Etc Governamental/Legal

Contran acaba de mudar modelo da Carteira Nacional de Habilitação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou a valer essa semana. O novo documento será confeccionado em um tipo de papel, de cor azulada, e terá uma fita holográfica semelhante à da nota de R$ 20, uma espécie de marca d’água. Ele também terá um código numérico de segurança, gerado por uma fórmula, que permitirá detectar se aquela CNH foi impressa por meios legais ou não. Segundo o Departamento Nacional de Transito (Denatran), os novos recursos de segurança irão dificultar qualquer tipo de falsificação.

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, informou que os departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) de cada estado têm um prazo de 90 dias, contados a partir do último dia 5, para começar a emitir o novo modelo.

Como na versão antiga, a nova CNH também terá a foto do motorista, o número da identidade e do Cadastro de Pessoa Física – CPF. Apesar das mudanças, o valor cobrado para quem for tirar a carteira não será alterado. Os motoristas não estão obrigados a fazer a nova CNH antes do vencimento do modelo em vigor. No entanto, caso desejem pedir a nova carteira antes do fim da validade do documento antigo, ela estará disponível. As informações são da Agência Brasil.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend