Os detalhes do novo motor 1.0 de três cilindros da Ford

ford-10-3c-duplo-comando-flex (1)

A Ford está lançando agora em 2014, em Camaçari, Bahia, um novo motor 1.0 3C Duplo Comando Flex.

O motor vem com três cilindros e uma fábrica totalmente nova e dedicada unicamente ao propulsor, que deverá equipar os modelos Novo Ka e Novo Ka Sedan (nome ainda não definido para o sedã).

O motor 1.0 3C Duplo Comando Flex conta com três cilindros, duplo comando de válvulas variável Ti-VCT, bloco de ferro fundido, quatro válvulas por cilindro (12V), cárter e cabeçote de alumínio, correia dentada especial com lubrificação permanente (vida útil de 10 anos ou 240.000 km), duplo circuito de refrigeração, coletor de escape integrado ao cabeçote, sistema de partida a frio Easy Start (sem tanque extra de gasolina) e estrutura para reduzir atrito, desgaste e vibração.

O óleo lubrificante será do tipo sintético.

Este novo propulsor 1.0 3C Duplo Comando Flex da Ford é bastante leve (85 kg) e compacto (bloco cabe numa folha A4), tendo sido testado por 15 mil horas em dinamômetro e testes de durabilidade, além de 210.000 km de testes dinâmicos.

A proposta de resistência e durabilidade visa atender às condições nacionais e internacionais, já que será comercializado em outros países.

ford-10-3c-duplo-comando-flex (3)

Com tudo isso, o novo motor 1.0 3C Duplo Comando Flex da Ford entrega 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol a 6.500 rpm, tendo ainda torque de 10,2 kgfm quando abastecido com gasolina e 10,7 kgfm com etanol, ambos obtidos em 4.500 rpm.

A taxa de compressão é de 12:1, mas a eficiência energética do propulsor não foi revelada pela montadora, que ainda está fazendo a avaliação de consumo e emissão de CO2.

ford-fabrica-motor (1)

Nova fábrica

Além do novo motor, a Ford inaugurou as instalações da primeira fábrica de motores do Nordeste, que será totalmente dedicada ao propulsor de três cilindros.

A unidade fica no complexo industrial da Ford em Camaçari/BA e tem capacidade para produzir 210.000 unidades por ano.

A fábrica recebeu investimentos de R$ 400 milhões e empregará 300 novos funcionários.

A área construída é de 24.500 m2, onde 40 robôs e 34 centros de usinagem são necessários para produção do 1.0 3C Duplo Comando Flex. Todas as estações de trabalho da fábrica estão conectadas por rede Wi-Fi.

Fotos do novo motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex:

Viagem a convite da Ford.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X