Consertamos o visual do Novo HB20

Consertamos o visual do Novo HB20

O Novo HB20 é feio? Para boa parte dos leitores, a resposta deverá ser sim. Desde que chegou ao mercado nacional, no segundo semestre de 2019, o hatch compacto da Hyundai deixou de ser o queridinho dos consumidores e virou patinho feio.


A linguagem de estilo Sensuous Sportiness não caiu bem no gosto do comprador brasileiro, que sempre admirou a beleza das linhas do HB20 da primeira geração, o que o tornava um carro quase “imexível”.

A Hyundai foi feliz no estilo da geração anterior, tanto que as atualizações foram bem elogiadas e realçaram ainda mais recepção junto ao mercado.

Contudo, agora a coisa mudou e – pela primeira vez desde que chegou por aqui – o HB20 caiu várias posições no ranking de vendas em dezembro. Recuperou-se, mas já não tem o mesmo desempenho diante dos rivais.

O que fazer? Bom, enquanto a Hyundai espera por sua atualização de meia vida, que deve durar uns três anos, o Filipe Augustus não perdeu tempo.

Nosso colaborador criou um visual para a segunda geração do HB20, de modo a tentar melhorar o estilo do pequeno Hyundai, que foi o vice-líder de vendas por muito tempo no país, sempre limitado pela capacidade da fábrica de Piracicaba.

Consertamos o visual do Novo HB20

Augustus adicionou um conjunto ótico inspirado na geração anterior com duplo projetor e piscas incorporados, além de grade hexagonal com elementos em colmeia, além de um aplique metalizado envolvendo a parte superior desse conjunto.

O para-choque traz elementos da geração atual, adicionando luzes diurnas em feixes de LED verticais, que realçam o conjunto. Nas laterais, a principal mudança foi a alteração da posição das maçanetas traseiras.

Estas passaram das portas para as colunas C, limpando mais o visual dessa parte, ganhando em fluidez. Na traseira, as lanternas adicionadas por Augustus são de estilo Mazda, dotadas de lentes circulares nas extremidades e corte pela tampa do bagageiro.

O para-choque se manteve, perdendo apenas a luz de ré, que foi para o conjunto ótico inserido. Augustus ainda alterou o estilo das rodas de liga leve para completar as mudanças visuais no Novo HB20. Agora, ele ficou melhor?

Agradecimentos ao Filipe Augustus.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.