Etc Governamental/Legal

Contran proíbe uso de olhos de gato (tartarugas) em sentido transversal

Contran proíbe uso de olhos de gato (tartarugas) em sentido transversal

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acaba de proibir neste mês de novembro de 2009 o uso daqueles obstáculos que existem em ruas e avenidas do Brasil todo, conhecidos popularmente como “olhos de gato” e “tartarugas”.


A proibição de instalação destes itens é apenas em sentido transversal, ou seja, cortando a via como se vê na foto acima.

E isso em quaisquer vias públicas do Brasil, quer sejam ruas ou estradas. O sentido transversal quer dizer “de atravessado”. O nome correto dado pelo governo aos dois objetos usados para sinalização e redução de velocidade é “tachas e tachões”.

Mas essa decisão do governo não significa que eles, os olhos de gato e tartarugas, deixarão de existir nas ruas por completo tão cedo. O uso proibido é em sentido transversal, ou seja, atravessando a via, como maneira de reduzir a velocidade. Finalmente o governo entendeu o que todo mundo reclamava: que a prática provoca danos extensos aos veículos e também ao asfalto.


Já o uso de olhos de gato e tartarugas apenas no sentido de fazer uma divisão de pistas existentes ou para sinalização de faixas, no outro sentido, continua permitido e valendo em todo o país.

Contran proíbe uso de olhos de gato (tartarugas) em sentido transversal

Algumas mudanças feitas recentemente no Código de Trânsito Brasileiro também estão sendo preparadas em relação a isso. Como por exemplo a punição a quem se recusar a fazer o teste do bafômetro nas ruas.

Na verdade, o Contran até informa que essa resolução apenas formaliza uma proibição que já existia antes, pois pela norma anterior de 1998, esse tipo de objeto podia ser instalado na via apenas com devida autorização prévia e seguindo alguns critérios e padrões.

O que você acha do uso destes obstáculos nas ruas e estradas? Concorda que eles sejam usados ou prefere que sejam eliminados por completo? Detesta eles? Acha que trazem danos variados ao carro, principalmente ao sistema de suspensão?

Dê sua opinião para nós falando nos comentários!

Contran proíbe uso de olhos de gato (tartarugas) em sentido transversal

Contran proíbe uso de olhos de gato (tartarugas) em sentido transversal

 

Este texto lhe foi útil??

Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • tmsales

    Finalmente! Passar nessas coisas dá uma senhora pancada na suspensão, precisando praticamente parar pra passar sem bater muito. Na entrada da USP em piracicaba tem isso e reduzo ate quase para pra passar sobre elas.

  • Henrique12

    Na minha cidade é impressionante que sempre tem um que vai e tira 3 ou 4 desses negócios, daí todos os carros passam na “brecha” que fica, hahaha

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email