Construtora: Ford vende fábrica de Taubaté

ford taubate 2

Em nota breve, a Ford anunciou a venda da fábrica de motores de Taubaté, no Vale do Paraíba, para uma construtora, a São José Empreendimentos Imobiliários.


Segundo a agora importadora americana, a planta passará para a mão da empresa brasileira que já havia comprado a antiga fábrica de veículos de Taboão, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

De acordo com a nota, o negócio depende também da aprovação do CADE — Conselho Administrativo de Defesa Econômica — e o processo deve demorar de 60 a 90 dias para ser concretizado.

Histórica para a região do Vale do Paraíba, assim como a unidade de Taboão, cujo prédio administrativo está tombado pelo município e não pode ser derrubado, a planta de Taubaté era outra ex-Willys Overland do Brasil.

Em 1958, funcionava uma fundição no local, comprada pela Willys para fazer os motores de seus jipes e utilitários, além dos elegantes carros.

Com a produção de motores estabelecida ali, assim como de carros em Taboão e jipes também em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, a Willys Overland do Brasil tinha uma boa infraestrutura.

ford taubate

Contudo, em 1967, a filial brasileira da Willys foi comprada pela Ford e esta assumiu as instalações paulistas até recentemente, quando fechou primeiro no ABC e em janeiro de 2021 no Vale do Paraíba.

Agora, as duas unidades passaram para a construtora São José, que transformou a fábrica do ABC em um terminal logístico, algo que pode acontecer também no Vale.

Dessa forma, a Ford se livra de mais uma instalação fechada no Brasil, porém, tem ainda outras duas com placa de “vende-se” no Nordeste.

Uma fica em Horizonte-CE, onde funcionava a Troller, cujo processo de venda gerou enorme polêmica na região.

Já a outra planta é muito maior e bem mais complexa, no Polo Industrial de Camaçari-BA, onde fazia motores e carros.

A planta baiana é enorme e, pelo visto, dificilmente voltará a funcionar como produtora de veículos, dado seu porte.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.