nvidia, outra empresa que aposta tudo nos autônomos decidiu ampliar sua bagagem tecnológica. A GM anunciou a compra da startup Strobe, que produz o radar laser LiDAR (Light Detection And Ranging), uma tecnologia que permite ao veículo fazer um mapa tridimensional ao ambiente em torno de si. Esses “olhos” lasers do carro autônomo são fundamentais e a montadora quer ter isso para garantir a produção em massa de carros autônomos no futuro.

fusion-lidar-2 Condução autônoma: Nvidia lança processador que permite nível 5 e GM compra a tecnologia LiDAR

Dona da Cruise Automation, outra startup que desenvolve a condução autônoma, no caso com unidades do Chevrolet Bolt, a GM foi orientada por Kyle Vogt, CEO da Cruise, que apontou a Strobe como caminho. Ele revelou que a produtora de LiDAR conseguiu reduzir a capacidade de processamento de imagens das radares em apenas um único chip, o que reduz os custos de produção em 100%.

Vogt vai mais além e comenta que a tecnologia da Strobe, para fins de redundância, permite comparar os dados de velocidade e distância com os de outros sensores do veículo. Ele explica: “Quando usados juntos, câmeras, LiDARs e RADARs conseguem complementar um e o outro para criar uma suite de sensores tolerantes a faltas que operam em uma ampla condições de ambiente e luz”. O LiDAR é usado também por outras marcas, incluindo a rival Ford, que testa a tecnologia no Fusion (foto acima).

[Fonte: Olhar Digital/IDG Now]

 

COMPARTILHAR:
  • Supernescau

    Este é um caminho sem volta, como a internet das coisas, mas ainda a anos de distância da realidade brasileira.

    • Gu92

      O futuro automotivo é uma grande incógnita na verdade, pois a eletrificação e automatização dos veículos estão levando o setor para um caminho bastante diferente do cenário atual e só o tempo dirá qual foi o resultado prático disso, dentro de uns 20 ou 30 anos saberemos as respostas!!

      • Daniel Thomé

        Eu aposto em carros autônomos, elétricos e compartilhados! E acho que nem vamos precisar esperar 20 anos para ver eles em operação em grandes metrópoles (fora do Brasil, ao menos…).

        • Justo Correto

          Eu acho que o futuro automotivo apresentado no filme Minority Report é um grande candidato a se tornar real.

          • Luis Burro

            Eu prefiro mais como no Eu,robô ou no O Demolidor.

        • afonso200

          no brasil, kkk nem pintura tem nas ruas, nem placa direito, buracos, o sistema entraria em pane em 1 semana

          • Deadlock

            É, mas o software será muito mais inteligente que a maioria dos motoristas, logo esses problemas não representarão empecilho.

        • Hodney Fortuna

          Carros elétricos e compartilhados! Só vejo nisso o fim até mesmo da posse privada de um veículo! Tudo para atender uma agenda nefasta!

    • João Cagnoni

      Você está enganado, o Brasil é um dos pioneiros em IoT. Pare de falar mal do seu país.

      • Supernescau

        Sim, pioneiro em várias tecnologias, inclusive na exploração de petróleo em grandes profundidades. Isso nem de perto significa pioneirismo na massificação da tecnologia. Nisso ainda estamos a nível de terceiro mundo, que é o nosso lugar.

        • João Cagnoni

          Nenhum país ainda conseguiu popularizar IoT.

          • T1000

            IoT é um nome muito bonito, mas ainda carece de utilidade prática. As pessoas não vão ficar esperando uma cafeteira atualizar um firmware. Ou qual a utilidade de uma torradeira inteligente?

        • Pedro Neto

          o Brasil tem sim, em algunsP&D seguimentos, um bom desenvolvimento em P&D, o que fata é governo

      • Saulo Gomes

        Pioneiro no etanol, uns 30 anos a frente de qualquer outro país e hoje já perdemos em produtividade e importamos do EUA, pioneiro em Xisto, uma das maiores reservas do mundo!, também uns 30 anos a frente em tecnologia, hoje continuamos com a mesma mina experimental de décadas atrás e por ai vai, nesta terra a única coisa que vai bem é corrupto, aprenda enquanto é jovem o Brasil é uma merda de país e, salvo milagre, vai continuar sendo.

  • Christian

    Os custos de produção foram reduzidos em “100%”?! Ricardo, conserte isso aí! A não ser que a tecnologia esteja MESMO saindo de graça. :D

    • Luis Burro

      100% em relação ao q é agora.Se custa 10 mil agora,antes custava 20.

      • Christian

        Se assim fosse, então o correto é escrever que a redução foi de 50%.
        Quando se reduz algo em 100%, reduz-se a zero.

        • Luis Burro

          Penso nisto,mas acho estranho q pode aumentar infinitamente pra mais e no maximo 100 pra menos!

          • Exatamente isso. O máximo que se tira é o que tem que é exatamente 100%.

      • th!nk.t4nk

        Se baixa de 20 pra 10, é uma reduçao de 50%. Como dito, se fosse 100% reduzido sairia de graça.

        • Luis Burro

          Pode ser,mas eu interpreto de maneira diferente.

          • Roberto

            Não existe interpretação na matemática, algo que tem desconto de 100% é algo “grátis”.

  • Edinaldo_Tapica

    Esperando o troll Mr Car aparecer dizendo que carro dele dirige ele;

    • eeucomisso mano

      Kkkkk

    • João Cagnoni

      Ainda vai ter um dia que ele vai entrar no carro dele e vai sair um som dos alto falantes: “você não manda em nada aqui, humano”.

      • Luis Burro

        Isto se tiver alto falante ainda!

        • duhehe

          se for VW bem capaz de tirarem, para virar um pacote sonorização por 4k a mais.

          • Luis Burro

            Ah,eu tava pensando na materia em q substituiram as caixas e altofalantes pelos painéis das portas.

    • Mr. Car

      Não precisa esperar mais: carro meu, dirijo eu. Você é que vai ter que esperar muito mais que imagina para ver uma porcaria destas rodando. Provável que nem chegue a ver mesmo. Ainda bem, he, he!

      • Leonardo Teixeira

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Edinaldo_Tapica

          É grave kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk

      • Celso

        Cada um é livre (até certo ponto) para fazer suas escolhas. A maioria aceitará e pagará um alto valor financeiro pela condução autônoma. Eu particularmente vou contra certas tendências predominantes: gosto de carros com câmbio manual, com 2 portas, não gosto de SUVs, prefiro freio-de-mão manual (dá mais controle em muitas situações), amo cupês. Talvez em futuro não tão distante, devido a problemas de segurança e fluxo do trânsito, a condução autônoma seja obrigatória. Teremos saudades destes nossos tempos.

        • Mr. Car

          O problema é que o objetivo final por trás desta desgraça é que não se tenha escolha nenhuma. Não vai ser uma questão de “aceitação”, e sim de “obrigação”. Por isto, é óóóóóóóóótimo que esta palhaçada ainda demore para ser realidade no dia a dia. Muitos dos que se dizem amantes de carros (mas estão babando os ovos desta porcaria) nem vão viver para ver isto. Ainda bem, he, he! E bem feito!

        • Saudade de ser xingado no transito? De ser ultrapassado por algum idiota que quer mostrar que chipou seu UP!? Não vou sentir saudade de nada, quem quiser brincar de piloto vao ter as pistas ou a realidade virtual mesmo.

          • Celso

            Caro Liberlander, cada um é cada um. Você não terá saudades nenhuma mas outros terão muitas.

            • Edinaldo_Tapica

              Mas a segurança geral tem que imperar em detrimento de saudosismo amigo.

              • O Brasil as pessoas pensam no individual e não no coletivo, por isso que carro autonomo vai vingar primeiro na Europa, Eua, Japão e talvez ate na China. Brasil vai ser lanterninha como sempre, mas aqui o individual ultrapassa o bem coletivo.

              • O Pato

                Essa história é muito perigosa.
                Certo que a segurança é importante, mas e depois dos carros, vão nos proibir de comer sal? Vão nos proibir de tomar cerveja, falar palavrão e fumar? Porque se vão proibir tudo que faz mal ou representa perigo essa é a tendência, ninguém morre, ninguém vive, todos sobrevivem.
                A liberdade é importante demais pra entregar de bandeija esperando que o governo e seus legisladores façam tudo e nos protejam de nós mesmos.

                • Edinaldo_Tapica

                  Ao comer sal, fumar e tomar cerveja VOCÊ se mata. Em falar muito palavrão VOCÊ se passa pelo ridículo… Dirigindo embriagado você mata. Guiando em altas velocidades você arrisca atingir inocentes. Amigo, não seja leviano, use a cabeça, sua comparação é grotesca

                • ale123

                  Regra básica da vida em sociedade : o interesse coletivo deve prevalecer sobre o interesse individual.Se você está envenenando o seu corpo , o problema é seu, diferente do trânsito onde muitas vezes quem sofre as consequências de um acidente é um inocente e não o causador.

          • Cesar

            Mas eu te pergunto: o mesmo idiota que chipou o up não poderia fazer o mesmo com os sistemas do carro autônomo?

            • O carro autonomo não vai te xingar nem te ultrapassar sem noção senão ele seria bloqueado da via, e autuado pelo sistema da estrada, tudo automatizado.

          • Edinaldo_Tapica

            Faltou o “saudade de ser multado injustamente pela indústria da multa?” Rapaz, tu tirou as palavras da minha mente, incrível como de uns 10 anos pra cá se tornou mais chato dirigir no Brasil (e acredito que no mundo de modo geral…). Eu aguardo ansioso o dia em que o carro fizer o trabalho pesado pra mim, e se eu quiser prazer em dirigir, inscrevo meu carro atual nesses trackdays da vida ou clubes offroad… Carro em cidade pra mim (e é tendência mundial) é locomoção. Uma ferramenta para auxiliar seu dia a dia.

      • FearWRX

        Eu já penso de outra forma.
        por mim podem vir milhões desses carros. Deixo eles pros cabaço que tem por ai comprarem que so assim vou dirigir sossegado, sem nenhum ser humano pra bater no meu carro, travar a esquerda, entrar sem dar seta e por aí vai.

        carro meu, eu dirijo também, mas quero que esse tipo de coisa chegue pros outros AMANHÃ MESMO, não aguento mais dirigir pelos outros com medo das cabaçadas que fazem por aí.

        Condução autônoma é o futuro. Eu vou ficar no passado com meu câmbio manual é volante, deixo isso pra quem tem preguiça mesmo.

        • Mr. Car

          Perfeita colocação, Fear, mas acontece que o objetivo desta coisa é proibir o direito de dirigir. Esses lixos autônomos serão uma imposição, não uma escolha. Por isto sou radicalmente contra.

  • Leonel

    Uma das minhas maiores preocupações com tanta conectividade é o nível de segurança que estes carros vão oferecer contra acessos não autorizados. Imagina o que terroristas poderiam fazer se conseguissem ter acesso a tantos veículos que podem ser controlados remotamente.

    Se hoje já tem acesso a caminhões, vans e carros para atropelas grandes públicos…enfim, aguardemos.

    • th!nk.t4nk

      Se fosse assim já estariam controlando os avioes há algum tempo, pois usam sistemas semelhantes. A realidade é que a maioria dos terroristas são pé-de-chinelo, mal conseguem fazer bombas decentes. Tem um degrau enorme entre o que Hollywood mostra nos filmes e a realidade.

      • Celso

        Amigo, infelizmente tenho que discordar de vc, existe muitas mentes poderosas trabalhando para o mal, vide os inúmeros hackers mau intencionados. Concordo contigo que são minoria, mas fazem um mal nada despreocupante. Na verdade, a realidade pode até superar bastante Hollywood, como foi o ataque de 11 de setembro. Tudo de bom a vc.

        • th!nk.t4nk

          Nao é assim Celso. Pode apostar, 99% dos terroristas sao pé-de-chinelo sim. Virou até piada as táticas de guerrilha do ISIS no oriente médio, os caras são ruins demais. Essa ideia de “genio do mal” é 1 em 1 milhão cara. Sim, o ataque de 11 de setembro foi um caro desses, mas é raríssimo. Repito: há avioes que já utilizam estes sistemas há alguns anos, e até agora nenhum foi sequestrado via hacking.

          • Vc pode ter 1000 pés de chinelo mas se aparacer um Dr. Evil já faz o estrago de todos eles sozinho.

          • Cesar

            Está enganado. Os sistemas dos aviões são isolados. Não permitem acesso externo. Então aviões não podem ser sequestrados da forma que você imagina.

      • Luis Burro

        Não acho q terrorismo seja mais favorecido.Acho q cada vz mais facilita pros ladrões,pq apesar do aparelho celular ter sistemas q podem bloquealo totalmente em caso de perda,qm lembra de fazer isto?
        Aí qndo perde,na maioria das vzs é só dado pessoal sendo utilizado!

      • Cesar

        Os sistemas dos aviões são isolados. Não tem acesso externo.

        • Edinaldo_Tapica

          A tecnologia já evoluiu um bucado. Nem ligação direta se faz mais, você precisa de transponder. O futuro tá na mão da Samsung, Google, Apple, Microsoft… Vc ainda tem dúvidas disso? Até a LeEco quer fazer carro amigo. Tem a ver com patentes, Lobby… A biometria tá aí.

          • Cesar

            Não disse que a tecnologia não evoluiu. O que disse é que os sistemas dos aviões são isolados. Não permitem por segurança acesso externo. Então, não há a possibilidade de controle externo.

    • Edinaldo_Tapica

      FaceID, leitura de iris… Smartphones já tão dando a dica de como você vai “habilitar” o carro. Ou você acha que essas patentes são só pro seu celular?

  • Mr. Car

    Carro meu, dirijo eu. Se eu quiser ser passageiro, já tem táxi, Uber, ônibus, metrô… Ainda bem que esta m*rda vai levar muito mais tempo para existir como padrão, que os baba-ovo deste lixo (gente que diz “gostar de carro”, veja você!) possam imaginar. Muito mais. Ainda bem, he, he!

    • Igor Guimasi

      Talvez num futuro distante, as pessoas olhem para trás e se assombrem com as milhares de mortes ocorridas no trânsito por conta de nós, digamos, motoristas convencionais (hehehe). A condução autônoma pode um dia eliminar tantas tragédias. Ao meu ver, uma vantagem e tanta sobre o mero “prazer de dirigir”.

      • Mr. Car

        “Nós” não, que eu nunca matei ninguém. Aliás, nem mesmo feri, he, he! Carro meu, dirijo eu. E dirijo bem.

        • ale123

          Humildade manda lembranças, Sr. Infalível !

          • Mr. Car

            Mande as minhas para ela também, he, he, he!

            • ale123

              Flavio Gomes é você ? kkkkkk

              • Mr. Car

                Não, não sou. Aquele cretino é comunista, he, he!

              • Mr. Car

                Não, não sou. Aquele infeliz é comunista, he, he!

                • ale123

                  Bom não disse nada de cunho político, até porque aqui não é o lugar adequado para esse tipo de discussão.E também, tendo em vista a sua forma de debate, imagino a delícia que deve ser discutir política com você.
                  Antes que você me rotule , também não sou comunista, mas não fico perdendo tempo taxando as pessoas de esquerdistas ou direitistas ..

                  • Mr. Car

                    Não estou taxando: o cara É comunista. Simples assim, he, he!

      • Edinaldo_Tapica

        Falou tudo amigo. Que o futuro seja inspirado na aviação e no estudo exaustivo na redundância de segurança e na análise profunda dos motivos dos acidentes para correção dos sistemas. Iremos reduzir drasticamente o índice de acidentes e de mortes no trânsito

    • Thiago

      Mr. Car, quase todos os seus comentários terminam ou contêm “he, he”. Crítica positiva, ok? Isso afeta a credibilidade. Abs

      • Mr. Car

        Veja apenas como um outro fator que facilita a identificação, um tipo de assinatura. Se citarem “Mr. Car” e o interlocutor não souber quem é, aí o primeiro pode dizer “aquele do he, he”. He, he!

        • Thiago

          Ok, rsrsrs

      • Edinaldo_Tapica

        Thiago, não alimente um Troll… É o que ele quer..

    • ale123

      Vai chegar mais cedo do que você imagina, he, he !

      • Mr. Car

        Vai chegar mais tarde do que VOCÊ imagina. BEM mais tarde. E ainda bem, he, he!

        • ale123

          Não seja pessimista não, Sr. Carro ! E uma das primeiras cidades que podem implantar os autônomos no Brasil é justamente Brasília , por ser uma cidade planejada(teoricamente).No Brasil o máximo de atraso são vinte anos, em média, para todas as tecnologias e isso tem diminuído ao longo dos anos, até por razões de competitividade no mercado mundial.Quinze anos não é loucura, desde que a iniciativa seja tomada agora tanto pelo governo quanto pelas empresas.Este é o futuro, goste ou não , assim como redução drástica ou até eliminação por completo dos motores á combustão antes mesmo da metade deste século.

          • Mr. Car

            Vai chegar bem mais tarde do que você imagina. Ainda bem, he, he! Se otimismo em previsão funcionasse, hoje o mundo estaria se locomovendo como George Jetson, he, he, he!

            • ale123

              Pois é , têm muitas coisas que não existiam no desenhos dos Jetsons e viraram realidade. Um exemplo é a internet que algumas pessoas usam para trollar as outras, né ?

              • Mr. Car

                Muitas outras não viraram. E não vão virar tão cedo. Ainda bem, he, he! E dizer que não vão virar não é trollar, é abrir os olhos dos iludidos, he, he!

                • ale123

                  Uma coisa é não virar, outra coisa é torcer contra, não se atentando para os fatos. Isto sim é ser iludido.

                  • Mr. Car

                    O fato é que vai demorar. Pacas. Ainda bem, he, he! Me procure quando isso for realidade. Isso considerando que você ainda esteja vivo para me procurar, e eu ainda vivo para ser encontrado. Enquanto isso, vá dirigindo seu próprio carro, ou se valendo das duas únicas alternativas para isto: andar com seus próprios pés, ou usar transporte público, he, he, he!

                    • ale123

                      Vai ser logo, não há motivos para ser tão pessimista, simples assim.Você pode não aceitar o futuro, mas ele está logo ali na sua frente.

                    • Mr. Car

                      Não, não vai ser logo. E agora vou dar uma boa volta dirigindo meu carro para comemorar. E carro que queima petróleo, que é para a festa ser completa, he, he! Adios!

                    • ale123

                      Isso vamos acabar com o mundo agora e nossas futuras gerações que lasquem, certo neoludita ?

                    • Mr. Car

                      Filho, o mundo não vai acabar nem que se queime todo o petróleo ainda escondido nas entranhas da Terra. Não vai mesmo. Por isto…vou dar mais uma voltinha. Pena que não tenho um V-8, he, he!

                    • ale123

                      Não né ? Tá serto….

  • Tochio

    Como esta caminhando a passos largos isso em !!!

    • ale123

      Acho isso ótimo!

  • Samuel Justus

    Carro autônomo não faz muito sentido pra mim….melhor usar transporte público,ou não?

    • Ducar Carros

      Há locais que não tem transporte público, e, algumas vezes, quando têm, não é a todo o tempo.

      • Samuel Justus

        Verdade…

  • O Pato

    “ou seja, seja completamente independente do motorista e isso significa eliminar qualquer comando de uso humano, como pedais, volante e outros dispositivos necessários para o controle de um veículo.”

    Essa é a parte que me assusta, e na hora que o sistema falhar? Porque ele VAI falhar em algum momento, em algum carro. Os ocupantes vão ficar impotentes, aguardando pacientemente a morte?
    Quando (se) a frota for completamente autônoma os carros andarão em altas velocidades e não precisarão de air bags ou outros dispositivos de segurança, alguns até projetam que os passageiros ficarão como em uma sala de estar, uma falha neste caso certamente será fatal.

    • T1000

      simples, contabilize a % de falhas de um sistema autônomo versus a % de um sistema manual. Se a % for menor, é mais vantajoso!

    • Saulo Gomes

      Muito mais provável você desmaiar do que o sistema falhar e se por acaso falhar, você nem vai perceber pq não vai mais estar habituado a acompanhar o transito.

    • ale123

      Se fosse por esse pensamento, não teríamos aviões com piloto automático e nem metrô sem condutores.Basta comparar, por exemplo, o número de acidentes aéreos causados por falha humana e os causados por falha de equipamento.

  • No_Name

    320 Tflops…que ignorância! Hehe.

  • Franco da Silva

    No site da Wired constava redução de 99% no preço. Se fosse 100% ficaria grátis. Outro detalhe, pelo que eu entendi (não sei se me perdi na tradução) essa Startup produz um lidar, não todos os lidar. Acho que existem concorrentes. A grande vantagem deles é essas simplificação que reduziu muito o custo.

  • Fabricio

    ” o que reduz os custos de produção em 100%….” pronto.. agora vai!!! é de graça!!!

  • Luis Burro

    Estranho,pensava ter lido q a Ford tinha comprado a empresa!

  • Jok Jok

    Hummmm … Sera este processador o precursor do Skynet?

  • Hodney Fortuna

    Será que a interação desses sistemas é mais eficiente com carros elétricos do que a combustão?

  • haterXhater

    Berre de chorar Mr. Car! ;)
    He, he!

  • Saulo Gomes

    A GM foi esperta em vender a Opel, estão investindo tudo em elétricos e condução autônoma, pelo andar da carruagem na próxima década sobram GM, Tesla, VW, Toyota e Renault/Nissam as outras é tudo caixão.

    • Edinaldo_Tapica

      GM realmente tá bem alinhada com as tendências futuras, tá me impressionando…

  • Pedro Neto

    Não é um processador apenas, e sim, uma plataforma

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email