Finanças Montadoras/Fábricas Tecnologia

Confira quanto os fabricantes gastaram com pesquisa e desenvolvimento em 2015

volkswagen-design-NA (3)

Um levantamento feito pela PricewaterhouseCooper (PwC) em 2015, apontou o montante gasto pelos fabricantes de veículos em pesquisa e desenvolvimento. De acordo com a consultoria, as empresas injetaram o equivalente a US$ 111 bilhões no ano passado.

O valor é astronômico, mas indica a preocupação dos fabricantes em modernizar seus produtos, lançar novos e investir em tecnologias. Só a Volkswagen teria gasto em total de mais de US$ 15,5 bilhões. O valor é mais que o aplicado por GM e Ford juntas no mesmo período.

volkswagen-design-NA (6)

A Toyota aparece em segundo com quase US$ 9,4 bilhões. A Mercedes-Benz gastou US$ 7,8 bilhões, enquanto GM e Ford ficaram com mais de US$ 7,5 bilhões e US$ 7,1 bilhões, respectivamente.

Entre as marcas principais, o grupo que menos gastou foi a FCA com pouco mais de US$ 3,4 bilhões. Embora não seja um fabricante de veículos e sim de componentes automotivos, a Denso aplicou US$ 3,7 bilhões no ano passado, mais que a Fiat-Chrysler, por exemplo.

Confira abaixo os fabricantes que mais gastaram com pesquisa e desenvolvimento em 2015:

1) VW – US$ 15,5 bilhões
2) Toyota – US$ 9,4 bilhões
3) Mercedes-Benz – 7,8 bilhões
4) GM – US$ 7,5 bilhões
5) Ford – US$ 7,1 bilhões
6) BMW – US$ 5,7 bilhões
7) Honda – US$ 5,7 bilhões
8) Nissan – US$ 4,7 bilhões
9) Denso – US$ 3,7 bilhões
10) FCA – US$ 3,4 bilhões

[Fonte: PwC]





  • kravmaga

    A FCA estar na lanterninha dos investimentos em P&D a gente até esperava, mas a Toyota estar em segundo lugar é que foi surpreendente, já que ela é extremamente conservadora em oferta de novidades tecnológicas nos seus carros.

    Talvez a Toyota tenha gasto muito nas pesquisas que faz sobre carros elétricos e os que usam células de combustível.

    • Matheus Ulisses P.

      Considerando que as despesas da Lexus talvez estejam computadas com as da empresa mãe não chega ser uma surpresa.

      • Pedro coimbra

        luxo nao é caro para desenvolver. é caro para produzir

        • Mas nao se trata somente de luxo. Olha o motor do NX200t, é tecnologia retirada dos track cars que foi adaptada para um 2.0 de 4 cilindros. Nao existe motor com aquelas tecnologias num carro de produçao em massa a nao ser o NX. Nao deve ter custado barato.

          • Paulo Albuquerque

            sem contar que ela tem um carro movido a hidrogênio,mas pro povo oq vale mesmo e repetir oq e falado na internet.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Toyota esta a muito atuando em Híbridos e afins, pode ser que os grandes investimentos sejam nesta área de eficiência, a qual no Brasil somos largados em último plano.

    • Rbs

      A Toyota gasta para poder não oferecer. rsrsrsrs

    • SDS SP

      Investimento em pesquisa na maioria das vezes é para o longo prazo. Além disso, há muitas inovações tecnológicas que somente aqueles que trabalham no ramo tem acesso.
      As inovações vão desde um simples parafuso até uma carroceria completa.

      • PEDAORM

        Exato, as queridinhas plataformas modulares por exemplo, devem custar uma nota para desenvolver.

        • SDS SP

          Sim, aqui mesmo na empresa onde trabalho, cerca de 2,5% das receitas da filial brasileira são investidos em R&D…

    • !Marcelo Surf!

      E a coreana kia/hyundai e as francesas, re-nô e psa da p-jô?

      • Ainnem Agon

        Só a Kia inaugurou ano passado, no México, a mais avançada unidade fabril do mundo.

      • Redpeak77

        Kia em 20º. Na reportagem que vi não comentava sobre as demais…

  • seichonoie.

    Toyota fabrica carros hibridos ,eletricos,hidrogenio e kei car

  • Paulo Henrique

    Achei estranho a volvo não estar entre as 10 mais, já que ela lança tantas inovações tecnológicas em relação a segurança, e agora com seus planos em carros autônomos.

    • th!nk.t4nk

      Sim, mas é pequena. Deve vir logo na sequencia, em todo caso.

  • Gabriel

    Até esperado considerando o tamanho do grupo VW.

  • Pedro Henrique

    gastar por gastar não significa muito…
    toyota, mercedes, ford, BMW, honda, podem ter gasto menos que a vw, mas foi melhor aplicado, vendo as recentes inovações que apareceram é oque eu acredito.

    • Zé Mundico

      Gastar por gastar significa muito, sim. É dinheiro investido que terá que dar retorno em novas tecnologias, práticas e sistemas mais econômicos. Essa lista aí é um retrato do futuro muito próximo.

    • LSM300C

      A VW está gastando em tecnologia pra desenvolver um novo sistema para fraudar emissões que não possa ser detectado.

      • Artur

        kkkkkkk boa!

    • PEDAORM

      VW provavelmente engloba também as outras marcar como Bentley, Bugatti, Lamborghini, Audi, Porsche, Ducati, Scania etc… Por isso o valor astronômico, acredito. Se for o caso, como muitas das tecnologias compartilhadas entre as marcas do grupo, cada marca individualmente não gasta tanto, considerando as outras montadoras.

  • Andre

    Fiquei surpreso pela ausência da Volvo. Já que é uma das que mais investe em segurança dos seus produtos.

    • edbil

      Agora que a Chery comprou. Vai saber.

      • Tosoobservando

        Foi a Geely, nao a chery.

  • Rmx

    E dona VW BR não sobrou nem um pouco desse bolo para tampar direito o buraquinho das manivelas e dos pinos nas portas dos Golzinhos ????

  • Claudio Abreu

    Desculpem, não sou obrigado a acreditar. Num mundo regado a remessa de lucros, evasão, balanços a acionistas, compra de licenças e portarias etc, esses números podem muito bem mascarar várias tretas – ‘pesquisa e desenvolvimento’ são o tópico ideal pra encaixar essa grana.

  • Rbs

    Depois de tudo isso o produto é apresentado e alguém simplesmente diz . . . Lixo!!

  • Wesley Souza

    Eu acredito que a Volks teve esse valor com programas pra burlar as inspeções dos carros a diesel kkkkk ou então pra correr atrás do prejuízo e lançar produtos conforme normas… FCA acredito que seja porque ela usa tecnologias de empresas ligadas ao grupo ou de terceiros, tipo Magnet Marelli, Bosch, ZF, própria Denso, e mais, Fiquei surpreso mesmo foi com ausência do grupo Kia Hyundai

    • Fábio

      Eu compartilho de vc com a surpresa de não ver o grupo Hyndai e Kia. Eles me parecem que investem em tecnologia. É o grupo que mais cresce no mundo.

    • edbil

      As vezes é porque não divulgaram valores.

    • Redpeak77

      Kia está em 20º nesta mesma lista, atrás da SAIC da China, em 19º.
      A reportagem não falava das outras…

  • celso

    Surpresa, pra mim, é ver a Mercedes à frente da GM e da Ford: marcas generalistas que vendem e faturam mais que a montadora alemã.

    • edbil

      Mas que também quase quebraram e estão em fase de recuperação.

    • th!nk.t4nk

      Sempre foi assim viu. A Mercedes sempre investiu muito. O preço dos carros deles reflete bem isso, eles estudam a fundo cada detalhe.

  • filipe santos

    15,5 Bi, para produzir carroças… kkkkkkkkkkkkk foi mau nao queria perder a piada…

    A Volks faz sim investimentos, mas poderia aprimora-los, espero que o novo Gol me surpreenda

    • Marcos Vinicius Bittencourt

      Up, Novo A4 e Chiron estão longes de serem carroças.

      • filipe santos

        Bem amigo, a piada é para a VW BR , mas reconheço que este valor e para o grupo Volks!

        Pois muitos destes ao chegar no Brasil não passam de latas ambulantes motorizadas com o obrigatório!

  • Denis

    O Dieselgate contou com algum favorecimento deste primeiro lugar.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Fala do montante, mas não específica o que exatamente…a FCA segurou os investimentos em época de crise, e provável que aumente agora, ate porque, conforme últimas notícias, eles pretendem seguir sozinhos, pelo menos por enquanto…Quanto os investimentos na Volks, isso demonstra o poder econômico atual da empresa, mas deve cair um pouco agora devido ao dieselgate. Quanto às outras, nenhuma surpresa.

  • Marco Aurélio do Nascimento

    Espero que a Toyota realmente tenha feito bom proveito desse montante astronômico gasto e aprenda a não conceber, aprovar e fabricar aberrações do estilo Fey’ETIOS.

  • Felipe

    VW gastou em desenvolvimento pra Audi, só pode!
    O que ela investiu em na própria marca, ficou pelos “carros conceitos” afora e é isso, apenas isso.

    • PEDAORM

      Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Scania, MAN, SEAT, Skoda, VW…

      • Felipe

        Então gastou em 2015 e ficou em 2015.
        Depois do Dieselgate, 2016 está sem perspectiva para os alemães.

        • th!nk.t4nk

          Eu nao diria que um grupo que tem a liderança absoluta do mercado europeu está “sem perspectivas”. Eles cortaram alguns investimentos sim, mas estão mantendo muitos outros. Tá bem longe de ser esse apocalipse que os brasileiros imaginam.

          • Felipe

            A perspectiva mais próxima talvez esteja na eminência de recompra dos modelos envolvidos no escândalo… Não sei não, heim rapaz… Eu é que não queria estar na pele da galera “das auto”.

  • Poperon

    VW 15,5 bilhões, e nem isso consegue trazer uma nova geração do Gol pra cá

    Das Incompetência!

  • zekinha71

    A VW no novo Gol deve ter gasto uns 15 “reaus”.

  • Artur

    A VW está na liderança porque esses custos devem incluir todos os produtos de todas as suas marcas (Audi, Porsche, Lamborguini etc.).
    De outro lado, estranho ver a FCA em décimo lugar, até porque lançaram uma grande variedade de produtos recentemente.



Send this to friend